Franquias de quiosque: vantagens e desvantagens

6 minutos para ler

Nos tempos de crise econômica é comum perceber a apreensão dos empreendedores na hora de expandir o seu negócio. No caso das franquias, uma das maiores preocupações é em relação ao investimento. Qual o formato ideal para a expansão: franquias de quiosque ou unidade fixa?

Obviamente, existem vantagens e desvantagens na escolha de uma franquia de quiosque. Por isso, neste artigo, vamos discorrer sobre os pontos positivos e negativos a respeito desse assunto específico e o que deve ser considerado por quem pretende optar por esse modelo de negócio. Acompanhe a leitura!

O que são as franquias de quiosque?

Uma forte tendência presente no mercado de franquias atualmente é a instalação de unidades quiosque. Pois, essa modalidade demanda menor investimento e tem menor estrutura do que uma loja fixa.

Os quiosques são bastante vantajosos para o franqueador que procura um investimento de baixo custo. Eles consistem em espaços menores, geralmente instalados em locais com grande circulação de pessoas, como shopping centers, e não se restringem necessariamente na modalidade de microfranquias.

Um bom exemplo (que provavelmente você já notou e, inclusive, foi cliente) é o do McDonald’s e Burger King, que vendem seus sorvetes em quiosques espalhados pelos shoppings.

Quais são as vantagens de uma franquia de quiosque?

Agora que você já sabe o que é uma franquia de quiosque, abaixo você confere 5 vantagens ao optar pelo modelo de franquias de quiosque.

Investimento inicial baixo

Com certeza, uma das principais vantagens de uma franquia de quiosque é a possibilidade de expandir o próprio negócio com investimento mais baixo do que o de uma loja fixa.

Lojas demandam mais gastos em reformas, custos de projeto de decoração, compra de móveis e diversos outros custos inerentes ao local. Já os quiosques, por outro lado, oferecem custos mais acessíveis ao bolso do empresário pois têm projeto padrão e espaço reduzido.

Isenção de CDU

A Cessão de Direito de Uso, ou CDU, é a cobrança do ponto comercial. Como o espaço ocupado por um quiosque é de propriedade e direito de uso dos próprios shoppings, as administradoras têm autorização para ceder o direito de exploração comercial daquele espaço a terceiros por um determinado período estabelecido por contrato.

Devido a isso, não incide a cobrança de ponto comercial para a instalação de quiosques, o que torna o custo do investimento ainda mais atrativo.

Possibilidade de mudança rápida

Assim como todo negócio, uma franquia de quiosque pode não apresentar os resultados esperados. Se isso acontecer, uma vantagem estratégica dos quiosques é que eles oferecem uma mobilidade importantíssima para o investidor.

Como os contratos têm prazo de validade estabelecidos, caso as vendas não tenham fluído bem em um ponto, ele pode mudar de localização do seu quiosque sem prejuízos ou gastos excessivos, diferentemente de uma loja fixa, onde os custos de mudanças são extremamente onerosos para o empreendedor.

Custos operacionais baixos

O funcionamento de um quiosque não depende de um grande número de funcionários. Principalmente por conta do espaço reduzido, os quiosques conseguem operar com uma quantidade mínima de trabalhadores, o que reduz drasticamente o custo operacional do negócio.

Rápida instalação

Os quiosques têm projetos padrão que são os responsáveis pela facilidade na hora da montagem do ponto. O simples fato de não ser necessária uma reforma deixa os custos mais acessíveis. Isso libera mais capital para você investir, por exemplo, na maior variedade de produtos oferecidos para seus clientes.

Além disso, graças à rápida instalação (geralmente apenas 1 dia), você inicia o faturamento do seu novo ponto comercial da noite pro dia, literalmente.

Quais são as desvantagens de uma franquia de quiosque?

Como nem tudo são flores na gestão de empresas, as franquias de quiosques também possuem algumas desvantagens. Confira:

Aumento da demanda por quiosques

A demanda pelos espaços nos shoppings para montar os quiosques tem aumentado significativamente. Especialmente por ser um modelo de negócio que vem se mostrando promissor e acessível aos pequenos investidores.

Em função disso, a implacável Lei da Oferta e Demanda entra em ação. E já está sendo notada uma tendência de aumento dos preços desse espaço em shopping centers.

Atualmente, a diversidade oferecida pelos quiosques faz com que até montadoras de veículos procurem esses locais para expor seus produtos.

Contratos de curta duração

Por um lado o contrato com prazo de validade é benéfico caso o resultado das vendas não seja satisfatório. Por outro pode ser prejudicial quando não se obtém o retorno do investimento de forma rápida.

Esse risco pode ser reduzido com uma análise de mercado eficiente. Dessa forma, é possível ter a certeza de que o empreendimento é propício para aquele espaço, já que a localização do ponto é essencial para o sucesso de um negócio.

Limitação de espaço

Assim como o período contratual tem suas vantagens e desvantagens, o mesmo vale para o espaço reduzido. Limitando o espaço você vai ter menor custo operacional. Por outro lado, ter um espaço menor prejudica a exposição dos seus produtos.

Além disso, organizar o estoque vai ser uma missão complicada. Isso exigirá tempo e planejamento para encontrar soluções viáveis para o armazenamento dos seus produtos.

Limitação da experiência de compra do cliente

Nas grandes redes varejistas, um dos pontos mais trabalhados é a experiência de compra do consumidor. Em um quiosque com espaço reduzido, isso se torna um grande desafio. É extremamente difícil ter um local adequado para oferecer música, conforto para o cliente, expor seus produtos e ainda ter um merchandising atrativo.

Existem também problemas relacionado à personalidade do cliente. Porque nem todos se sentem confortáveis ou gostam de fazer compras com demasiada exposição, como ocorre nos quiosques.

Enfim, para ter sucesso na gestão de uma rede de franquias é necessário analisar todas as possibilidades antes de tomar uma decisão, principalmente se tratando da expansão do seu negócio.

E você, o que pensa sobre as franquias de quiosque? Elas funcionam para o seu modelo de negócio? Deixe um comentário no post, pois sua opinião é muito importante para nós!

tudo sobre rede de franquias

Posts relacionados

Deixe um comentário