Fluxo de caixa para empresas: o que é e quais são os benefícios para o seu negócio

2 minutos para ler

Fluxo de caixa para empresas é uma ferramenta utilizada para o controle financeiro. O objetivo dessa ferramenta é assegurar que sempre exista capital de giro através de projeções e apurações das operações que envolvam dinheiro dentro de uma operação.

No fluxo de caixa devem ser registrados todos os recebimentos, mesmo que a prazo; todos os pagamentos, inclusive a prazo; e tudo o que está previsto dentre recebimento e pagamento para que seja mais fácil avaliar o futuro da empresa.

Como fazer o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa pode ser feito de forma manual. Ou seja, todas as informações de entradas e saídas são registradas em algum local à mão. Essa opção é muito utilizada em pequenos comércios, mas é sujeito a muitas falhas e também não é muito sustentável.

Atualmente, a maior parte das empresas faz o fluxo de caixa em planilhas eletrônicas ou em softwares de gestão. Existem diversos tipos de sistemas de gestão no mercado, alguns até personalizados para negócios específicos, como salões de beleza, restaurantes, lojas de roupas, etc. Escolha o seu e dê inicio a gestão do fluxo de caixa do seu negócio imediatamente.

É importante lembrar que saldo positivo no caixa não é o mesmo que lucro, assim como caixa negativo não é sinônimo de falência. Esse controle pode auxiliar a rever o que pode trazer mais lucros para o negócio, quando positivo, e quais os remédios para evitar débitos em excesso, quando negativo. O fluxo de caixa deve ser acompanhado diariamente, a fim de evitar surpresas desagradáveis e tomadas de decisão atrasadas.

Quais os principais benefícios?

Antes de mais nada, ter um fluxo de caixa organizado permite que o empresário tome decisões de longo prazo para a empresa. Além disso, é possível remediar crises, caso elas aconteçam.

Outros benefícios do fluxo de caixa para empresas são: redução de despesas, negociação de preços e prazos com fornecedores, planejamento de investimentos de qualquer porte e muito mais.

Consultoria de confiança

Posts relacionados

Deixe um comentário