Como desenvolver o know how de franquias? Aprenda agora!

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O know how consiste em um termo em inglês que significa “saber como”. Porém, sua dimensão  é bem maior, já que implica em um conhecimento alcançado por meio da experiência, como erros e acertos que ocasionam uma sabedoria a mais.

No universo da franquia, o termo não deixa de ser diferente. Pois, as redes de franquia, as marcas, necessitam desenvolver um conhecimento para transmitir para o franqueado, ou seja, para o investidor que está operando o negócio.

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Nesse panorama, a maior expectativa do franqueador é receber bons conhecimentos do franqueador. Por exemplo, conhecimento de operação, de gestão, conhecimento de marketing, de vendas, de atendimento, de estratégia, de tudo relacionado ao novo empreendimento.

Em visto disso, tudo que o investidor precisa saber é para ter sucesso no empreendimento e elevar a sua lucratividade. Logo, isso tudo está ligado ao know how das franquias. Continue a leitura e saiba como desenvolver o know how de franquias!

Qual a importância de know how para as empresas?

Agora que você já sabe do que se trata o Know how, é primordial saber a sua importância para as empresas presentes em um mercado cada dia mais competitivo.

Desse modo, apesar da boa estrutura ajudar para o sucesso de uma organização, o que faz toda a diferença mesmo é os ativos intocáveis, ou seja, o know How. No campo organizacional, podemos tomar o conceito como o capital intelectual, que abrange o conhecimento coletivo e as habilidades inventivas e criativas.

Nesse sentido, o know how ajuda as instituições desenvolverem novas maneiras de atuar, permitindo-as, assim, proporcionarem soluções corretas aos seus consumidores, bem como se adaptarem ao contexto do mercado, cada vez que nele acontece algum tipo de transformação.

O mercado mundial está passando por uma mudança importante, devido à inserção da tecnologia, tendo como principal consequência maior impacto nas formas de produção e nas relações laborais. Grande parte das organizações vão inserir suas tarefas no modelo digital e a capacitação de seu time precisa ser prioridade.

Cada dia mais as empresas necessitam investir na gestão de conhecimento, visto que esta estratégia afeta diretamente no valor do negócio, pois permite a materialização desse recurso e a sua utilização com elevados benefícios para a franquia. Ela abrange a análise de mercado para proporcionar produtos e serviços de ótima qualidade, bem como aperfeiçoamento constante dos funcionários.

Como desenvolver o Know how antes de replicar o negócio?

É possível desenvolver o Know how antes de replicar o negócio, para isso é recomendado um profissional capacitado. Para que essa ação ocorra, no primeiro momento é preciso fazer o negócio acontecer, ou seja, concretizar seus objetivos.

Em seguida, é necessário testar várias situações. Já que, por mais que a operação do empreendedor esteja andando bem, ele deve prever que, em alguns momentos e em algumas localidades, pode ser que o franqueado não esteja em uma situação muito confortável. Diante dessa situação, é necessário realizar os seguintes questionamentos:

  • como aumentar as vendas?
  • como motivar, gerenciar e reter talentos dentro do negócio?
  • como fazer recrutamento?
  • como implantar uma unidade de maneira rápida e com o custo reduzido?
  • que indicador usar para monitorar os processos e gerenciar?
  • o que fazer se o indicador não atingir a meta pretendida?
  • como estabelecer uma meta?

Sendo assim, é primordial documentar as ações que você executou e que deu certo. Isso porque, quando o seu negócio crescer em escala e expandir a sua empresa, ficará mais fácil fornecer suporte para os futuros franqueados. Logo, tendo todas as boas ações documentadas, você auxilia e ajuda a equipe prestar melhor suporte para a rede franqueada.

Com grande know how, é possível transformar empresa em franquia?

O know how pode ser considerado um dos principais critérios para uma empresa se tornar franquia. Caso você não tenha uma marca reconhecida no mercado, à medida que você for crescendo sua operação e o número de unidades, sua marca começa a ter uma visibilidade maior e, consequentemente, o nome de sua loja começa criar força.

Mas para que isso aconteça, é preciso que o empreendedor tenha conhecimento e coloque em ação as propostas. Pois, se o franqueado não conseguir obter bons resultados, provavelmente seu negócio não conseguirá abrir novas unidades e, assim, sua marca não será fortalecida.

Desse modo, o Know how vai permitir que você estruture melhor seu empreendimento, auxilie o seu franqueador e seus gestores para conseguir bons resultados. Assim, sua organização vai conseguir se expandir de maneira satisfatória no mercado e fortalecer mais a marca, bem como elevar os ganhos.

É importante destacar que você conseguirá compartilhar alguns custos, por exemplo, agência de marketing, assessoria de impressa, contabilidade. À medida que vai escalando a estrutura do negócio, vai também minorando esses gastos.

Então, o Know how permite que você realize tudo isso, desde que seja um Know how que ajude e permita que o franqueado tenha bons resultados e consiga crescer e escalar a operação.

Como uma boa consultoria pode ajudar nesse processo?

Ter uma consultoria no processo de know how é ideal, pois ela já está acostumada em realizar ações desse modelo. Por exemplo, a Goakira realizar mais de 300 processos envolvendo franquia, então já são acostumados solucionar esse tipo de dor.

O franqueador vem com a especialidade, muitas das vezes, o know how dele não está bem estruturado, mas ele precisa fazer isso para que o negócio dele cresça em escala.

Dessa maneira, a consultoria vai ser fundamental não apenas para ajudar a montar o know how que ofranqueador apresenta, mas também para conseguir a melhorar o modelo da organização.

É preciso destacar que não é só escolher bem a consultoria para ter uma boa formação. Ou um bom modelo de negócio. Ou uma boa estratégia e um bom projeto de consultoria para que sua organização possa crescer. Afinal, existe muita franqueadora ruim no mercado e que podem atrapalhar no trabalho da consultoria.

Por fim, é necessário ficar atento no momento de escolher uma consultoria. É preciso saber quem vai ser o profissional que vai trabalhar no projeto de seu empreendimento. Quando os especialistas não sabem a respeito do know how, sua empresa pode acabar se prejudicando. Dessa forma, todos os processos podem ser afetados, bem como resultados ruins podem surgir.

Nosso artigo foi esclarecedor e útil para você? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações? Então, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo.

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