Não é de hoje que a competição entre McDonald’s e Burger King gera memes, questionamentos e muitas lições de marketing. Mas, não importa de qual lado você esteja, todos nós temos muito a aprender com este duelo de gigantes!
Em 2015, acompanhamos o ápice da saga McDonald’s e Burger King. Para celebrar o Dia da Paz, comemorado em 21 de setembro, o Burger King convidou o McDonald’s para fazerem um novo lanche juntos, o “McWhopper”, que seria uma combinação dos hambúrgueres Whopper e Bic Mac.
Coloque-se, por exemplo, no lugar do CEO do McDonald’s. Qual seria sua reação ao receber um convite como esse de seu principal concorrente? Nesse caso, o próprio presidente do McDonald’s rebateu a proposta em sua rede social. Assim, entre outros argumentos para não participar, finalizou com a frase: “Da próxima vez, um simples telefonema seria o suficiente.”.
Diante disso, houveram diversas manifestações nas redes sociais. Por um lado, alguns disseram que o McDonald’s se colocou como líder e mostrou para o Burger King “quem manda”. Por outro lado, muitos ficaram com a sensação de que o McDonald’s agiu com descaso ao negar uma “simples união” com um nobre objetivo.
Dessa forma, houveram diversas outras ações nas quais as marcas se “alfinetaram”, como quando o McDonald’s lançou banners de promoção muito parecidos com os do Burger King, que não perdeu tempo e ironizou o Mc nas redes sociais com a frase “Pode copiar, só não faz igual”. Claro que os clientes adoram a batalha e se divertem com as piadas e memes vindos das provocações, assim como as marcas também se beneficiam disso, ganhando visibilidade e mídia espontânea.
McDonald’s e Burger King: mantenha seus amigos próximos, mas seus inimigos mais próximos ainda
Conhece a fala de Marlon Brando no filme “O Poderoso Chefão”? A famosa frase “Mantenha seus amigos por perto, mas seus inimigos mais perto ainda” não poderia estar mais correta quando se trata de negócios.
Em um mercado altamente competitivo, por exemplo, a empresa que se sobressai, seja pelo atendimento, pelo produto ou pela divulgação, tem mais chances de fidelizar o cliente e se manter sustentável a longo prazo. Porém, fidelizar não é uma tarefa simples.
Quando várias empresas disputam a atenção do mesmo público, estabelecer um planejamento de benchmarking é essencial para manter a competitividade e inovação constante e crescer seu negócio. Portanto, o Burger King deve acompanhar de perto todos os lançamentos do McDonald’s em produtos, atendimento, layout das unidades e propaganda, assim como o McDonald’s deve fazer o mesmo com o Burger King e você deve fazer o mesmo com seus concorrentes.
Assim, essas análises constantes da concorrência te ajudam a entender quais ações têm boa e má aceitação pelos clientes e porquê. Ao fazer isso, você estará construindo a sua própria Inteligência de Mercado. Sabemos que o termo causa a impressão de que somente as grandes corporações podem trabalhar com Inteligência de Mercado, mas a padaria do bairro que acabou de sofrer um impacto no seu fluxo de clientes, devido a um novo concorrente que abriu na esquina ao lado, tem que entender o motivo de os clientes escolherem a novidade ao invés dele.
Dessa forma, criar o hábito de aprender com o concorrente é uma novidade no Brasil, mas está conquistando seu espaço pelo benefício que gera na hora de expandir negócios e mantê-los em alta. Então, se você tem uma pequena empresa, saiba que pode e deve analisar seus concorrentes e investir em ações de comunicação baratas e eficazes.
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McDonald’s e Burger King: Guerra ou União?
Sabemos que o McDonald’s passou por um de seus piores anos em 2015, quando sua receita no Brasil despencou 23,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Assim, houveram diversos relatos pelo mundo de despreparo na estocagem dos mantimentos e lanches com alimentos fora do padrão de qualidade. Então, não acham que a proposta de “união” da Burger King veio em boa hora? Além disso, a maior ação de marketing realizada pelo McDonald’s, a campanha contra o câncer, aconteceu no mesmo período dessa proposta. Diante disso, foi uma coincidência ou uma estratégia muito bem articulada do Burger King?
A formulação da campanha teve a participação de, no mínimo, seis agências de marketing. Então, quem acha que o Burger King se abalou com o fora está completamente enganado. Com certeza, já tinham planejado o que seria feito se tivessem uma resposta negativa. Após receber a resposta, o BK abriu o espaço para outras empresas realizarem a parceria nesse importante dia. Tiveram respostas quase que imediatas da rede brasileira Giraffas e das americanas Denny’s e Wayback Burgers, por exemplo, que toparam participar do “dia de trégua”. Foram distribuídos 1.500 lanches gratuitos no “Dia de Paz”, além de toda a atenção midiática e reforço de posicionamento que a ação trouxe.
Principais lições que aprendemos com McDonald’s versus Burger King:
- Saiba quem são seus concorrentes e quais são seus diferenciais. Faça visitas periódicas para acompanhar novidades e melhorias implementadas pelos seus competidores. Afinal, usar os erros e acertos de seus concorrentes diminui o custo com testes de novos processos e o risco da aceitação por parte do cliente.
- Planeje ações de divulgação, melhoria e relacionamento com seus consumidores. Para isso, conheça as expectativas dos clientes e esteja presente nos meios de comunicação, redes sociais, aplicativos e site. Isso aumenta as vendas e, ainda mais importante, fideliza o consumidor.
- Quem está no mercado está sujeito a imprevistos. Seja de um fornecedor que atrasou a entrega ou o seu concorrente te convidando para uma “trégua”. Nesse caso, o McDonald’s não estava preparado para o convite e nem poderia estar. Foi uma jogada sábia do Burger King, mas ambos correram o risco de como seriam vistos pelos clientes. O segredo é não se deixar levar pelo momento e planejar antes de agir. Afinal, apesar da surpresa, podemos ter certeza de que a frase: “Da próxima vez, um simples telefonema seria o suficiente” foi muito analisada antes de ir a público.
Essas são apenas algumas lições que podemos tirar do duelo McDonald’s e Burger King. Se você deseja franquear seu negócio ou comprar uma franquia, entre em contato com a gente. Nossa equipe conta com profissionais altamente qualificados para te orientar em qualquer fase da sua empresa. A Goakira está pronta para levar seu negócio ao próximo nível! E você?