Está pensando em expandir a sua empresa? Então, o primeiro passo a se pensar é no planejamento estratégico. Ao organizar as informações sobre o seu negócio, você estrutura o que precisa ser feito e, assim, pode coordenar melhor esse processo.
Há vários aspectos que podem ser melhor enxergados em um planejamento. Entenda porque você não deve pular essa etapa!
O que é um planejamento estratégico?
O planejamento estratégico consiste em uma série de informações sobre o seu negócio, capazes de indicar as próximas etapas a seguir. Ele é importante para todos os interessados em abrir e, também, expandir uma empresa.
De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o planejamento ideal é aquele que visa o crescimento em espiral, ou seja, de perto para longe. Na prática, isso significa abrir filiais próximas da matriz primeiro. Depois, quando a marca estiver consolidada, é possível ter unidades em outras localidades.
Essa preparação permite entender melhor como expandir e crescer de maneira gradual. Assim, você terá mais recursos financeiros e tempo para definir as estratégias que mais trarão resultados.
Quais são as vantagens do planejamento estratégico?
Há várias vantagens de fazer um planejamento estratégico no momento em que estiver expandindo o seu negócio. Confira!
Descobrir a viabilidade do negócio
Será que esse é o momento certo para você expandir a sua empresa? Pode ser que você tenha que esperar alguns meses para aumentar o capital de giro ou precise cuidar de algum outro processo.
Esses detalhes você poderá descobrir por meio do planejamento estratégico. Assim, os riscos são minimizados e as chances de atingir os resultados esperados aumentam.
Identificar como expandir da melhor maneira
A primeira importante vantagem do planejamento estratégico é que ele permite identificar qual é a melhor forma de expandir o negócio. Além de abrir uma franquia, você pode, por exemplo, abrir novos canais de vendas para se aproximar dos clientes.
Acompanhar a lucratividade
O objetivo de toda expansão é a lucratividade, por isso, ela deve ser acompanhada de perto desde o começo. Em um plano estratégico, você pode analisar o mercado, os concorrentes e até determinar as metas que pretende alcançar.
Dessa forma, é possível trabalhar de maneira mais organizada e focada nos objetivos. Consequentemente, o seu negócio se manterá saudável e competitivo.
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