Franquia ou filial: qual a diferença?

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Devo abrir uma franquia ou filial? Trata-se de uma dúvida frequente entre os empreendedores que estão pensando em crescer seus negócios. Afinal, antes de qualquer decisão, é importante entender as diferenças entre os dois modelos. Então, se você se pergunta se deve abrir uma franquia ou filial, continue lendo esse artigo!

Para começar é preciso saber as diferenças básicas: o que é franquia? Basicamente, uma franquia é a sede da sua marca, enquanto a filial é a sede do seu negócio. Ambas as opções de expansão oferecem benefícios e desafios, vantagens e desvantagens.

Então, agora que você sabe um pouco da diferença, vamos aprofundar mais.

Explicaremos e detalhes o que é franquia, quais são as principais características e as diferenças das franquias e das filiais de forma clara e objetiva. Boa leitura!

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O que é franquia

Antes de mais nada, vamos começar entendendo, de uma vez por todas, o que é franquia. O franchising é uma maneira de fazer negócios que se caracteriza pela expansão de uma empresa.

O dono de um negócio resolve, um dia, conceder a outros empresários o direito de utilizar a sua marca. Para isso, ele vende patentes de sua empresa, fazendo com que seja possível a abertura de várias unidades em um vasto território de sua marca.


No franchising, uma das principais características é a padronização de produtos e serviços em todas as unidades. Por exemplo, você sempre irá receber um copo com seu nome em qualquer loja do Starbucks. E, no McDonald’s, você nunca vai esperar horas pelo seu lanche.

A característica mais essencial da marca deve ser mantida, assim como sua identidade visual, os insumos utilizados para produção, a maneira de atendimento, etc. Ou seja, se você ainda estiver se perguntando o que é franquia, é aquela rede totalmente padronizada.

Existem várias franquias de sucesso, que você provavelmente conhece e já frequentou. Isso é resultado da grande capacidade de expansão do franchising.

De acordo com o SEBRAE, apenas 15% das novas franquias vão à falência, número que é muito maior dentro dos negócios convencionais.

O franchising oferece uma forma barata de criar uma colaboração entre empreendedores, e de consolidar uma marca, para que ela se torne desejada e respeitada por clientes de várias partes do mundo.

História do modelo

Agora que você entendeu o que é franquia, está na hora de entender sua criação. Não pense que as franquias são uma forma de fazer negócio jovem, que tem pouco tempo de atuação no mercado. Pelo contrário, o franchising, como conhecemos hoje, foi criado em meados do século XIX, com o dono das máquinas Singer.

O modelo, posteriormente, foi imitado pela General Motors, pela Coca-cola, e várias outras marcas que são multinacionais hoje em dia. Mas não para por aí: o espírito do franchising já existia desde a Idade Média, em algumas práticas de monarcas e membros da Igreja.

Atualmente, no Brasil, o modelo de franquias está se recuperando da crise que assolou o mundo com a pandemia do covid-19. As expectativas para o ano de 2022 é de um crescimento ainda maior do setor, com geração de lucros, empregos, e de maior intensidade de movimentação econômica. Por isso, investir, hoje, em uma franquia ou filial é um bom negócio! As chances de se consolidar, e conseguir a liberdade que o empreendedorismo oferece são muito grandes.

O que é franquia e quais os tipos de franquias

As franquias, hoje em dia, são muitas, nos mais diversos segmentos e dos mais diversos tipos. Portanto, além de aprender o que é franquia, é preciso entender seus tipos também. Só no Brasil, são mais de 150 mil franquias atuando atualmente, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Então, é claro que não poderia existir somente uma forma de fazer franquia, afinal, é um número muito grande, em que é impossível não surgir diversidade.

Transforme o seu negócio em uma franquia

Existem franquias de alimentação, franquias de beleza, franquias de casa e construção, franquias de turismo, franquias de educação, franquias de saúde, franquias de delivery, franquias de tecnologia, franquias de cafés, franquias de pet shop, franquias de chocolate, franquias de moda, franquias de sapato, franquias de hotelaria, franquias de farmácia, franquias de arquitetura, entre muitas outras.

Por isso, podemos classificar as franquias por meio dos segmentos a que pertencem, mas também, e principalmente, podemos classificá-las de acordo com seu tamanho e modelo de negócios. A classificação mais comum das franquias é entre microfranquias, franquias, minifranquias e masterfranquias. Estes nomes dizem respeito ao valor do investimento inicial necessário para adquirir o direito à patente da marca. Confira, abaixo, o significado de cada um destes termos:

Minifranquia

Já explicamos o que é franquia, mas o que é Minifranquia? É um termo novo dentro do franchising, caracterizado pelas franquias que possuem um investimento muito pequeno para começar a investir. O valor estabelecido como máximo para esse tipo de investimento é de até R$ 50 mil reais, o que pode ser considerado um valor muito modesto em relação à abertura de qualquer negócio.

O conceito de minifranquia surgiu, principalmente, após a pandemia recente, que criou uma demanda por isolamento social. Dentro de casa, as pessoas precisaram reinventar seus negócios, e criar formas de trabalhar dentro de casa.

É claro que isso trouxe vários benefícios para o conceito de empresa, porque franquear sem a necessidade de um local físico é expressivamente mais barato. Sendo assim, as minifranquias são aquelas que você pode começar a investir com muito pouco dinheiro, e, muitas vezes, não terá muitos gastos para colocá-la no ar. Talvez, tudo o que seja necessário é um computador!

As franquias de até 50 mil são tendência no mercado empreendedor, e podem até mesmo ser consideradas as melhores franquias para investir em 2022. Afinal de contas, o lucro que elas prometem é muito alto em relação aos outros modelos de negócio, levando em consideração que, com poucos gastos, boa parte do faturamento é lucro!

Microfranquia

As Microfranquias são um modelo de franchising um pouco mais caro que as Minifranquias, que se caracteriza por um valor de investimento de até 3 vezes o valor do PIB per capta anual, de acordo com a ABF Franchising.

Essas microfranquias, normalmente, são modelos oferecidos até mesmo por marcas grandes, como formas de locais mais simples, como quiosques em shoppings. Estas unidades são mais baratas, por envolver uma menor infraestrutura, mas também contam com local físico, funcionários, e um sistema de trabalho presencial. As microfranquias são ótimas opções para quem quer investir, mas não conta com um valor tão grande para começar. Depois, é possível alavancar o negócio, e mudar o espaço para um modelo maior, com investimento mais alto.

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Master franquia

A Master franquia é um modelo em que o franqueado é notado e se destaca por sua expertise. Nesse caso, um franqueado recebe o direito de ser franqueador de novas unidades, dentro de seu espaço de atuação. Nesse modelo de negócios, o franqueado que se destacou consegue buscar novos investidores, e ser responsável pelas novas unidades abertas sob sua supervisão.

As master franquias são, portanto, uma forma de fortalecer e expandir ainda mais uma marca, por meio de ramificações cada vez mais complexas. O conceito de master franquia diz respeito, exatamente, à unidade que era franqueada, e se tornou franqueadora.

Quais são as diferenças entre franquia ou filial?

As franquias e as filiais possuem diferenças nas políticas e nos valores de investimento. Cada modelo tem suas especificidades, que são extremamente relevantes para a decisão do empreendedor. 

Afinal, franquia ou filial? 

O modelo de franquia (também conhecido como franchising) acontece quando o franqueador (proprietário da marca) vende seus direitos de uso e de marca para os franqueados (outros empresários). É o caso do: McDonald’s, Burger King, Subway, O Boticário e China in box, por exemplo.

Como franqueado, ele precisa respeitar todas as políticas e os padrões da marca, desde as cores utilizadas até o formato e a linguagem do negócio. Por exemplo, você já viu no Brasil uma unidade do Mc Donald’s com paredes de cores verdes ou roxas, onde os funcionários usam uniforme de terno e gravata e que há noodles no cardápio? É claro que não.

Por conta disso, o franqueador deve oferecer treinamentos e orientações sobre a qualidade e as características da marca que precisam ser mantidas ou seguidas.

Outra grande diferença entre franquia ou filial é o investimento. No caso das franquias, as aplicações são feitas por terceiros, que são os franqueados. Assim, a separação financeira é totalmente independente, ou seja, cada unidade fica com o lucro e paga apenas as taxas de royalties sobre o faturamento, que são acordadas em contrato.

Filial

Aprendendo sobre a diferença entre franquia ou filial, é necessário entender o que é a filial de uma empresa.

Uma filial nada mais é do que uma nova unidade de uma empresa, correspondente aos padrões e às políticas da matriz (a sede original).

Costuma ser a primeira alternativa de empresas internacionais para terem unidades da própria marca em todas as partes do mundo.

Os lucros e prejuízos fazem parte da separação, do balanço financeiro e da responsabilidade da marca. Assim, todos os gastos com a expansão ficam por conta da empresa, já que não é cedido o direito de uso a terceiros. Ou seja, enquanto a franquia é um negócio independente, a filial não.

Para exemplificar, imagine que sua empresa tenha nascido em São Paulo, mas aberto uma sede em outro bairro ou até mesmo cidade. Embora uma filial tenha seus próprios líderes e supervisores, eles devem responder diretamente à matriz. Além disso, pode haver compartilhamento de colaboradores que atuam em ambas as sedes. Alguns exemplos de filiais são: Sony, Coca-Cola e Fiat.

Franqueador e Franqueado

O franqueador é aquele que vende a franquia. É ele quem criou a marca, pensou e desenvolveu o método de produção e/ou de trabalho, criou uma identidade visual, e para quem se deve pagar o direito de uso daquela marca. De certa forma, ele é o dono do negócio num sentido amplo, e também é quem pensa no desenvolvimento e na expansão da franquia. O franqueador terá direitos, e também deveres e responsabilidades em relação ao negócio como um todo, ou seja, é trabalho dele gerenciar todas as outras unidades, e ter domínio de tudo o que acontece dentro de sua empresa.

Já o franqueado é outro empresário, que passa a ser dono de uma ou mais unidades da marca. Ele é quem compra o direito de uso, e, portanto, tem a liberdade de abrir sua própria empresa, da qual é totalmente responsável. Mensalmente, ele paga algumas taxas para o franqueador, e, inicialmente, investe um valor maior para a compra da patente. Apesar de fazer parte de um escopo maior, o franqueado tem total autonomia em seu negócio. Ele tem seu próprio advogado, seu CNPJ independente, e liberdade para tomar várias decisões.

No entanto, algumas coisas são limitadas para o franqueado, e precisam passar pelo franqueador primeiro. O primeiro caso é a escolha do local onde a franquia será aberta. É claro que as preferências do franqueado serão levadas em conta na decisão final, mas é o geomarketing, feito pela franquia, que dirá onde a filial deverá ser instalada.

geomarketing

Isso ocorre porque há locais com mais capacidade de expansão, e há outros que não oferecem aquilo que é necessário para a filial. Outro ponto que é discutido é o marketing da marca, que precisa ser feito de forma igual para todas as unidades. Para isso, algumas franquias exigem que os franqueados paguem mensalmente um fundo de propaganda, que será utilizado para divulgar a marca e todas as unidades, sem distinção entre uma e outra.

Lei de Franquias

O Brasil é um dos poucos países conhecidos por ter uma legislação específica para regulação do sistema de franchising. A Lei LEI No 8.955, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1994 foi a primeira criada no Brasil, durante o governo Sarney. Ela foi um marco na história do Franchising, já que colaborou para a consolidação do modelo de negócios no Brasil. No entanto, recentemente, durante o governo de Jair Bolsonaro, a lei foi refeita, complementando e atualizando vários aspectos que haviam ficado deficientes, especialmente por causa da modernização das franquias.

Foi assim que a  LEI Nº 13.966, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2019 foi outorgada, e passou a funcionar em 2020. A Lei de Franquias regula vários aspectos dentro do franchising, como as taxas que devem ser pagas, os documentos que devem ser feitos e assinados, e sobre as obrigações legais de cada um dos envolvidos. 

A nova lei de franquias, de 2019, regula, por exemplo, que o franqueado deve pagar uma taxa mensal para o franqueador, e cada detalhe de como deve ser elaborado a Circular de Oferta de Franquia (COF), que é um documento que cada franquia possui e entrega para seus possíveis franqueados, especificando as características e situação da marca. Boa parte da Lei de Franquias se detém em detalhar o COF, mas ela também esclarece pontos como a possibilidade de vender e comprar unidades de franquias de outros países, e que o franqueado não tem nenhum vínculo empregatício com o franqueador. 

Taxas e royalties

São três as taxas que o franqueado deve pagar ao franqueador, de maneira universal. Essas taxas se devem, primeiro, ao uso da marca, que é a compra de direitos de uso, e uma taxa mensal de prestação de contas ao franqueador, que será utilizada, também, para a manutenção da franquia como um todo. Dessa forma, todas as taxas de que falaremos aqui são devidas ao franqueador, pelo franqueado. 

A primeira taxa, que é preciso ser quitada para iniciar a negociação da abertura de uma nova franquia, é a taxa de franquia. Ela é um valor estipulado para a compra da patente. Existem vários valores de taxas de franquias, variando desde mil reais, até um milhão de reais. Portanto, há franquias para todos os bolsos.

A segunda taxa, e talvez mais conhecida, é a taxa de royalties. Ela é uma taxa vinda de determinado recurso, ou seja, é uma parcela do faturamento mensal da filiada. Essa taxa varia de marca para marca, mas gira em torno dos 10% do valor total. 

A última taxa que existe no franchising é o fundo de propaganda. Ele é um valor cobrado por algumas – não todas – as franquias, que é utilizado para investimento em propaganda da marca como um todo. Isso não significa que se um franqueado pagar mil reais em fundo de propaganda, que terá mil reais de propaganda para sua loja.

Esse valor pode ser utilizado para realizar coisas maiores, como anúncios em grandes jornais e para contratação de influencers. Cabe lembrar que, caso a franquia cobre fundo de propaganda, esse pode ser um ponto positivo para o franqueado, que não terá que se preocupar com esse aspecto, e também terá acesso a iniciativas maiores e mais ousadas de marketing. 

Quais as vantagens de abrir uma Franquia?

Ao decidir entre franquia ou filial, franquear um negócio sai na frente principalmente pelo aspecto financeiro. Além da expansão ser feita com o investimento de terceiros, possíveis prejuízos não são de sua responsabilidade direta, já que recebe royalties. 

Crescimento rápido

A expansão de uma marca é consideravelmente mais rápida ao montar uma franquia ou filial, mas no franchising parte de modelos prontos que os franqueados precisam seguir.

Além disso, os franqueadores podem ter o apoio de consultorias especializadas nesse segmento para estudar e buscar por melhores estratégias de ampliação do negócio, o que é bom para ambas as partes pois permite uma melhor visão empreendedora. 

Padronização alta

Franquia ou filial, as unidades precisam respeitar padrões de qualidade e políticas da marca bem definidas, mas na franquia seguir essas regras é mais simples e fácil do que iniciar um processo de estruturação do zero, como acontece nas filiais.

Isso atrai empreendedores interessados em investir em marcas já consolidadas no mercado, pois os métodos já foram testados e as estruturas já foram desenvolvidas..

Franquia ou filial: mais simplicidade jurídica no franchising

Franquia ou filial, a franquia também ganha no quesito jurídico quando comparada à filial. O sistema de franquias conta com uma legislação bem madura e clara sobre as responsabilidades de franqueado e franqueador.

Essa definição de direitos e deveres tem a ver com a ausência de vínculos empregatícios ou fiscais entre a marca e as unidades franqueadas.

Além da questão legislativa, os contratos de franquia esclarecem as responsabilidades, os valores e o cumprimento dos padrões do negócio.

Portanto, caso surja algum problema em relação a isso, você estará resguardado pelo documento. Sendo assim, é de extrema importância buscar ler e entender a Lei n° 13966/19, mais conhecida como Lei das Franquias. Trata-se de uma norma que estabelece as principais regras para o contrato de adesão e instalação de novas unidades de uma marca. Nela, você entenderá todas as informações que precisa prestar ao franqueado, as obrigações, os riscos e a transmissão do know-how para a adequação e os treinamentos sobre os padrões e normas da marca.

Outro documento fundamental para ler antes e depois de investir em uma franquia é o Circular de Oferta de Franquia (COF), documento desenvolvido pelo franqueador e que apresenta as condições gerais do negócio. Você pode conhecer mais detalhes sobre ele, aqui: Entenda agora o que é COF e por que ela é importante!

Franquia ou filial: menos riscos trabalhistas nas franquias

Levando em consideração que cada unidade/franqueado é uma empresa autônoma e independente do franqueador, os problemas e gastos trabalhistas são inexistentes. Por não haver vínculo com o dono da marca, são de responsabilidade dos franqueados: 

  • o pagamento de funcionários; 
  • a prestação de informações fiscais; 
  • a contribuição com a Previdência Social; 
  • as demais obrigações sobre os colaboradores que atuam na unidade

Este ponto é um forte atrativo que, muitas vezes, leva o empreendedor a criar uma franquia

Franquia ou filial: quais as vantagens de abrir uma Filial?

Se quiser e puder investir uma quantidade grande de tempo e recursos, a filial pode ser o modelo ideal para você. Confira os principais pontos positivos desse modelo de expansão de negócios.

Facilidade logística

Como a operação toda fica concentrada em uma única gestão, o domínio dos processos logísticos costuma ser maior. No caso das franquias, contar com uma empresa parceira ou terceirizar os custos para os franqueados é uma boa opção. Mas no caso das filiais, quem precisa cuidar deste aspecto é a matriz em conjunto com a filial.

Portanto, se você tiver condições de gerir toda cadeia logística de todas as sedes e PDVs, provavelmente terá bons resultados em alcançar um novo mercado.

Franquia ou filial: controle da operação

Enquanto a franquia precisa realizar trabalho de campo e oferecer treinamentos aos franqueados, as filiais podem ser acompanhadas de perto por funcionários que transitam entre as sedes. O custo de transportar e manter colaboradores em constante movimentação é mais alto, mas o controle também é mais centralizado.

Franquia ou filial: controle de gestão

Como dito anteriormente, apesar do custo de manter a transição de colaboradores entre as sedes ser algo que possa pesar no bolso, conseguir gerenciar de perto a equipe é um diferencial e potencializa o sucesso do negócio.

Afinal, equipes mais centralizadas costumam ser mais engajadas, alinhadas com a proposta da empresa e respondem mais rápidos na resolução de problemas. Tudo isso faz com que a marca cresça e se desenvolva com exatidão.

Adaptações internas e B2B

Se sua empresa tiver uma infraestrutura robusta e muito bem consolidada, será mais fácil implementar novos processos internos com uma filial, pois o nível de interdependência e contato entre elas é maior do que entre as franquias.

Mas tome cuidado: nas franquias, trazer inovações que se adaptam aos locais onde cada unidade está inserida é mais fácil! Em resumo, mudanças B2B (Business to Business) são mais fáceis de serem implementadas na filial, enquanto mudanças B2C (Business-to-consumer) são mais fáceis de serem implementadas nas franquias. Isso varia de acordo com a cultura e necessidade de adaptação de cada empresa.

Dicas para abrir uma franquia ou filial

Agora que você já conhece tudo sobre franchising, o conceito da palavra, suas taxas, história, leis e vantagens, você deve estar se perguntando se é muito difícil abrir uma franquia. A verdade é que, como tudo na vida, é necessário ser cauteloso e prudente ao tomar uma decisão de abrir um negócio. Mas também, no processo de abrir uma franquia, você terá muito apoio do franqueador, como treinamentos, e o contato com a COF, que esclarece todas as dúvidas sobre o negócio. Leia, abaixo, quais são as coisas necessárias para abrir uma franquia ou filial.

Franquia ou filial: descubra o seu nicho

Uma das principais coisas para se fazer antes de abrir um negócio é refletir sobre qual a área que você tem interesse em trabalhar. Saber disso é fundamental, porque ter um empreendimento faz com que você tenha que dedicar a maior parte do seu tempo dedicado àquilo, e não somente de maneira superficial, mas em todas as horas do seu dia-a-dia. Além disso, uma empresa demanda planos para um futuro também a longo prazo, então é bom que você tenha a capacidade de lidar com aquela área com prazer, senão, será penoso se dedicar ao negócio.

Por isso, invista em áreas que têm a ver com sua paixão, e com o seu conhecimento também. É necessário, por exemplo, entender de tecnologia e programação, para investir em uma franquia de tecnologia. Sendo assim, estude, pesquise, analise e, se precisar, recorra até a um profissional que possa fazer orientação de carreira. 

Tenha um advogado

Esse é um passo fundamental, de que você nunca pode se esquecer. Sendo franqueador ou franqueado, dentro de micro, mini ou grandes franquias, você precisará de um advogado em muitos momentos. Tudo começa quando você decide assinar um contrato de franquia, ou ler/elaborar um COF: é preciso de orientação jurídica para ter a certeza de não estar desobedecendo nenhuma lei, nem sendo enganado. Fique atento!

A Goakira Consultoria oferece os mais diversos serviços de Direito, com profissionais experientes em franquias. Entre em contato, e teremos o prazer de apoiar o seu negócio!

Consultoria de confiança
Faça uma análise de mercado

Nem sempre o mercado está favorável ao tipo de negócio que você está pensando em abrir. Muitas vezes, talvez não seja o melhor momento para investir em uma empresa, porque o dólar está em um determinado valor, ou a inflação está crescendo. Além disso, pode ser que o local em que você quer instalar uma franquia não seja o ideal para aquele segmento, porque a população local não tem o hábito de consumir aquele produto oferecido. E claro, talvez, o nicho em que você deseja investir pode estar em queda ou em ascensão.

Por isso, é fundamental saber exatamente como anda o mercado financeiro e a demanda pelo produto ou serviço que você almeja oferecer. Esteja atento, acompanhe revistas e jornais de economia, consulte profissionais da área e pesquisa. É sempre importante saber onde se está entrando, antes de mergulhar de cabeça!


  • Busque conhecimento no ramo

Outro ponto importantíssimo é estudar o campo em que você deseja atuar. Mesmo que você já possua formação na área, procure cursos, treinamentos e aconselhamentos sobre aquele assunto. Vale seguir páginas na Internet, ler posts em Blogs, mas também é super importante, caso você ainda não tenha, procurar, por exemplo, uma graduação na área da franquia.

Por exemplo, se você vai abrir uma franquia de casa e construção, busque conhecer mais deste mundo, dos materiais, dos processos de construção. Se for abrir uma filial de salão de beleza, faça um curso de cabeleireiro, ou de manicure. Se for trabalhar com confeitaria, aprenda a fazer os produtos que irá vender lá. Quanto mais conhecimento, mais domínio você terá sobre o seu negócio.

Monte um time de especialistas confiáveis

  Uma coisa fundamental de ter um negócio de sucesso é ter um time de sucesso. Por isso, busque profissionais que sejam capazes de realizar um bom trabalho, que tenham vontade de aprender e de trabalhar, e que também sejam confiáveis. 

Além disso, caso você seja franqueador, procure franqueados que cumpram com os requisitos mínimos para conseguir funcionar uma filial de sucesso.

Recapitulando…

Enquanto uma franquia é sobre:

  • vender licença da marca a terceiros;
  • ter os custos bancados pelo empreendedor interessado;
  • investir em uma marca consolidada;
  • ter o suporte e treinamento técnico oferecido pela franqueadora; 
  • seguir à risca os métodos da marca.

Uma filial é diferente, pois:

  • não vende licença da marca para outros empreendedores;
  • expande o negócio de acordo com a estratégia da matriz;
  • tem o vínculo empregatício direto com funcionários;
  • tem a necessidade de bancar os custos das operações e expansões.

Bom, agora que você já sabe as principais diferenças entre franquia e filial, pode avaliar em quais das duas opções corresponde mais com o seu perfil e seus projetos. Se você não tiver orçamento para investir em uma unidade nova, talvez compense mais uma franquia, onde há menores custos de manutenção. Mas se caso você queira ter mais controle nos processos de gestão, operação e expansão da empresa, seu perfil talvez se encaixe no modelo das filiais.

Quer saber mais sobre o que é franquia ou não? Então, ouça nosso Podcast:


Lista de franquias para se inspirar e investir

Se você quer ser um franqueador, uma das primeiras coisas a se fazer é procurar outros exemplos de sucesso para se inspirar, e estudar casos que não deram certo, evitando cometer os mesmos erros. Se, por outro lado, você quer ser um franqueado, conheça, abaixo, 15 casos de franquias de sucesso, para que você possa escolher a sua!

1. Acqua Zero

Acqua Zero é uma empresa de estética automotiva e higienização de estofados, que em sua divulgação traz o anúncio de até 40% de margem de lucro e investimento a partir de R$ 23 mil.

Teve em 2020 um crescimento de 153%, mesmo em meio à pandemia e, de acordo com a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, está entre as melhores franquias para investir.

Além do trabalho com automóveis, o franqueado poderá fazer limpeza, higienização e impermeabilização de estofados residenciais em geral.

2. Água de Cheiro

Fundada em 1976, a Água de Cheiro é uma marca autenticamente brasileira, que busca em seus produtos valorizar essa característica, com a pluralidade e influência multicultural.

Mas além dos produtos brasileiros, também  dispõem de marcas internacionais. Dessa forma, consegue atender aos mais variados perfis de consumidores. Em seu portfólio comercial, possui itens de perfumaria, hidratantes, maquiagem, home e funcionais.

Entre as opções de franquias disponíveis, têm taxas de franquia a partir de R$ 20 mil, com retorno estimado de 24 a 36 meses.

3. BonaSecco

A BonaSecco é uma rede de lavanderias, fundada no Brasil, com suas raízes na Itália. Tem diversas opções de lojas, incluindo microfranquia, com ponto de coleta de roupas.

O valor para instalação dessa, é de cerca de R$ 90 mil. O valor pago em royalties é de 4,5%, com mais 2% de taxa de propaganda. A empresa oferece aos seus franqueados treinamento, diversos tipos de apoio, como jurídico, de acesso a crédito, de escolha de equipamentos, entre outros, vantagens e um sistema conjugado.

Esse é um sistema consolidado pela marca, que une dois diferentes tipos de loja, com uma loja completa, funcionando em união a um ponto de coleta de roupas, aumentando muito o faturamento sem aumentar tanto os custos.

4. Cacau Show

Marca fundada no Brasil, de renome internacional, tornou-se a maior rede de chocolates finos no mundo. Tem cerca de 2800 lojas espalhadas pelo Brasil.

O investimento para adquirir sua franquia tem valores a partir de R$ 64,9 mil, com uma loja do tipo container, com retorno esperado para 7 meses. O valor dos produtos Cacau Show é bastante conhecido pelo público, o que pode ser visto no tamanho da empresa, fazendo com que o esforço com demonstrações de qualidade seja reduzido, bastando a divulgação da própria loja e dos produtos ofertados na temporada. Como ofertas especiais para a Páscoa, o Natal e outras datas de importância.

5. Conta 4U

Conta 4U é a junção da palavra “conta” em português e da expressão abreviada “for you” em inglês, que significa “para você”. Sua criatividade no nome, mostra além da atividade que desenvolvem, a personalidade do negócio. Uma agência de contabilidade online.

O valor para abertura de uma franquia dessa rede, está em torno de R$ 26 mil, sendo da taxa de franquia, R$ 15 mil. Por ser um empreendimento online, o valor dedicado a instalações pode se tornar bastante reduzido. Como diferenciais, a empresa menciona a fácil adesão ao produto, o suporte profissional oferecido, o sistema de fácil gestão utilizado e em especial o amplo mercado de atuação.

Com a possibilidade de se expandir além das barreiras da cidade instalada, pela forma online que realiza seu trabalho, torna-se bastante mais viável a captação de novos clientes.

6. FastFrame

A FastFrame é a maior rede de franquias de molduraria do mundo. Além dos serviços de emolduração, vende produtos artísticos e faz impressões. Possui três diferentes tipos de loja: compacta, shopping ou premium.

A primeira, de menor valor agregado, é dedicada à venda de produtos relacionados à arte e prestação de serviços de emolduração. No entanto, não possui estrutura própria para impressão. Já a opção mais completa, além dos recursos ofertados pela primeira, faz impressão e possui uma oficina completa.

O valor de aquisição da menor versão é a partir de R$ 95 mil, enquanto para a loja completa ronda os R$ 240 mil. Não exige mais do que 3 funcionários e tem retorno esperado entre 18 e 24 meses.

7. Go Juice

Em um segmento de mercado em plena expansão, de alimentos saudáveis, a Go Juice promete ser um investimento de baixo custo e bom retorno. Oferece um amplo cardápio, que vai de açaí a sucos verdes e detox.

Uma marca bem estabelecida no mercado, ideal é também uma franquia para cidades pequenas, pois esses mercados têm uma carência de opções diferenciadas. Oferecem diferentes possibilidades de lojas para atender a diferentes necessidades locais.

Como diferenciais para aqueles que desejarem empreender com a Go Juice, eles oferecem suporte full time, mais de 250 tipos de sucos, treinamentos online e presenciais, além de baixo custo de implementação.

8. Graviola 

Ainda no segmento de alimentos saudáveis, está a Casa Graviola. Surgiu a partir de um food truck, e se expandiu para diferentes lojas, até alcançar diferentes partes do Brasil. Oferece aos clientes uma experiência apurada, com qualidade nos produtos, beleza nos pratos, bebidas e também no ambiente.

Presa pela utilização de produtos orgânicos e locais e deseja difundir a alimentação saudável pelo Brasil. Oferece ao franqueado suporte e orientação na escolha e negociação do ponto comercial, além de treinamento em unidade da franqueadora, alinhamento de boas práticas. Assistência contínua, equipe de marketing da franqueadora, orientação para compra de estoque inicial, entre outros.

O investimento inicial é de cerca de R$ 491 mil, com faturamento médio de R$ 200 mil. Espera-se o retorno do investimento em até 24 meses.

9. Havaianas

A Havaianas é uma franquia brasileira, que se expandiu para todo mundo e, hoje, é uma multinacional. A empresa tem 55 anos de história, e tem como produto principal o chinelo (ou sandália) que é conhecido em todo mundo. Inclusive, várias empresas tentaram copiar a borracha fabricada pela Havaianas, mas não obtiveram sucesso.

Ela é a maior referência no mercado de chinelos, e domina 80% do comércio dessa ramificação. A marca tinha, em 2018, um patrimônio de 3,9 bilhões de dólares, o que faz dela uma empresa multibilionária. 

Uma franquia da Havaianas custa entre R$ 300 mil e R$ 845 mil. o diferencial dessa franquia é que não há cobrança de royalties. Existem as possibilidades de abrir um quiosque, uma loja de rua e uma loja de shopping.

Mas não duvide, o faturamento mensal é também alto, entre R$ 50 mil e R$ 80 mil. Por isso, essa é uma das melhores franquias para investir!

10. Hinode

A Hinode é uma franquia de beleza brasileira que alcançou muito sucesso, saindo do zero. Hoje em dia, a empresa possui 445 unidades franqueadas, em 330 cidades brasileiras e do exterior.

A marca faturou 2,7 bilhões de reais em 2018, mostrando que já faz parte dos negócios bilionários brasileiros.

Tudo começou quando a costureira Adelaide Rodrigues, em 1983, começou a revender cosméticos. Em pouco tempo, ela passou a ganhar mais que seu marido, o metalúrgico Francisco Rodrigues.

Assim, o casal percebeu que aquele era um ramo promissor, e começou a produzir seus próprios cosméticos na garagem de sua casa em São Paulo. Os produtos começaram a fazer muito sucesso, e em 2012 eles passaram a treinar os revendedores que já possuíam. 

Assim, a Hinode adentrou o mundo do franchising, se tornando uma das maiores marcas do Brasil, disputando com outras grandes concorrentes. Para abrir uma franquia Hinode, é necessário um investimento de R$ 700 mil, o retorno é possível depois de 18 a 24 meses. 

11. McDonalds

O ramo de franquias de alimentação é um dos melhores para quem quer investir em uma franquia, porque é um dos ramos mais consolidados há mais tempo no Brasil.

Dentre elas, a franquia McDonald’s é, talvez, a maior de todas. O McDonald’s surgiu em 1930, quando os irmãos Dic e Mac, com o sobrenome da loja, resolveram abrir uma loja na rota 66 com um cardápio reduzido, e que fosse capaz de entregar sanduíches muito rapidamente.

O empreendimento começou com a venda de Hot Dogs, mas depois eles incluíram no cardápio os Hambúrgueres, que fizeram muito sucesso. A partir de então, a marca cresceu tanto, que hoje está presente em praticamente todos os países do mundo.

Para investir em uma unidade da marca, o valor é considerado alto, entre R$ 1,6 milhão e R$ 2,5 milhões de reais. A taxa de royalties é de, aproximadamente, R$ 250 mil. No entanto, apesar do investimento alto, ela é uma das franquias mais lucrativas, gerando lucro de até 10%. O faturamento costuma girar em torno de R$ 560 mil por mês.

Para se ter uma ideia do grande sucesso da rede McDonald’s, a marca lucrou, no primeiro semestre de 2021, RS$ 1,54 bilhão de dólares. 

12. O Boticário

Com 40 anos de história, a franquia de beleza e perfumaria OBoticário é uma referência no mercado, e um gigante para seus concorrentes. Todo mundo conhece as fragrâncias, maquiagens e qualidade dos produtos OBoticário.

A marca já conta com 3 mil lojas franqueadas, e surgiu no Brasil, em Curitiba (PR), como obra de um Biofarmacêutico, que apostou na criação de perfumes autorais.

Um dos diferenciais da marca, que colaboraram para que ela se tornasse a empresa milionária que é hoje, foi a aposta no sistema de franchising. Ela foi uma das pioneiras a adotá-lo aqui no Brasil, e isso fez com que os perfumes se espalhassem e se tornassem um sucesso absoluto. O primeiro perfume da marca foi o Acqua Fresca.

Para ter a sua própria loja OBoticário, é necessário investir R$ 90 mil, e o faturamento médio é em torno de R$ 70 mil. O retorno financeiro vem após aproximadamente 18 a 36 meses, e não são cobrados royalties.  

13. Omie 

A franquia Omie é um exemplo de sucesso do franchising brasileiro. A empresa atua no ramo de tecnologia, e já possui mais de 100 unidades ao longo do Brasil, em menos de 10 anos de história.

A empresa foi fundada por Marcelo Lombardo e Rafael Olmos em 2013, mas só começou a trabalhar com o franchising em 2021. Ela trabalha com gestão empresarial por meio de softwares, e com a educação de profissionais na área de tecnologia, na Omie Academy.

Para investir nessa franquia de tecnologia que só cresce, e pertence a uma área que tende a se tornar cada vez mais presente no Brasil e no mundo, você precisa investir, no mínimo, R$ 70 mil reais. O retorno desse investimento virá entre 15 e 18 meses de atuação de uma filial.  

14. Subway

A franquia de alimentação Subway é uma das redes de fast-food mais conhecidas de todo mundo. Em praticamente qualquer shopping e cidade do planeta você encontrará uma unidade Subway.

Ao contrário do que muitos pensam, a franquia não surgiu nos metrôs dos Estados Unidos. Seu nome, que significa “metrô” em Inglês, foi uma adaptação do primeiro nome da marca, “Submarines” (Submarinos). Este primeiro nome fazia referência ao formato do pão baguete, que era exclusividade da marca.

No entanto, após a abertura da quinta unidade, a franquia percebeu que o nome precisava ser mudado, e juntou o sufixo “Sub-” com a palavra “Way” (caminho), criando o nome atual.

A marca conta com mais de 44 mil unidades espalhadas por 111 países do globo. Ela surgiu em 1965, quando os cientistas Fred deLuca e Dr. Peter Buck se uniram para criar um sanduíche dentro de um pão baguete.

A escolha dos produtos era muito criteriosa, e a montagem do produto final também era especialmente cuidadosa. 

As principais características do Subway são a rapidez do atendimento, a montagem do sanduíche pelo cliente, e também por ser um sanduíche mais saudável do que os vendidos em outras redes de fast-food.

Para adquirir uma filial da franquia Subway, você precisará de R$ 368 mil, e a taxa de royalty é de, aproximadamente, R$ 25 mil. O faturamento é, em média, de R$ 80 mil. 

15. Super Estágios

A Super Estágios é a primeira e maior rede de franquias de educação no Brasil. Tem seus diferenciais competitivos na tecnologia de ponta, inovação, relacionamento e praticidade.

Com sua forma de trabalho, obtém uma lucratividade de 41%, um número muito expressivo, tornando essa uma rede de franquias de sucesso. Isso se dá pelo valor competitivo dos estágios oferecidos, levando aos estudantes a experiência que necessitam para sua formação e às empresas clientes, os bons profissionais que buscam em um mercado tão amplo.

O investimento mínimo é de R$ 95 mil, com retorno estimado em até 20 meses.

Por que contar com o apoio de uma consultoria especializada para tomar essa decisão?

As consultorias especializadas no modelo de franquia são um divisor de águas para o sucesso do seu negócio, porque contam com profissionais atualizados sobre o comportamento do mercado e as estratégias mais eficientes para cada setor. Assim, vão desenvolver seu negócio de forma mais saudável, eficiente e duradoura.

Nesse sentido, a Goakira é uma consultoria com foco no modelo de franquias e pode ajudar sua empresa a crescer de maneira rápida, padronizada e bem estruturada. Para tanto, estudamos desde os melhores pontos comerciais para o seu tipo de empreendimento até a elaboração de estratégias de marketing e treinamento de equipe.

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