Como escolher o ponto comercial certo?

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Seja uma franquia ou um negócio próprio, existem cuidados que devem ser tomados na hora de decidir como escolher o ponto comercial. Com certeza, escolher um segmento que é a sua cara para investir é importante, mas nem sempre o suficiente. 

Você precisa saber como escolher o ponto comercial e essa escolha requer uma análise profunda de tudo o que envolve a localização. O ponto comercial pode não ser o responsável pelo sucesso do negócio, mas pode ser o motivo do fracasso.

Não existe uma regra sobre como escolher o ponto comercial. Tudo depende de premissas como: público-alvo, segmento, qual a cidade em que está situado o negócio, entre outras questões.

Em São Paulo, uma das melhores cidades para investir, muitas empresas buscam o centro para expandir. Mas, ainda assim, nem todos os espaços são comercialmente bons para serem explorados. O tipo de comércio também pode ser viável em outras regiões que não o centro.

ponto comercial

Não sabe como escolher o ponto comercial?

Evite a fachada escondida

Fuja de locais que tenham bancas de jornais e pontos de ônibus na calçada. Esses são obstáculos que impedem que os passantes visualizem sua fachada. Apesar de clichê, a frase “quem não é visto, não é lembrado” faz todo o sentido.

O McDonald’s, por exemplo, compra os pontos comerciais e oferece aos candidatos à franquia as opções disponíveis. Quando o franqueado não é dono do ponto comercial, é mais fácil assegurar que ele não se desligue da franquia quando conquistar a clientela.

Além disso, esse é um dos fatores de sucesso do McDonald’s: o fato de que a franqueadora é responsável pelos locais de abertura de novas unidades.

No franchising, todo cuidado é pouco, afinal, o franqueador é quem detêm o know-how da marca.

Invista em divulgação

Investir em divulgação faz parte das medidas adotadas para a vitória do ponto comercial. Chame as pessoas para conhecer o local, seja utilizando panfletos ou pelas redes sociais.

Os clientes potenciais precisam saber da existência do negócio para começarem a frequentar. Se certifique também de que tudo o que foi prometido na divulgação será encontrado no local.

Tem uma sorveteria e anunciou que é possível tomar um sorvete e assistir ao por do sol ao mesmo tempo? Então cumpra com a sua promessa e, dessa forma, arranque elogios e alegre a experiência do cliente.

Cuidado com as ações de marketing equivocadas

Pesquise bem quem é o público-alvo do negócio e quais os seus gostos e preferências. É provável que a criação de uma persona te ajude na identificação dos clientes do seu negócio.

Por exemplo, existe um food-truck de comida mexicana bem em frente a sua loja, mas o seu público é majoritariamente japonês e não curte comidas tão temperadas? Então, talvez seja melhor repensar o local!

Uma ação de marketing errada pode afastar e causar o efeito contrário do esperado. Essa é uma questão que faz toda diferença na escolha do ponto comercial. Tenha sempre uma equipe pronta para otimizar o marketing da sua marca.

Cuidado com sobreloja e subsolo

Tanto o subsolo, quanto as sobrelojas são pontos comerciais de risco, especialmente no início do negócio.

Geralmente, os clientes dão preferência para as unidades localizadas no térreo dos shoppings e outros pontos comerciais. Isso acontece porque as pessoas estão em busca de agilidade.

Mas, se você acredita no força da marca e está disposto a criar uma área comercial bacana, essa pode ser uma boa opção. Os valores são menores e você pode contar com a valorização do ponto à longo prazo.

Faça um estudo de geomarketing

A melhor forma de escolher o ponto comercial ideal é realizando um estudo de geomarketing. Esse estudo não só ajuda na decisão do local, como também auxilia na melhoria das campanhas de marketing.

Dentre os benefícios ofertados pelo geomarketing, podemos citar:

  • Escolha correta do ponto de venda;
  • Mapeamento de territórios que concentrem o seu público-alvo;
  • Conhecer novas tendências;
  • Melhorar o engajamento dos clientes;
  • Otimizar custos;
  • Comparar regiões e estabelecer presença em locais em que seu segmento ainda não chegou.

Não deixe de avaliar a possibilidade de contratar uma consultoria especializada para realizar um estudo para o seu negócio. Esse, com certeza, será um diferencial em relação aos concorrentes.

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