Conheça a história de sucesso da franquia McDonald’s

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É impossível pensar frachising sem lembrar do símbolo mundial que se tornou a franquia McDonald’s. Quem deseja entrar nesse mercado, precisa conhecer a história dessa empresa, que se tornou um dos principais exemplos de franquia bem-sucedida, especialmente no segmento alimentício.

A origem e o desenvolvimento da franquia McDonald’s são capazes de demonstrar o que compõe um marca de sucesso. Além dos motivos pelos quais uma franquia deve cuidar da manutenção dos padrões, investir em um conceito único e trabalhar por um propósito para resolver um problema específico.

Então, neste post, contaremos um pouquinho da história da marca para que você se inspire e saiba o que deve buscar na hora de escolher uma franqueadora para investir no seu novo negócio. Pronto para um relato entusiasmante? Então, continue a leitura e conheça mais sobre a franquia McDonald’s!

Qual a origem da franquia McDonald’s?

No final da década de 1930, nos Estados Unidos era normal que as lanchonetes oferecessem um vasto cardápio. Garçons patinadores atendiam os clientes sem que precisassem sair do carro. No entanto, esse modelo era confuso e a diversidade de pratos gerava muitos erros nos pedidos. Logo, a dinâmica do atendimento era demorada, o que causava uma longa espera para os clientes.

Buscando se diferenciar, os donos da então barraca de cachorro-quente, Airdome em Arcádia na Califórnia, resolveram se mudar para San Bernardino e montar o restaurante McDonald’s. Limitaram a quantidade de itens do seu cardápio e agilizaram a preparação dos pratos por meio da criação de um processo bem rigoroso.

No novo restaurante só eram servidos hambúrgueres, batatas fritas, refrigerantes e milk shakes. Com o menu limitado era possível ter previsibilidade dos pedidos e produzi-los em massa. Portanto, eram entregues aos clientes poucos segundos após serem solicitados. E foi essa a grande sacada que deu início ao que tornou a franquia McDonald’s o que é hoje.

Quais as principais sacadas dos criadores?

Primeiramente a redução do cardápio e da criação do processo de produção. Com os clientes buscando os seus pedidos no balcão, eles reduziram os custos com mão de obra dos garçons, o tempo de atendimento e a ocorrência de erros.

Mesmo com as filas que se formaram devido ao imenso sucesso do restaurante, o atendimento continuou mais rápido do que em qualquer outro estabelecimento.

Mas isso não foi tudo. Eles também se deram conta que os pratos e talheres destruídos ou roubados eram causadores de grandes prejuízos, sem contar com o trabalho para higienizá-los para a reutilização. Foi aí que adotaram as embalagens totalmente descartáveis, que tornaram possível levar para viagem, e reduziam ainda mais os custos e a necessidade de mão de obra.

Quais são os seus diferenciais?

Além de um cardápio bem definido e padronizado e o atendimento ágil, desde suas origens a marca tem uma forte preocupação com a qualidade dos produtos que oferece. Além disso, quando o empreendedor Ray Kroc se juntou à dupla de criadores do processo e teve a ideia de transformar a empresa em uma franquia, acrescentou alguns outros diferenciais a ela, como ser uma marca totalmente voltada às famílias e às crianças, desenvolvendo produtos específicos para esse público, além do conceito dos arcos amarelos que estão presentes até hoje e torna a franquia inconfundível.

Foi Kroc que também criou a mascote da marca, Ronald McDonald, inicialmente interpretado por Willard Scott, criador do palhaço Bozo. A ideia do empresário era consolidar a marca para o público infantil. Com o tempo, outros personagens que compõem a trupe McDonald’s Land foram criados e, até hoje, ilustram as caixinhas e brindes do Mc Lanche Feliz.

Como ela inovou o conceito drive thru?

Outro diferencial que vale a pena destacar é o modo como a empresa inovou o conceito de drive thru. Como já relatado, quando os garçons iam até o carro, essa modalidade era ineficiente e suscetível a erros e à demora no atendimento.

Quando os clientes passaram a ir até o balcão fazer e receber seus pedidos, sem precisarem sair do carro, o drive thru se tornou, de fato, proveitoso. A mudança foi tão revolucionária que outras marcas, como o Burguer King e o Taco Bell, se inspiraram no modelo do McDonald’s e implementaram o processo em seus estabelecimentos também.

Como o filme “Fome de Poder” se relaciona com a franquia McDonald’s?

O filme conta a história dos irmãos Dick e Mac McDonald’s, responsáveis pela criação do processo e do conceito que deu origem à franquia. Fala sobre como o vendedor Ray Kroc, interpretado por Michael Keaton, entra na sociedade, colabora com a ascensão da marca e consegue eliminar os dois irmãos do negócio quando atinge o auge do sucesso.

Apesar de cruel, a trajetória contada é real. Kroc trabalhou muito na criação de estratégias de marketing para a venda da marca McDonald’s como franquia. Em determinado momento, nos anos 1950, ele fundou a empresa McDonald’s System. Entretanto, se sentindo limitado pelas restrições contratuais impostas pelos criadores do sistema, retirou-os da sociedade mediante a uma pomposa indenização.

Depois disso, Dick e Mac sequer puderam continuar usando o nome em sua própria lanchonete. A empresa considera como data da sua fundação a da abertura da companhia por Kroc, em 1955, ignorando completamente os 15 anos que a antecederam.

De acordo com o filme, além da participação no faturamento de cada uma das lojas franqueadas, Kroc também passou a ganhar com o arredamento dos terrenos sobre os quais eram construídas, tendo sido esse o pulo do gato que tornou possível para ele se desvencilhar dos irmãos.

Portanto, a franquia McDonald’s mistura sacadas geniais e muita persistência. A visão empreendedora e comercial, o amor pelo que se faz e o desejo de revolucionar solucionando problemas foram primordiais. Ingredientes tão essenciais para uma franquia de sucesso quanto os dois hambúrgueres, alface, queijo e molho especial para o Big Mac.

Enfim, você se inspirou a história do McDonald’s? Então, veja como cuidar da gestão da sua franquia e aumente os resultados da sua empresa!

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