Conheça a história da franquia O Boticário

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Você com certeza já deve ter ouvido falar na franquia O Boticário. Afinal, é uma das maiores empresas no segmento de perfumaria e uma das melhores franquias do Brasil. Assim, com mais de 40 anos no mercado, a marca é um sucesso de vendas e tem uma história incrível.

Criada em uma pequena farmácia de Curitiba, a empresa cresceu aos poucos até se tornar uma franquia. Então, ficou popular e se espalhou por todo o Brasil. Atualmente, a marca já está em mais de mil cidades. Além disso, conta com mais de 3 mil lojas franqueadas.

Assim, neste post, vamos contar um pouco da história e da trajetória dessa marca de sucesso. Além disso, vamos mostrar como os diferenciais auxiliaram no seu crescimento como empresa e como franquia dentro e fora do território nacional. Boa leitura!


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A história da franquia o Boticário

Em 1977, em Curitiba no Paraná, o recém-formado bioquímico Miguel Krigsner abriu uma pequena farmácia de manipulação no centro da cidade. Então, para homenagear os farmacêuticos que manipulavam artesanalmente os medicamentos, a empresa foi batizada com o nome O Boticário.

No início da sua história, o foco principal da empresa não era a estética, mas sim os medicamentos dermatológicos. Contudo, ao perceber que boa parte de seus clientes eram mulheres, o bioquímico começou a criar cremes voltados a esse público, misturando ingredientes em uma batedeira de bolo nos fundos da farmácia.

Suas fórmulas originais começaram a fazer sucesso em Curitiba, o que acelerou o crescimento dos negócios da empresa, fazendo com que Miguel buscasse aprofundar seus esforços no nicho de beleza.

No ano de 1979, o empresário Silvio Santos tinha planos de abrir uma perfumaria, contudo, acabou desistindo. Entretanto, já havia realizado a compra de 60 mil frascos de ânfora, e necessitava revendê-los para recuperar o investimento.

Nesse momento, o caminho dos dois empresários se cruzaram, sendo que Silvio Santos ofereceu a Miguel a compra dos frascos. O farmacêutico não tinha dinheiro para pagar nem local para armazenar, mas, mesmo assim, realizou a compra, que poderia ser devolvida caso não conseguisse quitar o pagamento.

Foi quando o primeiro perfume da marca foi lançado, o Acqua Fresca, uma fragrância leve e suave, como pede o clima brasileiro, porém com uma personalidade diferenciada, utilizando as ânforas como embalagem.

franquia O Boticário

Início do sucesso da franquia O Boticário

O sucesso foi imediato e o Acqua Fresca se tornou o perfume mais vendido do país na época. O produto também teve um lançamento internacional e chegou a ser o segundo mais vendido no mundo, dando o pontapé inicial para a expansão da empresa.

A popularidade fez com que uma segunda loja fosse aberta, no Aeroporto Internacional de Curitiba, um local de passagem que fez com que a empresa se tornasse ainda mais conhecida nacionalmente e investisse no sistema de franquias de forma pioneira no Brasil.

Em 1982, a empresa que até então terceirizava a fabricação de seus cosméticos, abriu a sua primeira fábrica, dando um dos passos mais importantes para se tornar o que é hoje. A planta está localizada no interior no Paraná, na cidade de São José dos Pinhais.

Desde então, a empresa vem investindo pesado na criação de fragrâncias originais como a icônica Thaty, que fez um grande sucesso entre os mais jovens e ainda é um dos campeões de vendas da marca.

O crescimento e a expansão da marca

A abertura da segunda loja, no aeroporto de Curitiba, fez com que mais pessoas conhecessem a marca. Nesse sentido, trouxe uma oportunidade única de expansão dos negócios, o franchising. Mesmo que o modelo de franquias ainda fosse pouco conhecido no Brasil, ele já era difundido em outros países como os EUA.

Sendo assim, buscando uma maior visibilidade além de alcançar novos mercados, em 1980 foi aberta a primeira franquia da loja O Boticário em Brasília.

Isso permitiu uma aceleração do crescimento e do desenvolvimento do negócio, que teve um maior capital para investimentos na criação de suas fragrâncias e na geração de suas campanhas de marketing. Em um primeiro momento, isso garantiu a visibilidade da marca nas principais capitais, que se expandiu gradualmente para o interior.

E isso pode acontecer com você também! Se você tem uma marca consolidada, faturando bem e com potencial de expansão, que tal fazer uma formatação de franquias? Esse é o método mais seguro para expandir e transformar a sua marca em uma rede de franquias de sucesso. Saiba mais clicando no botão abaixo:

O sucesso com o franqueamento foi tão grande que ainda na metade da década de 1980 a empresa já contava com mais de 800 lojas franqueadas espalhadas por todo o Brasil. Em 2010, a empresa agrega novas marcas como O Boticário, Eudora, The Beauty Box e Quem disse, Berenice? Para a criação do grupo O Boticário, firmando a sua presença sólida em todos os principais shoppings do país.

Seguindo com sua expansão, no início de 2018, a franquia comprou a Vult, uma popular marca de cosméticos com preços populares. O negócio, estimado em R$ 80 milhões de reais, fez com que o grupo se tornasse o segundo maior player no mercado de maquiagens, atrás apenas da Natura.

Os diferenciais da franquia O Boticário

Alguns diferenciais são responsáveis pelo crescimento da marca no Brasil e no mundo. Veja a seguir os principais.

Franqueamento

O primeiro deles é, certamente, o investimento em um modelo de franquias. Isso permitiu o rápido crescimento da marca e a sua expansão por todo o território nacional, trazendo uma visibilidade que auxiliou a empresa a se tornar o que ela é hoje.

Responsabilidade ambiental

Ainda em 1990, a marca criou a Fundação Grupo Boticário, uma instituição privada, sem fins lucrativos que busca a preservação da natureza. A cada perfume vendido pela empresa, a fundação planta uma árvore em áreas de preservação.

No entanto, isso não só apenas conota a responsabilidade ambiental da marca. Mas também traz um apelo ao público, que cada vez mais, se preocupa com o meio ambiente.

Investimentos em infraestrutura e produtos

Por fim, outro diferencial da marca é a quantidade de investimentos voltados para o desenvolvimento de novos produtos e de infraestrutura no país. Eles são voltados para a fabricação, a logística, a operação e o marketing de vendas.

Ao todo, suas marcas atingem mais de 1750 cidades no país com cerca de 4 mil pontos de venda. Além de investir em vendas diretas com revendedores locais e lojas virtuais. Sua política de expansão também está voltada para o exterior: o grupo tem escritórios em outros 12 países, incluindo Portugal e Colômbia.

Além disso, hoje, O Boticário conta com mais de 10 mil funcionários diretos, gerando milhares de outros empregos indiretos.

Esperamos que a história da franquia O Boticário possa inspirar você a criar o seu próprio negócio e a investir no franqueamento como uma estratégia sólida de expansão.

Então, o que chamou sua atenção nessa história de sucesso? Deixe um comentário no post para a gente!

Quer saber se vale a pena comprar uma franquia do Boticário? Então, ouça nosso podcast:


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