Veja Por que Fazer um Planejamento Estratégico Antes de Expandir

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Está pensando em expandir a sua empresa? Então, o primeiro passo a se pensar é no planejamento estratégico. Ao organizar as informações sobre o seu negócio, você estrutura o que precisa ser feito e, assim, pode coordenar melhor esse processo. 

Há vários aspectos que podem ser melhor enxergados em um planejamento. Entenda porque você não deve pular essa etapa!

O que é um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico consiste em uma série de informações sobre o seu negócio, capazes de indicar as próximas etapas a seguir. Ele é importante para todos os interessados em abrir e, também, expandir uma empresa. 

De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o planejamento ideal é aquele que visa o crescimento em espiral, ou seja, de perto para longe. Na prática, isso significa abrir filiais próximas da matriz primeiro. Depois, quando a marca estiver consolidada, é possível ter unidades em outras localidades. 

Essa preparação permite entender melhor como expandir e crescer de maneira gradual. Assim, você terá mais recursos financeiros e tempo para definir as estratégias que mais trarão resultados. 

Quais são as vantagens?

Há várias vantagens de fazer um planejamento estratégico no momento em que estiver expandindo o seu negócio. Confira!

Descobrir a viabilidade do negóci

Será que esse é o momento certo para você expandir a sua empresa? Pode ser que você tenha que esperar alguns meses para aumentar o capital de giro ou precise cuidar de algum outro processo. 

Esses detalhes você poderá descobrir por meio do planejamento estratégico. Assim, os riscos são minimizados e as chances de atingir os resultados esperados aumentam. 

Identificar como expandir da melhor maneira

A primeira importante vantagem do planejamento estratégico é que ele permite identificar qual é a melhor forma de expandir o negócio. Além de abrir uma franquia, você pode, por exemplo, abrir novos canais de vendas para se aproximar dos clientes. 

Acompanhar a lucratividade

O objetivo de toda expansão é a lucratividade, por isso, ela deve ser acompanhada de perto desde o começo. Em um plano estratégico, você pode analisar o mercado, os concorrentes e até determinar as metas que pretende alcançar. 

Dessa forma, é possível trabalhar de maneira mais organizada e focada nos objetivos. Consequentemente, o seu negócio se manterá saudável e competitivo. 

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