Afinal, como fazer a sua empresa crescer?

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Ter uma boa ideia, um serviço diferenciado, colaboradores bem capacitados, as contas no azul e uma ótima reputação com o público são bons indicadores de que seu negócio vai bem. Contudo, e para fazer a empresa crescer? Como definir estratégias, planejar, e, principalmente, colocar a mão na massa para prosperar?

A exigência e o dinamismo do mercado pedem por inovação, pensamentos fora da caixa e batalhar muito para não apenas se estabelecer mas crescer constantemente. Definir metas a curto, médio e longo prazo é importante para conhecer seus objetivos e, principalmente, qual caminho deve traçar para atingi-los.

Se você quer mesmo fazer sua empresa crescer, precisa adotar estratégias inteligentes. Confira as seis dicas que listamos abaixo e veja como colocá las em prática para fazer seu negócio prosperar!

guia de expansão empresarial

Investir em recursos humanos

Por melhor que sejam seu produto ou serviço, sem colaboradores capacitados, bem treinados, motivados e dispostos a crescerem junto com você, é difícil sair do lugar. E para garantir que você tem ao seu lado os melhores funcionários que poderia ter é importante investir em recursos humanos.

Não somente para acertar nas contratações, mas também para desenvolver estratégias de engajamento e aprimoramento, é necessário focar na gestão de pessoas. O capital humano sempre foi e sempre será o bem mais precioso de qualquer empresa, mesmo diante de tanta inovação e tecnologia.

Equilibrar o financeiro e a satisfação do cliente

Para que a empresa cresça, é essencial obter bons resultados financeiros, conseguindo não somente estabilidade como também lucro. Entretanto, não é indicado buscar o provento a qualquer custo. É preciso equilibrar o lado financeiro com a satisfação do cliente.

O foco da empresa não deve ser apenas prosperar, mas sim conquistar cada vez mais pessoas. Quando o objetivo é a satisfação da clientela, o aumento do lucro acaba tornando-se um resultado. Se todas as ações são tomadas para que o consumidor seja fidelizado, involuntariamente, tal fidelização gerará um aumento das vendas, e, consequentemente, melhores desempenhos financeiros.

Apostar no franchising para fazer a empresa crescer

Se seu negócio é rentável e diferenciado, porque não apostar no franchising? Por meio das franquias, é possível crescer com cautela, sem precisar de alto investimento. Na prática, você vai repassar aos seus franqueados o seu modelo de operação, transferindo o seu know-how, produtos e serviços a outros pontos comerciais gerenciados por outros empresários.

Na prática, você ganha, além de notoriedade no mercado e a possibilidade de reforçar sua marca e conquistar mais clientes, participação nos lucros, royalties, direitos de uso de imagem entre outros fatores que fazem a diferença.

Contar com uma boa consultoria para fazer a empresa crescer

Você já sabe que a franquia é uma boa ideia, mas como iniciar um modelo de franchising que seja eficiente e rentável? Se aventurar sozinho pode causar inseguranças e fazer você enfrentar dificuldades desnecessárias. Por isso, o ideal é buscar uma consultoria de franquias especializada em formatação de franquias.

Com toda assessoria necessária, o processo é feito de maneira segura e com mais autoridade. Você recebe auxílio com relação às questões jurídicas, de marketing, definição de identidade da marca, divulgação, passagem para os franqueados e muito mais, ou seja, se resguarda em todas as frentes. E faz sua empresa crescer de maneira segura, planejada e estruturada.

Enfrentar a concorrência

Não temer a concorrência, mas conhecê-la e enfrentá-la — esse é o lema do sucesso. É importante conhecer quem compete com você no mercado, e buscar ser melhor. Seja no preço, na qualidade, no relacionamento com os clientes ou no relacionamento estabelecido com eles, é preciso enfrentar a competição de cabeça erguida.

Não estamos dizendo para você ir à guerra, mas sim superar sua concorrência agregando valor ao seu serviço ou produto. Apesar de produtos e metodologias poderem ser replicados, excelência e talento não podem. Por isso, invista sempre no seu pessoal e difunda o mindset de satisfação do cliente em primeiro lugar.

Considerar o licenciamento e o MMN para fazer a empresa crescer

Além das dicas listadas acima, você também pode considerar outras duas soluções. O licenciamento e o marketing multinível (MMN).

O licenciamento de produtos consiste em uma possibilidade que exige baixo custo e gera aumento de faturamento para a empresa, na medida em que implica na permissão concedida a outros empresários de utilizarem seu produto ou serviço. Você recebe royalties e pode ver seu negócio crescer sem precisar investir.

Já o marketing multinível é um modelo de remuneração em alta no mundo todo. Ele consiste no pagamento de bônus, prêmios e comissões a revendedores de produtos. Na prática, implica no recrutamento de distribuidores e revendedores que estarão na linha de frente, comercializando seus produtos com diversos clientes.

Diferentemente do conceito de pirâmide financeira, é baseado em fundamentos éticos e legais. Por isso, requer muito empenho dos profissionais, mas também oferece boas recompensas. Todo revendedor é também empreendedor, já que lucra a partir do trabalho desenvolvido com vendas diretas de produtos e serviços ou ainda indicando novos revendedores.

Conclusão

Conforme mostramos ao longo do texto, fazer a empresa crescer não é uma tarefa fácil. É preciso investir, definir um plano estratégico e batalhar muito para colocá-lo em prática. Entre as seis dicas que explicamos, sem dúvidas, a mais vantajosa é apostar no franchising e na consultoria. Dessa forma, é possível expandir em um ritmo acelerado porém com cautela.

Se sua organização é diferenciada e bem-aceita pelo público, por que não difundi-la? A melhor maneira de crescer sem precisar lidar com alto investimento e capital de giro, novas contratações de funcionários e ainda as operacionalidades da gestão do dia a dia é, sem dúvida, apostar no franchising tendo ao seu lado uma empresa de consultoria especializada em expandir negócios.

Agora você já conhece as principais ferramentas para fazer a empresa crescer e prosperar! Que tal aprofundar os conhecimentos com relação ao franchising e licença de uso de marca? Leia este artigo e entenda quais são as diferenças entre os dois.


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