Posicionamento de mercado: entenda o que é e como fazer

7 minutos para ler

O posicionamento de mercado é uma ferramenta muito valiosa. Ela define a forma com que a empresa se apresentará ao público. Essa união de recursos estratégicos se mostra bastante vantajosa para quem busca um impacto positivo das ações de marketing e das atividades organizacionais em geral.

A diferença entre o posicionamento de mercado e o posicionamento de marca é que o primeiro busca definir os parâmetros de atuação da empresa tendo como pilar principal alcançar a alta performance. Já o segundo faz a gestão das ações focando na manutenção da boa imagem da marca.

E já que falamos em parâmetros, isso nos mostra que existe uma série de requisitos que são importantes e devem ser cumpridos na hora de criar uma estratégia qualificada de posicionamento de mercado. Quer conhecer quais são eles? Então, continue a leitura e descubra.

Investir em segmentação

Antes de definir como se posicionar no mercado, é preciso entender as características dele. Quando falamos isso, até parece uma dica óbvia. Porém, é justamente nesse ponto que muitas empresas pecam e pagam um alto preço por isso.

Esses erros são gerados pela falta de profundidade na hora de realizar um processo de segmentação. Para conseguir êxito nessa etapa, é importante definir inicialmente o seu mercado-alvo. Buscando assim compreender as necessidades que ele apresenta e verificar de que forma a sua empresa pode atender a elas.

Depois, chegou a hora de segmentar esse mercado, colhendo informações relevantes sobre o público que pertence a ele, definindo assim o grupo de pessoas que têm mais chances de se interessarem pela sua marca, realizarem uma primeira compra e, posteriormente, se tornarem clientes fiéis.

A segmentação inclusive pode ser classificada em vários tipos como:
  • segmentação geográfica: identifica onde o seu público se encontra, incluindo aqui características como país, estado, cidade, bairro etc.;
serviço de geomarketingPowered by Rock Convert
  • segmentação demográfica: ajuda a entender características do público como idade, classe social, profissão, grupo familiar e outros;
  • segmentação psicográfica: estabelece critérios como estilo de vida, valores, personalidade e visão do mundo;
  • segmentação comportamental: analisa o comportamento sobre um produto ou serviço, trazendo dados acerca do conhecimento do público e a sua busca de informações acerca do que é oferecido.

Negligenciar a importância da segmentação afeta toda a sua estratégia de posicionamento de mercado, pois ele será iniciado a partir do ponto errado, ocasionando assim uma atuação abaixo do esperado e, em muitos momentos, confusa.

Fora que uma segmentação bem definida contribui para um alinhamento melhor de todas as ações, pois isso torna a visão sobre o mercado mais clara. E justamente essa visão ampliada que vai ajudar a sua empresa a ter um desempenho melhor, afinal será possível compreender as necessidades do público e do mercado como um todo.

Chegar nesse ponto mostrará que a sua empresa encontrou uma forma sólida de atuação e está apta a usufruir dos benefícios que isso trará em termos de resultados.

Buscar diferenciação

Atualmente, ser diferenciado rege boa parte do sucesso de uma empresa. Portanto, ao pensar em posicionamento de mercado, é preciso ter em mente o que faz a sua companhia ser diferente das demais.

Sim, sabemos que todas as áreas têm concorrentes e que há conceitos clássicos de cada nicho que precisam ser respeitados. Também sabemos que isso torna a diferenciação um processo desafiador. Portanto, exige muito estudo para encontrar os elementos que de fato tornarão a sua empresa única.

Esse estudo deve ser dividido em duas etapas, sendo a inicial o estudo do mercado para compreender, de forma geral, como o setor atua. Posteriormente, se traz esses dados para dentro da empresa e se analisa como ela é capaz de se posicionar diante da realidade encontrada.

Com isso, se obtém elementos relevantes para identificar as melhores ações e assim encontrar uma forma de atuação que seja diferenciada e possa atrair o público por isso.

Conhecer o seu público

O processo de segmentação mencionado em um tópico anterior é apenas a primeira parte para conhecer o seu público. Como ela faz um estudo primordial para a concepção do negócio, a análise precisa ser feita continuamente pelo fato do comportamento do público mudar.

Como essas mudanças acontecem cada vez mais rápido, o monitoramento precisa ser feito de maneira constante. Especialmente porque isso significa validar o seu posicionamento de mercado.

Em resumo, algumas das definições iniciais podem não ter sentido com o passar do tempo. Isso traz a necessidade de realinhamento. Até mesmo as grandes marcas fazem isso, buscando manter o seu patamar no mercado.

Não é raro ver empresas que não levaram essa questão a sério e foram pouco a pouco perdendo espaço. E, por consequência, diminuindo de tamanho e com as vendas baixando de forma significativa.

Dica extra: vantagens do posicionamento de mercado

Agora você já viu algumas ações importantes no posicionamento de mercado. Então, vamos listar algumas vantagens que a realização delas traz. Confira:

Entender o mercado

Entender o mercado a fundo gera um ativo de imenso valor que é a criação de autoridade. Empresas que dominam o seu nicho de atuação deixam claro que entendem do assunto. Isso acaba se refletindo no seu posicionamento.

Essa criação de autoridade talvez seja uma das vantagens mais grandiosas geradas pelo posicionamento de mercado exatamente por trazer uma forma sólida de atuação e a construção de um modelo que pode até mesmo ser replicado, facilitando assim a escalabilidade do negócio.

Se tornar uma potência

A escalabilidade mencionada acima é o que vai ajudar a empresa a crescer de forma estruturada e saudável. Podendo até mesmo se tornar uma potência na sua área. Potência nem sempre quer dizer que a sua companhia será uma Coca-Cola. Mas, sim que ela será capaz de alcançar resultados bem além do esperado. Ou até mesmo acima dos demais concorrentes.

Inclusive, vamos citar um exemplo de empresa que teve sucesso em seu posicionamento de mercado. A conhecida marca de cosméticos Natura. No seu início, seria impensável pensar que uma pequena fábrica artesanal seria capaz de concorrer com grandes marcas internacionais que já atuavam em solo brasileiro.

O segredo para isso foi apostar na diferenciação, principalmente pela valorização da fauna brasileira para criar os seus produtos, o que permitiu elaborar um catálogo variado cuja a intenção foi bem recebida pelo público, até mesmo pelo ótimo custo-benefício dos produtos.

Isso mostra que compreender a importância do posicionamento de mercado pode gerar resultados incríveis para o seu negócio. Quem pensa grande, vai além da mera busca pela sobrevivência e procura elementos capazes de fazer a empresa se destacar mesmo com os grandes desafios encontrados em determinados nichos.

E tudo se torna possível justamente pela valorização da estratégia de posicionamento de mercado. Já que ela é um dos pilares principais para uma empresa prosperar. Portanto, é crucial investir o tempo necessário nesse ponto para torná-lo sólido. Além de um elemento norteador da atuação da sua empresa.

Para se posicionar cada vez melhor, é necessário buscar conhecimento sobre o mercado. Uma forma simples e gratuita de fazer isso é assinar a nossa newsletter. Por meio dela, você receberá conteúdos excelentes diretamente no seu e-mail. Aproveite!

Posts relacionados

Deixe um comentário