Como gerar mais inovação na sua franquia

3 minutos para ler

Quando se abre uma franquia, o empreendedor deve seguir todas as normas e padrões relacionadas ao branding daquela empresa. Ou seja, muitos aspectos que possuem relação com a matriz já estão definidos e isso é importante para manter a consistência da marca e para que essa seja reconhecível pelo público, independente da unidade. No entanto, por essa razão, muitos gestores de franquias deixam de lado a inovação.

Mas, afinal, será que é possível gerar mais inovação em uma franquia? Certamente, a resposta é sim! E temos dados para comprovar essa afirmação:

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), ao entrevistar cerca de 200 empresas dessa modalidade, concluiu que 91,8% delas investiram freneticamente em inovação, entre os anos 2014 e 2016.

Além disso, cerca de 43,1% dessas comprovaram aumento de rentabilidade após o investimento de inovação.

Por isso, não importa o segmento, seja um comércio, restaurante, food truck, as filiais podem inovar. E é justamente sobre isso que vamos falar hoje!

Continue nos acompanhando e descubra como é possível aplicar a inovação em sua franquia!

1- Conheça bem todos os processos da sua franquia

Antes de mais nada, é extremamente importante frisar que não há como gerar mais inovação na sua franquia, sem ao menos conhecer bem todos os seus processos internos.

Qualquer empreendedor que queira inovar e sugerir novas ideias precisa estar completamente por dentro dos processos vigentes, seja em outras franquias paralelas ou na matriz.

Pensando nisso, se a franquia for sua, uma dica é mapear e registrar quais são os processos internos vigentes.

Se você faz parte de uma franquia de gôndolas para loja, por exemplo, garanta também que você saiba exatamente as características do modelo de negócio e quais são os pontos fortes e fracos.

2- Entenda o contrato de franquia

Além do conhecimento sobre o seu negócio, também é essencial estar por dentro da burocracia do contrato de franquia e os acordos com a empresa franqueadora.

Mesmo com alguns obstáculos, muitos acordos permitem a inovação ou mudanças nos processos. Basta ter uma leitura detalhada e entender quais são os direitos e possibilidades dos franqueados.

3- Observe outras unidades da rede

Se você não está se sentindo satisfeito com a forma como os seus processos internos estão sendo tomados, talvez observar como outros franqueados lidam com determinadas situações pode ser uma ótima alternativa para buscar referências e gerar mais inovação.

Com novos insights, é possível abrir caminhos para a mudança nos processos, desde a organização dos seus recursos, como um carrinho plataforma, até no estilo de contratação de funcionários, entre outros.

4- Faça propostas de inovação

Por fim, depois de conferir as questões anteriores, se você realmente acredita que uma ideia possa dar certo, nada melhor do que desenvolver uma proposta formal para a matriz, que seriam as mudanças esperadas.

Existem vários cases de como isso pode funcionar positivamente. Por exemplo, muitos lanches da empresa McDonald’s foram desenvolvidos justamente pelos franqueados. Inclusive um dos mais populares, o Big Mac!

Agora que você já sabe como é possível gerar mais inovação na sua franquia, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Posts relacionados

Deixe um comentário