Os papéis do consultor de campo na rede de franquias

8 minutos para ler

O franchising brasileiro vem crescendo ano após ano e, com esse crescimento, muitas redes expandiram seus negócios e o consultor de campo se tornou figura essencial.

Esse profissional pode ser o grande diferencial para se obter uma franquia de sucesso. Quer conhecer mais sobre a consultoria de campo? Fique até o final do post e te explicaremos tudo que você precisa saber sobre!

Durante a última década, muitas redes de franquias surgiram, algumas com lojas e unidades em praças de extrema importância. Mas de difícil entrada para franqueadores iniciantes, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Não é difícil crescer em um cenário favorável. Mesmo com a crise econômica, muitas pessoas ainda sonham em ter seu próprio negócio. E isso fortalece o desejo do empreendedor de comprar uma franquia.

O empreendedor que tem vontade de fazer parte de uma rede de franquia sabe que poderá usar uma marca consolidada no mercado que já foi testada e aprovada. Essa marca, portanto, já levou “os tombos” necessários. Outro fator capaz tornar realidade o sonho de se ter uma franquia é o consagrado Suporte na Gestão do Negócio.

A partir daí, entra em cena o Consultor de Campo, profissional presente em todas as redes de varejo ou franquias. Esse profissional possui o know-how de como abrir uma franquia. Ele vai oferecer todo o suporte necessário na implantação da franquia (Acompanhamento da obra civil, implantação do software de gestão, compra de insumos iniciais entre outras tarefas). Idealmente, ele tem conhecimento sobre na formatação da franquia, na elaboração da COF e no crescimento estratégico. Será o elo de ligação entre franqueado e franqueador.

Posts do Blog Goakira que você pode gostar:

consultoria de campo

O Consultor de Campo é um profissional especial, com formação e atuação multidisciplinares. Nas melhores redes de varejo e de franquias, o Consultor de Campo é, de fato, um consultor de negócios, que orienta o franqueado sobre os mais variados temas.

Quem é o Consultor de Campo?

O Consultor de Campo é um profissional especializado, com formação e atuação multidisciplinares dentro de uma franquia. Nas melhores redes de varejo e de franquias, o Consultor de Campo é, de fato, um consultor de negócios, que orienta o franqueado sobre como abrir uma franquia e também sobre os mais variados temas necessários.

A sua principal atribuição é levar a realidade do franqueado para dentro da franqueadora. Ou seja, é importante que ele seja capaz de integrar a empresa como um todo, comunicando as necessidades de uns para os outros, o que é a base das melhores franquias.

Além disso, os consultores de campo precisam conhecer todos os aspectos operacionais do funcionamento de franchising, por exemplo, dominar bem a lei de franquias. Esse profissional também é muito importante para a inovação da franquia, percebendo seus pontos positivos e fraquezas, estando sempre por dentro do plano de crescimento da rede.

Principais habilidades e atribuições do consultor de campo:

  • Assegurar que o franqueado e seu ponto comercial atendam de maneira adequada o cliente;
  • Identificar novas necessidades dos clientes e comunica-las à rede de varejo ou franquia;
  • Implantar alterações de produtos, serviços ou novos procedimentos decididos pela rede de varejo ou franquia;
  • Otimizar o resultado financeiro do ponto de venda;
  • Contribuir efetivamente para a continuidade e perpetuação do negócio;
  • Assegurar o padrão operacional definido pela franqueadora;
  • Ser o multiplicador das boas práticas capazes de trazer resultados positivos para os pontos de venda;
  • Oferecer treinamento de capacitação aos colaboradores e reciclagem de conhecimentos das diretrizes da rede de varejo ou franquia.

Vantagens de ser orientado por um consultor

Esse profissional é, sem dúvida, uma figura crucial para o sucesso do ponto de venda. Suas análises dos indicadores do negócio colaboram com a obtenção de uma melhor performance tanto da franquia quanto da franqueadora.

Vale a pena destacar outro ponto fundamental a respeito do trabalho do Consultor de Campo: o relacionamento com o cliente. É no cliente que é o franqueado precisa confiar seu Consultor de Campo. Porque, assim, ele vai realizar os direcionamentos fornecidos pela consultoria. O sucesso do relacionamento com o cliente vai proporcionar melhores resultados e facilidade na implantação das ferramentas da consultoria, que são o (Check-list, relatórios e o Plano de Ação).

O suporte da consultoria de campo é uma parte crucial no processo da perpetuação e crescimento da rede de varejo ou de franquias. Por essas razões, aqui vai uma dica para você, franqueador: invista na consultoria de campo, capacite seus profissionais e proporcione um clima favorável para que a consultoria traga os resultados planejados pela rede de varejo ou de franquias.

Mitos sobre a consultoria de campo

Muitos franqueados não vêem o consultor de campo como um aliado, mas, muitas vezes, como um representante apenas do interesse do franqueador, que pode denunciar ou vigiar suas ações. Na verdade, é importante entender que a consultoria de campo é benéfica tanto para o franqueado quanto para o franqueador, pois ambos têm interesse em aumentar as vendas e manter a qualidade da franquia a fim de crescer cada vez mais sua clientela.

Para o franqueado, esse acompanhamento é uma oportunidade de mostrar aos representantes da marca as dificuldades enfrentadas no mercado local.

Os franqueadores, por sua vez, têm a oportunidade de se deparar com os problemas cotidianos das franquias antes que eles causem problemas irreversíveis. Além disso, eles também terão orientação para as decisões que serão tomadas, desde a criação da franquia até sua expansão comercial.

Quero me tornar um consultor de campo

Se você leu esse artigo e não tem sua própria franquia, mas quer se tornar um consultor de campo, cabe saber que essa é uma profissão muito promissora. O salário médio desse profissional é de 4 mil reais, e ele tem sido cada vez mais requisitado no mercado, como destacamos acima.

Mas não é qualquer pessoa que pode cumprir com esse papel no mercado de trabalho. É necessário que se trate de uma pessoa experiente, que conheça as franquias. Além disso, são indicados profissionais formados em administração de empresas. Você pode, por exemplo, fazer cursos de consultoria de franquias!

Conclusão

Ainda que a Lei de Franquias não exija que as redes de franchising ofereçam a Consultoria de Campo, na prática, a demanda por esse profissional tem sido cada vez mais alta pelas franquias de sucesso. Afinal de contas, é um diferencial competitivo, por se tratar de um método de gestão muito eficaz. Não se esqueça que a Goakira é uma empresa que presta consultoria de franquias, e que você pode entrar em contato conosco a qualquer momento. Ficaremos felizes em atendê-lo.

Consultoria de confiança

Esse profissional é, sem dúvida, uma figura crucial para o sucesso do ponto de venda. Suas análises dos indicadores do negócio colaboram com a obtenção de uma melhor performance tanto da franquia quanto da franqueadora.

Vale a pena destacar outro ponto fundamental a respeito do trabalho do Consultor de Campo: o relacionamento com o cliente. É no cliente que é o franqueado precisa confiar seu Consultor de Campo. Porque, assim, ele vai realizar os direcionamentos fornecidos pela consultoria. O sucesso do relacionamento com o cliente vai proporcionar melhores resultados e facilidade na implantação das ferramentas da consultoria, que são o (Check-list, relatórios e o Plano de Ação).

O suporte da consultoria de campo é uma parte crucial no processo da perpetuação e crescimento da rede de varejo ou de franquias. Por essas razões, franqueador, invista na consultoria de campo, capacite seus profissionais e proporcione um clima favorável para que a consultoria traga os resultados planejados pela rede de varejo ou de franquias.

Por: Thiago Rufino

Posts mais lidos do Blog Goakira:

Gostou do nosso texto e quer ficar por dentro das dicas e novidades do setor de franquias? Então siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!

Posts relacionados