Comprar uma franquia ou abrir o próprio negócio?

3 minutos para ler

O sonho de todo brasileiro é ser dono do seu próprio negócio. Porém, existem muitos desafios no caminho. Começar um negócio do zero requer muita determinação, foco, persistência e criatividade, além de muita habilidade em gestão financeira, logística e pessoas.

Diante disso, uma das alternativas é comprar uma franquia, que já traz ao empresário know-how e expertise de mercado. Mas mesmo no franchising, em que se beneficia ao atuar com uma marca que já está consolidada no mercado de atuação, pode haver problemas e é preciso estar preparado. Antes de adquirir uma franquia, verifique o que a marca oferece e como você pode ter o sucesso do negócio.



Marketing

Uma franquia tem marketing definido para que o franqueado tenha sucesso com ações comerciais de impacto, maior fluxo de clientes, maior ticket médio e maior faturamento. Em um negócio próprio, as ações de marketing não tem um padrão e nem sempre geram resultados, pois não são feitas por especialistas.

Logística

A franqueadora tem poder de negociação e pode conseguir melhor preços, que faz o negócio ser mais competitivo. Para um empresário com seu negócio próprio, esse poder de negociação acaba não existindo pelo seu tamanho operacional e volume de compra.

Inovação

Esse ponto é muito importante. A franqueadora deve sempre buscar inovação para o negócio, a fim de manter a franquia competitiva e melhorar o mix de produtos e serviços. O empresário, muitas vezes, está tão imerso na operação que a sua visão estratégica se torna mais restritiva.

Treinamento

Necessário e importante para a evolução da franquia. Com o treinamento, a franqueadora consegue aumentar o conhecimento e atualizar as equipes das unidades. As franqueadoras mais preocupadas com a experiência do cliente sempre tem em um departamento de treinamento. Esse ponto é mais complicado para o empresário individual, pois treinamento é importante, mas custa caro. Em alguns casos é difícil investir em treinar os seus colaboradores.

Consultoria de campo

Com a intenção de facilitar a gestão da unidade franqueada, o consultor de campo é um profissional focado na operação e gestão do negócio. Ele está disponível para dar o apoio necessário ao franqueado. Além de mostrar oportunidades de melhorias e boas práticas, ele verifica padrões e procedimentos para o bom funcionamento da unidade.  Ele também auxilia na gestão financeira, com análises do DRE e fluxo de caixa. O empresário que tem um comércio comum não tem acesso a esse apoio e isso pode fazer toda a diferença.

consultoria de campo

Além disso, existem outros serviços que a franqueadora pode oferecer ao franqueado. Dessa forma, pode criar mais áreas de suporte. Assim, pode criar eventos regionais com outros franqueados ou organizar a tão famosa convenção de franqueados. Então, nesse evento, a franqueadora compila todas as inovações para o ano subsequente e apresenta a sua rede.

Entretanto, o custo gira em torno de 5% do faturamento da unidade. Por fim, o empreendedor precisa avaliar quais desafios pretende enfrentar e qual caminho seguir na sua empreitada de sucesso.

Por: Thiago Rufino

Posts relacionados

Deixe um comentário