Tipos de consultoria empresarial: o que saber sobre eles?

7 minutos para ler

As pessoas que são donas do próprio negócio no nosso país não têm vida fácil. Elas lidam com muitos de compromissos gerenciais em diferentes setores da empresa. Além de se prestarem atenção para as mudanças do mercado e formas de destacar a empresa. Por isso, é importante considerar os tipos de consultoria empresarial.

A consultoria empresarial é um grande apoio, pois ajuda o empreendedor a identificar problemas e encontrar soluções para tornar o negócio escalável.  Essa ajuda poderá estar presente em todos os departamentos da empresa. Promoverá melhoras e buscará alternativas para que a companhia esteja em evidência no mercado.

Ficou interessado em saber mais sobre a consultoria empresarial e quais são os seus tipos? Então, este post é para você. Continue a leitura e confira para que serve as consultorias de:

  1. Gestão empresarial
  2. Finanças
  3. Marketing
  4. Recursos humanos
  5. E muito mais!
Consultoria de confiança

 O que é consultoria empresarial?

A consultoria empresarial é um serviço de diagnóstico dos processos internos dentro da instituição. Assim, ajuda a encontrar problemas e formas para solucioná-los. Isso promove uma gestão eficaz e coloca a empresa em destaque no setor do mercado.

Dessa forma, o gestor pode reduzir gastos e melhorar os procedimentos internos. Além disso, facilita a tomar decisões, que será baseada em dados e estudos que mostram qual é a melhor escolha.

Outro benefício é poder sempre acompanhar resultados da empresa, bem como a comparar com o mesmo período de anos anteriores. Dessa maneira, o empresário percebe se as estratégias dão certo, ou se é preciso mudar. Ainda, pode verificar o crescimento do negócio.

Assim, a consultoria empresarial envolve troca de experiências e discussões sobre estratégias de planejamento e gestão. Uma boa empresa na área de consultoria passa ao gestor suas experiências. Assim, possibilita que a empresa otimize os processos internos e aumente os lucros.

gestão para resultados

Quais são os tipos de consultoria empresarial?

Você já sabe do que se trata a consultoria empresarial e quais são as suas vantagens para o negócio. Agora, vamos entender os tipos de consultoria empresarial e como o consultor pode ajudar nos objetivos da empresa e seu sucesso no mercado.

1. Consultoria de gestão empresarial

Um dos tipos de consultoria empresarial mais importantes em um negócio é acertar os aspectos relacionados a gestão da empresa. Nesse ponto, as mudanças que o mundo dos negócios sofre aumentam a importância disso.

O consultor de gestão empresarial promove soluções na gestão dos processos. Ele pesquisa métodos e aponta formas para que os gestores façam melhor as suas atividades. Assim, aumentam a produtividade e os lucros.

Desse modo, esse é um dos tipos de consultoria que mais tem efeitos bons em uma empresa. Ele mostra melhorias e estratégias que podem ser usadas para que a empresa ganhe destaque na sua área, com harmonia em todos os seus setores internos.

2. Consultoria de finanças

As finanças de uma empresa mostram o sucesso ou não da marca. Se o fluxo de caixa vai bem, a empresa tem grandes chances de ser próspera e se destacar. Se ele vai mal, é preciso tomar medidas para que a empresa se estruture para obter melhores resultados.

O trabalho do consultor de finanças é nesse ponto. Ele indicará quais são as causas que levam a empresa a fechar o mês no vermelho. Tamb´ém, o que fazer para mudar isso.

Além disso, ele busca implementar políticas internas para organizar, planejar e controlar melhor as atividades. Dessa forma, haverá um planejamento estratégico financeiro para reduzir custos e aumentar lucros.

3. Consultoria de marketing

Há um jargão muito famoso que diz que a propaganda é a alma do negócio. Assim, dá para perceber a importância de usar estratégias de marketing boas para alcançar clientes em potencial.

Dentre os tipos de consultoria empresarial essa é, sem dúvidas, uma das mais procuradas. Em geral, o consultor dessa área é procurado quando as vendas não estão indo bem. O gestor quer procurar alternativas para aumentar o alcance dos seus serviços ou produtos. No entanto, esse acompanhamento deve ser constante, pois ajuda a empresa a sempre estar alinhada com as estratégias de marketing atuais.

Em resumo, o consultor na área de marketing elabora um diagnóstico detalhado para compreender quais são os fatores que atrapalham a empresa e o que se pode fazer para melhorar os resultados. Ele faz um plano de marketing e de ações para que a empresa ganhe visibilidade no mercado. 

4. Consultoria de recursos humanos

As empresas são feitas de pessoas e são elas que a fazem funcionar. Lidar bem com os funcionários é um ponto chave para um negócio que quer ter sucesso. Por isso, uma consultoria de RH ajuda a identificar o que pode ser melhorado.

O gestor terá facilidade em identificar quando é a hora de contratar, quando deve optar por uma demissão e como ele pode investir em treinamentos pessoais. Desse modo, terá harmonia em toda a equipe de trabalho. A produtividade da empresa aumenta, assim como os lucros.

cursos da jin

5. Consultoria de contabilidade

Uma consultoria contábil pode ser útil em vários quesitos. Por exemplo, ela pode agir no planejamento tributário, definindo um regime de recolhimento de impostos que não pese no orçamento da empresa.

O consultor contábil também pode agir como o contador tradicional, organizando a documentação contábil da empresa de acordo com seu tipo jurídico, ou até no setor administrativo, gerindo a folha de pagamento e os encargos relacionados, como horas extras, seguindo a CLT da forma correta.

6. Consultoria em logística

O consultor em logística pode atuar no auxílio a empresas que funcionam com supply chain (cadeia de mantimentos), cuidando da gestão do estoque e do espaço, gerenciando os pedidos e o armazenamento e monitorando os produtos fora do prazo de validade.

Em alguns casos, o consultor também pode atuar no ramo de importação e exportação, diagnosticando a viabilidade das transações de acordo com o país em questão e orientando em relação aos procedimentos que devem ser feitos pela organização.

7. Consultoria de TI

O consultor de TI pode atuar do mais básico, como auxiliar a empresa a ter um site funcional, escolher a plataforma que será usada, o domínio e estabelecer uma loja virtual (e-commerce), ao mais elaborado, como desenvolver sistemas próprios para a organização — ou fazer a indicação desse serviço para a empresa — e até auxiliar em automação, analisando tarefas repetitivas e desenvolvendo mecanismos de modo que elas sejam operadas automaticamente, reduzindo custos de operação.

8. Consultoria de branding

É uma ramificação da consultoria de marketing, mais focada em construir a imagem e marca da empresa, cuidando das logomarcas, slogans, cores, entre outros elementos que ajudam a organização a se aproximar mais do consumidor.

Além destes, ainda há as consultorias que cuidam de setores específicos, como bares e restaurantes. Nesses casos, o consultor vai trazer sua expertise para a companhia, de forma a ajudar a impulsionar um estabelecimento que já existe ou que ainda está prestes a sair do papel.

Conclusão

Portanto, podemos perceber que são vários os tipos de consultoria empresarial que a sua empresa pode precisar. Todos eles ajudam bastante a empresa a se desenvolver e crescer no mercado.

Na hora de escolher uma empresa para ajudar com a consultoria, opte por aquelas com experiência e prestígio no mercado. Pergunte a outros clientes as experiências deles e fique seguro de estar escolhendo um parceiro compromissado. Isso levará a sua companhia a patamares mais altos, potencializando os resultados de todos os setores da sua instituição.

Gostou e quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe nossas Redes Sociais e assista o vídeo a seguir: Instagram    LinkedIn      Facebook

Posts relacionados

Deixe um comentário