Aprenda como expandir o seu negócio de maneira segura!

5 minutos para ler

Percebeu que a concorrência está crescendo, mas sua empresa continua no mesmo lugar? Está na hora de entender como expandir seu negócio. Isso não é feito do dia para a noite, é preciso encontrar o momento e a oportunidade adequados para a sua expansão.

Buscar o período certo para alavancar sua empresa é importante para tornar esse processo mais fácil e não correr o risco de perder dinheiro. Para fazer a empresa crescer e entender e o que deve levar em consideração nesse processo, continue a leitura e veja as nossas dicas.

guia de expansão empresarial

Plano para expandir o seu negócio

Toda decisão tomada no seu negócio deve ser precedida de planejamento e organização. Dito isso, o primeiro passo para o seu crescimento deve ser um plano de expansão, que é o projeto do seu modelo de ampliação. Nele devem ser descritos:

  • os objetivos;
  • resultados esperados em cada etapa;
  • riscos e desafios que precisam ser superados;
  • estratégias;
  • possibilidades e necessidade de financiamentos;
  • utilização do capital de giro;
  • projeções de faturamento com a expansão.

Para a sua elaboração é importante que se oriente sobre o tipo de expansão desejada, pois é comum que seja possível aliar mais de um modelo de crescimento. Os principais são:

  • Vendas: crescimento na quantidade de vendas efetuadas;
  • Clientes: ampliação do público-alvo;
  • Produtos: aumento dos modelos e carteiras de produtos ou serviços prestados;
  • Expansão geográfica: ampliação das vendas em outros territórios (cidades, estados e países);
  • Expansão de marca: novas marcas ao nome do seu negócio.

Ter todos os objetivos, estratégias e modelo de expansão em mente é válido para visualizar as suas oportunidades e ameaças de mercado, pois nem sempre o modelo idealizado é o melhor para aquele período.

estratégia de expansão

Conhecimento de mercado para expandir o seu negócio

Você conhece as características e opções do nicho de mercado em que atua? Essa pergunta pode parecer óbvia, mas muitos gestores entendem das atividades exercidas e não sobre o mercado, seus riscos e consumidores.

A maior parte dos setores passa por mudanças constantes e, por isso, nem tudo o que está em alta hoje estará daqui há seis meses. Essa avaliação é importante para evitar passar por expansões que não gerem retorno.

Portanto, antes de colocar as suas ideias em ação, crie um estudo completo de mercado, incluindo as questões do seu setor, seus clientes, as demandas e o seu posicionamento atual no mercado.

Alternativas para expansão

No mundo dos investimentos é muito comum ouvir a frase “nunca coloque todos os ovos na mesma cesta”. Essa dica vale também no momento de estudar como expandir o seu negócio. Ter opções pode salvar você de prejuízos.

No entanto, para ter boas alternativas é importante que conheça o mercado e defina as suas possibilidades sobre o tipo de ampliação.

Assim não precisará ficar dependente de uma única atividade ou nicho do seu mercado, pois a diversificação permite que tenha acesso a diversas demandas e públicos.

Cenário econômico

Posteriormente, outro ponto que deve ser considerado é se está buscando pelo melhor momento de expandir o seu negócio.

Dessa forma, por mais que a sua empresa esteja apresentando bons resultados, é importante que atente e se mantenha atualizado sobre esse aspecto.

Situação da empresa

Uma maneira de identificar o momento ideal para expandir é por meio dos resultados que a empresa apresenta. Então, se o faturamento e todas as contas têm resultados positivos, basta estudar o melhor tipo de crescimento.

Por outro lado, se os rendimentos não estiverem favoráveis, é um erro ampliar o negócio, pois os custos serão altos e com risco de sofrer prejuízos.

Esse diagnóstico da situação e ideal da empresa deve ser obtido por meio de indicadores, principalmente de lucratividade e rentabilidade. Esse estudo de índices precisa fazer parte do seu plano de expansão porque revela características importantes sobre as suas atividades.

Quantia necessária

Depois de documentado, quais são os valores necessários para expandir o seu negócio? Você tem capital de giro o suficiente? Será preciso solicitar empréstimos ou financiamentos?

Essas perguntas precisam fazer parte de seu planejamento, afinal, é fundamental estudar maneiras de captar os recursos necessários, mas, ao mesmo tempo, tomando o cuidado para não afundar a empresa em dívidas.

Decidiu que expandir o seu negócio é uma boa opção?

Ao buscar por maneiras de como expandir o seu negócio, certamente encontrará o modelo de franquias. Essa é a melhor opção de empresas que desejam fazer com que a marca cresça, aumentando assim o seu faturamento e poder no mercado.

expansão de franquias

Nesse artigo falamos muito sobre a importância e necessidade do planejamento. O que acha de se aprofundar no assunto? Continue a sua pesquisa no nosso post sobre o planejamento na medida certa para a sua PME.

Posts relacionados

Deixe um comentário