Consultoria de franquias: conheça a importância para o seu negócio

12 minutos para ler

Uma consultoria especializada em franquias é capaz de ajudar empresas a obterem cada vez melhores resultados. Isso acontece porque a abertura de um negócio baseado em franquias tem critérios muito rigorosos. Por isso, o apoio de uma empresa com expertise comprovada no assunto fará toda a diferença. Só assim é possível conquistar o sucesso no empreendimento.

Mas, afinal, como é o trabalho de uma consultoria de franquias? De que forma ele ajuda a alavancar o seu negócio? Ficou interessado em conhecer esse e outros pontos envolvidos nessa atividade? Então, este texto é para você. Continue a leitura e confira!

Como está o mercado de franquias?

Não podemos negar que o setor de franquias vem crescendo a passos largos no Brasil. Somente em 2017, por exemplo, o mercado de franquias no nosso país foi responsável por movimentar mais de R$ 163 bilhões, repartidos entre mais de 146 mil unidades do negócio.

Os números surpreendentes, retirados da ABF, corroboram essa expansão e mostram que os brasileiros reconhecem as franquias como uma das melhores oportunidades de negócio do mercado.

O que é uma consultoria de franquias e quais são suas principais características?

Uma consultoria de franquias é, basicamente, uma empresa externa que presta serviço a redes de franchising. Sua principal atividade é diagnosticar a situação da franquia. O intuito é recomendar mudanças estratégicas, metodológicas e estruturais ao negócio baseando-se nas informações obtidas.

Em outras palavras, o grande objetivo de uma consultoria de franquias é promover o desenvolvimento sustentável do empreendimento. Isso é viável porque essas empresas dispõem de experiência e conhecimentos que, frequentemente, os franqueados e até mesmo os franqueadores não detêm.

Contar com uma consultoria de franquias é fundamental para a gestão desses empreendimentos. Os profissionais contratados utilizarão os conhecimentos e a experiência na área para orientar escolhas. Além de traçar estratégias e auxiliar no desenvolvimento de processos.

Sendo assim, uma consultoria é responsável por qualificar tanto os gestores quanto os colaboradores. Além de apresentar a eles qual é o melhor caminho a ser seguido para fortalecer o seu negócio no mercado.

Contar com uma é, então, uma forma de buscar ainda mais resultados para a empresa, otimizando os processos e corroborando para boas práticas nesse sentido.

Quais os diferenciais de uma consultoria especializada em franquia e porque contratá-la?

Uma consultoria especializada em franquias se distingue pelo conhecimento sobre os critérios e práticas que devem ser adotadas na implantação de um negócio, assim como por sua experiência na condução do relacionamento entre franqueado e franqueador.

Existem diversas vantagens na contratação de uma consultoria especializada em franquias que são capazes de garantir o sucesso do empreendimento. Nos tópicos a seguir serão apresentadas algumas delas. Continue lendo!

Redução de riscos

O investimento em um novo negócio, na maioria das vezes, envolve riscos. Um modo de reduzi-los é por meio da adoção de práticas que já tenham sido utilizadas e sejam, comprovadamente, eficazes.

Nesse contexto, contar com o apoio de uma empresa que já tenha feito a implementação de outras franquias e, por isso, teve a oportunidade de documentar os erros e acertos fará toda a diferença para evitar falhas no seu novo empreendimento.

Experiência no processo

Os processos criados na implementação de outras franquias, na maioria dos casos, podem ser adaptados e reutilizados. Desse modo, a experiência da empresa de consultoria especializada otimiza o trabalho, gerando maiores resultados em menores prazos.

Redução de custos

A otimização gerada pelo apoio de uma consultoria especializada evita retrabalhos, reduz prazos, evita desperdício de recursos, além de reduzir os riscos da perda do investimento, como já foi mencionado. A consequência disso é bem óbvia: a diminuição dos gastos com a implantação e operação do novo negócio.

Suporte jurídico

O relacionamento entre franqueado e franqueador é baseado em uma série de regras pautadas por obrigações legais específicas que, na maioria dos casos, exige um profissional especializado. São diversas regras e contratos que devem ser muito bem elaborados e compreendidos por ambas as partes para que não haja o risco de quebra.

Contar com um advogado que viva isso em seu dia a dia garante que nada seja deixado de fora e ninguém saia prejudicado.

Estratégia de marketing

As marcas por trás das redes de franquias, geralmente, já oferecem uma estratégia de marketing bem elaborada. Porém, esse recursos nem sempre é aproveitado do modo adequado, muitas vezes, por inexperiência do franqueado.

Uma consultoria especializada sabe quais serviços são contemplados pelo fundo de publicidade pago. Desse modo, saberá como aproveitar tudo o que ele oferece.

Qual é a importância da consultoria de franchising para o sucesso dos negócios?

A estruturação, a expansão do negócio e a gestão — contábil, fiscal, de processos, de pessoas etc. — estão entre os principais serviços que são oferecidos pela consultoria de franquias. Seu trabalho é fundamentalmente necessário para a estruturação adequada da franquia, já que faz parte dele a análise do segmento no qual a franquia está inserida, sua viabilidade e como ela poderá se estabelecer de modo estratégico no mercado de franchising.

Dentre os benefícios que uma consultoria de franquias pode trazer ao seu negócio, podemos ressaltar:

  • melhora na imagem do empreendimento;
  • soluções encontradas de maneira mais rápida;
  • mais segurança na tomada de decisões;
  • delimitação de estratégias eficientes voltadas ao sucesso.

Ou seja, uma consultoria de franquias prestará suporte em todos os processos que o negócio julgar necessário. Além disso, desenvolverá uma análise aprofundada, que será capaz de propor melhorias e ajustes precisos e estratégicos, facilitando a atuação da empresa no mercado.

Como funciona a consultoria de franquias?

É preciso compreender que existem diversas áreas de atuação a serem exploradas nesse segmento. Isso é essencial para entender como funciona uma consultoria de franquias. Por exemplo, se você é um franqueador, pode contratar uma consultoria para expandir seu negócio. Ou até mesmo para auxiliar na gestão da sua rede de franquias.

Por outro lado, se você está interessado em empreender em uma franquia, pode contratar uma consultoria de mentoria para acertar o direcionamento, reduzir os riscos e promover a confiança e o equilíbrio necessários para buscar pela melhor oportunidade.

Existem, ainda, consultorias para estruturar os processos financeiros, contábeis, fiscais etc. Como o leque de opções é extenso, o que vai determinar a melhor escolha para o seu caso é a situação em que você ou sua empresa se encontram no momento e os objetivos almejados.

O que esperar de uma consultoria de franquias?

Obviamente, tomar a decisão de contratar uma consultoria de franquias nem sempre é uma tarefa fácil. Essa dificuldade se impõe, na maioria das vezes, graças à falta de conhecimento sobre quais são os benefícios da sua contratação e o que se deve esperar do serviço.

Contudo, contratar uma consultoria de franquias pode trazer para a sua rede algumas práticas, experiências e conhecimentos que agilizarão o alcance dos objetivos traçados. Confira.

Mais praticidade na implementação de inovações

De acordo com a 1ª Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras, elaborada pela ABF em conjunto com a Confederação Nacional de Serviços (CNS), mesmo durante a crise econômica, as franquias do Brasil se mostraram inclinadas a investir nos seus respectivos negócios. A adoção de técnicas de gestão e de organização do trabalho se localizou no topo das preferências.

Dessa forma, ao contratar uma consultoria de franquias, as empresas dispõem de mais facilidade e praticidade em efetuar inovações, o que é crucial para seu crescimento no mercado. Em termos de inovação, a Goakira é a única consultoria especializada em franquias que disponibiliza a ferramenta OnMaps da Geofusion para estudos de mercado e geolocalização.

Amplo conhecimento de mercado

Provavelmente, o gestor não detém conhecimento aprofundado sobre todas as áreas da gestão administrativa. Mesmo que ele conheça profundamente o segmento de mercado em que a sua empresa atua. Isso, porque os setores são bastante distintos, como gestão de pessoas, marketing, vendas, contabilidade e vários outros.

A partir do momento em que o empresário opta por contratar uma empresa de consultoria de franquias competente, ele automaticamente faz com que seu negócio se desenvolva em todos os sentidos.

A razão disso é que uma consultoria eficiente conta com consultores com experiência em todas as pontas desse mercado, tendo atuado como franqueados, franqueadores, colaboradores de redes de franquias e empresas prestadoras de serviços para o segmento. Isso proporciona uma visão amplificada, o que oferece maior agilidade no desenvolvimento da estratégia para que a franquia cresça.

Suporte na tomada de decisões

O processo de tomada de decisões deve ser perfeitamente estruturado. Afinal de contas, qualquer passo na direção errada pode resultar em problemas que prejudiquem a continuidade do negócio. Entretanto, não basta ter informações detalhadas para embasar as suas decisões. Na maioria das vezes, a visão externa é de suma importância.

A consultoria em franquias pode ser crucial. Afinal, ela também analisa o ambiente externo que ronda o negócio. Isso proporciona mais eficácia na tomada de decisão. Com isso, ela consegue ajudar os gestores não só em suas estratégias, mas, também, em suas táticas operacionais de mercado.

Como escolher uma consultoria de franquias?

Agora que analisamos os aspectos relacionados à importância do trabalho realizado por uma consultoria de franchising e de que modo ela pode contribuir para que a empresa franqueada obtenha sucesso e ganhe evidência no mercado, vamos entender que pontos devem ser analisados para acertar na escolha de uma consultoria de franquias.

Ressaltamos que essa análise deve ser feita de forma minuciosa, para garantir o sucesso da escolha e se assegurar de contar com uma parceira que seja referência na área de franquias. Vejamos os pontos aos quais você deve atentar.

Experiência no mercado

Certamente um empresário que ingressa no ramo de franquias não vai querer um consultor que não tenha experiência. Em um mercado tão competitivo e com tantas oportunidades para franqueados e franqueadores, contar com profissionais experientes como parceiros em uma consultoria pode determinar o sucesso do negócio.

Uma consultoria de franquias com maior tempo de operação pode identificar melhores oportunidades e estratégias a serem adotadas. Além disso, os profissionais contarão com maior expertise para trabalhar com questões atinentes à marca e aos clientes. Bem como terão mais contatos importantes na área.

Filiações com instituições do setor

Considere se a empresa que presta o serviço de consultoria de franquias tem filiação com instituições que tenham relevância para o seu empreendimento. Podem ser relacionadas ao ramo de franchising ou ao segmento de atuação do seu negócio.

Você pode observar se a sua parceira em potencial envia representantes para participar de feiras ou eventos da área. Isso diversifica o networking e demonstra compromisso com seus clientes na busca por atualizações e novos conhecimentos.

Cases de sucesso

Outro ponto que deve ser analisado na hora de escolher uma consultoria de franquias é verificar os casos de sucesso de outras empresas que contaram com esse parceiro. Esses relatos são essenciais para entender como os profissionais lidam com determinadas situações.

Pergunte a franqueados e franqueadores que já utilizaram os serviços de consultoria de determinada empresa. Dessa forma, as chances de acerto são maiores.

Para isso, nada mais adequado do que ter uma consultoria que preza pela proximidade com o cliente. A Goakira se define pelo bom serviço, mas vai além. Um dos objetivos da empresa é ser reconhecida pelo cliente como uma amiga.

Talvez por valorizar a importância disso, a Goakira — primeira consultoria de franchising certificada com ISO 9001 — é a única consultoria do segmento que conta com uma área de Sucesso do Cliente, com foco nos resultados obtidos por eles.

Percebemos, portanto, que contar com uma consultoria de franquias é um investimento indispensável para esse tipo de negócio. Os profissionais experientes e especializados na área ajudarão na gestão do empreendimento e potencializarão as chances de sucesso.

Faça uma análise minuciosa de empresas que prestam esse serviço. Só depois eleja aquela com maior experiência, credibilidade e casos de sucesso no mercado. Assim, você se assegura de fazer a escolha certa.

A Goakira é uma consultoria empresarial com foco no desenvolvimento no crescimento estruturado de negócios, especialmente, aqueles que evolvem a abertura de franquias. A empresa tem grande experiência no mercado com diversos cases de aumento de produtividade e resultados, com base em metodologias de gestão internacionais comprovadamente eficientes no gerenciamento de empresas.

Por isso, se você está em busca de uma boa consultoria especializada em franquias, não deixe de conhecer as práticas inovadoras e de excelência da Goakira.

Gostou de saber o que é uma consultoria de franquias e a importância desse parceiro para o seu negócio? Então, aproveite para saber também como deve ser feito o estudo de expansão de franquias.

Posts relacionados

Deixe um comentário