Análise de Viabilidade de Franquias: O que é e Como fazer (passo a passo)

11 minutos para ler

Começar um novo empreendimento ou iniciar uma nova etapa de um negócio é uma decisão que pode causar muita insegurança. Por isso, fazer a análise de viabilidade e investigar os pontos estratégicos da empresa se torna muito importante.

Afinal, por mais que uma ideia para um negócio seja boa, existe sempre o medo de ele não dar certo. E esse receio não é sem fundamento já que, sem tomar as decisões certas, várias coisas podem dar errado no início de uma empresa.

Por exemplo, o local escolhido pode não ter um bom retorno de vendas, os clientes podem não aparecer, ou não voltar a consumir, o mercado pode estar em um momento ruim para aquele ramo ou a concorrência do nicho ser muito intensa, dentre várias outras coisas.

É para evitar todas essas coisas que existe a análise de viabilidade. É ela que vai garantir uma maior segurança para o seu investimento. Nesse texto, vamos te explicar o passo a passo de como realizar uma análise de viabilidade na sua franquia.

analise de viabilidade

O que é análise de viabilidade?

A análise de viabilidade é um estudo de pontos estratégicos da empresa. Ou seja, ela vai estudar cada um dos pontos importantes para que o negócio dê certo, e verificar se ele deve ou não ser colocado em prática.

Desse modo, ela serve para te ajudar a descobrir o que é viável ou não, melhorando a assertividade das próximas ações. Se você está pensando em abrir uma franquia, por exemplo, é fundamental realizar uma análise antes de pensar na sua formatação de franquia.

Esse tipo de análise deve ser realizada antes do investimento em um novo projeto, para avaliar as reais chances de sucesso da empresa ao tentar formatar uma franquia ou lançar um novo produto, por exemplo.

No entanto, ela também pode ser feita na etapa de desenvolvimento do projeto, logo após todos os planos ter sido feitos, para calcular qual será o retorno financeiro dessa empresa, verificando se os custos serão menores que as receitas, e se há viabilidade econômica.

Além do mais, a análise pode existir ainda em um momento de crescimento da empresa, por exemplo, se ela estiver prestes a se tornar uma franquia, para pensar nas novas dimensões do empreendimento.

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Por que fazer uma análise de viabilidade?

A Análise de Viabilidade é importante pois ela mede se um investimento trará retorno ou não para o investidor. A partir disso, ele consegue evitar projetos em que não compensa investir, impedindo que sofra prejuízos. Sem contar que, a partir daí, o investidor pode direcionar seu esforço e dinheiro para projetos que realmente têm chances de dar certo.

Além disso, a análise de viabilidade melhora a tomada de decisão, no desenvolvimento de um plano estratégico para o negócio, na previsão sobre o futuro da empresa, e na identificação dos pontos de maior lucro.

Quais são os tipos de Análise de Viabilidade?

Existem muitos tipos de análise de viabilidade, porque essa investigação pode ser feita em qualquer área que seja decisiva para a existência do negócio.

Por exemplo, pode ser feita uma análise de viabilidade estratégica, pensando em quais são as melhores estratégias de crescimento do negócio. Também, há a análise mercadológica, técnica, legal, ambiental, fiscal e econômico-financeira.

É comum que empreendedores que ainda não têm um conhecimento amplo de gestão de negócios façam apenas a análise econômico-financeira. Mas é preciso lembrar que existem muitos outros fatores que podem impactar para uma franquia de sucesso.

Como funciona?

Geralmente, é feito um estudo de Embasamento Empírico dos Riscos. Assim, todos os riscos são verificados detalhadamente, o que reduz bastante as chances do erro para o possível franqueador, futuros franqueados ou novo produto, por exemplo.

Contudo, para construir este pensamento de forma eficaz, existe um passo a passo de etapas que devem ser seguidas. Dessa forma, para saber quais são, é só continuar a leitura!

1. Planejamento Financeiro

Apesar de ser bastante importante, muitas empresas pulam essa etapa por falta de conhecimento sobre como fazer.

Na maioria das vezes, é criado um estudo anual (de curto prazo), ou por 3 ou 4 anos (de médio prazo). Contudo, se você, de fato, quer crescer seu negócio, é válido pensar também a longo prazo e considerar todos os elementos necessários para um crescimento sustentável.

Assim, o estudo financeiro inclui a projeção de gastos e de receitas, o que ajuda a evitar problemas financeiros. Dessa forma, fica mais fácil decidir se este é ou não o melhor momento para investir em um projeto, seja em um negócio já existente ou em um novo empreendimento.

simulação de viabilidade financeira

2. Prazo de retorno e Viabilidade Econômica 

De antemão, é preciso definir o prazo de retorno. No caso das franquias, normalmente, há uma estimativa, o que também acontece em negócios individualizados, por exemplo.

Dessa forma, é preciso buscar por elementos práticos capazes de comprovar que essa meta é possível de ser atingida. Por exemplo, alguns desses elementos são: 

  • Momento do mercado atual;
  • Volume de vendas;
  • Custos operacionais

Assim, ter essas informações bem definidas é válido, porque os melhores resultados financeiros virão somente após o retorno. Além disso, é preciso saber até quando haverá recursos para investir antes de obter o retorno financeiro.

Sem essa estimativa, você pode atingir um ponto em que não há mais recursos para continuar com o negócio sem atingir, ao menos, o break-even point – momento em que o negócio chega a um equilíbrio financeiro (há cobertura de custos, mas ainda sem lucros).

Por isso, para conseguir organizar e checar esse tipo de informação, você pode contar com o apoio de uma consultoria de especialistas em franquias.

Dica Goakira: Para quem deseja obter resultados mais rápidos, investir em marketing é essencial, afinal, os clientes precisam conhecer seu negócio e se sentirem atraídos por ele, o que aumentará o volume de vendas, melhorando também a imagem da marca.

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3. Demanda de Mercado para análise de viabilidade

Seja na criação de um novo negócio, expansão do negócio atual ou lançamento de produtos novos, é preciso estudar a demanda de mercado. Dessa forma, pergunte-se: qual é a necessidade atendida ou um problema resolvido pelo meu produto/minha empresa?

Assim, caso não encontre uma necessidade ou problema que responda à pergunta, veja se é possível criar. Nesse sentido, um exemplo são os smartphones. Afinal, antes de sua invenção, ninguém sabia o quanto precisava deles.

Então, mantenha a mente aberta e livre para criar! Porém, lembre-se que, por mais genial que o seu insight pareça em um primeiro momento, é preciso que ele seja validado por quem, de fato, poderia consumir o produto ou serviço lançado.

4. Viabilidade Financeira, Operacional e Jurídica

Alinhar a operação demanda recursos e estrutura. Assim, é importante verificar a disposição financeira, operacional e jurídica do negócio. Esse último fator traz a certeza de que tudo está de acordo com as leis, considerando a área de atuação, o porte da empresa, as questões trabalhistas, os tributos e a autorização dos órgãos competentes.

Na operação, por exemplo, é preciso pensar na localização da sua franquia, fazendo um bom geomarketing, e pensando em qual local trará mais retornos para a empresa.

geomarketing

Além disso, vale lembrar que, muitas vezes, a tributação e a lei que incide sobre o produto ou serviço tornam a ideia inviável. Contudo, com a ajuda de especialistas, é possível encontrar opções que façam o negócio ainda valer a pena. Por isso, considere a contratação de uma empresa especializada no assunto em questão.

Um exemplo de fator avaliado dentro da análise de viabilidade é a verificação da mão de obra necessária para fazer o projeto acontecer. De que tipo de profissional a sua empresa precisa? Ele já está no seu quadro ou é preciso buscá-lo no mercado? Nesse segundo caso, quanto isso vai custar? Essas perguntas ajudam a entender, de forma mais prática, a dinâmica das operações, e serão respondidas diante de uma boa análise de viabilidade.

5. Escolha de estratégias

O que é uma boa estratégia? Essa pergunta tem inúmeras respostas, mas, certamente, uma delas é: aquela que traz bons resultados para a sua empresa

Porém, se uma determinada estratégia funciona muito bem para um determinado negócio, isso não quer dizer que ela também funcionará para o seu.

Nesse sentido, a análise de viabilidade serve para apontar as estratégias que realmente estão alinhadas aos seus propósitos e que são capazes de trazer os resultados desejados.

O desenvolvimento de estratégias eficazes leva em consideração todas as áreas de forma integrada, no macro e no microambiente: 

  • Comunicação e Marketing; 
  • Financeiro; 
  • Logística; 
  • Legislação;
  • TI; 
  • RH;
  • Cultura da empresa;
  • Histórico;
  • Missão, Visão e Valores

Desse modo, fica claro se o negócio é franqueável e, caso a resposta seja “sim”, define-se como formatar a franquia, quais serão as taxas de franquia, os royalties e como será a COF (Circular de Oferta de Franquia), por exemplo.


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Saiba mais sobre análise de viabilidade

Quando uma empresa decide franquear as suas operações, é importante fazer uma análise de viabilidade que mostre: o perfil ideal do franqueado, o número de unidades que a rede pretende abrir, os valores que devem ser praticados e quais os melhores locais para começar. 

Sem esse estudo, dificilmente o projeto sairá do papel e terá poucas chances de se tornar uma franquia de sucesso, porque o mercado exige essas respostas. Lembramos que há sempre a possibilidade de contar com a ajuda especializada para fazer a análise de viabilidade, pois os consultores têm o expertise necessário para tornar o processo mais prático e seguro.

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