Como desenvolver o know-how de franquias? Aprenda agora!

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Know-how é uma expressão em inglês que, em tradução literal, significa “saber como”. No universo corporativo, esse termo é usado para se referir a todo um conjunto de conhecimentos práticos e técnicos referentes a uma determinada atividade, como fórmulas, tecnologias, procedimentos, entre outros.

O know-how consiste em um termo em inglês que significa “saber como”. Porém, sua dimensão é bem maior, já que implica em um conhecimento alcançado por meio da experiência.

No universo da franquias de sucesso, o termo não deixa de ser diferente. As redes de franquia, as marcas, necessitam desenvolver um conhecimento para transmitir para o franqueado, ou seja, para o investidor que está operando o negócio. Mas como desenvolver um know-how de franquias?

Assim, a maior expectativa do franqueador é receber boas dicas do franqueador. Por exemplo, conhecimento de operação, gestão, conhecimento de marketing e vendas. Assim, tudo que o investidor precisa saber para ter sucesso no empreendimento e aumentar seus lucros.

Logo, isso tudo está ligado ao know-how das franquias. Continue a leitura e saiba como desenvolver o know-how de franquias!

know-how de franquias

Fatores imprescindíveis para desenvolver o know-how

Há 4 valores que têm relação fundamental ao conceito de know-how e são de extrema importância para que seja desenvolvido da maneira correta. Acompanhe-os a seguir:

  • Conhecimento teórico: um dos pilares do seu know-how será toda a teoria aprendida nas instituições de ensino que você já frequentou. Ou seja, todo o seu conhecimento adquirido em escola, faculdade, cursos, etc.;
  • Conhecimento prático: tudo aquilo que você desenvolveu na prática, toda a sua vivência profissional e experiência nas funções que já fez;
  • Aptidão: o que você tem para desempenhar uma determinada atividade com a eficiência que ela demanda. Essa é uma característica que varia de pessoa para pessoa;
  • Ação: a mais importante; o agir. Quando você já obteve o conhecimento da teoria, já fez uso da prática e reconhece que tem a aptidão necessária, é hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa para demonstrar com atitudes o que você é capaz de fazer bem.

Qual a importância de know-how para as empresas?

Agora que você já sabe do que se trata o Know-how, é importante saber a sua relação das empresas presentes em um mercado cada dia mais disputado.

Desse modo, apesar da boa estrutura ajudar para o sucesso de uma organização, o que faz toda a diferença mesmo o know-How. No campo organizacional, podemos tomar o conceito como o capital intelectual, que abrange o conhecimento coletivo e as habilidades criativas.

Nesse sentido, o know-how ajuda as instituições a produzirem novas maneiras de atuar, permitindo-as, assim, que criem soluções aos clientes, bem como se adaptem ao mercado.

Como Desenvolver O Know How De Franquias Aprenda Agora

Esse segmento está passando por uma mudança importante, devido ao uso de tecnologia. Grande parte das empresas vão inserir suas tarefas no modelo digital e a capacitação de seu time precisa ser prioridade.

Isso significa que o know-how é um ativo fundamental para ajudar as organizações a descobrirem novas formas de atuação, fornecerem novas soluções aos clientes, além de se fortalecerem para sofrer mínimos impactos caso haja mudanças no mercado.

Com a tecnologia cada vez mais protagonizando as relações do trabalho, as empresas se veem obrigadas a trazer suas atividades para o digital e, para isso, sua equipe precisa estar plenamente capacitada. Isso reforça a necessidade de se investir em gestão de conhecimento, uma estratégia fundamental para materializar o know-how e permitir que o mercado seja analisado e estudado de forma a oferecer produtos e serviços de excelência.

Cada dia mais as empresas necessitam investir em conhecimento, visto que esta estratégia afeta diretamente o valor do negócio, permitindo a criação desse recurso e a sua utilização com benefícios para a franquia. Ela abrange a análise de mercado para gerar produtos e serviços de ótima qualidade.

Como desenvolver o Know-how antes de replicar o negócio?

É possível desenvolver o Know-how antes de replicar o negócio. Para que essa ação ocorra, primeiramente, é preciso fazer o negócio acontecer.

Em seguida, é necessário testar várias situações. Ele deve prever que, em alguns momentos, pode ser que o franqueado não esteja muito confortável. Diante dessa situação, é necessário realizar os questionamentos:

  • É possível aumentar as vendas?
  • Como motivar, gerenciar e reter talentos dentro do negócio?
  • Consigo fazer recrutamentos?
  • Como implantar uma unidade de maneira rápida e com o custo reduzido?
  • que indicador usar para monitorar os processos e gerenciar?
  • o que fazer se o indicador não atingir a meta pretendida?
  • como estabelecer uma meta?

Sendo assim, é importante anotar as ações que você fez e que deu certo. Isso porque, quando o seu negócio crescer e, então, expandir a sua empresa, ficará mais fácil fornecer suporte para os franqueados.

expansão de franquias

Com grande know-how, é possível transformar empresa em franquia?

O know-how pode ser considerado um dos principais métodos para uma empresa se tornar franquia. Caso você não tenha uma marca reconhecida no mercado, à medida que você for crescendo, ela começa a ter uma visibilidade maior.

Mas para que isso aconteça, é preciso que o empreendedor tenha conhecimento e coloque em ação as propostas.

É importante destacar que você conseguirá compartilhar alguns custos, por exemplo, agência de marketing. À medida que vai escalando a estrutura do negócio, vai também minorando esses gastos.

Então, o Know-how permite que você realize tudo isso, desde que seja um Know-how que ajude e permita que o franqueado tenha bons resultados e consiga crescer e escalar a operação.

Como uma boa consultoria pode ajudar nesse processo?

Ter uma consultoria no processo de know-how é ideal, pois ela já está acostumada em realizar ações desse modelo. Por exemplo, a Goakira realizou mais de 600 processos envolvendo franquia.

O franqueador vem com a especialidade, muitas das vezes, o know-how dele não está bem estruturado, mas ele precisa fazer isso para que o negócio dele cresça em escala.

Dessa maneira, a consultoria vai ser fundamental não apenas para ajudar a montar o know-how que o franqueador apresenta, mas também para conseguir a melhorar o modelo da organização.

É preciso destacar que não é só escolher bem a consultoria para ter uma boa formação, ou uma boa estratégia e um bom projeto de consultoria para que sua organização possa crescer. Afinal, existe muita franqueadora ruim no mercado e que podem atrapalhar no trabalho da consultoria.

Por fim, é necessário ficar atento no momento de escolher uma consultoria. É preciso saber quem vai ser o profissional que vai trabalhar no projeto. Quando os especialistas não sabem a respeito do know-how, sua empresa pode acabar se prejudicando. Dessa forma, todos os processos podem ser afetados, bem como resultados ruins podem surgir.

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