Conheça 6 vantagens do sistema de franquias

5 minutos para ler

A rapidez de expansão, a troca de conhecimento e o poder de negociação estão entre os principais benefícios do franqueador que conta com uma operação bem estruturada. Assim, nesse texto falaremos sobre todas as vantagens do sistema de franquias.

Logo, a franquia precisa ser encarada pela empresa como estratégia de expansão de seus negócios, aumentando o seu acesso ao mercado e consumidores, tornando esse canal de vendas efetivo para todos os envolvidos no sistema de distribuição de seus produtos e serviços.

Sendo assim, a operação de franchising precisa estar bem estruturada, implantada e gerida de maneira adequada.

1. Mais facilidade na expansão como uma das vantagens do sistema de franquias

A rapidez do sistema de franquias é um dos principais diferenciais desse formato de negócios. Dessa forma, uma vez que o investimento maior será realizado pelos franqueados individualmente, isso faz com que a necessidade do capital seja bem menor.

Assim, espaços podem ser ocupados mais rapidamente e ampliando as dificuldades para os concorrentes nesse processo. Por isso, essa é uma das grandes vantagens do sistema de franquias.

2. Força da marca franqueadora

Vamos supor que você deseja trabalhar com locação de guindaste ou assoalho de madeira. Então, a vantagem em adquirir uma franquia é que o nome da marca já estará consolidado no mercado. Portanto, o trabalho com ela se torna mais fácil.

Nesse sentido, iniciar o próprio negócio tendo por trás a credibilidade de uma marca forte no mercado certamente traz mais segurança, principalmente no caso de um empreendedor iniciante.

Aliás, como a franqueadora já tem uma marca consolidada, provavelmente conta com um cadastro extenso e estruturado de fornecedores. Dessa forma, isso torna possível que os franqueados consigam ter condições especiais em seus pedidos.

Assim, o fato de começar uma empresa com um produto ou serviço já testado no mercado é outro ponto a favor de optar por uma franquia.

3. Apoio do franqueador

Definitivamente, ter suporte pode fazer toda a diferença no início de um negócio. Então, ao investir em uma franquia, além de contar com a força de uma grande marca, o empreendedor conta ainda com o apoio da franquia.

Dessa forma, a franqueadora dispõe os manuais de franquia, além de auxílio na escolha do ponto comercial e treinamento necessário para o empresário e seus empregados.

Além disso, se tratando de um sistema padronizado, o franqueado também tem a garantia de que todos os aspectos relativos à sua unidade (dos produtos oferecidos ao mobiliário, passando pelo logotipo) foram previamente testados e melhorados após testes sucessivos.

Como a grande finalidade do franqueador é zelar pela sua marca, o franqueado tem a garantia de que não ficará desamparado na operação do seu negócio. Isso acaba sendo uma das boas vantagens do sistema de franquias.

4. Auxílio no planejamento é outra das vantagens do sistema de franquias

Diversos negócios fracassam logo no início por falta de planejamento. No entanto, ao investir em uma franquia, o empreendedor diminui as chances de ter problemas nesse sentido, já que a empresa franqueadora ajuda, entre outros pontos, a planejar custos com a construção e instalação da nova unidade.

Além disso, a franqueadora também ajuda a prever os valores necessários para a franquia operar, como investimento inicial, capital de giro, etc. A franqueadora também costuma informar o tempo médio de retorno do investimento.

5. Operação do negócio por um dono

Com o franqueado entendendo claramente o seu papel na gestão do negócio, os resultados tendem a ser maiores do que unidades próprias, operadas pela empresa, baseando-se no fato de o dono ter maior capacidade de envolvimento, engajamento e gerenciamento do negócio.

Dessa forma, ele busca a lucratividade e a rentabilidade como focos principais e assim, obtém o retorno do investimento.

6. Organização do conhecimento

Um aspecto muito importante das redes mais estruturadas é tornar possível a troca de conhecimento entre todos os seus integrantes e assim aumentar o potencial de negócios da marca, uma vez que as práticas bem sucedidas podem ser difundidas de maneira consistente e assim gerar vantagens competitivas para a marca e seus franqueados.

Vale lembrar que o sistema de franquias, apesar do sólido crescimento apontado nos últimos anos, apresenta também desafios relevantes que devem ser avaliados por todas as empresas que pensam em ampliar seus negócios por meio das franquias.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Então agora é só conhecer mais sobre o sistema de franquia e investir nesse mercado que está em constante crescimento.

Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o blog Goakira.

Quer saber mais sobre as vantagens do sistema de franquias? Nos acompanhe nas redes sociais Instagram, LinkedIn e Youtube e assista o vídeo a seguir!

Posts relacionados

Deixe um comentário