Veja por que fazer um planejamento estratégico antes de expandir

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Está pensando em expandir a sua empresa? Então, o primeiro passo a se pensar é no planejamento estratégico. Ao organizar as informações sobre o seu negócio, você estrutura o que precisa ser feito e, assim, pode coordenar melhor esse processo. 

Há vários aspectos que podem ser melhor enxergados em um planejamento. Entenda porque você não deve pular essa etapa!

guia de expansão empresarial

O que é um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico consiste em uma série de informações sobre o seu negócio, capazes de indicar as próximas etapas a seguir. Ele é importante para todos os interessados em abrir e, também, expandir uma empresa. 

De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o planejamento ideal é aquele que visa o crescimento em espiral, ou seja, de perto para longe. Na prática, isso significa abrir filiais próximas da matriz primeiro. Depois, quando a marca estiver consolidada, é possível ter unidades em outras localidades.

Essa preparação permite entender melhor como expandir e crescer de maneira gradual. Assim, você terá mais recursos financeiros e tempo para definir as estratégias que mais trarão resultados. 

Quais são as vantagens do planejamento estratégico?

Há várias vantagens de fazer um planejamento estratégico no momento em que estiver expandindo o seu negócio. Confira!

Descobrir a viabilidade do negócio

Será que esse é o momento certo para você expandir a sua empresa? Pode ser que você tenha que esperar alguns meses para aumentar o capital de giro ou precise cuidar de algum outro processo. 

Esses detalhes você poderá descobrir por meio do planejamento estratégico. Assim, os riscos são minimizados e as chances de atingir os resultados esperados aumentam. 

analise de viabilidade

Identificar como expandir da melhor maneira

A primeira importante vantagem do planejamento estratégico é que ele permite identificar qual é a melhor forma de expandir o negócio. Além de abrir uma franquia, você pode, por exemplo, abrir novos canais de vendas para se aproximar dos clientes. 

Acompanhar a lucratividade

O objetivo de toda expansão é a lucratividade, por isso, ela deve ser acompanhada de perto desde o começo. Em um plano estratégico, você pode analisar o mercado, os concorrentes e até determinar as metas que pretende alcançar. 

Dessa forma, é possível trabalhar de maneira mais organizada e focada nos objetivos. Consequentemente, o seu negócio se manterá saudável e competitivo. 

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