Conheça a história de sucesso da franquia McDonald ‘s

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Quando pensamos em frachising, uma das primeiras marcas que vem à mente é o McDonald ‘s. Todo empreendedor que deseja crescer seu negócio precisa conhecer a história do “Méqui”, que se tornou um grande case de franquia bem-sucedida no segmento alimentício.

Ao analisarmos a origem e o desenvolvimento da franquia McDonald ‘s, podemos observar alguns fatores que compõem uma marca de sucesso, como: cuidar da manutenção dos padrões, investir em um conceito único e trabalhar por um propósito que resolva um problema específico.

Neste post, contaremos um pouco da história da empresa, para te inspirar e te ajudar a entender o que observar antes de escolher a sua franquia ideal ou começar a sua própria rede. Pronto para um relato entusiasmante? Então, continue a leitura e conheça mais sobre a franquia McDonald ‘s!

Transforme o seu negócio em uma franquia

Qual é a origem da franquia McDonald ’s?

No final da década de 1930, as lanchonetes dos Estados Unidos tinham cardápios cheios de opções e garçons patinadores, que atendiam os clientes dentro dos carros. No entanto, esse modelo era confuso e a diversidade de pratos gerava muitos erros nos pedidos. Por isso, a dinâmica do atendimento era demorada e cheia de longas esperas para os clientes.

Em 1937, os irmãos McDonald decidiram abrir uma barraca de cachorro-quente chamada Airdome, que ficava localizada em Arcádia, na Califórnia. Em 1938, eles decidiram se mudar para San Bernardino, também na Califórnia, e se instalaram na beira da estrada, na famosa Rota 66.

Depois de um tempo vendendo apenas Hot-Dogs, passaram a comercializar hambúrgueres. Em 1948, quando os lanches se tornaram o produto principal, mudaram o nome da lanchonete para McDonald ‘s. Qual era o diferencial deles? O Mc era um drive-in com cardápio enxuto, processo de produção rápido e pratos feitos em um processo de produção rigoroso.

Logo, passaram a servir somente hambúrgueres, batatas fritas, refrigerantes e milk shakes. Com o menu limitado, era possível ter previsibilidade dos pedidos e produzi-los em massa, permitindo a entrega aos clientes em poucos segundos. Este diferencial competitivo (velocidade) foi um dos principais fatores de sucesso da marca. 

Os irmãos tentaram expandir o negócio, mas fracassaram. Porém, um homem de 52 anos, chamado Ray Kroc, viu uma grande oportunidade na lanchonete lotada e conseguiu transformá-la no que ela é hoje: uma franquia de sucesso. Como ele fez isso? Simples: transformou o produto em conveniência para consumidores e empresários, como foco total na alta padronização.

Quais as principais “sacadas” dos criadores?

A redução do cardápio e a criação do processo de produção inovador foram as primeiras grandes ideias dos proprietários. Com os clientes buscando os seus pedidos no balcão, eles reduziram os custos com mão de obra dos garçons, o tempo de atendimento e a ocorrência de erros.

Mesmo com as filas, que se formaram devido ao imenso sucesso do restaurante, o atendimento continuou mais rápido do que em qualquer outro estabelecimento. Mas isso não foi tudo! Eles perceberam que os pratos e talheres destruídos ou roubados eram causadores de grandes prejuízos e davam trabalho para serem higienizados. Foi aí que adotaram as embalagens totalmente descartáveis, tornando possível o famoso “levar para viagem”. Além de deixar os clientes felizes com a nova opção, eles reduziram ainda mais os custos e a mão de obra.

Quais são os principais diferenciais?

Além do cardápio bem definido, padronizado e atendimento ágil, a marca sempre teve uma forte preocupação com a qualidade dos produtos que oferece. Quando o empreendedor Ray Kroc se juntou à dupla de criadores, ele acrescentou alguns outros diferenciais à franquia, como: 

  • Ser uma marca totalmente voltada às famílias e crianças
  • Possibilidade de comprar por drive-thru (que chegou a inspirar a concorrência a fazer o mesmo, como foi o caso do Burger King)
  • Rapidez na entrega 
  • Otimizar de processos para redução de custos
  • Forte identidade visual, com as cores e o conceito dos arcos amarelos

Foi Kroc quem criou a mascote da marca, o palhaço Ronald McDonald (inicialmente interpretado por Willard Scott, criador do palhaço Bozo). A ideia do empresário era consolidar a marca para o público infantil. Com o tempo, outros personagens que compõem a trupe McDonald ‘s Land foram criados e, até hoje, ilustram as caixinhas e brindes do Mc Lanche Feliz.

Filme “Fome de Poder” conta a história da franquia

O filme “Fome de Poder” (título original: “The Founder”), conta a história dos irmãos Dick e Mac McDonald ‘s, responsáveis pela criação do processo e do conceito que deu origem à franquia. Podemos ver como o vendedor Ray Kroc entra na sociedade, colabora com a ascensão da marca e consegue eliminar os dois irmãos quando atinge o auge do sucesso.

Apesar de cruel, a trajetória contada é real. Kroc trabalhou muito na criação de estratégias de marketing para a venda da marca McDonald ‘s como franquia. Em determinado momento, nos anos 1950, fundou a empresa McDonald ‘s System. Entretanto, se sentindo limitado pelas restrições contratuais impostas pelos criadores do sistema, retirou-os da sociedade mediante a uma pomposa indenização.

Depois disso, Dick e Mac sequer puderam continuar usando o nome em sua própria lanchonete. A data oficial da fundação da empresa por Kroc, em 1955, ignora completamente os 15 anos de trabalho dos irmãos McDonald que antecederam a expansão.

De acordo com o filme, além da participação no faturamento de cada uma das lojas franqueadas, Kroc também passou a ganhar com o arrendamento dos terrenos sobre os quais eram construídas. Este foi o “pulo do gato” para que ele pudesse se desvencilhar dos irmãos.

Podemos ver que a franquia McDonald ‘s une sacadas geniais com muita persistência. A visão empreendedora e comercial, o amor pelo que se faz e o desejo de inovar solucionando problemas foram ingredientes tão primordiais para a franquia ser um sucesso quanto os dois hambúrgueres, alface, queijo e molho especial para o Big Mac.

Você se inspirou com a história do McDonald ‘s? Então, confira a história de outra rede de sucesso: Subway!

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