Know-how é uma expressão em inglês que, em tradução literal, significa “saber como”. No universo corporativo, esse termo é usado para se referir a todo um conjunto de conhecimentos práticos e técnicos referentes a uma determinada atividade, como fórmulas, tecnologias, procedimentos, entre outros.
O know-how consiste em um termo em inglês que significa “saber como”. Porém, sua dimensão é bem maior, já que implica em um conhecimento alcançado por meio da experiência.
No universo da franquias de sucesso, o termo não deixa de ser diferente. As redes de franquia, as marcas, necessitam desenvolver um conhecimento para transmitir para o franqueado, ou seja, para o investidor que está operando o negócio. Mas como desenvolver um know-how de franquias?
Assim, a maior expectativa do franqueador é receber boas dicas do franqueador. Por exemplo, conhecimento de operação, gestão, conhecimento de marketing e vendas. Assim, tudo que o investidor precisa saber para ter sucesso no empreendimento e aumentar seus lucros.
Logo, isso tudo está ligado ao know-how das franquias. Continue a leitura e saiba como desenvolver o know-how de franquias!
Fatores imprescindíveis para desenvolver o know-how
Há 4 valores que têm relação fundamental ao conceito de know-how e são de extrema importância para que seja desenvolvido da maneira correta. Acompanhe-os a seguir:
- Conhecimento teórico: um dos pilares do seu know-how será toda a teoria aprendida nas instituições de ensino que você já frequentou. Ou seja, todo o seu conhecimento adquirido em escola, faculdade, cursos, etc.;
- Conhecimento prático: tudo aquilo que você desenvolveu na prática, toda a sua vivência profissional e experiência nas funções que já fez;
- Aptidão: o que você tem para desempenhar uma determinada atividade com a eficiência que ela demanda. Essa é uma característica que varia de pessoa para pessoa;
- Ação: a mais importante; o agir. Quando você já obteve o conhecimento da teoria, já fez uso da prática e reconhece que tem a aptidão necessária, é hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa para demonstrar com atitudes o que você é capaz de fazer bem.
Qual a importância de know-how para as empresas?
Agora que você já sabe do que se trata o Know-how, é importante saber a sua relação das empresas presentes em um mercado cada dia mais disputado.
Desse modo, apesar da boa estrutura ajudar para o sucesso de uma organização, o que faz toda a diferença mesmo o know-How. No campo organizacional, podemos tomar o conceito como o capital intelectual, que abrange o conhecimento coletivo e as habilidades criativas.
Nesse sentido, o know-how ajuda as instituições a produzirem novas maneiras de atuar, permitindo-as, assim, que criem soluções aos clientes, bem como se adaptem ao mercado.
Esse segmento está passando por uma mudança importante, devido ao uso de tecnologia. Grande parte das empresas vão inserir suas tarefas no modelo digital e a capacitação de seu time precisa ser prioridade.
Isso significa que o know-how é um ativo fundamental para ajudar as organizações a descobrirem novas formas de atuação, fornecerem novas soluções aos clientes, além de se fortalecerem para sofrer mínimos impactos caso haja mudanças no mercado.
Com a tecnologia cada vez mais protagonizando as relações do trabalho, as empresas se veem obrigadas a trazer suas atividades para o digital e, para isso, sua equipe precisa estar plenamente capacitada. Isso reforça a necessidade de se investir em gestão de conhecimento, uma estratégia fundamental para materializar o know-how e permitir que o mercado seja analisado e estudado de forma a oferecer produtos e serviços de excelência.
Cada dia mais as empresas necessitam investir em conhecimento, visto que esta estratégia afeta diretamente o valor do negócio, permitindo a criação desse recurso e a sua utilização com benefícios para a franquia. Ela abrange a análise de mercado para gerar produtos e serviços de ótima qualidade.
Como desenvolver o Know-how antes de replicar o negócio?
É possível desenvolver o Know-how antes de replicar o negócio. Para que essa ação ocorra, primeiramente, é preciso fazer o negócio acontecer.
Em seguida, é necessário testar várias situações. Ele deve prever que, em alguns momentos, pode ser que o franqueado não esteja muito confortável. Diante dessa situação, é necessário realizar os questionamentos:
- É possível aumentar as vendas?
- Como motivar, gerenciar e reter talentos dentro do negócio?
- Consigo fazer recrutamentos?
- Como implantar uma unidade de maneira rápida e com o custo reduzido?
- que indicador usar para monitorar os processos e gerenciar?
- o que fazer se o indicador não atingir a meta pretendida?
- como estabelecer uma meta?
Sendo assim, é importante anotar as ações que você fez e que deu certo. Isso porque, quando o seu negócio crescer e, então, expandir a sua empresa, ficará mais fácil fornecer suporte para os franqueados.
Com grande know-how, é possível transformar empresa em franquia?
O know-how pode ser considerado um dos principais métodos para uma empresa se tornar franquia. Caso você não tenha uma marca reconhecida no mercado, à medida que você for crescendo, ela começa a ter uma visibilidade maior.
Mas para que isso aconteça, é preciso que o empreendedor tenha conhecimento e coloque em ação as propostas.
É importante destacar que você conseguirá compartilhar alguns custos, por exemplo, agência de marketing. À medida que vai escalando a estrutura do negócio, vai também minorando esses gastos.
Então, o Know-how permite que você realize tudo isso, desde que seja um Know-how que ajude e permita que o franqueado tenha bons resultados e consiga crescer e escalar a operação.
Como uma boa consultoria pode ajudar nesse processo?
Ter uma consultoria no processo de know-how é ideal, pois ela já está acostumada em realizar ações desse modelo. Por exemplo, a Goakira realizou mais de 600 processos envolvendo franquia.
O franqueador vem com a especialidade, muitas das vezes, o know-how dele não está bem estruturado, mas ele precisa fazer isso para que o negócio dele cresça em escala.
Dessa maneira, a consultoria vai ser fundamental não apenas para ajudar a montar o know-how que o franqueador apresenta, mas também para conseguir a melhorar o modelo da organização.
É preciso destacar que não é só escolher bem a consultoria para ter uma boa formação, ou uma boa estratégia e um bom projeto de consultoria para que sua organização possa crescer. Afinal, existe muita franqueadora ruim no mercado e que podem atrapalhar no trabalho da consultoria.
Por fim, é necessário ficar atento no momento de escolher uma consultoria. É preciso saber quem vai ser o profissional que vai trabalhar no projeto. Quando os especialistas não sabem a respeito do know-how, sua empresa pode acabar se prejudicando. Dessa forma, todos os processos podem ser afetados, bem como resultados ruins podem surgir.
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