Empreendedores que desejam obter um negócio de sucesso precisam considerar que o ambiente da loja física tem que causar uma impressão marcante no cliente. Para isso, existe o visual merchandising, uma estratégia para pontos de venda que aplica uma série de técnicas que proporcionam uma experiência completa de estímulos visuais e outras sensações. Porém, muitos ficam na dúvida de como fazer visual merchandising.
Por isso, nós trouxemos um post detalhando o processo de planejamento do visual merchandising. Então, se você tem interesse em saber mais sobre essa estratégia, continue lendo!
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O que é visual merchandising?
De forma geral, o Visual Merchandising é uma estratégia da área de Arquitetura e Design de interiores que busca valorizar os produtos e a marca de uma empresa.
Assim, é pensado para criar um clima que estimule a compra com apelo visual e diversas sensações, como o uso de sons ou perfume, por exemplo. Por isso, se relaciona à experiência do consumidor, fator importante no varejo.
A arquitetura e design do interior da loja importam muito, já que 70% das decisões de compra são feitas diante da gôndola, segundo o estudo de comportamento da Nielsen. Por isso, um ambiente totalmente pensado por profissionais a fim de influenciar essa decisão é essencial para o dono de um comércio que quer ter vendas excelentes.
Considerando que, nos dias de hoje, as compras online – por delivery, e-commerce, marketplace – estão cada vez mais predominantes no comportamento do consumidor. Por isso, é essencial que os responsáveis pelo varejo pensem detalhadamente sobre a atração da sua loja física.
Nesse sentido, o Visual Merchandising se destaca como uma ótima opção. Se você quer saber as vantagens e como ele é feito, continue lendo.
Quais os benefícios do visual merchandising?
Com o visual merchandising, o cliente tem uma experiência completa diferente de qualquer outra loja, o que impacta sua decisão de compra e, posteriormente, sua fidelização.
Nesse sentido, o visual merchandising trabalha diretamente com a satisfação do cliente ao influenciar suas sensações de forma positiva. O intuito, então, é atraí-lo e conquistá-lo. Esse processo de conquista e venda inclui muitos fatores individuais excelentes.
Identidade da marca
Todos os detalhes do visual merchandising são pensados de acordo com a identidade da marca. Assim, os arquitetos consideram os valores da empresa, sua missão, sua persona, a paleta de cores necessária e outros fatores importantes.
Essa adequação resulta em uma padronização para a empresa, bem como o reforço de sua imagem no mercado. Nesse sentido, seu negócio pode se destacar diante dos concorrentes, já que estará adaptado a fim de agradar o público-alvo e, por isso, será mais lembrado por ele.
Um exemplo de visual merchandising de destaque é a franquia que vende sandálias e calçados plásticos, Clube Melissa. Para seu público jovem e antenado, o vm da marca é pensado com cores chamativas, bem como formatos modernos e disruptivos. Porém, o que as pessoas mais lembram quando pensam na loja é o cheiro dela. Ela se destaca no mercado por causa de seu perfume viciante de plástico, que com certeza fica preso na cabeça do consumidor.
Por isso, o visual merchandising pode tornar sua loja inesquecível para os clientes.
Visibilidade e vendas
Assim como no exemplo dado anteriormente do Clube Melissa, o visual merchandising possibilita uma visibilidade maior à marca, já que ela se destaca dos concorrentes com seus detalhes que estimulam as sensações dos consumidores.
Se seu comércio tem uma arquitetura pensada em visual merchandising, terá um ambiente que considera os estímulos sensoriais das pessoas (visão, audição, tato, olfato, paladar).
Por isso, tem mais chances de atrair clientes, automaticamente aumentando as vendas. Além disso, pode agradá-lo, o que será garantia de que ele vai querer comprar de novo. Essa fidelização do cliente é muito importante a longo prazo, já que é responsável por ainda mais vendas para os consumidores que retornam ao comércio.
Agora que você entendeu a importância do Visual Merchandising na sua loja, entenda como fazer!
Passo a passo do VM
1. Entenda seu público
O primeiro passo para qualquer comércio que deseja uma boa estratégia de marketing é conhecer seu público.
Para isso, é importante fazer pesquisas e estudos sobre a persona. Isso vai muito além de dados demográficos, como gênero, idade e poder aquisitivo, por exemplo.
Entender o público requer de forma aprofundada requer saber do que seus clientes gostam, procuram, quem são, seu comportamento no dia a dia, suas opiniões…
Dessa forma, ao entender seu público-alvo, você pode definir quais fatores podem se destacar para eles e, assim, aplicar na sua loja. Complementar o público com sua marca é uma das tarefas mais importantes para empresários que buscam sucesso.
2. Construa um estilo próprio
Depois de entender seu público, que é único, você precisa complementá-lo e, assim, construir seu estilo.
Assim, você cria sua identidade sólida da marca, e então poderá pensar em todos os detalhes físicos dos estabelecimentos.
3. Invista no layout e ambientação
Pense na ambientação do seu estabelecimento. Nesse sentido, é importante investir em uma arquitetura e decoração que comunique ao consumidor a mensagem específica que você quer passar a ele.
Assim, o local precisa ser feito pensado na proposta do seu comércio, voltadda para a identidade da sua marca. Então, considere cada espaço do estabelecimento, levando em conta seu visual. Além disso, não esqueça que, acima de tudo, o ambiente precisa ser extremamente confortável para o público. Afinal, isso afeta diretamente a experiência do cliente.
4. Estimule todos os sentidos
Como mencionamos, explorar e estimular os sentidos é uma estratégia excelente para quem quer conquistar o cliente com o Visual Merchandising.
Para isso, é importante se atentar à iluminação, sonorização e climatização do ambiente, por exemplo. Eles são aspectos essenciais para criar um visual merchandising que vende. Esses fatores interferem no conforto do cliente e podem influenciar seu humor. Afinal, quem não gosta de uma música de fundo animada que te acalme? Ou um clima agradável, sem ser muito quente nem muito frio? É claro que, também, a iluminação é fundamental, pois pode favorecer os produtos e evocar sentimentos positivos nos clientes.
Dessa forma, você já está trabalhando a audição e a visão de quem confere seu estabelecimento.
Os estímulos visuais vão muito além, já que a decoração e os móveis precisam ser pensados de acordo com o estilo da sua marca. Além disso, usar as cores ao seu favor não pode ser deixado de lado.
Nesse sentido, existem estudos aprofundados sobre a psicologia das cores e como elas podem influenciar a mente e o emocional das pessoas. Assim, você pode ter um bom controle sobre suas percepções.
5. Conte uma história
Contar uma história é fundamental para comunicar perfeitamente aos clientes quem é sua marca e quais as vantagens de comprar seu produto.
Com o storytelling, você evidencia os benefícios da sua marca, dessa forma podendo convencê-lo a adquirir sua mercadoria.
6. Deixe espaços vazios
Organizar os espaços vazios é tão importante quando organizar os “cheios”. É preciso considerar, por exemplo, que um ambiente com muitos itens pode gerar confusão e desconforto. O local precisa ser agradável e transmitir conforto.
Esses espaços podem ser preparados para usar em situações específicas, como eventos pontuais, por exemplo.
Use as dicas de visual merchandising para ter uma arquitetura que vende
A estratégia de visual merchandising usa a arquitetura e marketing de forma a te auxiliar a alcançar os melhores resultados. Por isso, o uso do vm pode ser decisivo no sucesso da sua empresa.
Podemos entender, então, que essa é uma estratégia para empresários considerarem investir ao abrir um estabelecimento comercial. Se você é empreendedor e quer ter sucesso com maior segurança, considere conversar com um time de especialistas em Visual Merchandising.
Se você quer entender mais sobre o assunto ou tem interesse em ver exemplos de lojas pensadas com visual merchandising, confira o instagram da GDesign, onde sempre postamos conteúdo de qualidade.