Arquitetura empresarial: como melhorar o seu negócio com a arquitetura?

22 minutos para ler

A arquitetura empresarial é uma forma de alavancar os resultados do seu time. A arte é uma das formas mais eficazes de criar elos e de estabelecer laços afetivos. A arquitetura, como uma forma de arte, é capaz de promover muito mais bem-estar, felicidade e bons relacionamentos entre as pessoas dentro do ambiente de trabalho. É para isso que a arquitetura empresarial trabalha: para tornar o escritório, ou espaço de convivência de uma empresa, um lugar que provoque boas sensações, organização e melhor desempenho. 

A arquitetura empresarial tem se tornado mais popular ultimamente, depois de muitos anos de padronização dentro dos escritórios. Por isso, muitos chefes se perguntam se a arquitetura empresarial é realmente algo importante e que traz impactos reais. De fato, um ambiente empresarial personalizado, funcional, e que atenda a todas as necessidades do time faz toda a diferença não só para os funcionários, mas também para o time coletivo, para os resultados da empresa, e até para os assuntos econômicos da organização. 

Afinal de contas, você já pensou que precisava “arrumar a mesa, ou o quarto/escritório, antes de começar a trabalhar, porque não consegue render em um ambiente desarrumado? É esse o mesmo princípio da importância da arquitetura empresarial. Aliás, você certamente conhece uma pessoa que desistiu de trabalhar em uma empresa porque era um ambiente “desorganizado demais”. Dessa forma, fica claro que um ambiente planejado, organizado e esteticamente agradável pode melhorar os resultados da empresa.

Foi pensando nos melhores rendimentos do seu ambiente corporativo que preparamos este artigo sobre arquitetura empresarial. Se interessou pelo assunto? Fique conosco até o final do texto, e boa leitura! 

Arquitetura empresarial

O que é arquitetura corporativa?

A arquitetura empresarial, também chamada de arquitetura corporativa, é um ramo da arquitetura que se dedica a projetar e a criar ambientes empresariais com o objetivo de melhorar os resultados daquela empresa. Esse tipo de arquitetura foca na projeção de um espaço funcional, que atenda a todas as necessidades do grupo, na utilização do espaço da melhor maneira possível, na decoração e na ergonomia. 

De maneira geral, o objetivo da arquitetura empresarial é tornar os processos da empresa mais rápidos, por meio de uma organização muito funcional, criar ambientes diferentes para as atividades e momentos, criar uma sensação agradável e prazerosa para os funcionários que trabalham ali, e tornar todo o ambiente saudável e fisicamente confortável – ergonômico – para todos. Assim, investir em um projeto de arquitetura empresarial é não só uma questão estética, ou um luxo, mas é investimento em resultado e no dia a dia da sua empresa.

A arquitetura empresarial pode ser feita por qualquer profissional, mas há especialistas na área, que ou fizeram uma pós-graduação focada em arquitetura corporativa, ou que trabalham em um escritório focado na área, ou em uma empresa especialista nisso. Porém, o arquiteto empresarial precisa ter preocupações muito mais específicas que um arquiteto residencial, por exemplo. Ele precisa conhecer quais atividades serão desenvolvidas em cada ambiente, qual é a mesa de cada funcionário, etc, para conseguir fazer o projeto mais funcional e personalizado possível.

Outro ponto relevante da arquitetura empresarial é que ela é capaz de criar uma unidade entre a identidade visual da marca e seu escritório físico. Assim, a marca se consolida ainda mais, com um design aplicado, inclusive, nas suas dependências físicas. Caso clientes visitem o espaço, eles certamente terão mais afinidade com a marca, além de que os próprios funcionários desenvolvem uma relação mais íntima com a empresa, tendo mais facilidade em realmente “vestir a camisa”.

Você certamente já visitou, ou ouviu falar, de empresas que tinham espaço de descanso e lazer para os funcionários, com design agradável, com cores e decoração personalizadas, em que os trabalhadores se sentem acolhidos e com bem-estar. Esses lugares, certamente, aumentam a satisfação de quem trabalha lá, e assim o rendimento também acaba sendo maior. E eles são exemplos perfeitos de arquitetura empresarial. 

arquitetura empresarial

Qual a importância de fazer um projeto de arquitetura empresarial?

Muitos pensam que pensar em um projeto de arquitetura empresarial não passa de uma “frescura” ou de uma “regalia” para empresas que querem ter um charme novo, ou que querem inovar. Assim, forma-se a ideia de que a arquitetura empresarial não estaria alinhada a resultados, melhorias, e que não teria uma importância real.

Na verdade, a arquitetura corporativa surge como uma solução para problemas antigos, que vinham prejudicando várias empresas ao longo do tempo. Alguns problemas como grande rotatividade de funcionários insatisfeitos, insalubridade no trabalho, Lesão por Esforço Repetitivo (LER) por falta de ergonomia, baixa produtividade, dificuldade em consolidar a marca e a identidade visual e desorganização do espaço. A arquitetura empresarial representa uma só solução para todos esses problemas que sempre existiram.

Começando com a rotatividade de funcionários, é muito comum encontrar empresas em que os trabalhadores entram e saem muito rápido, despendido dinheiro e esforços em novas contratações, além de perder talentos que poderiam ser muito benéficos para a empresa. A arquitetura corporativa reduz esse movimento, ao passo em que faz com que os empregados se sintam mais confortáveis e felizes no ambiente de trabalho.

Um espaço bem planejado para trabalho em grupo cria unidade, alegria, e faz com que os funcionários sintam empatia pelos seus chefes, que pensaram neles ao investir em arquitetura empresarial. Além disso, com espaços para lazer, para fazer lanches e com espaço de trabalho confortável e ergonômico, os funcionários ficam mais saudáveis e felizes, impactando também na produtividade deles.

Evitando acidentes de trabalho, LER e lesões na coluna dos funcionários que trabalham sentados, a empresa também economiza uma boa quantia que talvez fosse ser paga em indenizações, funcionários doentes e processos.

Outro problema resolvido pela arquitetura empresarial é a consolidação da marca. Se uma empresa cria um ambiente pensando em sua identidade visual, paleta de cores, e também prezando pelos seus princípios e valores, se torna muito mais fácil que ela seja uma marca forte, lembrada por todos e reconhecida. Sabe aqueles detalhes que são capazes de nos fazer nos encantar por uma marca, e nos fazer lembrar dela com carinho? Por mais que sejam detalhes, eles são o que mais importa na hora de conquistar clientes.

Assim, percebemos que a arquitetura corporativa é muito importante para o mercado em geral, pois traz inovações necessárias e demandadas há gerações de empresários que decidiam seguir o tradicional. A arte, enquanto uma área mais sensível e até detalhista, pode parecer sutil, mas é capaz de melhorar muito os resultados de uma empresa. Com isso, entendemos que a arquitetura voltada para empresas tem papel fundamental no mercado atual. 

Vantagens da arquitetura empresarial

Como você já deve ter percebido, é muito vantajoso para qualquer empresa investir em um projeto bem feito de arquitetura empresarial. Porém, essas vantagens vão muito além do raso e do óbvio, alcançando benefícios em várias áreas diversas, e podendo fazer toda a diferença na situação da empresa no mercado.

São vantagens que saem da simples estética, ou de tornar os funcionários mais felizes, mas perpassa também os campos econômico, comercial e até mercadológico da marca, tornando-a mais competitiva e saudável.

Afinal de contas, hoje em dia, com a intensificação dos debates sobre direitos humanos, e com a formação cada vez mais elevada da população, os funcionários de uma empresa exigem boas condições de trabalho, e cabe à corporação oferecê-las. Além disso, é difícil permanecer em um mundo com cada vez mais empresas ganhando certificado de “Great place to Work” e permanecer seguindo o mesmo padrão tradicional, sem pensar nos funcionários. 

Confira as maiores vantagens de aplicar a arquitetura empresarial no seu negócio, e se surpreenda:

Aumenta a produtividade

Você já percebeu como o nosso rendimento em um local que promove concentração é maior? Experimente, por um dia, estudar ou trabalhar em uma biblioteca aconchegante e veja a diferença. A produtividade do time de uma empresa melhora muito após a execução de um plano de arquitetura empresarial. Isso porque os funcionarios ficam mais motivados, concentrados e compenetrados no seu trabalho.

Por exemplo, se uma empresa trabalha com criação e trabalho em grupo, é interessante planejar um ambiente interativo e que estimule a criatividade, além de criar um espaço próximo entre os diferentes funcionários, promovendo uma interação mais intensa. Porém, se se trata de uma empresa de economia ou negócios, é mais interessante deixar à mostra telões com os números reais do dia, e deixar os funcionários confortavelmente separados. Se a empresa faz um serviço que exige muita concentração, é mais inteligente criar um ambiente bem espaçoso, em que cada um consiga imergir sem distrações no trabalho. 

Assim, a arquitetura empresarial é o serviço perfeito para pensar em cada aspecto de uma empresa, em suas necessidades, características, e personalizar um espaço visando o aumento de rendimento e produtividade. O ambiente em que estamos influencia muito nossas conexões neurais, e causa sensações específicas que estimulam o alto ou baixo rendimento. 

Tire suas dúvidas sobre arquitetura corporativa com um especialista

Proporciona um elo entre funcionários e empresa

Todo funcionário se sente mais motivado quando a empresa demonstra se importar com ele, nos mais diversos aspectos. Com o espaço de trabalho não é diferente. Quando a corporação tem a preocupação com a saúde, bem-estar e qualidade de vida dos funcionários, eles se sentem mais gratos e confiantes nela, gerando um elo de fidelidade.

É muito bom que os empregados tenham uma sensação de reconhecimento e gratidão à empresa, pois eles terão menos propensão a pedir demissão por insatisfação com algum aspecto. Além disso, funcionários que “vestem a camisa” costumam pensar como chefes, e trabalhar para o sucesso do lugar onde estão.

Além disso, a arquitetura empresarial colabora para que os próprios funcionários interajam e colaborem entre si. Por exemplo, se existem espaços de descontração e descanso, é comum que os trabalhadores consigam interagir, fazer amigos e criar elos dentro do ambiente de trabalho, e isso também é benéfico para a corporação. Outra opção são os funcionários que trabalham perto um do outro, que podem criar amizades e colaborar uns com os outros. 

Dessa forma, a arquitetura corporativa consegue aumentar a sensação de satisfação e empatia tanto de funcionários com funcionários, quanto de chefes e funcionários e vice-versa. Tudo isso em decorrência da maior satisfação, e dos espaços de interação coletiva. Como resultado, surge uma corporação mais amistosa, satisfeita, e que se sente feliz em estar no ambiente de trabalho. 

Retém talentos

Você empreendedor certamente não quer ter todo o trabalho de fazer um processo seletivo, encontrar um grande talento em uma pessoa que cumpre exatamente – ou até mais – com suas necessidades, e depois de contratá-la, se surpreender com sua repentina demissão por não estar feliz na empresa. Esse é um caso infelizmente possível e mais comum em empresas que não se preocupam tanto com seus funcionários, e que não prioriza o seu bem-estar. Ter trabalhadores felizes é prerrogativa da maioria das empresas que dão certo. E a arquitetura empresarial é uma forma de fazer isso.

São muitos os fatores que podem provocar a perda de um talento por uma corporação, mas o que é certo é que isso tem muitas consequências. Primeiro, todo o trabalho e dispêndio de entrevistar novas pessoas, o que, se for um processo seletivo, pode custar muito caro e demandar um time para isso. Segundo, pode ser que não se encontre um talento parecido, ou que se tenha dificuldade em localizar um funcionário que entregue um bom serviço, como é necessário. 

Assim, a arquitetura corporativa pode te ajudar a evitar perder talentos, mas atraí-los para a empresa. Ao saber que o local de trabalho é positivo para todos, e ao conhecer a marca consolidada, as pessoas tenderão a almejar uma vaga na corporação. Além disso, os funcionários que já estão lá terão menos tendência a procurar sair. 

colaboradores são fundamentais

Proporciona ergonomia para os trabalhadores

A ergonomia é a área que estuda cientificamente a relação humana com outros elementos, e se utiliza de teorias, princípios, dados e métodos para melhorar o bem-estar e o conforto das pessoas. Assim, essa ciência promove a saúde e preserva de lesões no trabalho, por exemplo. Pode-se dizer que um ambiente é ergonômico quando ele é capaz de acolher as pessoas confortavelmente, de maneira a acomodar suas necessidades e preservar sua saúde. A ergonomia é muito importante no ambiente de trabalho, já que lá é que as pessoas ficarão a maior parte do seu tempo. 

Uma das preocupações da arquitetura empresarial é justamente proporcionar a ergonomia no ambiente corporativo. Muito além da estética e da harmonia do ambiente, a arquitetura empresarial se preocupa com a funcionalidade, sustentabilidade, e conforto de todo o espaço que está projetando. Assim, a ergonomia entra como um dos principais focos, porque é muito importante que quem esteja na empresa se sinta confortável, principalmente quando é para o trabalho.

A ergonomia é feita pensando, por exemplo, na altura das cadeiras e mesas, na largura, e geralmente é até preferível que elas sejam ajustáveis. Também é importante que a coluna dos funcionários fique bem acomodada, para evitar lesões e problemas futuros. Outros itens como suporte de computador, de mouse, apoio para os pés e poltronas de descanso confortáveis são relevantes dentro da ergonomia do trabalho. 

Aumenta a saúde e bem-estar no ambiente

Toda a saúde dos profissionais é priorizada em um projeto de arquitetura corporativa. Com todos os aspectos que já mencionamos, somados, o efeito é uma melhor saúde e qualidade de vida para todos que estão ali. E quando falamos de saúde, não estamos nos referindo somente a ergonomia e saúde física, mas também da saúde mental e integral dos funcionários. Com um espaço bem estruturado, mais interação entre colegas, se sentindo acolhidos pela empresa, focando no trabalho sem distrações, e tendo uma boa qualidade de vida, a saúde física e mental dos funcionários é preservada.

E tudo o que uma empresa quer é funcionários saudáveis. Assim, eles comparecem mais ao trabalho, têm menos chances de pedir afastamento, de pegar atestados, e de pedir para sair, e de até mesmo processar a corporação por acidente de trabalho, etc. Além disso, com um ambiente ergonômico, também se evita acidentes, pois todos são respeitados.

Dessa forma, podemos compreender que a arquitetura corporativa tem um alcance muito maior que somente a estética, mas ela pode impactar nos mais diferentes e importantes aspectos da vida dos trabalhadores e do ambiente de trabalho. Até mesmo o ritmo de produtividade e ganhos da empresa podem ser impactados pelo investimento em um bom projeto de arquitetura empresarial. Por isso, vale muito a pena pensar no bem estar da empresa e dos funcionários, e aderir a um projeto de arquitetura voltada para empresas personalizado. 

Reforça os valores da marca

Os valores de uma empresa são aquilo que ela tem de mais forte e importante. É por meio deles que estratégias e metas são traçadas e atitudes são tomadas. Sendo assim, é imprescindível que todos os envolvidos com a marca absorvam esses valores e abracem o ritmo da empresa. Esses valores irão refletir na escolha de identidade visual, modelo de trabalho, e estratégias de divulgação. Assim, é importante que eles também estejam de maneira muito clara presentes na arquitetura empresarial da marca.

Por exemplo, se você tem uma empresa voltada para o empoderamento feminino, que só contrata mulheres e que busca a igualdade de gênero, esse é o principal valor da marca. Assim, a identidade visual deve levar para o mesmo tipo de pensamento, e esses valores precisam estar impressos na arquitetura corporativa da marca. 

Mas como isso poderia ser feito? Por exemplo, é muito importante que as cores da marca estejam presentes na constituição do espaço físico da empresa, além de símbolos, quadros, logomarca e itens de afirmação da empresa estejam espalhados na decoração. Em uma empresa assim, seria interessante também organizar o ambiente de trabalho de forma que as mulheres possam se ajudar, interagir, e desestruturar um pouco a ideia de hierarquia. Além disso, pontuar e destacar as conquistas das funcionárias em um local de destaque estaria de acordo com os valores da marca.

Da mesma maneira, uma empresa que tem como valor a sustentabilidade precisa de um ambiente de trabalho com reciclagem, bastante verde, luz natural, plantas e jardins no meio do local de trabalho. É importante que a própria decoração do local lembre dos valores.

Com essas estratégias, funcionários e possíveis clientes que frequentarem o espaço físico terão mais facilidade de absorver, entender e abraçar os ideais da marca. Ela, assim, se torna mais forte e consolidada do mundo e diante da concorrência.

Em um mundo em que cada vez mais existem empresas que fazem o mesmo trabalho e oferecem os mesmos produtos ou serviços, é importante conquistar seu espaço e se destacar entre as demais. Uma arquitetura empresarial te ajuda a fazer isso. 

Fortalece uma identidade visual pré-definida

Como falamos, a identidade visual de uma empresa é muito fortalecida com uma arquitetura empresarial bem feita. Aquele tipo de disposição, organização e decoração se tornam típicos da empresa, tornando a marca mais respeitada e compreendida pelo mercado como um todo. As cores e a identidade visual da empresa são também absorvidas pelos funcionários, pelos visitantes e pelos clientes que visitarem o escritório, em caso de escritórios abertos como de advocacia. 

E caso você esteja pensando que as cores e a identidade visual de uma empresa não são coisas tão importantes assim, você está enganado. As cores, por exemplo, são muito mais que cores, mas elas têm uma psicologia por trás delas. Cada cor remete a um conceito ou a uma sensação importante, que se quer causar com aquela marca. As cores e a identidade visual ajudam a conquistar clientes mostrando aquilo que a empresa tem de melhor, atraindo-os, e proporcionando confiança e credibilidade à marca. 

Vai dizer que você, ao ver uma garrafa e um rótulo vermelho, não pensa imediatamente em Coca-cola? Ou que, ao ver aquele conjuntinho de cores do Google, você não se lembra logo dele. Agora pense no ambiente de trabalho dessas empresas. Certamente você imagina o Google como um grande escritório confortável, cheio de espaço e tecnologia. E é assim que a arquitetura empresarial te ajuda a consolidar sua marca. Afinal de contas, quando você tem um estilo pessoal, por exemplo, delicado, você quer que a decoração da sua casa siga a mesma linha. 


arquitetura empresarial

Reduz gastos

Agora talvez uma das vantagens mais chocantes da arquitetura corporativa é a redução de gastos que ela pode representar para uma empresa. Muitas vezes, um projeto arquitetônico pode até mesmo dar retornos o suficiente para pagar seu custo e gerar lucros, sendo até mesmo um investimento para a companhia. Mas como, você pode se perguntar? São várias as economias que se faz quando a empresa tem um projeto de arquitetura corporativa. 

Um dos gastos que são evitados com uma arquitetura empresarial bem feita é justamente o de fazer reformas futuras, precisar adaptar espaço, e ficar tentando encaixar a rotina em um espaço sem planejamento. Tudo isso pode gerar muitos gastos ao longo do tempo, o que pode ser economizado com um projeto de arquitetura corporativa que já pense a longo prazo nas necessidades da empresa.

Outras economias são as já citadas, por exemplo, evitar processos seletivos, alta rotatividade, gastos com pagamentos de indenizações, funcionários que ficam doentes e precisam se afastar, etc. Com tudo isso poupado, a empresa ganha tempo e dinheiro para seguir à frente, sem ter que ficar parando o tempo todo para ajustar as necessidades da corporação naquele momento. 

Além disso, com um bom arquiteto, é possível desenvolver também um projeto de arquitetura sustentável que utiliza a luz natural, a ventilação natural e a geração de energia limpa para a corporação, de forma a economizar em todos esses pontos. Geralmente, esses são recursos muito altos se considerados a longo prazo, e são capazes de compensar todo o gasto com planejamento arquitetônico e com a contratação de uma empresa de arquitetura. 

Ou seja, a arquitetura corporativa consegue preservar muitos recursos da empresa, economizando e gerando uma redução de gastos significativa, que somados juntos são capazes de representar uma quantia que pode ser direcionada para outros pontos de benefício para a empresa. 

Promove sensação de conforto

Talvez um dos principais benefícios de um projeto de arquitetura empresarial é a promoção de conforto a todos. Com recursos visuais, móveis aconchegantes, plano de ergonomia, uma acústica e um espaço bem utilizado, além de luz e decoração bem feitos, é possível que todos no ambiente de trabalho corporativo se sintam muito bem e confortáveis.

A sensação de conforto é um recurso muito usado e requisitado por empresários para melhorar o desempenho dos funcionários enquanto ficam no ambiente de trabalho, já que eles passam a maior parte do seu tempo lá. Assim, a arquitetura empresarial, ao tornar isso possível, resolve um grande problema e um aspecto importante para as empresas atualmente.

Em um espaço de trabalho projetado pela arquitetura empresarial, é possível que todos se sintam bem, em paz, sem desconfortos físicos, com espaço e tranquilidade para realizar seu trabalho com foco, compromisso e tranquilidade. 

Incentiva a socialização entre membros da empresa

Todos os empregados se sentem mais incentivados a interagir, fazer amizades e se integrar em um espaço convidativo para isso. Principalmente nos pontos de convivência coletiva, é possível estabelecer vínculos e fazer novas amizades entre trabalhadores da mesma equipe. 

Além disso, o clima confortável e feliz faz com que as pessoas estejam menos irritadas e fechadas para os outros, criando um ambiente melhor para socialização. 

A socialização, em si, é uma coisa também almejada por chefes, que querem que os funcionários se dêem bem e que eles se sintam incluídos no ambiente de trabalho, sem más situações e dificuldades.

A arquitetura empresarial ajuda a promover esse espaço e esse clima de amizade e de amistosidade dentro da corporação que a executa. 

Goakira Consultoria

Se, depois de ler tudo isso, você entendeu a importância da arquitetura empresarial ou arquitetura corporativa, e decidiu criar um projeto para a sua própria empresa, está na hora de conhecer bons profissionais capazes de fazer o melhor projeto de arquitetura empresarial. É preciso contratar arquitetos capazes de pensar em todas as necessidades, incluindo, por exemplo, os conceitos de arquitetura sustentável, de ergonomia, e pensar no futuro daquela empresa.

O Grupo Goakira tem uma equipe especializada somente em arquitetura, voltada principalmente para empresas, na arquitetura empresarial, arquitetura comercial e arquitetura de franquias. Somos um conglomerado de empresas que oferecem tudo para seu negócio, no varejo e no franchising, e temos anos de experiência com essas áreas.

Dentro da arquitetura empresarial, nos debruçamos a entender todas as necessidades da corporação, as características, e projetamos o melhor trabalho possível, garantindo resultados satisfatórios. Assim, pensamos em todos os aspectos da arquitetura, personalizando um ambiente para melhorar resultados na sua empresa.

Entre em contato, e teremos o prazer de fazer uma proposta para você. 

arquitetura empresarial
Conclusão

A arquitetura empresarial é o ramo da arquitetura que se volta para melhorar e tornar mais produtivos os ambientes de trabalho. Ela é importantíssima, visto que as demandas para cuidar dos funcionários e se preocupar com as necessidades deles tem crescido cada dia mais. Além disso, é importante para todas as empresas sair do raso e implementar novas ideias de se destacar no mercado. A arquitetura corporativa consegue aumentar a consolidação da marca não só no mercado, mas entre também os próprios funcionários. 

Ou seja, a arquitetura corporativa só tem resultados positivos e que fazem com que a empresa desponte à frente das outras, ganhando destaque e se tornando um ótimo lugar para se trabalhar. A arquitetura empresarial consegue evitar gastos, rotatividade de funcionários, melhorar a qualidade de vida, saúde e ergonomia dos funcionários, além de tornar todo o ambiente de trabalho muito melhor.

Se você gostou dos resultados da arquitetura empresarial, está mais que na hora de levá-los para dentro da sua empresa e torná-la um espaço ainda melhor para se estar e para se trabalhar. Empreendedor que investe em arquitetura empresarial é empreendedor que se importa com seus funcionários. Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais para não perder os próximos posts! Instagram Facebook YouTube Linkedin 

Posts relacionados

Deixe um comentário