Aprenda aqui como expandir o seu negócio de maneira segura!

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Tem percebido que os seus concorrentes estão crescendo, mas a sua empresa continua estagnada? Então, está na hora de entender como expandir o seu negócio. Contudo, isso não é feito do dia para a noite, pois é preciso encontrar o momento e a oportunidade adequados para a sua expansão.

Encontrar o período certo para investir na alavancagem da sua empresa é fundamental para tornar esse processo mais fácil, bem-sucedido e, principalmente, não correr o risco de perder dinheiro. Para que saiba como identificar a hora certa de crescer e o que deve levar em consideração, continue a sua leitura e veja as nossas dicas.

Plano de expansão

Toda e qualquer decisão tomada no seu negócio deve ser precedida de planejamento e organização. Dito isso, o primeiro passo para o seu crescimento deve ser um plano de expansão, que é o projeto do seu modelo de ampliação. Nele devem ser descritos:

  • os objetivos da expansão;
  • resultados esperados em cada etapa;
  • riscos e desafios que precisam ser superados;
  • estratégias utilizadas;
  • possibilidades e necessidade de financiamentos;
  • utilização do capital de giro;
  • projeções de faturamento com a expansão.

Para a sua elaboração é importante que se oriente sobre o tipo de expansão desejada, pois é comum que seja possível aliar mais de um modelo de crescimento ao mesmo tempo. Os principais são:

  • expansão de vendas: crescimento na quantidade de vendas efetuadas;
  • expansão de clientes: ampliação do público-alvo;
  • expansão de produtos: aumento dos modelos e carteiras de produtos ou serviços prestados;
  • expansão geográfica: ampliação das vendas em outros territórios (cidades, estados e países);
  • expansão de marca: agregação de novas marcas ao nome do seu negócio.

Ter todos os objetivos, estratégias, riscos e modelo de expansão documentados é fundamental para identificar e visualizar as suas oportunidades e ameaças de mercado, pois nem sempre o modelo idealizado é o melhor para aquele período ou situação que a sua empresa se encontra.

Conhecimento de mercado

Você conhece as características e comportamentos do nicho de mercado em que atua? Essa pergunta pode parecer óbvia, mas muitos gestores entendem somente das atividades exercidas e não sobre o mercado, suas oportunidades, riscos e consumidores, fatores esses que são extremamente importantes para saber como expandir o seu negócio

A maior parte dos setores passa por mudanças de maneira constante e, por isso, nem tudo o que está em alta hoje estará daqui a seis meses. Essa avaliação é imprescindível para evitar passar por expansões que não gerem retorno a médio e longo prazo.

Portanto, antes de colocar as suas ideias em ação, estruture um estudo completo de mercado, incluindo as necessidades do seu setor, dos seus clientes, as possibilidades de demanda e o seu posicionamento atual no mercado. Esses conhecimentos auxiliarão na elaboração de um plano mais realista e condizente com o seu setor de atuação.

Alternativas para expansão

No mundo dos investimentos é muito comum ouvir a frase “nunca coloque todos os ovos na mesma cesta”. Essa dica vale também no momento de estudar como expandir o seu negócio. Ter alternativas, segundas opções e um bom plano B pode salvar você de ter prejuízos.

No entanto, para ter boas alternativas é importante que conheça o mercado e defina as suas possibilidades sobre o tipo de ampliação (vendas, clientes, produtos, geografia ou marca). Assim não precisará ficar dependente de uma única atividade ou nicho do seu mercado, pois a diversificação permite que tenha acesso a diversas demandas e públicos.

Cenário econômico

Outro ponto que deve ser levado em consideração se está buscando pelo melhor momento de expandir o seu negócio é o cenário econômico. Por mais que a sua empresa esteja apresentando bons resultados, é imprescindível que atente e se mantenha atualizado sobre esse aspecto, não só em âmbito nacional, mas também internacional.

Essa orientação é importante considerando que todo o poder de compra do consumidor, o comportamento de mercado, a sua precificação e, consequentemente, o seu faturamento, são influenciados pela conjuntura econômica.

Em outras palavras, esses são fatores que devem ser avaliados durante o seu plano de expansão e conforme as etapas do projeto forem sendo executadas, pois influenciam diretamente no seu planejamento, estratégias utilizadas e, inclusive, no seu tipo ampliação.

Situação da empresa

Uma maneira de identificar o momento ideal para uma expansão é por meio dos resultados que a empresa vem apresentado. Então, se o faturamento e todas as contas têm tido resultados positivos, basta estudar o melhor tipo de crescimento.

Em contrapartida, se os rendimentos, projeção de caixa, taxas de fidelização de clientes e quantidade de vendas não estejam favoráveis, é um erro querer ampliar o negócio, pois os custos serão altos e com grande risco de sofrer prejuízos financeiros.

Esse diagnóstico da situação e comportamento da empresa deve ser obtido por meio de indicadores, principalmente aqueles de lucratividade, rentabilidade e produtividade. Esse estudo de métricas precisa fazer parte do seu plano de expansão. Pois, também revela características importantes sobre as suas atividades e possíveis gargalos produtivos que precisam passar por revisões.

Quantia necessária

Após tudo documentando, quais são os valores necessários para expandir o seu negócio? Você tem capital de giro o suficiente? Será preciso solicitar empréstimos ou financiamentos? A sua empresa tem estabilidade financeira e de gestão suficiente para que instituições financeiras liberem o crédito?

Responder a essas perguntas é um dos aspectos que precisa fazer parte do seu planejamento. Afinal, é fundamental estudar maneiras de captar os recursos necessários. Mas, ao mesmo tempo, tomando o cuidado para não afundar a empresa em dívidas.

Ao buscar por maneiras de como expandir o seu negócio, certamente encontrará o modelo de franquias. Essa tem sido a melhor opção de empresas que desejam fazer com que a marca cresça. Aumentando assim o seu faturamento e poder no mercado. Para ajudar nesse assunto, o mais indicado é que procure por uma consultoria especializada em franquias, pois assim terá ajuda profissional para optar pelo melhor caminho.

Nesse artigo falamos muito sobre a importância e necessidade do planejamento. O que acha de se aprofundar no assunto? Continue a sua pesquisa no nosso post sobre o planejamento na medida certa para a sua PME.

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