7 passos essenciais para abrir um negócio

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Antes de abrir um negócio muitos empreendedores já têm ideia do que produzir ou vender. No entanto, como saber se é isso mesmo o que os clientes querem comprar? O que fazer para descobrir quais são os anseios do consumidor e tomar as decisões mais acertadas?

A resposta para essas perguntas não é nenhum mistério. O melhor atalho é, sem dúvidas, adotar um planejamento estratégico desde os preparativos para a implantação do negócio ao monitoramento dos resultados ao longo do processo.

Sendo assim, vamos apresentar 7 passos para ajudar você a prosperar. Continue a leitura.

1. Defina o posicionamento do negócio

A definição do posicionamento é uma responsabilidade sua. Em outras palavras, ele é construído e disseminado a partir da mensagem que você deseja transmitir. Nem sempre a empresa consegue ser percebida como gostaria. É por isso que essa etapa é tão importante: cada organização deve ter um modelo próprio, personalizado, baseado nas características do negócio.

O que a sua marca tem de tão bom para as pessoas comprarem o seu produto e não o do concorrente? Por um momento, pense nisso como se você fosse o próprio consumidor. Tudo o que diz respeito ao posicionamento pode ser alterado em função do contexto do mercado, mas sempre com uma proposta de valor expressiva.

2. Faça pesquisa de mercado e tendências antes de abrir um negócio

A pesquisa de mercado é a ferramenta capaz de fornecer diversas informações que ajudam a minimizar as incertezas do negócio. Também fornece o perfil completo do cliente nos aspectos qualitativos e quantitativos e apresenta as ações da concorrência.

Além do mais, aponta pontos fortes e fracos, analisa fornecedores de produtos e serviços dentro do sistema de vendas e distribuição, política de preços, formas de pagamento, qualidade, entre outros quesitos.

A estimativa de quanto você vai precisar para começar o projeto e compreender a economia, detectar novas tendências, avaliar a performance dos produtos: tudo isso só é possível com a pesquisa de mercado.

3. Estude o comportamento de compra

Entender o comportamento do consumidor faz toda diferença na hora de colocar a sua estratégia em prática. Quanto mais informações reunir, mais fácil será fazer as vendas decolarem. Afinal, a compra é influenciada por diversos fatores, como: renda, status social, cultura, necessidade ou outros.

Por isso, tão relevante quanto conhecer o perfil do potencial cliente é entender suas necessidades, desejos, crenças e atitudes. Nesse sentido, é sempre bom contar com os recursos da tecnologia e saber utilizá-la a seu favor. Hoje, com o marketing digital é possível ter um registro completo e coletar diversos tipos de dados sempre que for necessário.

4. Faça uma análise da viabilidade financeira

É fundamental que o estudo de viabilidade financeira de um negócio seja feito antes da empresa nascer. No entanto, a mesma necessidade surge diante das oportunidades de crescimento da organização, como é caso da ampliação de mix de produtos.

Em ambos os casos é possível analisar se a ideia realmente pode trazer o retorno esperado, ou seja, você investe com segurança. Uma pesquisa específica para essa finalidade ajuda a ter um olhar sobre a projeção de receitas, custos fixos e variáveis.

Isso é muito útil, pois é fundamental ter uma expectativa de curto, médio e longo prazo. A formação de um capital de giro é outro ponto que deve ser levado em consideração, uma vez que essa ação garante a sustentabilidade do investimento.

planilha de viabilidade financeira

5. Cuide da parte burocrática

Abrir um negócio exige muitas formalidades, como: inscrições, licenças e alvarás. A falta de um documento é capaz de causar atrasos ou, até mesmo, inviabilizar a implantação do negócio. Um deles é o registro na Junta Comercial ou Cartório de Pessoas Jurídicas. É feito depois da obtenção do CNPJ para que a sua empresa passe a existir oficialmente.

O alvará de funcionamento é outro documento necessário. Para adquiri-lo, é preciso ir até a prefeitura da cidade para comprovar que a empresa tem todas as condições estabelecidas por lei para exercer a atividade. Além desses, tem também a inscrição estadual (feita pela internet), licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais.

6. Tenha um mix estratégico de produtos

Para conquistar o maior número de clientes e aumentar o ticket médio de cada um, é necessário criar um bom mix de produtos. Por exemplo, uma loja de calçados vai fazer mais sucesso se prestigiar diversos tipos de público, como: homens, mulheres e crianças.

Entretanto, mesmo que o empreendedor decida trabalhar apenas com sapatos femininos, ainda assim vai ser preciso investir na diversidade de modelos. Afinal, é importante atender às necessidades de mulheres diferentes: enquanto umas adoram salto alto, outras buscam conforto na hora de se vestir.

7. Acompanhe o desenvolvimento do projeto

É preciso ficar de olho em todas as etapas necessárias de antes, durante e depois da abertura de uma empresa. Muitas portas se fecham em poucos anos por falta de um planejamento mas, quem usa estratégias inteligentes, consegue se destacar no mercado e expandir a marca em franquias.

O ideal é contar com a parceria de um consultor empresarial. Dessa forma, é possível fazer pesquisas de mercado efetivas, ter acesso à relatórios e gráficos de desempenho que apontam como, quando e onde investir. Além disso, o serviço inclui assessoria jurídica e ações de marketing para divulgar o seu negócio da maneira correta, sem amadorismo.

Como você viu, abrir um negócio é uma tarefa que exige muitos cuidados. Além da burocracia com os órgãos reguladores, é preciso definir o posicionamento, fazer pesquisas, testes, estudos. O empreendedorismo não é e jamais será um tiro no escuro. Da mesma forma, o sucesso não é uma questão de sorte, mas o resultado de quem sabe usar as ferramentas certas para alcançar voos mais altos.

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