Os papéis do consultor de campo na rede de franquias

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O franchising brasileiro vem crescendo ano após ano e, com esse crescimento, muitas redes expandiram seus negócios e o consultor de campo se tornou figura essencial.

Durante a última década, muitas redes de franquias surgiram, algumas com lojas e unidades em praças de extrema importância. Mas de difícil entrada para franqueadores iniciantes, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Não é difícil crescer em um cenário favorável. Mesmo com a crise econômica, muitas pessoas ainda sonham em ter seu próprio negócio. E isso fortalece o desejo do empreendedor de comprar uma franquia.

O empreendedor que tem vontade de fazer parte de uma rede de franquia sabe que poderá usar uma marca consolidada no mercado que já foi testada e aprovada. Essa marca, portanto, já levou “os tombos” necessários. Outro fator capaz tornar realidade o sonho de se ter uma franquia é o consagrado Suporte na Gestão do Negócio.

A partir daí, entra em cena o Consultor de Campo, profissional presente em todas as redes de varejo ou franquias. Ele vai oferecer todo o suporte necessário na implantação da franquia (Acompanhamento da obra civil, implantação do software de gestão, compra de insumos iniciais entre outras tarefas).  Será o elo de ligação entre franqueado e franqueador.

consultoria de campo

O Consultor de Campo é um profissional especial, com formação e atuação multidisciplinares. Nas melhores redes de varejo e de franquias, o Consultor de Campo é, de fato, um consultor de negócios, que orienta o franqueado sobre os mais variados temas.

Suas principais habilidades e atribuições compreendem:

  • Assegurar que o franqueado e seu ponto comercial atendam de maneira adequada o cliente;
  • Identificar novas necessidades dos clientes e comunica-las à rede de varejo ou franquia;
  • Implantar alterações de produtos, serviços ou novos procedimentos decididos pela rede de varejo ou franquia;
  • Otimizar o resultado financeiro do ponto de venda;
  • Contribuir efetivamente para a continuidade e perpetuação do negócio;
  • Ser o multiplicador das boas práticas capazes de trazer resultados positivos para os pontos de venda;
  • Oferecer treinamento de capacitação aos colaboradores e reciclagem de conhecimentos das diretrizes da rede de varejo ou franquia.

Esse profissional é, sem dúvida, uma figura crucial para o sucesso do ponto de venda. Suas análises dos indicadores do negócio colaboram com a obtenção de uma melhor performance tanto da franquia quanto da franqueadora.

Vale a pena destacar outro ponto fundamental a respeito do trabalho do Consultor de Campo: o relacionamento com o cliente. É no cliente que é o franqueado precisa confiar seu Consultor de Campo. Porque, assim, ele vai realizar os direcionamentos fornecidos pela consultoria. O sucesso do relacionamento com o cliente vai proporcionar melhores resultados e facilidade na implantação das ferramentas da consultoria, que são o (Check-list, relatórios e o Plano de Ação).

O suporte da consultoria de campo é uma parte crucial no processo da perpetuação e crescimento da rede de varejo ou de franquias. Por essas razões, franqueador, invista na consultoria de campo, capacite seus profissionais e proporcione um clima favorável para que a consultoria traga os resultados planejados pela rede de varejo ou de franquias.

Por: Thiago Rufino

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