Por que o posicionamento de marca é importante?

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O posicionamento de marca influencia muito na imagem da empresa e na definição do espaço que ela ocupará no mercado. Basicamente, ele é construído na relação entre empresa e público, levando em conta todos os elementos necessários para melhorá-la e, a partir disso, ser percebido de forma diferenciada pelos clientes.

Esse espaço normalmente é o que outras empresas não ocuparam, ou seja, é identificada uma lacuna dentro de um nicho e determinado empreendimento consegue se posicionar de forma estratégica para preenchê-la.

Portanto, um bom posicionamento de marca e branding auxiliam muito na hora de desbravar mercados e assim aumentar o leque de oportunidades. E como criar uma estratégia de posicionamento de marca? É o que você vai descobrir abaixo. Confira!

Conheça a audiência

Quem almeja que a sua marca seja bem percebida precisa, antes de tudo, conhecer o seu público. Esse conhecimento permitirá oferecer experiências melhores e mais personalizadas conforme a demanda dele.

Essa é uma grande sacada, pois cada vez mais o público deixa de lado o consumo desenfreado e foca na qualidade da experiência, valorizando o custo-benefício mais do que o preço cobrado.

Conhecer a audiência exige estar ciente de quais são os hábitos de consumo dela, quais são suas principais dores e dificuldades, além do que elas enxergam como possível solução. Esse mapeamento ajuda a definir a abordagem que será feita. Tudo isso pode ser feito através de um estudo de geomarketing.

geomarketing

A variação da abordagem se dá conforme as diferenças que cada mercado apresenta. Em termos de posicionamento de marca, não há fórmula pronta, é preciso estudar as especificidades de uma situação, pois as diferenças de um nicho para o outro são muitas.

Sendo assim, o que funcionou para uma empresa do nicho X pode não funcionar para outra do nicho Y. É claro que os cases de sucesso servem como fonte de inspiração, mas eles não devem ir além disso.

Segmente o público-alvo para o posicionamento de marca correto

A segmentação é um dos grandes frutos do estudo acerca do conhecimento do seu público. Ao entender como ele se comporta, fica mais fácil definir quem se encaixa melhor no que a sua empresa entende como cliente ideal.

Dentro de um nicho, há sub-nichos e a própria segmentação pode trazer públicos de características variadas, mas que no fim, convergem na mesma direção, se tornando potenciais consumidores.

Será a segmentação do público que vai dizer de que forma há lacunas no atendimento por parte dos concorrentes, trazendo assim a oportunidade de investir em segmentos identificados nesse estudo. Por meio disso, é possível cativar essa audiência e conquistar a confiança dela de maneira definitiva. Ferramentas de geomarketing podem auxiliar nessa questão.

Estabeleça vantagens competitivas

Para que o posicionamento de marca funcione, é preciso estabelecer diferenciais competitivos. São essas vantagens competitivas que permitem gerar valor ao cliente, driblar a concorrência e se tornar insubstituível.

Esse último item mostra o quanto uma estratégia de posicionamento de marca pode ir longe. Alcançar o status de insubstituível é para poucos. O valor gerado será tão grande que o cliente não cogitará trocar de empresa fornecedora de maneira alguma.

Mas difícil não significa impossível, por isso, vale investir na criação de demandas personalizadas, em um atendimento qualificado e em uma logística de entrega altamente eficiente. Tudo isso vai influenciar na percepção do cliente e, pode sim, fazer com que ele se torne fiel ao ponto de eliminar a possibilidade de ir para a concorrência.

Aumente a visibilidade da marca com o posicionamento de marca

Todo posicionamento de marca bem-feito visa a aumentar a visibilidade de um negócio. De nada adianta ter excelentes processos de franquia se isso não chega até o público. Por esse motivo, é imprescindível investir na promoção do seu negócio para aumentar o alcance das ações.

As maneiras de fazer isso são as mais variadas. O marketing digital é uma delas e vem sendo bastante utilizada pela sua amplitude de possibilidades, podendo maximizar o alcance do negócio de uma forma que o marketing tradicional nem sempre consegue.

Aumentar a visibilidade da marca também exige pensar a longo prazo, pois isso ajuda a criar uma cultura de consumo e a manter padrões de excelência. Esses padrões ajudarão a conservar os clientes antigos e a atrair novos, tornando assim o fluxo de pessoas que giram em torno do negócio muito mais qualificado.

Entenda a importância do posicionamento de marca

O posicionamento de marca tem uma série de vantagens. Algumas já foram expostas durante o texto e outras precisam ser mais detalhadas. É o que você verá a seguir, confira!

Afeta o crescimento

O posicionamento de marca impulsiona o crescimento do negócio por trazer mais consistência à atuação dela. Por isso, é tão importante focar nesse ponto.

Por meio de ações bem estruturadas fica mais fácil elevar o patamar e, em muitos casos, replicar o seu modelo de atuação. Aumento de vendas, abertura de novas unidades e, até mesmo, o franqueamento do negócio são alguns dos frutos gerados por um posicionamento de marca realizado de forma eficaz.

Influencia na percepção do público

A percepção do público precisa ser constantemente alimentada, visto que a forma com que ele percebe uma marca hoje pode mudar amanhã. Tudo ocorre porque os gostos e preferências mudam cada vez mais rápido.

Logo, fica claro que o posicionamento de marca é uma atividade contínua, ou seja, exige monitoramento constante, realização de melhorias e muito estudo. Será isso que permitirá entender como os resultados acontecem e, a partir desse entendimento, buscar meios para melhorá-los.

A qualidade desse posicionamento vai minimizar riscos como, por exemplo, criar ações que gerem uma percepção negativa em massa. Quantos exemplos já vimos disso, não é mesmo? Propagadas, posts em redes sociais, vídeos, tudo precisa estar muito bem encaixado dentro da proposta da marca.

Ajuda a transmitir o propósito da marca

Um posicionamento bem elaborado ajudará a transmitir os propósitos da marca de forma clara. É evidente que, antes disso, eles precisam estar muito bem definidos. Após, é hora de encontrar as melhores maneiras de passá-lo para o público.

Em um rápido exemplo, se uma empresa tem um foco mais sustentável, é importante investir na educação da audiência sobre o assunto, fazendo com que ela entenda a relevância disso e mostrando como os seus produtos se encaixam nessa realidade.

Dessa forma, o processo comunicativo fica mais ágil e poderoso, contribuindo também para que a sua marca se apresente como uma autoridade naquele assunto.

Como vimos, o posicionamento de marca é um dos pilares para manter a boa imagem junto ao público. Além de oferecer experiências melhores e melhorar a percepção acerca da sua empresa. Todo negócio que almeja o sucesso precisa trabalhar essa questão com cuidado, afinal ela afeta o hoje e o amanhã, sendo importante evitar ao máximo o acúmulo de erros nessa jornada.

E uma maneira de realizar esse posicionamento de forma estruturada é contar com ajuda especializada. Por isso, oferecemos toda a nossa expertise para auxiliar sua empresa nesse projeto. Basta entrar em contato conosco e nos falar mais sobre a sua ideia!

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