Franquia Havaianas: entenda mais sobre sua história

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A história da Havaianas é o que podemos chamar de um dos patrimônios brasileiros de sucesso. A franquia Havaianas é uma marca brasileira que já estabeleceu sucesso no mundo inteiro. Afinal, poucas foram as marcas que conseguiram alcançar o mercado internacional e se consolidar com um produto que mantém sua essência por anos como faz a marca dos chinelos mais conhecidos do mundo!

Com a proposta de um produto confortável e simples, a marca criou os modelos de sandálias em 1962 e, hoje, mais de 100 países têm a franquia da Havaianas. A empresa tem mais de 55 anos e, em 2018, a receita líquida foi de R$ 3,9 bilhões. Além disso, mesmo com algumas concorrentes, a empresa domina 80% do mercado de chinelos nacional.

Se você ficou interessado nessa história e quer entender melhor o sucesso dessa franquia, continue lendo este texto!

Havaianas organizadas por cor em loja
Franquias da havaianas apostam na decoração. Créditos da imagem:  Nelson Kon

Como surgiu a marca Havaianas?

A Havaianas criou o modelo de sandálias em 1962, inspirado na sandália japonesa Zori, que tinha tiras de tecido e sola de palha de arroz. Com o histórico brasileiro de extração de borracha, os gerentes da marca decidiram utilizar esse material como matéria-prima. Dessa forma, eles tinham como objetivo criar um modelo que não estragasse, soltasse as tiras ou tivesse cheiro.

O nome foi inspiração do Havaí, lugar sonhado por muitos como viagem na década de 1960. Na época, a marca lançou um único modelo de sandália que tinha a sola branca e detalhes azuis. Elas eram vendidas por um preço baixo e, por isso, a teve como principal consumidor pessoas de baixa renda.


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Os primeiros anos

Em 1966, a Alpargatas, empresa dona da marca Havaianas, registrou a patente do modelo, especificando o material e o formato que identificaria a Havaianas como as originais.

Com a expansão das vendas, surgiram no mercado muitas cópias que foram rebatidas com altos investimentos em propaganda, reforçando o slogan de que as Havaianas eram as legítimas.

Em 1969, por um erro nas máquinas, as sandálias saíram na cor verde e os clientes gostaram dessa variação, levando a marca a produzir novas cores.

Com o passar dos anos, os gestores perceberam a necessidade de investir em novas cores, estampas e modelos. Por isso, hoje, há mais de 400 modelos do produto que são vendidos no mundo todo.


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Da crise até a superação

Durante muito tempo os clássicos chinelos de borracha eram tachados como um produto destinado a pessoas mais pobres, afetando a popularidade, reconhecimento e lucro da marca.

Para se repor no mercado, primeiramente, a Havaianas investiu na criação de novas cores e modelos de chinelos. Assim, o chinelo básico virou um artigo de moda, requisitado principalmente para o vestuário praieiro.

Para desmistificar a ideia de ser um calçado básico e padrão, a Havaianas investiu em calçar os pés de diversas modelos em desfiles de moda famosos, como o São Paulo Fashion Week. O resultado foi um público-alvo mais descentralizado, com a intenção de tornar os chinelos acessórios de moda bonitos, confortáveis e democráticos.

Por fim, a marca percebeu que precisava de conteúdo publicitário. Chamou então várias celebridades para estamparem seus comerciais televisivos. Hoje, muitas pessoas têm na memória pelo menos um comercial da marca com um famoso ou o simples slogan musical: “havaianas, havaianas…”

As havaianas desembarcam fora do país

Até os anos 2000, apenas países vizinhos como Bolívia e Paraguai vendiam a marca. Antes de ter lojas em outros países, brasileiros já enviavam como presentes para amigos e parentes que moravam no exterior.

Assim, a estratégia dos gestores foi ousada, pois eles esperaram a marca virar febre no mundo todo, para então começar a exportar.

Os primeiros países a receberem a marca oficialmente foram Portugal, Austrália e Japão. Após algum tempo, os chinelos brasileiros chegaram aos pés dos cidadãos de diferentes países da Europa e dos americanos.

franquias internacionais

Como abrir uma franquia Havaianas?

A marca Havaianas faz parte do conglomerado Alpargatas que também é responsável pelas marcas Dupé, Osklen, Mizuno e Topper. Os donos dizem que a franquia Havaianas é uma das empresas mais lucrativas, tendo 48% dos lucros do conglomerado. Quer saber como abrir uma franquia Havaianas? Bem, antes você precisa saber algumas coisas primeiro:

Qual é o perfil do franqueado Havaianas?

Primeiramente, para iniciar o processo de franqueado Havaianas é necessário preencher um formulário no site da marca. Depois de preencher os dados iniciais, o investidor deve participar de uma entrevista para que sejam verificados todos os requisitos, como experiência e capital.

Não tenha dúvidas: eles são muito criteriosos na escolha do franqueado. Dessa forma, a marca não se baseia apenas na sua capacidade de investimento. Então, eles se preocupam também com:

  • conhecimento regional para instalação da loja;
  • é necessário ter experiência com comércio varejista;
  • identificação com a marca;
  • dedicação ao negócio;
  • habilidade de negociação e conhecimento na área comercial.

Quanto custa abrir uma franquia Havaianas?

Para ser um franqueado havaianas, o empresário precisa investir entre R$ 300 mil a R$ 845 mil, dependendo do tamanho da loja. Assim, esse valor inclui a taxa da franquia, a instalação e o estoque.

O responsável criou o sistema de franquia para oferecer aos consumidores uma experiência completa. Por isso, hoje, há três modelos de negócio:

  • o quiosque, com 12 m²;
  • as lojas de rua, em que são entre 60 e 80 m²;
  • as lojas de shopping, entre 40 e 60 m².

Ademais, nessa franquia, não há cobrança de royalties e o franqueado destinará 2% do seu faturamento para investimentos em marketing. Ainda, o faturamento mensal médio de uma franquia varia entre R$ 50 mil e R$ 80 mil, com rentabilidade média de 12%.

Depois de preencher os dados iniciais no site, o investidor deve participar de uma entrevista para que sejam verificados todos os requisitos, como experiência e capital.

Quais os diferenciais fizeram a franquia Havaianas expandir seus negócios mundialmente?

Além de ser sucesso no Brasil, a Havaianas é uma marca conhecida no mundo todo. Até os anos 2000,  apenas para países vizinhos como Bolívia e Paraguai vendiam a marca. Portanto, como não havia concorrência externa. Assim, a estratégia dos gestores foi ousada, pois eles esperaram a marca virar febre no mundo todo, para então começar a exportar.

Antes de ter lojas em outros países, brasileiros já enviavam como presentes para amigos e parentes que moravam fora. Depois, os primeiros países a receberem a marca oficialmente foram Portugal, Austrália e Japão. Então, elas chegaram a outros países da Europa e aos Estados Unidos.

Pesquisas de lembrança de marca mostram menção de 50% dos consumidores da Argentina, Angola, Austrália e Portugal quando o assunto é sandália. A expectativa da marca é entrar em novos mercados como China, México e Índia.

Ademais, outro fator importante para o sucesso da marca foi a diversificação dos produtos, lançando toalhas, chaveiros, óculos e alpargatas. Nesse sentido, foi uma grande aposta para consolidar o mercado em países frios que precisavam de uma “Havaianas de inverno” e a inovação foi um sucesso.

Ainda, ao longo dos anos, a Havaianas foi ampliando parcerias e criando modelos exclusivos e temáticos. Dessa forma, já houve modelos assinados por estilistas famosos, decorados com cristais Swarovski e com personagens da Disney e Star Wars.

Quer saber quais outras franquias de sucesso boas para abrir fora do país? Então, ouça nosso podcast:


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Vantagens de investir na franquia Havaianas

Está pensando se vale a pena investir em uma franquia Havaianas? Separamos algumas das vantagens de ser um franqueado da marca:

Produto forte e reconhecido

Além de ser estar no pé do brasileiro, os chinelos Havaianas são um sucesso mundial. Assim, o faturamento de exportações, atualmente, é de aproximadamente 30%, com lojas novas abrindo na China, Indonésia e México.

Viu? Os chinelinhos já são tendência no verão do mundo inteiro! Portanto, o franqueado Havaianas tem a confiança de que está investindo em uma marca de longa tradição e com reconhecimento amplo. Quer conhecer franquias, além da Havaianas, que também são a cara do verão? Leia o artigo a seguir: Investir em franquias no verão: descubra opções

Diferentes modelos de negócio: flexibilidade

É necessário que o franqueado estude a sua região antes de escolher um dos três modelos de negócio (quiosque, loja de rua e loja de shopping). Nesse sentido, destacamos para você, separadamente, quais são as vantagens de cada um deles:

Primeiramente, os quiosques de franquia, por serem instalados nos corredores de centros comerciais, podem ter maior visibilidade de público. Com os tons tropicais das paredes e os chinelos de estampas floridas, apesar de uma estrutura pequena, é uma opção de experiência de venda extremamente chamativa e lucrativa.

Por outro lado, a desvantagem do quiosque de franquia é o estoque limitado. Por isso, é necessária uma estratégia logística eficiente para que não haja falta de produtos.

As lojas de shopping seguem quase o mesmo modelo logístico que as lojas de rua. Apesar disso, as lojas de rua precisam ter os seus arredores avaliados, afinal, é necessário chegar até o público-alvo, o que em um centro de compras, como os shoppings, é menos trabalhoso.

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Cenário brasileiro

No Brasil, a empresa não para de investir em suas fábricas. Dessa forma, em Campina Grande (PB), são produzidas 200 milhões de sandálias por ano, e a fábrica de Montes Claros (MG) tem a capacidade de 100 milhões de pares.

A empresa também inovou com sua primeira loja-conceito, com 300 m², inaugurada em São Paulo. Assim, o espaço Havaianas é decorado com mosaicos e paisagismo para passar a impressão de que o lugar é uma praça. Nesse sentido, os produtos ficam expostos em barracas de feira, reunindo todas as linhas de produto da marca com opção de espaço de customização.

Portanto, para quem tem um capital alto, investir na franquia da Havaianas pode ser uma opção confiável e com grandes chances de sucesso. Afinal, como a marca já tem um nome consolidado no mercado nacional e internacional, é mais fácil melhorar as vendas.

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