Aumentar o ticket médio é uma das melhores estratégias para melhorar a rentabilidade de sua empresa. Isso sem a necessidade de gerar mais leads ou fazer mais negócios. Ou seja, em vez de buscar por mais consumidores no mercado, é dado um maior enfoque aos que já fazem parte da cartela de clientes da companhia e busca-se fazer com que eles comprem mais.
Neste post, nós mostraremos para você a importância de otimizar o ticket médio como estratégia de lucratividade. Além disso, trouxemos algumas dicas para que seja possível implementar essa abordagem na sua organização. Então, acompanhe!
O ticket médio
O conceito de ticket médio representa a média que cada cliente gasta com uma empresa. Esse número é descoberto ao somar todas as vendas de um determinado período e dividir pelo número de consumidores que realizaram as compras durante esse tempo.
Por exemplo, imagine uma pequena loja de roupas que em um certo mês teve um total de vendas de R$ 12 mil reais, sendo que foram realizadas vendas para 80 clientes diferentes.
Ao dividir o valor total pelo número de consumidores, podemos presumir que o ticket médio foi de R$ 150 reais. A receita aumenta por meio do estímulo desse indicador. Então, precisa tomar uma série de atitudes, que são o tema deste post e serão vistas mais adiante.
Agora, imagine que ao implementar alguma das estratégias de aumento de ticket médio, a loja conseguiu gerar um retorno de R$ 50 reais a mais por cliente, sendo que o indicador fechou o mês em R$ 200 reais por consumidor.
No final, a loja teve um incremento de R$ 4 mil reais em sua receita, faturando R$ 16 mil nesse mês, um crescimento de 33% em relação ao período anterior. Com esse simples exemplo, podemos observar a importância do ticket médio e seu controle.
As dicas para aumentar o ticket médio
Agora, vamos realmente ao que interessa. Reunimos algumas das estratégias mais interessantes para ajudar você a entender como é possível aumentar o ticket médio de sua empresa.
1. Ofereça produtos complementares para aumentar o ticket médio
Antes de colocar em prática essa estratégia, é preciso conhecer muitos bem os clientes, suas preferências e hábitos de compra, sendo possível entender quais seriam boas opções para oferecer em complemento a uma transação.
Nós podemos observar esse tipo de ação muito claramente em grandes sites de varejistas. Ao colocar um produto no carrinho, uma impressora, por exemplo, e navegar até o pagamento, o site oferece a compra de um cartucho de tinta.
Outro exemplo simples e claro é a venda em conjunto de um seguro de viagens para quem compra um pacote turístico. Produtos complementares são aqueles que o cliente precisará para desfrutar da aquisição principal.
Além dessa estratégia aumentar o ticket médio da empresa ela também deixa o cliente mais satisfeito, pois evita que ele tenha de procurar pelos produtos complementares em outros locais, dando a sensação de um serviço completo.
2. Crie kits de produtos
Criar kits de produtos também é uma ótima forma de gerar um aumento no ticket médio de sua organização. Essa abordagem funciona com a combinação de produtos em uma venda promocional.
Por exemplo, você pode contar com um determinado item que tem grande saída e outro que não é tão vendido. É possível combinar os dois em um único pacote, com um preço um pouco mais atraente que vendidos separadamente.
Essa junção por um valor menor traz um senso de vantagem ao cliente. Então, em vez de adquirir apenas o produto individual, optar pelo kit por achar mais atrativo, gastando mais em sua empresa.
Além disso, essa técnica também permite desencalhar determinados produtos com pouca saída do estoque, combinando com aqueles que têm grande aceitação do público.
3. Ofereça produtos similares com um maior valor agregado
Essa técnica é muito utilizada no setor de serviços e se baseia em vários versões de um mesmo produto, cada uma com um preço diferente e vários graus de valor agregado.
As montadoras também costumam aplicar esse conceito em suas vendas. Ao comprar um veículo, é possível adicionar diversos itens opcionais, que aumentam o valor agregado final e que também aumentam o seu preço.
Sendo assim, o cliente pode optar por algo mais simples, pagando menos. Mas, em geral, acabam acrescentando opcionais e optando por um maior valor agregado, pagando mais caro e aumentando o ticket médio.
4. Crie um programa de recompensas
A fidelização de clientes é fundamental para o ticket médio e a manutenção da rentabilidade da empresa. Assim, uma forma de fazer isso é por meio de um programa de recompensas, por exemplo.
É possível aplicar de várias formas, sendo que a mais comum é o uso de pontos. Ou seja, quanto mais o cliente gasta, maior a quantidade de pontos que ele acumula.
Ao reter uma certa quantidade de pontos, o cliente pode trocar por recompensas pré-determinadas.
5. Forneça descontos progressivos
Outra forma simples de aumentar o ticket médio de sua empresa é por meio da aplicação de descontos progressivos. Ou seja, quanto mais o cliente gasta, maior será o seu desconto.
Esse modelo de abordagem é muito eficaz na hora de estimular o cliente a gastar. Afinal, cria nele um senso de economia, mesmo que ele esteja comprando mais.
A lógica é muito simples de ser aplicada. Por exemplo, em um supermercado, pode haver uma promoção que indique que ao comprar 3 caixas de leite, o consumidor terá 10% de desconto. Ou que na compra de 5 caixas, o desconto sobre para 15%.
6. Ofereça frete grátis por valor de compra
Uma técnica muito utilizada por sites e lojas na internet é a oferta de frete grátis. Assim, isso acaba se tornando um incentivo para adquirir mais algum item no estabelecimento.
O cliente vê o frete como um dinheiro mal empregado, um custo a mais na sua compra. Dessa forma, ao oferecer o frete grátis, a loja o convence a atingir aquele valor mínimo para se livrar desse gasto.
Essas são algumas técnicas que podem ser aplicadas para aumentar o ticket médio em sua empresa. E ainda existem outras formas e metodologias interessantes.
Então, para continuar recebendo informações e conteúdo exclusivo, assine agora mesmo a nossa newsletter.