5 passos para o desenvolvimento de conceito de loja

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A ideia de loja conceito surgiu na década de 90 como uma forma de inovar o formato de apresentação dos produtos para conquistar o cliente. Se você deseja se manter competitivo para, futuramente, expandir os negócios, é bom começar a pensar no desenvolvimento de conceito de loja a partir de agora. Isso porque aderir a um estilo, transmitir a mensagem certa e conquistar seguidores é um trabalho de longo prazo que requer estratégia.

Esse segmento explora recursos visuais e valoriza quesitos como ornamentação e arquitetura. Além disso, ajuda a explorar os aspectos emocionais do consumidor para tornar a experiência do cliente muito mais agradável e intuitiva.

Achou interessante? Então leia o artigo na íntegra para saber a importância de desenvolver um negócio inovador e dicas para colocar o projeto em prática.

Entenda a importância do desenvolvimento de conceito de loja inovador

A cada dia que passa, novas empresas surgem com produtos similares aos que já existem. Sendo assim, qualquer nicho de mercado é altamente competitivo. Então, como fazer com que o consumidor goste mais da sua loja e não das outras?

A necessidade de criar diferenciais competitivos é um fato. Se o segredo de ser bem-sucedido em vendas pudesse ser resumido em uma única palavra, seria inovação. Um exemplo disso é a ideia de loja conceito, que surgiu na década de 90.

É um formato de apresentação de produtos capaz de causar impacto no consumidor. Imagine uma cafeteria na qual o principal item é, claro, o café. Agora, pense se essa mesma cafeteria disponibilizasse uma pequena livraria repleta de livros nas prateleiras e poemas pendurados do teto até a altura média de uma pessoa.

Suponhamos, ainda, que o lugar tivesse um ambiente agradável, sofás coloridos por todos os lados e uma variedade de guloseimas para casar bem com a bebida: pão de queijo, tapioca, salgadinhos.

Não dá vontade de ficar mais tempo, sozinho ou na companhia de amigos? Estratégias como essas podem ser aplicadas em qualquer tipo de negócio, desde que seja feito um estudo. Por exemplo, uma loja de roupas pode dividir espaço com um estúdio de ioga, caso o público-alvo se identifique com a prática de meditação.

Que tipo de produto ou serviço diferente os seus clientes gostariam de encontrar na sua loja? Já parou para pensar nisso?

5 passos para o desenvolvimento de conceito de loja

Não existe uma fórmula pronta para criar um conceito novo, pois essas decisões dependem do mercado, do tipo de público e negócio. No entanto, podemos listar as principais ações para você alcançar excelentes resultados. Acompanhe:

1. Fazer pesquisas de mercado

Uma das etapas mais importantes é, sem dúvidas, olhar para o próprio negócio e visualizar os pontos fracos e fortes. Além disso, identificar fortalezas e transformá-las em diferenciais competitivos. Como fazer isso? Por meio da pesquisa de mercado.

Ela é útil também para apontar os fatores que geram oportunidades, o perfil de clientes e fornecedores, os produtos que podem ser ofertados, possíveis ameaças, entre outros. Com esse recurso, é possível ter uma visão de como se tornar cada vez mais importante para determinada audiência.

2. Analisar o posicionamento da empresa

A percepção que as pessoas têm da sua loja é a mesma que você gostaria que tivessem? Se a sua intenção é liderar o mercado daqui a 5 ou 10 anos e expandir as franquias, é preciso planejar a identificação da sua marca o quanto antes.

O posicionamento é uma postura construída ao longo dos anos. Reflita nos valores que deseja transmitir. Ter uma visão de mercado clara é fundamental para encontrar o caminho mais coerente.

3. Realizar um estudo de geomarketing

Para definir uma boa localização para a loja piloto, nada melhor que fazer um estudo geográfico. Que perfil de público você pretende atingir? Qual a faixa etária, renda média? A maioria é composta de mulheres ou homens?

Analise os pólos geradores de fluxo disponível no entorno, como você pode se beneficiar para converter leads em clientes e obter mais oportunidades para o seu negócio. Jamais confie no achismo. O geomarketing fornece todas as informações para a sua tomada de decisão.

ponto comercial

4. Providenciar a análise de viabilidade financeira

Nenhuma decisão pode ser tomada de forma intuitiva, principalmente na área de finanças. Tudo deve ser calculado: estrutura, aluguel, impostos, matéria-prima, folha de pagamento etc. Dessa forma, é possível saber quanto faturar para cobrir as despesas e lucrar.

Muitas empresas fecham as portas depois de pouco tempo de inauguradas porque os gestores se enganam ao acreditar que sabem lidar com o dinheiro. Nesses casos, tudo o que é investido escorre pelo ralo. Para evitar esse tipo de problema, é importante reconhecer que não dá para confiar no amadorismo e contratar um profissional qualificado.

analise de viabilidade

5. Investir em um ambiente aconchegante

O aspecto do lugar faz toda a diferença em uma loja conceito. Por isso, é importante pensar em cada detalhe: cheiro, música, uniforme dos atendentes, organização do produto, decoração etc. A experiência do cliente é sempre o foco.

Lembre-se de que, hoje, ele não precisa sair de casa para fazer compras. Então, valorizar a oportunidade desse contato e investir em ideias criativas é fundamental para você competir com o mercado online. Então, crie um ambiente convidativo.

Saiba por que contar com uma consultoria é fundamental para o desenvolvimento de conceito de loja

Certamente, você deve ter percebido que não basta ter ideias mirabolantes: é preciso ter conhecimentos técnicos, habilidades específicas e dominar as ferramentas certas para fazer o negócio decolar.

Nesse sentido, ter o apoio de uma consultoria empresarial é como ter a opinião do seu melhor amigo que se formou na Universidade de Harvard e conhece tudo sobre o seu empreendimento. É a visão profissional de alguém que está do lado de fora, entende?

É importante entender qual o propósito da estratégia, saber se sua loja pode ser adaptada para conceito ou se as suas ideias se encaixam no projeto. O trabalho da Goakira é exatamente esse. A empresa oferece um pacote de treinamentos e consultoria, entre outros serviços, como:

  • – estudos de geomarketing;
  • – estudos de mercado;
  • – estudo de concorrência;
  • – análise e definição de posicionamento;
  • – definição detalhada de como será o funcionamento do modelo de negócios;
  • – acompanhamento e implantação da empresa;
  • – expansão do negócio;
  • – Recursos Humanos;
  • – sistemas de logística;
  • – formas de pagamento;
  • – produto;
  • – mix de serviços.

Qual o fluxo de clientes que eu estou atendendo? Desse fluxo, para quantas pessoas eu estou conseguindo vender? Perguntas como essas exigem respostas que só uma consultoria pode dar.

Percebeu como trabalhar o desenvolvimento de conceito de loja requer uma dinâmica diferente de manter uma empresa tradicional? Conte com a parceria de um profissional para controlar o seu faturamento, o ticket médio, a quantidade de clientes que você atende e colocar suas ideias em prática.

Potencialize os resultados da sua empresa. Entre em contato conosco agora mesmo!

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