Posicionamento de mercado: entenda o que é e como fazer

6 minutos para ler

O posicionamento de mercado é uma ferramenta muito valiosa. Ela define a forma com que a empresa se apresenta ao público. Além disso, é bastante útil para quem busca um impacto positivo das ações de marketing e das atividades da empresa em geral.

A diferença entre o posicionamento de mercado e o posicionamento de marca é que o primeiro define os critérios de atuação da empresa, tendo como principal base alcançar a alta performance. Por outro lado, o segundo faz a gestão das ações, ao focar na manutenção da boa imagem da marca.

E já que falamos em critérios, isso nos mostra que existe uma série de requisitos que são importantes e devem ser cumpridos na hora de criar uma estratégia de posicionamento de mercado. Quer saber quais são eles? Então, continue a leitura e descubra.

Investir em segmentação para o posicionamento de mercado

Antes de definir como se posicionar no mercado, é preciso entender as características dele. Quando falamos isso, até parece uma dica óbvia. Porém, é esse ponto que muitas empresas erram e pagam um alto preço por isso.

Esses erros são gerados pelo erro em não segmentar o bastante. Para acertar nessa etapa, é importante definir o seu mercado-alvo. Assim, é possível entender as necessidades dele e decidir de que forma a sua empresa pode atender a elas.

Então, a empresa estuda esse público. Dessa forma, consegue definir o grupo de pessoas que têm mais chances de se interessar pela sua marca, realizar uma primeira compra e, posteriormente, se tornar cliente fiel.

É possível classificar a segmentação em vários tipos, como:
  • Segmentação local: identifica onde o seu público está como país, estado, cidade, bairro etc.;
  • Segmento demográfico: ajuda a entender o perfil público como idade, classe social, profissão, grupo familiar e outros;
  • Segmentação psicográfica: estabelece fatores como estilo de vida, valores, personalidade e visão do mundo;
  • Segmentação comportamental: analisa o comportamento sobre um produto ou serviço, trazendo dados sobre conhecimento do público e a sua busca de informações do que é oferecido.

Não segmentar afeta toda a sua estratégia de posicionamento de mercado. Afinal, sem definir seu público, a atuação será abaixo do esperado e, em muitos momentos, confusa.

Além disso, segmentar bem é útil para alinhar todas as ações, pois isso torna a visão sobre o mercado mais clara. Essa visão vai ajudar a sua empresa a ter um desempenho melhor, afinal será possível entender as necessidades do público e do mercado como um todo.

Chegar nesse ponto mostrará que a sua empresa encontrou uma forma forte de atuação. Por isso, estará pronta para ter os benefícios e bons resultados.

guia de expansão empresarial

Buscar diferenciação

Ter um diferencial pode ser responsável por boa parte do sucesso de uma empresa. Portanto, ao pensar em posicionamento de mercado, é preciso ter em mente o que faz a sua empresa ser melhor que as outras.

Todas as áreas têm concorrentes e é preciso respeitar alguns conceitos de cada nicho. Por isso, encontrar seu diferencial pode ser um desafio. Portanto, requer muito estudo para encontrar os fatores que tornam a sua empresa única.

Esse estudo deve ter duas etapas, sendo a inicial o estudo do mercado para entender, de forma geral, como o setor atua. Então, se traz esses dados dentro da empresa e se analisa como ela é capaz de se posicionar.

Com isso, você descobre fatores importantes para identificar as melhores ações. Então, pode encontrar uma forma de atuação que seja diferente e que atraia o público por isso.

Conhecer o seu público

O processo de segmentação é apenas a primeira parte para conhecer o seu público. Como ela faz um estudo importante para a concepção do negócio, a análise precisa ser feita sem parar, já que o comportamento do público sempre muda.

Como essas mudanças acontecem cada vez mais rápido, é preciso monitorar de forma constante. Ainda mais porque isso significa validar o seu posicionamento de mercado.

Em resumo, algumas das escolhas iniciais podem não ter sentido com o passar do tempo. Isso traz a necessidade de refazê-las. Até mesmo as grandes marcas fazem isso, ao buscar manter sua fama no mercado.

Não é raro ver empresas que não levaram essa questão a sério e, pouco a pouco, perdeu espaço. E, então, o tamanho das vendas diminuiu.

Dica extra: vantagens do posicionamento de mercado

Agora você já viu algumas ações importantes no posicionamento de mercado. Então, vamos listar algumas vantagens que ele traz. Confira:

Entender o mercado

Entender o mercado a fundo gera um fator de grande valor que é a criação de autoridade. Empresas que dominam o seu nicho de atuação deixam claro que entendem do assunto. Isso acaba se refletindo no seu posicionamento.

Criar autoridade talvez seja uma das vantagens mais importantes geradas pelo posicionamento de mercado, por trazer uma forma forte de atuação e a construção de um modelo que pode até mesmo ser replicado. Assim, facilita a escalabilidade do negócio.

Se tornar uma potência

A escalabilidade mencionada acima é o que vai ajudar a empresa a crescer de forma estruturada e saudável. Podendo até mesmo se tornar uma potência na sua área. Potência nem sempre quer dizer que a sua companhia será uma Coca-Cola. Mas, sim que ela será capaz de alcançar resultados bem além do esperado. Ou até mesmo acima dos demais concorrentes.

Inclusive, vamos citar um exemplo de empresa que teve sucesso em seu posicionamento de mercado. A conhecida marca de cosméticos Natura. No seu início, seria impensável pensar que uma pequena fábrica artesanal seria capaz de concorrer com grandes marcas internacionais que já atuavam em solo brasileiro.

O segredo para isso foi apostar na diferenciação, principalmente pela valorização da fauna brasileira para criar os seus produtos, o que permitiu elaborar um catálogo variado cuja a intenção foi bem recebida pelo público, até mesmo pelo ótimo custo-benefício dos produtos.

Isso mostra que compreender a importância do posicionamento de mercado pode gerar resultados incríveis para o seu negócio. Quem pensa grande, vai além da mera busca pela sobrevivência e procura elementos capazes de fazer a empresa se destacar mesmo com os grandes desafios encontrados em determinados nichos.

E tudo se torna possível justamente pela valorização da estratégia de posicionamento de mercado. Já que ela é um dos pilares principais para uma empresa prosperar. Portanto, é crucial investir o tempo necessário nesse ponto para torná-lo sólido. Além de um elemento norteador da atuação da sua empresa.

Para se posicionar cada vez melhor, é necessário buscar conhecimento sobre o mercado. Uma forma simples e gratuita de fazer isso é assinar a nossa newsletter. Por meio dela, você receberá conteúdos excelentes diretamente no seu e-mail. Aproveite!

Posts relacionados

Deixe um comentário