Conheça empreendedores de sucesso

9 minutos para ler

Depois de passar por diversas dificuldades, os grandes empreendedores de sucesso não desistiram e encontram oportunidades nos desafios. Muitos empreendedores de sucesso têm histórias inspiradoras que valem a pena ser conhecidas, principalmente por quem já tem ou deseja ter um negócio próprio. 

Quer saber como esses profissionais se destacaram e fundaram verdadeiros impérios no mercado brasileiro? Primeiramente, confira alguns exemplos neste artigo!

Posts do Blog Goakira que você pode gostar:

Exemplos de Empreendedores de Sucesso

Em primeiro lugar, você vai perceber que o principal diferencial dos empreendedores de sucesso é que eles não desistiram, mesmo quando ainda não sabiam o que iria dar certo. Veja só!

Alexandre Costa — Cacau Show

Alexandre Costa sempre sonhou em ser independente financeiramente. Diante desse sonho, em 1988, começou a revender ovos de Páscoa. Porém, a fábrica não podia atender os pedidos. 

Contudo, como a venda já estava feita — e para honrar o compromisso —, Costa resolveu produzir os ovos por conta própria. Ele, então, comprou a matéria-prima e contratou uma senhora para ajudá-lo. 

Em 2001, a primeira loja da Cacau Show foi aberta. Um ano depois, o empreendedor tinha mais 18 pontos de venda da marca. A expansão do negócio foi tão rápida que em 2010 a Cacau Show já tinha mais de mil lojas em todo o país. 

Cleusa Maria da Silva — Sodiê

Desde nova, Cleusa Maria da Silva sempre conheceu o significado da palavra desafio. Aos nove anos, ela cortava cana para ajudar a mãe, que tinha outros oito filhos e era viúva. Mais tarde, a jovem se mudou do Paraná para São Paulo, em busca de uma vida melhor. 

Enquanto trabalhava como doméstica, Cleusa pôde descobrir um talento: a confeitaria. Em seguida, com muita vontade e dedicação, ela focou os esforços para abrir o próprio negócio. 

Nascia, em 1997, a Sodiê Doces, no interior de São Paulo. Dez anos mais tarde, a marca se tornou uma franquia. 

Alberto Saraiva – Habib’s

Quando era novo, Alberto Saraiva não imaginava que seria um dos maiores empreendedores de sucesso do Brasil. Enquanto estudava Medicina, o pai do jovem faleceu e, por isso, ele teve que assumir a padaria da família. 

Contudo, a empresa não ia bem, o que fez com que Saraiva a vendesse para outra pessoa e, depois, voltasse para os estudos. Assim, o espírito empreendedor voltou a falar mais alto, e ele desistiu de vez da Medicina.

Um dia, ele conheceu um homem que buscava emprego e que era especialista em comida árabe. O empreendedor identificou uma oportunidade e criou o Habib’s, maior rede focada nessa alimentação do Brasil. 

Silvio Santos – Sistema Brasileiro de Televisão (SBT)

Senor Abravanel, nome verdadeiro de Silvio Santos, era um vendedor ambulante no Rio de Janeiro desde os 14 anos.

Apesar da origem pobre, ele brilhava com seus talentos de comunicação e carisma. Ele se tornou apresentador de TV, em 1962. Continuou na carreira nas TVs Tupi e Record, até que, na década de 80, Abravanel comprou sua própria emissora de TV, o Sistema Brasileiro de Televisão – SBT.

Hoje, a empresa é uma das emissoras abertas mais conhecidas do país, e Silvio é um dos homens mais ricos da TV. Ele é um dos grandes empreendedores de sucesso do nosso país, conhecido por todos e apresenta programas até hoje, aos noventa anos.

Também é dono das marcas Jequiti, a rede de hotéis Jequitimar, e da TeleSena.

Jan Koum

Jan Koum é um Ucraniano que nasceu na zona rural, durante o período da Guerra Fria, na então União Soviética. Foi a infância pobre, com condições muito precárias de vida, que fizeram Koum sentir a necessidade de criar o WhatsApp, aplicativo que o tornou bilionário.

Durante o início de sua vida, Koum não tinha água quente, em um frio de -20ºC. A vida na União Soviética causava medo pela vigilância constante. Então, em 1992, ele e a família se mudaram para os Estados Unidos.

Lá, passaram muitas dificuldades financeiras, morando e se alimentando por meios de programas de assistência. Koum não conseguiu fazer faculdade, mas, mesmo assim, se aproximou do mundo da tecnologia.

Foi assim que conseguiu um emprego no Yahoo, e, lá, teve contato com a programação e com o meio digital. Ele também conheceu seu amigo, Brian Acton, com quem fez o projeto do aplicativo que facilitaria a comunicação instantânea.

Os dois pediram demissão do Yahoo e lançaram o aplicativo. Na época, ele não fez sucesso. Após uma fase de aprimoramento, os amigos fizeram um novo lançamento, que tornou o WhatsApp o aplicativo mais utilizado do mundo. Em 2014, o app foi vendido para o Facebook, por 19 bilhões de dólares.

Luiza Trajano – Magazine Luiza

Dona do Magazine Luiza, Luiza Trajano é considerada pela Forbes uma das três mulheres mais influentes do Brasil. A empresa é uma das maiores marcas do varejo do país, com e-commerce e 113 lojas físicas, distribuídas por 819 cidades, de 21 estados.

Apesar de Luiza ter o nome de sua loja, ela não foi sua fundadora. A loja era, na verdade, de seus tios. Ela começou a trabalhar na Magazine Luiza com 12 anos, no cargo de balconista. Depois de passar por todas os setores da loja, ela se tornou presidente da empresa em 2008.

Luiz Antônio Seabra

Com o propósito de criar produtos de beleza que respeitem a natureza, e colaborem para a sustentabilidade, Luiz Antônio Seabra criou a Natura, em 1969. Hoje, a marca já está presente em mais de 70 países, e é uma multinacional.

Tudo começou quando, aos 15 anos, Seabra foi trabalhar na empresa REmington Rand. De lá, ele foi trabalhar em um laboratório, onde surgiu a Natura.

Geraldo Rufino

O empresário Geraldo Rufino, dono da JR Diesel, fatura 50 milhões por ano. A empresa é considerada pioneira no ramo da desmontagem e reciclagem de caminhões, e é a maior da América Latina.

Mas isso tudo não começou com grandes investimentos, nem com heranças de família. Rufino era morador da favela do Sapé, em São Paulo. Quando tinha sete anos, sua mãe morreu. Com a desilusão, o menino parou de frequentar a escola, na segunda série. Um ano depois, aos oito, o Rufino começou a trabalhar com o pai em uma fábrica de carvão. Depois, trocou a fábrica pelo trabalho de catador em um aterro sanitário.

No entanto, o menino sempre teve talento e um espírito empreendedor, e conseguiu se destacar. Aos 13 anos, foi contratado como office-boy em um Playcenter. Como exigência do patrão, voltou para a escola. Ele foi subindo de cargo e, aos 16, ele já era diretor de operações externas. Quando tinha 21 anos, com uma boa condição financeira, Geraldo era gerente da empresa, e comprou dois caminhões para frete.

Mas a vida não foi generosa com Rufino mais uma vez, e os dois caminhões que tinha bateram em um acidente, que deu perda total, em 1985. O jovem não tinha seguro, e não teve outra opção senão desmontar seu caminhão e reciclar as peças. Nessa atitude, ele viu a oportunidade para um negócio, e criou a JR Diesel, que só cresceu desde então.

Zica Assis

Heloísa Helena Belém de Assis Marinho, ou Zica Assis, tem hoje 62 anos, e é fundadora da Beleza Natural. Ela é uma mulher negra que procurava soluções em forma de cosméticos para valorizar os cachos de seu cabelo. Assim, investigando fórmulas e pesquisando ingredientes, a empresa lançou linhas de produtos especializados em cabelos crespos.

Zica foi babá, empregada doméstica e faxineira antes de se tornar empreendedora. Ela superou uma infância dura e muito preconceito por sua cor. Hoje, sua empresa fatura milhões por ano, e vende internacionalmente seus produtos revolucionários.

Carlos Martins

Carlos Martins é um grande exemplo de alguém que fez uma fortuna do zero. Ele veio de família humilde, em Curitiba, PR. Aos 17 anos, ele viajou para os Estados Unidos em uma missão da igreja. Ele ficou por lá, e fez faculdade de Ciência da Computação na Brigham Young University.

Quatro anos depois, Martins voltou para o Brasil e, com os anos de experiência falando Inglês, começou a dar aulas particulares. Ele tinha aprendido metodologias diferentes de ensino, que começou a aplicar em sua pedagogia. Sua nova forma de ensino conquistou muitos alunos, e foi assim que ele fundou a Wizard.

A empresa foi fundada em 1987, e é uma multinacional, referência no ensino de idiomas. Ela é a maior rede de escolas de idiomas do mundo, e se expandiu muito por meio do franchising. Hoje, ela é uma das melhores franquias para investir.

Martins não parou por aí, no entanto. Ele é acionista da escola Wise Up, e dono da Aloha Oils, franquia de cosméticos. Em 2013, o empresário vendeu a Wizard para a Pearson, por 2 bilhões de dólares. Carlos também tem unidades das franquias Yazigi, Microlins, Mundo Verde e Taco Bell.

Conclusão

Empreender pode parecer uma coisa distante ou impossível, mas, na verdade, diante dessas histórias, podemos perceber que não é. Até mesmo pessoas comuns e com realidades difíceis, que não contaram com heranças e apoio familiar, podem se dar bem nesse mercado, e passar a ser donas de grandes negócios.

Sabia que a sua empresa também pode expandir e se tornar um negócio de sucesso? Entre em contato com a Goakira para saber como!

Transforme o seu negócio em uma franquia

Gostou do nosso texto? Compartilhe com quem precisa se inspirar em histórias de sucesso, e nos acompanhe nas redes sociais para não perder os próximos conteúdos!

Gostou do nosso texto e quer ficar por dentro das dicas e novidades do setor de franquias? Então siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!

Posts relacionados

Deixe um comentário