Franquia confiável: 4 fatores que influenciam na credibilidade da franquia

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A escolha do negócio é primordial para o sucesso dos investidores. Desse modo, é preciso certificar-se da credibilidade da franquia. Um bom aspecto para realizar a escolha é ver se a marca é associada da ABF (Associação Brasileira de Franquias). Isso é importante visto que só organizações que seguem as exigências de qualidade específicas podem fazer parte.

Além do mais, não basta selecionar a franquia mais lucrativa ou famosa, é fundamental verificar a compatibilidade com o seu perfil. Entretanto, você pode ter sua primeira franquia, sem qualquer problema.

Para isso, é necessário avaliar quem está por trás da rede, o tempo do negócio no mercado, se ele tem know-how suficiente para repassar a seus franqueados, baseado em seu sucesso e diferenciais competitivos.

Continue a leitura e conheça quatro fatores que influenciam na credibilidade da franquia!

1. A saúde financeira da franquia e o cumprimento às exigências legais

Qualquer franqueado deve enviar uma elevada quantidade de documentos que confirmem sua capacidade financeira para adquirir e administrar outra sede. Além disso, a franqueadora necessita garantir a seus franqueados a viabilidade de seu plano de negócios. Deve fornecer informações financeiras que confirmem a sua capacidade de cumprir com as necessidades de gestão de sua rede.

Isso porque a legislação estabelece a entrega dos balanços dos dois últimos exercícios juntamente com a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é utilizado pelo franqueador para fornecer dados para investidores interessados em comprar uma loja de sua rede.

Porém, esses não podem ser os únicos documentos analisados. O candidato a franqueado precisa informar-se sobre a regularidade tributária e fiscal da organização, verificando as certidões negativas municipal, estadual e federal, em que se encontra a primeira franqueadora. Por meio de boas referências comercias, por exemplo, dos principais fornecedores, se for capaz, é necessário averiguar se existem indícios de falhas financeiras devido ao não pagamento de produtos e serviços contratados.

É necessário destacar que a internet é um ótimo instrumento de investigação. Afinal, o franqueado poderá conseguir informações que possam ser usadas na etapa de entrevista com o franqueador.

2. O suporte oferecido pela franquia

Quando o franqueador apresenta uma organização testada em uma unidade-piloto, local que reproduz as mesmas condições que serão ofertadas aos franqueados, certificando a sua viabilidade, os perigos poderão ser diminuídos, já que muitas falhas já terão sido consertadas, o mercado para os serviços/produtos analisados e a posição da marca definida.

Diversos franqueados se sentem traídos pela vontade de proporcionar uma novidade ao mercado e alcançar múltiplos benefícios junto ao franqueador, por participar do processo desde seu começo. Entretanto, a grande dificuldade é conseguir avaliar se o modelo de negócio está baseado em uma tendência permanente ou em um modismo efêmero.

No modelo de franchising, o franqueado paga por um know-how e por reproduzir um sistema de sucesso. Além do  direito de uso de uma marca conhecida no mercado. Deixar de lado esses processos envolve erros que necessitam ser cuidadosamente analisados, para não influenciar na credibilidade da franquia. Porém, de uma forma geral, os franqueados procuram franquias por considerá-las mais seguras do que as organizações próprias.

Sendo assim, eles buscam obter o sucesso pelo franqueado e, para isso, necessitam certificar-se do apoio do franqueador. Desse modo, eles precisam oferecer bons treinamentos, inovação tecnológica à empresa e suporte operacional, que precisam ser medidos juntos às unidades já em operação.

3. A lucratividade da franquia

Não é suficiente conhecer o capital inicial total previsto pela franqueadora. Quando se tem determinado valor para investir, é preciso perguntar quais são as opções de rentabilidade para ela, pois adquirir uma franquia confiável pressupõe realizar uma avaliação comparada com outros investidores disponíveis no mercado.

Isso é essencial, pois franquias consistem em investimentos fundamentados em contratos com prazos estabelecidos e que podem ser renovados a desejo do franqueador, como um investimento de longo prazo. Dessa maneira, o candidato a franqueador deverá solicitar que os franqueadores disponibilizem algumas informações necessárias para que seja necessário calcular esses índices e certificar a credibilidade do novo empreendimento.

Se o investidor pensar somente no aspecto financeiro, a franquia confiável será aquela que exigir o menor investimento de recursos imediatos, com o prazo mais curto para o retorno do investimento e com os maiores índices de rentabilidade e lucratividade. Essas características elevam a credibilidade de sua futura empresa.

4. O fator qualidade

Já ocorreu de diversas pessoas experimentarem um produto novo no mercado, gostar muito, e, um tempo depois, ele desparecer. Isso acontece porque o fabricante investiu na qualidade e, provavelmente, até com um valor justo. Mas se esqueceu de investir na publicidade da marca.

Em um mercado cada dia mais acirrado, de nada resolve ter o melhor produto, se ninguém conhecê-lo. Nessa situação, é preciso investir em publicidade e marketing para elevar a credibilidade e o reconhecimento de sua empresa. Além do mais, destacar a qualidade que o produto oferece é o diferencial em um campo competitivo.

A não se ser que você deseje comercializar somente para seu bairro ou sua comunidade, investir em marketing é um item importante para o sucesso da nova franquia. Visto que o mais complicado é oferecer um produto de qualidade, sua empresa já será capaz de proporcionar isso para os clientes. Logo, a propaganda precisa ser elevada.

Portanto, no momento da análise da credibilidade do modelo da companhia que está sendo franqueada, do estudo da Circular de Oferta de Franquias (COF), do documento de contrato e da avaliação das informações financeiras, é indicado que o candidato procure a orientação de profissionais que sejam capazes de ajudar nesse período. Diversas vezes, a compra de uma franquia confiável representa anos de economia. Dessa forma, jamais pode ser desperdiçado por uma falha na análise que podia ser minorada.

Como a Goakira pode te ajudar?

Nesse sentido, é importante destacar que a Goakira pode ajudar você certificar a credibilidade da franquia, pois ela é uma consultoria empresarial com foco no crescimento e na estruturação de negócios.  Com boas estratégias de inteligência de mercado para empresas, que vão abrir franquias, sua principal finalidade é transformar empresas em um sistema de franchising.

Nosso artigo foi esclarecedor e útil para você? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações? Entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo!

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