Escritório de Arquitetura: tudo o que você precisa saber e exemplos de sucesso

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Uma das coisas mais importantes de qualquer negócio é ter um espaço bem planejado e agradável, para atender às suas necessidades e clientes da melhor maneira possível. Para isso, é claro, precisamos sempre recorrer aos profissionais que planejam os espaços, antes mesmo de começar nossa construção. Por isso, uma boa opção é procurar por um bom escritório de arquitetura.

Afinal, é possível encontrar arquitetos que trabalham individualmente, prestam serviços para uma empresa ou estatal, ou aqueles que atuam em escritório de arquitetura. Este último é a melhor opção para quem tem um negócio ou busca empreender com o próprio negócio.

Nesse post, te explicaremos tudo sobre o trabalho de escritório de arquitetura, suas características, formas de atuação, e listaremos ótimos casos de sucesso para você se inspirar! Então, fique conosco.

O que é um escritório de arquitetura

A prestação de serviços de arquitetura, pode se dirigir a pessoas físicas, empresas privadas ou públicas, já que o desenvolvimento do projeto arquitetônico de qualquer edificação precisa ser feito por um profissional credenciado.

Nesse ponto, a prestação de serviço feita pelo arquiteto pode ser feita de maneira individual ou como parte de uma equipe. E, dessa forma, a abertura de um escritório permite a criação de uma identidade, além do suporte legal de uma pessoa jurídica.

Os serviços prestados por um escritório de arquitetura podem ser o projeto arquitetônico de uma edificação civil, projeto paisagístico, gerenciamento de obras, arquitetura de interiores, planejamento urbano, dentre outros.

O escritório pode ter profissionais dedicados às diferentes áreas, para melhor servir seus clientes, pode se dedicar a um segmento específico da profissão, ostentando nessa área sua identidade de marca, ou ainda podem todos os profissionais se dedicarem às diferentes áreas, em grupo ou com separação de projetos para membros da equipe.

Tais possibilidades são garantidas ao arquiteto através do registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

O escritório de arquitetura, especificamente, é uma forma singular de prestação de serviços de arquitetura, pois funciona como um empreendimento.

Além disso, um escritório de arquitetura cria a sua própria marca, sua rotina de produção, e linha de interesse, o que pode consolidar a empresa dentro do mercado do empreendedorismo.

Em alguns casos de sucesso, um escritório de arquitetura pode, até mesmo, adentrar o mundo do franchising, abrindo novas unidades por meio da venda de patentes. 

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Quais as vantagens de contratar esse serviço?

Para que vamos a um escritório de arquitetura? Ora, os escritórios de arquitetura contam com um time de profissionais com grande portfólio e experiências passadas. Por isso, seus conhecimentos e habilidades geralmente são confiáveis.

Por serem ´profissionais com maior experiência e voltados a atender negócios e empreendedores, são especializados em arquitetura para varejo. Ou seja, são aqueles que sabe todas as táticas, técnicas e mecanismos de utilizar a arquitetura para vender mais. Quer saber quais processos, métodos e estratégias escritórios de arquitetura usam a arquitetura de varejo para vender mais? Então, conheça alguns trabalhos específicos desses profissionais:

Projeto conceito

A elaboração do projeto conceito arquitetônico se trata da atividade criativa do profissional analisando todos os dados necessários sobre o empreendimento para torná-lo mais atrativo, com diferenciais competitivos e pronta para expandir e vender muito desde sua criação.

A evolução da arquitetura de escritórios exige realizar o desenvolvimento do projeto conceito, o profissional analisa itens como concorrência, viabilização financeira do empreendimento, público-alvo, mix de produtos e serviços, ponto comercial, etc.

Visual Merchandising

O Visual Merchandising é uma estratégia que mistura arquitetura e urbanismo, comunicação e marketing. É uma forma de planejar de forma estratégica como os produtos ficarão expostos na loja, a fim de otimizar o potencial do local físico para vender mais.

Ele é completamente pensado ao varejo considerando o comportamento do consumidor e a experiência do cliente; assim, trabalha o projeto de forma a estimular os sentidos das pessoas.

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Por meio do trabalho dos arquitetos, é possível criar um mundo mais agradável, atrativo, confortável, e também solucionar problemas de várias naturezas, entre eles, os problemas de empresas e comércios.

Portanto, se você precisa de um profissional do ramo da arquitetura, e ainda não sabe a quem recorrer, entenda as vantagens de um escritório de arquitetura.


Cases do nosso escritório de arquitetura para varejo

Projeto conceito arquitetônico franquia Grow Power

A Grow Power é uma loja de artigos para cultivo indoor que oferece equipamentos da melhor qualidade ao mercado brasileiro. Com o apoio do escritório de arquitetura GDesign, realizou o projeto arquitetônico, que foi pensado já na possível replicações de futuros franqueados da rede.

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Projeto arquitetônico Doutores da Estética

A empresa Doutores da Estética é uma rede de franquias de clínica estética que, com o trabalho do escritório de arquitetura GDesign, realizou seu projeto arquitetônico de acordo com o conceito da marca.

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Projeto arquitetônico Smart GR

A Smart GR é uma empresa do ramo de Estética e Beleza, com foco em Microagulhamento, Intradermoterapia Pressurizada e Cosméticos de Alta Tecnologia. A empresa vende produtos relacionados aos procedimentos, e o projeto arquitetônico foi feito pensando o visual merchandising da loja.

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Projeto arquitetônico Milli

Para a loja de sapatos Mil e Uma Sapatilhas, foi realizado um projeto arquitetônico pensado no visual merchandising. Após o trabalho do escritório de arquitetura, o CEO da marca afirmou que as vendas aumentaram mais de 30% no mês após inauguração do novo projeto arquitetônico da loja.

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Empresa de arquitetura SP

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Como abrir um escritório de arquitetura?

Se você quer saber como montar um escritório de arquitetura, saiba você será o dono de seu próprio negócio, tendo a autonomia e a responsabilidade que isso traz consigo.

Dessa forma, terá seu próprio CNPJ, será livre de chefes e regimes rígidos já estabelecidos, podendo trabalhar de acordo com suas próprias convicções e interesses.

Isso é ótimo para o profissional de arquitetura, que se sentirá mais livre para seguir seus próprios princípios, e também colabora para os clientes, que terão mais facilidade em encontrar arquitetos que trabalham com o seu perfil. 

Mas não para por aí. O empreendedorismo é sempre uma boa ideia, porque ele traz consigo muitas vantagens para toda a sociedade e, principalmente, para quem empreende.

O arquiteto que decide empreender em sua área, provavelmente, se destacará dos seus colegas de profissão, porque desenvolve habilidades novas dentro do empreendedorismo.

Por exemplo, estratégias de marketing para saber como divulgar escritório de arquitetura, gestão de negócios, de pessoas, conceitos de administração, e, é claro, a ter esperteza, jogo de cintura e a capacidade de lidar com crises muito maiores. 


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O mercado do empreendedorismo nunca se esgota. Você nunca estará estagnado, sem novas metas para sua empresa. Porque sempre há a necessidade de inovar e se adaptar às mudanças do mundo, gerando uma dinamicidade e um potencial de crescer!

Se você quiser, pode transformar seu escritório de arquitetura em um grande negócio, com ótimos lucros, e até expandi-lo para uma rede de escritórios, formando uma franquia.

Sem contar que não há a limitação de lidar com os interesses de chefes, e outros donos, que existem quando você é um empregado. 

Liberdade criativa

Outro ponto super importante dentro da arquitetura é a criatividade. A arquitetura é considerada uma arte, e existem até museus que contemplam construções belas e antigas, como forma de expressão de uma cultura, de um povo ou um tempo.

Sendo assim, a criatividade é um dos pilares fundamentais de ser um arquiteto, e de ter a capacidade de projetar lugares que marquem o tempo e o espaço.

No entanto, muitas vezes, essa criatividade é sufocada pela vida real dos arquitetos, que precisam lidar com chefes, regras, linhas pré-estabelecidas de trabalho e rotinas que tiram toda a liberdade do processo criativo.

Uma forma, talvez, de diminuir essas barreiras do trabalho com a criatividade é começar um negócio, com o seu próprio escritório de arquitetura.

Cabe considerar que, à frente de um espaço autônomo de trabalho, as decisões podem ser mais livres, e pode existir uma facilidade maior ao negociar e trabalhar com o cliente. Afinal, o cliente precisa de espaço para se expressar e conseguir chegar no modelo que mais contempla sua necessidade. 

Sendo assim, a abertura de um escritório de arquitetura como um negócio de sucesso é uma das chaves para conciliar, novamente, a arquitetura com sua criatividade, e conectá-la com sua natureza artística.

Para quem procura um bom trabalho, que se destaque e que tenha efeito sob a perspectiva das pessoas, é sempre preferencial lidar com arquitetos criativos, artísticos e inspirados, livres das amarras do mercado de trabalho. 

Contato direto com o cliente

Outra grande vantagem de ter o próprio escritório de arquitetura é o contato direto com o cliente, e a possibilidade de acompanhá-lo em todo o processo de construção.

O contato com o consumidor final do seu trabalho facilita a realização de um projeto de muitas maneiras, desde a comunicação mais assertiva e direta, até a experiência de criar coisas novas, de diferentes públicos, e para várias demandas.

Sendo assim, é preciso considerar que o contato com o cliente existe porque se trata de um negócio próprio, sem a necessidade de passar pela supervisão ou permissão de outros funcionários ou chefes de uma empresa ou estado.

Com a abertura de um escritório de arquitetura, você não faz apenas parte de uma cadeia de pessoas, com diferentes funções e formações. Você mesmo conduz suas operações, atrai o público interessado, e assim consegue estar na linha de frente do processo produtivo e de negociação.

Além disso, cabe ressaltar que o cliente pode ser melhor atendido com um tratamento humanizado e personalizado, coisa que é muito mais fácil de ser realizada em um negócio autônomo.

Assim, é possível entender de forma mais efetiva quais são as especificidades das demandas dos seus clientes, conversar com eles diretamente, e chegar a um resultado mais satisfatório.

Como anda o mercado de arquitetura hoje?

O mercado de arquitetura no Brasil em 2024 está em plena expansão, impulsionado por uma série de fatores que refletem tanto a recuperação econômica pós-pandemia quanto as novas demandas da sociedade. De acordo com uma pesquisa da Prospecta Analytica, o setor de arquitetura deve crescer 4,5% até dezembro deste ano, sinalizando um otimismo renovado e uma série de oportunidades para profissionais e empreendedores da área. Para as empresas de consultoria de franquias, esse cenário representa um momento estratégico para orientar investidores interessados em explorar o mercado de arquitetura.

A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças profundas na forma como as pessoas vivem e trabalham, influenciando diretamente o setor de arquitetura. A necessidade de adaptar espaços comerciais e residenciais às novas exigências de segurança e funcionalidade abriu um leque de oportunidades para arquitetos. O home office, por exemplo, consolidou-se como uma prática permanente em muitas empresas, o que gerou uma demanda crescente por projetos de ambientes domésticos que conciliem conforto, ergonomia e produtividade.

Além disso, a busca por sustentabilidade e eficiência energética tem se intensificado, com consumidores e empresas cada vez mais conscientes da importância de projetos arquitetônicos que minimizem o impacto ambiental. Nesse contexto, escritórios de arquitetura que oferecem soluções inovadoras e sustentáveis estão em vantagem, podendo se destacar no mercado e atrair uma clientela mais ampla.

Para investidores e empreendedores, o mercado de arquitetura oferece oportunidades promissoras, especialmente no modelo de franquias. Escritórios de arquitetura franqueados têm o potencial de expandir rapidamente, aproveitando o know-how, a marca e o suporte operacional das franqueadoras. Essa é uma tendência que vem ganhando força, à medida que mais arquitetos percebem os benefícios de associar-se a uma marca consolidada para alavancar seus negócios.

Um dos principais atrativos para investidores é a previsibilidade e a segurança que o modelo de franquia proporciona. Em um mercado em crescimento, como o de arquitetura, a estrutura e o suporte oferecidos por uma franqueadora podem ser o diferencial necessário para garantir o sucesso do negócio. Além disso, as franqueadoras de arquitetura costumam oferecer treinamento contínuo e atualizações sobre as últimas tendências do setor, permitindo que os franqueados mantenham-se competitivos e inovadores.


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O que preciso para abrir um escritório de arquitetura?

Abaixo falaremos sobre as necessidades legais para abertura de um escritório, mas quais outras características são necessárias para isso?

Estrutura

Para definir a infraestrutura necessária para abertura de um escritório é necessário conhecer principalmente quantas pessoas trabalharão nesse espaço.

Para um grupo de 4 pessoas, seria um tamanho adequado, um espaço de cerca de 60 m². Mas algo fundamental para esse ramo é a ambientação e decoração, características que podem demonstrar o objetivo e a personalidade daquele negócio.

A sensação passada ao cliente, poderá dizer de sua abertura a fazer negócio ou não. Mas há diferentes ramificações dessa área comercial, e com isso se expandem as possibilidades de lugares. Mas falando de uma forma geral, um escritório pode possuir:

Recepção, espaço agradável para receber os clientes. Banheiros, principalmente com separação feminina e masculina. Sala de trabalho, onde os profissionais poderão exercer sua atividade.

É importante que haja espaço adequado para todo o time, assim como infraestrutura adequada às necessidades de cada um, se houverem diferenciações de atividades exercidas, como arquitetos, paisagistas, administrador das obras, etc.

Sala administrativa, espaço dedicado a atividades de gestão da empresa. Também podem ficar ali equipamentos e materiais de apoio. Copa, com filtro, cafeteira, geladeira, e aquilo que acharem conveniente para o bem estar da equipe.

E por fim, uma sala de reuniões, que pode servir à própria equipe ou apresentações a clientes. Nessa sala é bom que haja a infraestrutura para essa apresentações e discussões.

Um time

O tamanho da equipe é também dependente do tamanho que se deseja para o escritório, mas é possível definir alguns postos de trabalho importantes a serem preenchidos. São eles:

Administrador, que será responsável pela administração geral do negócio. É comum que este seja o próprio empreendedor. Arquiteto, profissional de maior notoriedade nesse ramo.

Deverá ter a responsabilidade técnica pelos projetos assinados pelo escritório, além de ser aquele que desenvolverá os projetos técnicos. Além desses, existem funções de apoio dentro do escritório.

Auxiliar técnico, que poderá ser de diferentes áreas do conhecimento, projeto, desenho, edificações. Recepcionista, para atendimento aos clientes, e auxiliar de serviços gerais.

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Planejamento Estratégico

Tópico fundamental para todo negócio de sucesso, o planejamento estratégico deve iniciar junto ao planejamento de fundação da empresa. Dos temas a serem pensados podemos citar alguns que não podem ser esquecidos.

Deve ser pensado em qual nicho de mercado a empresa deseja entrar, se irá buscar grandes empresas, para projetos de grande porte, ou residências, para projetos de simplicidade e valor inferiores.

Mas também é bom definir quais as características serão marcadas como a “cara” dessa empresa, pois é ela que chamará a atenção do público que desejar aquelas características. 

Outro tema central deverá ser o planejamento financeiro. O início de cada ano deverá ser acompanhado de um orçamento anual. Ele deverá vir acompanhado de metas e objetivos palpáveis, que devem também considerar o pior cenário possível, pois é um mercado instável, com mudanças e incertezas.

O ponto de partida para esse planejamento, poderá ser o histórico do profissional com responsabilidade técnica. Além disso, deverão ser considerados o fluxo de caixa, necessidade de capital de giro, fontes de receita, modelos de precificação, entre outros.

Todas as entradas e saídas deverão ser acompanhadas de perto, com registro de contas e estimativa constante se o observado está de acordo com os objetivos estimados.

Não se esqueça do marketing!

Talvez seja esse o ponto chave de qualquer negócio de sucesso. Sem alcançar o público alvo, não serão alcançados os objetivos comerciais da empresa. Portanto, poderão ser vários os caminhos utilizados para se alcançar essas pessoas.

A depender do tamanho da cidade e foco do negócio poderão ser utilizados diferentes métodos. Anúncios em sites, digital influencers, propagandas impressas em revistas, as possibilidades são inúmeras, e esse certamente não deverá ser um ponto esquecido ao criar sua empresa. 

Questões legais

A profissão do arquiteto passou a ser regulamentada em 2010 pela lei federal nº 12.378. Também foi criado o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), no âmbito do Brasil e das unidades federativas (UF).

Dessa forma a prestação de serviços de arquitetura deve ser feita por profissional registrado no CAU, de forma semelhante ao que acontece em outras áreas, como prestação de serviços de engenharia por profissionais associados ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Se abrir um escritório para exercer sua atividade, for sua escolha, vamos às exigências legais específicas:

Como dito anteriormente, é necessário que o profissional que irá possuir a responsabilidade técnica no escritório tenha registro no CAU, e também o escritório deverá ser cadastrado.

Além disso, é necessário registro na junta comercial, registro na secretaria da Receita Federal (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ), registro na prefeitura municipal para obter o alvará de funcionamento, cadastro na Caixa Econômica Federal, através do sistema “Conectividade Social – INSS e FGTS” e enquadramento na Entidade Sindical Patronal.

Ainda, é bom lembrar, que pode ser necessário uma consulta prévia na prefeitura da cidade para conhecer o endereço sob a Lei de Zoneamento. Também é necessário observar as leis do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e conhecê-las para não correr o risco de infringí-las.

Algo também relevante, é lembrar que a lei nº 123/2006, Estatuto da Micro e Pequena Empresa, estabelece condições especiais para essas empresas, o que pode ser grande vantagem para o empresário que está buscando iniciar sua empresa, inclusive com redução ou isenção de taxas de registro e licenças, entre outras características.

Para os trâmites legais, pode ser de bom auxílio o apoio de um contador, que será bom conhecedor de todos os procedimentos necessários, principalmente pelo processo de abertura de empresa ser de uma área de conhecimento muito distinta do trabalho do arquiteto.

Conclusão

Um escritório de arquitetura é uma ótima opção para quem quer começar um negócio de sucesso dentro da área, e colaborar para a criação de soluções em obras, interiores e para a realização de sonhos.

É claro que é preciso, contudo, ser cuidadoso antes de abrir o seu escritório, e atentar-se para como anda o mercado, e para o tamanho do negócio que você pretende criar.

Lembre-se, no entanto, que a Goakira Consultoria pode ajudá-lo em todas as etapas de desenvolvimento do seu escritório de arquitetura, e também em futuras questões que possam vir à tona.

Temos profissionais especializados em Administração, Direito, Contabilidade e até mesmo em Arquitetura para auxiliá-lo. Não deixe de acompanhar os detalhes financeiros, legais e também de marketing, para garantir que seu escritório cresça. Quem sabe, um dia, ele até se torne uma franquia!

Se você, no entanto, está procurando um bom escritório de arquitetura para realizar o seu projeto, não deixe de avaliar quais são as melhores possibilidades dentro dos escritórios que listamos.

Lembre-se de que é necessário tratar com profissionais sérios, e que vale a pena pagar o valor correto por isso! Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais, para não perder os próximos posts:

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