Guia completo para ter uma rede de franquias de sucesso

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As franquias de sucesso não ganharam esse título do dia para a noite. Ter uma rede com bons resultados e conhecimento nacional, e até mesmo internacional, requer muito planejamento, organização e, principalmente, estratégias voltadas para esse tipo de negócio.

Para começar, é necessário que o seu negócio chame a atenção e seja vantajoso para os franqueados. Além disso, você precisa ter bastante organização financeira para fazer investimentos na sua marca. Com bons planos que estejam de acordo com a sua realidade, é possível expandir a sua empresa de maneira rápida e rentável que, muitas vezes, não seria possível em outro modelo de negócio.

Pensado nas principais dúvidas e problemas ao estruturar uma franquia e transformá-la em um negócio de sucesso, preparamos este guia. Confira os principais passos e se inspire com histórias de sucesso!

As vantagens das franquias

Muito se fala sobre as vantagens das franquias para o franqueado. No entanto, existem inúmeros benefícios também para o franqueador. Exatamente por isso que essa é, muitas vezes, a melhor estratégia para um plano de expansão do seu negócio. Essa é uma importante possibilidade de estender a sua área de atuação e conquistar mercados gastando menos. Veja, a seguir, os principais pontos positivos desse sistema.

Simplicidade jurídica

A Lei das Franquias determina diretrizes bastante claras sobre as responsabilidades de franqueado e do franqueador. Sem contar que todos os detalhes são esclarecidos em contrato, principalmente em relação às porcentagens de royalties e gestão da rede de franquias. Diante disso, dificilmente surgem problemas sobre o não cumprimento dos padrões da empresa e modelo de gerenciamento e estratégias de marketing que não sejam respeitadas pelo franqueado. Assim, você terá menores dores de cabeça com processos jurídicos, já que tem todo o resguardo da lei e dos contratos.

Redução de custos

Entre as vantagens das franquias de sucesso é importante destacar a redução de custos. Ao contrário das filiais, por exemplo, você não tem gastos trabalhistas dos funcionários, nem mesmo obrigações fiscais relacionadas às unidades, manutenção de equipamentos e reparos no estabelecimento.

Essa diminui considerável com responsabilidades financeiras acontece porque elas passam a ser obrigação do investidor, ou seja, do franqueado. Afinal, a lei das franquias é transparente sobre não haver vínculos empregatícios entre o franqueador e as redes. Nesse quesito, as unidades são negócios independentes da sua marca.

Rápido crescimento

O sistema de franquias possibilita uma rápida expansão da sua marca, já que a maior parte do capital investidor fica a cargo do franqueado. Dificilmente um empresário teria recursos financeiros suficientes para aplicar no crescimento do negócio em pouco tempo. Além disso, essa é uma estratégia que leva pouco tempo para ser estruturada, pois em alguns meses já pode ter outras unidades da sua marca em funcionamento.

Poder de negociação

Conforme a empresa cresce com a expansão e sucesso das unidades, a marca passa a ter maior poder de negociação. Com isso, conseguirá aplicar melhorias no negócio, aumentar o seu lucro, fechar acordo com fornecedores importantes e, consequentemente, exponenciar os resultados do empreendimento.

As franquias de sucesso mais famosas

Falando em melhorar os resultados da marca, o que acha de conhecer as principais franquias de sucesso para se inspirar nos modelos de negócio? Veja só os empreendimentos que começaram pequenos, mas que conseguiram crescer rapidamente e mundialmente com esse sistema.

McDonald’s

Sem sombra de dúvidas, o McDonald’s é um exemplo do império que uma marca pode ser tornar ao investir na estratégia de franquia. Aliás, esse foi um ponto de desentendimento entre o sócio Ray Kroc e os fundadores, que não queriam abrir novas unidades.

Atualmente, essa é uma das maiores redes de fast-food do mundo. Conta com mil estabelecimentos em funcionamento somente no Brasil, sendo mais de 36 mil lojas espalhadas por 119 países. Ainda nos dias de hoje, o negócio não para de crescer, pois somente no primeiro trimestre de 2019 teve lucro líquido de US$1,328 bilhão.

Cacau Show

Fundada em 1988, a Cacau Show foi de uma cesta de trufas feita com dinheiro emprestado a maior rede de chocolates em somente 25 anos. Existem mais de 2.036 lojas em funcionamento e que estão espalhadas por shoppings, bairros, avenidas e até mesmo aeroportos de todo o Brasil.

CNA

Nem só no setor da alimentação estão as franquias de sucesso. A Cultural Norte Americano (CNA) tem aproximadamente 600 unidades de ensino em funcionamento, mais de 400 mil alunos em todo o Brasil, além de estar no top 25 do franchising brasileiro. A instituição de ensino faz começou no sistema de franquias em 1985, quando o fundador e presidente Luiz Nogueira da Gama Neto percebeu as necessidades do mercado e as oportunidades de crescimento.

Como fazer um plano de expansão

Para ter uma franquia de sucesso é importante que tenha um plano de expansão, que nada mais é do que um estudo detalhado sobre as suas oportunidades de mercado, ameaças, concorrentes e metas. Justamente nesse processo que podem ocorrer erros nos objetivos e desequilíbrios em relação à realidade e condições do negócio. Para não cometer falhas e prejudicar o crescimento da empresa, aqui seguem algumas dicas.

Tenha os pés no chão

A primeira dica é traçar um plano que seja viável financeiramente para a sua marca. De nada adiantará ter a meta de abrir 20 unidades em dois anos se isso não é possível para o orçamento do negócio. Ter isso em mente é importante porque, por mais que a maior parte do capital investido seja responsabilidade do franqueado, você precisa ter recursos para aplicar na estruturação e no marketing da sua marca. Para que assim, ela se torne uma empresa atrativa e vendável.

Organize documentos e aspectos jurídicos

Para expandir a sua rede de franquias é necessário que esteja com todas as obrigações em dia. Entre elas, destacamos três. O primeiro documento é a Circular de Oferta de Franquia, o COF, que determine a apresenta todos os dados financeiros, operacionais de cunho jurídico da sua marca. Depois, atente ao pré-contrato que deve ser assinado pelo investidor ao concordar com os termos legais do acordo e características da sua empresa. Apesar de não ser um documento definitivo, ele é legalmente válido em casos de desistência de alguma parte ou não cumprimento de qualquer cláusula. Por fim, há o contrato definitivo.

Desenvolva a sua transmissão de know-how

A transmissão de know-how é um dos termos obrigatórios no sistema e na Lei das Franquias. Esse processo se trata do compartilhamento de conhecimentos práticos, de gestão e dos padrões da rede. Esse é um treinamento que deve ser feito pelo franqueador antes mesmo da abertura da unidade. O ideal é que busque desenvolver materiais de fácil consulta, como guias e e-books, para que o franqueado possa tirar dúvidas e ter informações de maneira mais rápida.

Trabalhe o seu marketing

O marketing é parte fundamental de uma franquia de sucesso e esse é um processo que deve ter ainda mais atenção durante o planejamento estratégico de expansão. Você precisa investir e trabalhar na captação de investidores, nos canais que serão utilizados para essa estratégia e nas ações que demonstrarão a relação de custo-benefício da sua marca.

Antes de qualquer coisa, é necessário entender que modelos de negócios diferentes precisam de distintas estratégias, mesmo sendo do setor do varejo. Portanto, as redes de franquias precisam atuar com processos diferentes em relação às filiais e sistemas de licenciamento, por exemplo. Entenda os fatores que precisa focar no seu plano de marketing.

Fortalecimento da marca

Como dito, você precisa tornar o seu negócio atrativo para os possíveis franqueados. Para essa estruturação é preciso trabalhar a identidade e registro da marca e o seu posicionamento de mercado. Esse passo deve ser trabalhado com planejamento, principalmente porque, em grande parte das vezes, o intuito das franquias é que tenha unidades por diversos e diferentes territórios.

Diante desse objetivo, você precisa ter uma posição e uma marca que sejam fortes e condizentes com diferentes localidades e culturas. Isso permitirá que tenha um importante e saudável crescimento. 

Com o posicionamento de mercado será importante definir um padrão de comunicação com os investidores e com o público-alvo do negócio. Esse é um aspecto que precisa estar em equilíbrio com a sua atividade, setor, mercado, cores utilizadas na franquia, com o slogan e campanhas que serão elaboradas.

Padronização das campanhas

Assim como o design e todo o aspecto visual e comunicativo das franquias de sucesso, as campanhas e planos de marketing também precisam ser padronizados. Definir as regras, políticas e padrões dessas estratégias é fundamental para que nenhuma unidade se distancie do conceito da empresa, já que esse sistema descentraliza o seu comando e não há como gerenciar de perto cada detalhe gerencial.

Para isso, se certifique de que os franqueados estão alinhados sobre a cultura da marca e que recebam todos os treinamentos necessários para atenderem a essas regras. Além, é claro, de detalhar todas as campanhas e estratégias utilizadas em contrato.

Check -list para ter uma franquia de sucesso

Todo e qualquer tipo de negócio precisam de planejamento para crescer e se manter no mercado. No entanto, quando estamos falando de franquias envolvemos ainda mais particularidades que ditam o sucesso ou prejuízo desse modelo de negócio.

Para que tenha um panorama sobre os pontos fundamentais para ter uma franquia de sucesso, tenha em mente a seguinte check-list:

  • entenda o seu negócio: domine o seu mercado de atuação e se mantenha atualizado sobre demandas, oportunidades e concorrência;
  • pense como um empreendedor: uma rede de franquias requer que saia da zona de conforto e pense de maneira ampla e de olho no futuro, mas sempre com os pés no chão;
  • seja parceiro: crie um relacionamento de parceria com os franqueados, pois isso facilita negociações, acordos e também o crescimento da sua rede;
  • seja líder e não chefe: apesar de não haver vínculos empregatícios, há franqueadores que tratam esse sistema como uma hierarquia. Não seja assim. Atue como líder, exemplo e inspiração;
  • invista no bom atendimento: invista e trabalhe no bom atendimento dos investidores e do seu público, pois esse é um dos principais fatores de fidelização e também de desligamento.

Os segredos do sucesso das franquias na Goakira

Muitas franquias de sucesso nascem por meio da Goakira. Isso acontece porque atuamos desde a estruturação do negócio, passamos pelos estudos de melhores pontos comerciais e estendemos a nossa consultoria até os treinamentos necessários.

Acompanhar todo esse processo é fundamental para a definição de marca, conceito e posicionamento de mercado. Sem contar que temos um time de especialistas atualizados sobre o modelo de franquias, demandas de mercado e melhores estratégias para cada tipo de negócio, seja da alimentação, seja da beleza ou qualquer outro tipo de segmento.

Diante disso, são estudadas os melhores planos e decisões voltadas para as características, condições e realidade do seu negócio em particular. Esse é um trabalho que permite o crescimento saudável e duradouro de uma rede de franquias e não um negócio que estoura do dia para a noite, mas que em pouco tempo cai em esquecimento e prejuízos financeiros.

Para concretizarmos franquias de sucesso, atuamos com métodos japoneses de qualidade e processos de alta performance, além da objetividade, agilidade e foco em crescimento das estratégias americanas que utilizamos com os nossos clientes. Esse é um conjunto de metodologias e modelos de negócios que tem agregado valor e proporcionado resultados para diversas empresas que desejam entrar no sistema de franquias.

As franquias de sucesso nascem de uma visão empreendedora e de negócios que trabalham de maneira planejada para tamanho crescimento. Para isso, é necessário contar com especialistas que indiquem o melhor caminho e as decisões mais acertadas para a sua expansão. Além disso, é fundamental selecionar e avaliar se o perfil dos franqueados condiz com as suas metas e posicionamento da sua empresa perante o mercado.

Tem pensado em franquear o seu negócio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores para orientá-lo sobre as melhores estratégias de crescimento!

 

 

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