Comprar um ponto comercial: Cuidados e Dicas

7 minutos para ler

Escolher o local onde comprar o ponto comercial para sua empresa é um dos fatores de sucesso. Sabemos que essa pode ser uma tarefa difícil. Afinal, como comprar um ponto comercial ideal? Por isso, essa análise tem nome: geomarketing.

geomarketing

Comprar o ponto comercial é uma tarefa que deve ser feita antes de iniciar um novo negócio, mas ela também pode acontecer ao expandir a marca.

Então, é preciso estudar as questões antes de tomar uma decisão. Por isso, selecionamos alguns critérios importantes para te ajudar. 


Posts mais lidos do Blog Goakira:


Infraestrutura

É importante ter cuidado com a infraestrutura para comprar um ponto comercial. Primeiro, cheque as condições do local, por exemplo, se as paredes estão limpas e pintadas. Além disso, observe se existem infiltrações, goteiras e se os encanamentos estão funcionando.

Do contrário, pode acontecer de haver mais gastos com reformas do que com a compra do ponto comercial. Ou seja, pode sair mais em conta investir em um imóvel de valor mais alto.

Também é necessário checar a procedência do imóvel, de modo que você não assuma dívidas de antigos proprietários. Tenha atenção às questões tributárias para não sair no prejuízo!

Talvez haja a necessidade de reformar o local. Porém, investir em um imóvel que esteja pronto pode ser melhor para o empreendedor.

Aspectos contábeis: escolha bem antes de comprar um ponto comercial

Também, observe a situação contábil. Afinal, quando um investidor adquire um fundo de comércio, ele leva também vitrine, máquinas e estoques.

Então, dependendo do contrato, mesmo quando o empreendedor escolhe não ficar com os equipamentos, é ele quem assume as dívidas. Portanto, é importante analisar a situação contábil do ponto comercial e verificar se há dívidas.

Ainda, procure a prefeitura para saber a respeito do alvará de funcionamento do ponto. Assim, você descobre se ele não tem restrições quanto ao processo de transferências, já que o local não poderá ser transferido se estiver em prazo de locação.

Desse modo, levante o cadastro da empresa e confirme se ele está ativo. Além disso, é preciso solicitar a nota fiscal de venda e de compra dos estoques (equipamentos, móveis, máquinas) para legalizar a contabilidade.

Também, pesquise pendências junto à Receita Federal, FGTS e Justiça de Causas Comerciais.


ponto comercial

Aspectos mercadológicos para a escolha o momento de comprar um ponto comercial

Agora, você deve olhar para o potencial que a área tem de atrair o seu público-alvo, qual é o fluxo de pessoas e volume de negócios. Ainda, além de pesquisas relacionadas com os aspectos demográficos, é importante estudar sobre o perfil dos consumidores e suas tendências

Também, avalie se o ponto está em um local de fácil acesso ao mercado. Isto é, se existem estacionamentos, linhas de ônibus ou outro meio de transporte utilizado por seu público. Afinal, isso é importante, pois facilita a circulação de pessoas.

Ademais, você também pode fazer uma pesquisa para analisar os traços de urbanização. Também, pode estudar a renda da população, infraestrutura local e capacidade da localização de atrair novos negócios.

Ainda, olhe também para a vizinhança e observe quais locais estariam ao seu redor — os vizinhos mais valorizados são caixas eletrônicos, postos de gasolina, comércios, entre outros. Assim, tudo dependerá do seu tipo de empreendimento e sua persona.

Visibilidade

como escolher o ponto comercial

O quanto o empreendimento será visto é um fator importante no momento de comprar um ponto comercial. Então, lembre-se de que a visibilidade do imóvel é diferente para quem chega a pé, de carro ou de ônibus.

Nesse sentido, deve-se ficar atento aos que pode prejudicar a visão da sua fachada, como fiação, árvores e bancas de jornal. Por exemplo, do alto do ônibus, o consumidor pode não ver a vitrine com uma promoção em destaque.

Além disso, a aglomeração e a estrutura comum dos pontos de ônibus também pode ser um problema para a frente do seu local. Dessa forma, evite os que apresentam esse perfil, a menos que o negócio oferte produtos de conveniência. Assim, fluxo pode ser positivo.

Para garantir a visibilidade do local, busque imóveis que não tenham recuos e estejam no mesmo nível da rua. Por isso, se for abrir uma loja em shoppings, é melhor pontos próximos à entrada principal, praça de alimentação e escadas rolantes.

Quer evitar erros na hora de adquirir uma franquia? Então, ouça o nosso podcast:

Comprar ou alugar um ponto comercial?

Em vez de efetuar uma compra, você também pode alugar um ponto comercial para o seu negócio. É importante, porém, analisar de forma cuidadosa o seu caso e prestar atenção em alguns aspectos, de modo a não passar por problemas na hora de consolidar seu local.

Há pontos positivos e negativos. Por exemplo, alugar um ponto comercial pode ser uma boa opção, pois a quantia a ser usada para adquirir um local poderá ser usada como investimento no seu negócio, como capital de giro ou em aplicações financeiras em caso de eventualidades.

Outro ponto positivo de alugar é ter maior flexibilidade caso o imóvel alugado não dê certo do ponto de vista comercial. Dessa forma, é muito mais fácil se mudar e buscar outro local para o seu negócio, o que se tornaria um problema caso você tivesse comprado o imóvel.

Porém, há de se pensar nos pontos negativos. Se, por um lado, alugar pode diminuir o custo de aquisição do imóvel, você deve se preparar para pagar a taxa de aluguel todo mês e, se for num local bem valorizado, os custos podem ser mais altos. Além disso, comprar o imóvel pode ser um bom negócio se o ponto comercial tiver um potencial elevado de valorização. Assim, pode ajudar seu negócio a deslanchar mais rápido e, se for o caso, ser repassado.

Dicas importantes antes de comprar um ponto comercial:

Pedir fotos dos vizinhos ao corretor de imóveis e fazer uma busca no Google Maps é uma boa ideia para facilitar. Porém, o trabalho de campo é essencial — ir até o ambiente e checar você mesmo.

Na hora de adquirir seu ponto comercial, não compre por impulso! Quando for escolher, ter ajuda de quem entende do assunto é sempre uma boa ideia, pois isso diminui os riscos e aumenta os resultados. 

Nossa equipe de consultores está pronta para te ajudar com a escolha do ponto comercial ideal, por meio de estratégias avançadas de geomarketing. Entre em contato conosco. A Goakira está pronta para levar seu negócio ao próximo nível! E você?

serviço de geomarketing

Acompanhe nossas Redes Sociais e saiba mais sobre o assunto: Instagram LinkedIn Facebook


Posts do Blog Goakira que você pode gostar:

Posts relacionados

Deixe um comentário