Ponto comercial: confira dicas de como escolher e conduzir o seu

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Se você quer, ou vai, abrir uma empresa, ou se já é dono de uma, deve ter percebido as dificuldades de conquistar uma clientela que visite e conheça sua loja física. Afinal, você já passou por um daqueles momentos em que, depois de anos, talvez até décadas, estabelecida em um local, uma empresa se muda ou fecha, e, toda vez ao passar por perto, você se lembra da marca? Esse é o ponto comercial.

O ponto comercial é a associação do imaginário social com a sua marca ou empresa, de forma que o público sempre vai procurar aquele produto ou serviço naquele local da cidade. Pense nas seguintes situações: quando um determinado local em um ponto movimentado da cidade vive trocando de lojas, em um mesmo endereço. Aquele local acaba não tendo uma grande movimentação de clientes, porque eles não têm tempo o suficiente para se acostumar com a marca.

Por outro lado, você já viu uma empresa que se muda para um local já cheio de clientes, como um supermercado que se muda para perto de outro. Assim, o segundo supermercado acaba lucrando os clientes do primeiro, que já tinha um ponto comercial estabelecido. Se, ao ir comprar, uma pessoa não gosta de alguma coisa, ou quer comparar preços, ela irá para o concorrente, que fica perto.

Esses são dois exemplos da importância do ponto comercial. Quando os clientes e moradores de um local estão acostumados com a sua presença em um determinado local, e ele se torna um ponto movimentado da cidade, então, você teve sucesso ao montar seu ponto comercial. No entanto, para conquistá-lo, você precisa se manter fixo por muito tempo, além de oferecer um serviço de qualidade. Quer saber como construir seu ponto comercial? Confira, abaixo, 10 dicas para conseguir.

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O que é ponto comercial?

O ponto comercial não é apenas o local em que um negócio está instalado. Muitos confundem esse conceito com apenas o endereço de uma empresa, o que não é tudo. O ponto comercial é uma das coisas mais importantes quando o assunto é atrair clientes para um empreendimento físico. Se você tem uma loja, escritório, ou prestadora de serviços físicos, é importante conseguir criar o seu ponto comercial, que será uma referência no imaginário dos moradores da cidade quando precisarem de serviços como os seus.

O ponto comercial é o conceito abstrato que concilia o endereço de um negócio com a presença da clientela nele. O ponto comercial é quando você consegue construir uma reputação, respeito e conhecimento das pessoas em relação à sua loja física. Assim, os clientes chegam por indicação, por conhecimento, e também por costume com o seu endereço. Esse é um conceito que se aplica muito em cidades pequenas, e em estabelecimentos do varejo.

Como escolher o melhor ponto comercial para o meu negócio?

O ponto comercial, como já dito, é uma coisa que se constrói com o tempo. No entanto, a escolha do local onde sua empresa será instalada também é um passo muito importante para seu sucesso na conquista de clientes e na sua consolidação como marca. A escolha de um bom ponto pode ser fatal, caso seja feita de maneira enganada ou precipitada, mas pode também ser a diferença para um negócio bem sucedido.

Existe uma ciência responsável pelo estudo da localização dos negócios e empresas, chamada geomarketing. Se você nunca ouviu falar nesse nome, é hora de conhecer esse conceito. O Geomarketing é o conjunto de estudos, realizado por profissionais capacitados, que reúne conhecimentos em diversas áreas, para analisar o melhor local para a existência de um empreendimento. Ele combina estratégias de geografia, administração, marketing e até neurologia para prever o que trará melhores resultados para um negócio.

É importante saber, por exemplo, se o local que você irá escolher tem uma grande demanda do produto/serviço oferecido, bem como a facilidade de acesso para os clientes daquela localidade, entre vários outros fatores. Portanto, é necessário tomar alguns cuidados muito importantes antes de dar esse primeiro passo tão importante: escolher a localização da sua loja. Confira, abaixo, 5 dicas de como eleger o melhor local para instalar sua empresa.

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1) Faça uma boa análise do perfil dos seus clientes

O primeiro passo, e talvez o mais importante, para escolher um lugar para o seu negócio, é estudar o perfil dos seus clientes. É necessário entender quais as preferências do seu público, o que é confortável e o que é desagradável para ele, e também quais locais ele frequenta, para, então, poder fazer uma escolha certa e estratégica. É muito importante que você esteja sincronizado com seu público, assim, ele irá se sentir mais acolhido.

Alguns pontos são muito importantes na hora de analisar o perfil de seus clientes. O primeiro deles é o tipo de local e estabelecimento que eles costumam frequentar. Por exemplo, se você vai vender produtos agrícolas, é importante estar em locais frequentados por produtores rurais, e não em shoppings centers. Se você vende jogos online, o melhor lugar para você estar é, inegavelmente, a Internet. Portanto, saiba onde seus clientes estarão e, então, vá atrás deles!

Outros pontos importantes dizem respeito às preferências dos clientes. Seu público é jovem ou da terceira idade? É importante saber que, entre as duas opções, há muita diferença de local para atuar. Enquanto os jovens se sentirão melhor em locais badalados e agitados, idosos vão preferir locais mais calmos e familiares. Além disso, saiba qual é o local mais sugestivo para seu cliente. Se você vende lanches rápidos, esteja em um local em que as pessoas geralmente sentem fome, como na saída do trabalho ou perto do metrô.

2) Escolha um local acessível

É preciso também considerar o quanto o espaço que você escolheu é acessível para a população. É fundamental que sua logomarca seja vista de longe, e que sua empresa seja facilmente identificada, mesmo por uma pessoa que está passando de carro na rua. Da próxima vez que você andar pelas ruas do centro de uma cidade, perceba como existem pequenas lojas entre outras, que não se destacam por motivo algum. Geralmente, as pessoas nem sabem que ela está lá, e só entram quando passam pela porta. Evite ser uma dessas lojas, se você quer ter um bom ponto comercial.

Ainda em relação à visibilidade, é importante lembrar de não escolher um local escondido, nos fundos de algum local, ou em cima da calçada, onde as pessoas que estão passando na rua não conseguem ver. Lembre-se sempre da importância de ser sempre acessível.

Porém, a acessibilidade não diz respeito somente a isso. É preciso que seu negócio possa ser acessado por pessoas com condições e necessidades especiais, afinal, sua missão é atrair o máximo de clientes possível. Considere, portanto, instalar rampas de acesso, banheiros adaptados, etc. Sendo assim, na hora de escolher um bom local, é importante preferir locais de fácil acesso, tanto para carros quanto para pessoas diversas!

3) Prefira locais movimentados

Se você fizer um levantamento de preços de aluguéis e compra de estabelecimentos comerciais, perceberá que a diferença de valor entre locais movimentados e não movimentados é muito grande. Geralmente, os preços de locais que ficam em ruas badaladas, em shoppings centers, e nos centros das cidades são bem mais altos.

Isso se deve a um motivo. Se uma região é muito frequentada, os comércios que ali estão acabam sendo muito sugestivos e têm mais vendas e clientela. Afinal, você terá a chance de ser conhecido por mais pessoas, e estará em um lugar que converge com outros interesses das pessoas. Sendo assim, quando for escolher o local em que vai abrir a sua empresa, prefira sempre os lugares com mais movimento.

Por outro lado, existem exceções para essa regra. Pode ser que o melhor local para a existência de uma padaria familiar seja um bairro que não tem muitas padarias. Assim, os moradores da região se tornarão clientes fiéis do local, o que já é suficiente para o sucesso do negócio. Além disso, alguns pontos em locais movimentados podem ser ruins pelas condições do local, o que faz deles menos valiosos.

4) Analise os pontos fortes da região

Também existem alguns outros pontos fortes que merecem ser analisados na escolha de um bom ponto comercial. Como já exposto, os estudos de geomarketing são multifatoriais, e devem ser o mais completos possível. Assim, vale a pena analisar cada ponto relevante de um local, antes de elegê-lo o seu ponto comercial.

Primeiramente, pense na demanda local do seu produto/serviço. Talvez não seja a melhor ideia abrir uma loja de moletons na beira da praia. Da mesma forma, pode não ser muito proveitoso abrir um comércio de brinquedos em um centro comercial. Afinal de contas, é muito importante saber que haverá demanda para aquilo que está sendo oferecido.

Algumas vezes, é muito interessante abrir um negócio onde não há outro semelhante, suprindo uma necessidade, e sendo o único em toda a região a oferecer aquele produto ou serviço. Por outro lado, pode ser que a maior demanda para uma comida barata seja exatamente do lado de um restaurante caro, em que as pessoas decidem não comer quando descobrem o preço. Por isso, pode ser também muito interessante abrir um estabelecimento perto de concorrentes.

Avalie, também, o potencial de crescimento da demanda naquela região. Você pode ser o pioneiro a atuar numa região, e ganhar lucros enormes, por ter um olhar visionário para o surgimento de uma necessidade futura. Por exemplo, se você abrir um supermercado perto de um novo loteamento em uma parte afastada da cidade, provavelmente fará muito sucesso.

5) O melhor local do mundo cabe no seu bolso?

Por fim, e não menos importante, existe um ponto que nunca deve ser ignorado: a sua possibilidade financeira. Não adianta escolher o local perfeito para abrir o seu negócio, se ele não for viável para você financeiramente. É preciso ter muita honestidade e consciência da sua realidade naquele momento para tomar uma decisão tão relevante. Afinal de contas, talvez o melhor local para abrir seu negócio seja em Paris, mas nem por isso você vai se mudar pra lá.

O local em que você irá instalar uma empresa deve ser tido em conta com muita atenção, mas não é tudo. É preciso ter um local satisfatório e que cumpre com todos os requisitos para aquele negócio dar certo, mas são muitos os outros fatores responsáveis para a criação de um ponto comercial de sucesso. Esse ponto será formado com a opinião pública e imaginário social sobre sua empresa, e isso exige muito mais que o local perfeito.

Para finalizar, não adianta gastar todo o seu dinheiro e esforços com um preço muito alto, e não conseguir arcar com as outras necessidades futuras para a construção de um ponto comercial, como o marketing certeiro. Por isso, tenha certeza de que o valor exigido no aluguel ou na compra seja possível e viável para você. Para isso, você pode contar com profissionais da administração e contabilidade.

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Pontos comerciais e a crise dos empreendedores

Uma grande questão, que coloca empresários e administradores em dificuldades, é o que fazer com um ponto comercial, no caso da empresa ter que fechar. É, de fato, uma grande perda quando, depois de anos de construção e respeito do público, uma empresa tem que abrir mão de seu ponto comercial. Nesses casos, é importante vender o patrimônio adquirido, valorizando o resultado dos anos de investimento.

Dessa forma, podemos imaginar que um momento de crise econômica em um país pode gerar uma grande desvalorização nos pontos comerciais, já que muitos deles serão colocados à venda. Quando um país entra em crise, as pessoas acabam tendo menos poder aquisitivo, menos empregos, e, portanto, consumindo menos. Isso faz com que os negócios fiquem extremamente prejudicados, e até mesmo acabam despedindo funcionários e alimentando a crise.

Desde a pandemia de covid-19, o Brasil intensificou o seu quadro de crise econômica. A inflação brasileira tem aumentado constantemente nos últimos anos, e, no mês de abril de 2022, fechou com um aumento de 1,06%. Além disso, o número de desempregados no Brasil é de 12 milhões, representando uma taxa de 11,2% da população do país. Dentro desse contexto, quase 500 mil empresas foram fechadas só no segundo quadrimestre de 2021, revelando um contexto especialmente delicado, em que os empresários acabam tendo que desistir de seus negócios. E o que acontece com seus pontos comerciais?

Legislações brasileiras para ponto comercial

Se você entendeu até aqui o que é o ponto comercial, talvez tenha desconfiado que não é um assunto tão simples quando o assunto são os direitos legais relacionados a ele. Quando um comerciante aluga um imóvel e constrói nele seu ponto comercial, em que os clientes passam a reconhecer aquele local pela marca da empresa, o direito ao ponto comercial é do comerciante, mas não do local. Sendo assim, o locatário, dono do imóvel, não tem direito ao ponto comercial, compulsivamente.

De acordo com a Lei 8.245/1991, conhecida como a Lei do Inquilinato, para que seja legítimo o ponto comercial, é necessário que o inquilino tenha uma empresa no local por, pelo menos, 3 anos corridos, que exista um contrato regular de locação, e que ele tenha sido renovado por, no mínimo, 5 anos seguidos. Confira, abaixo, a Lei a íntegra:

Art. 51. Nas locações de imóveis destinados ao comércio, o locatário terá direito a renovação do contrato, por igual prazo, desde que, cumulativamente:

I – o contrato a renovar tenha sido celebrado por escrito e com prazo determinado;

II – o prazo mínimo do contrato a renovar ou a soma dos prazos ininterruptos dos contratos escritos seja de cinco anos;

III – o locatário esteja explorando seu comércio, no mesmo ramo, pelo prazo mínimo e ininterrupto de três anos.

Da norma em questão podemos observar que há regras bem determinadas para estabelecer a nominação jurídica de pertencimento do ponto. Caso seja um imóvel alugado e esteja dentro das condições descritas pela lei do inquilinato, este possui a responsabilidade e o direito sobre o ponto comercial. Por exemplo, é direito do locatário, estabelecido pela lei do inquilinato, renovar seu contrato por tempo igual ao contrato anteriormente, como descrito nos parágrafos aqui trazidos.

No entanto, é correto observar algumas circunstâncias onde isso não será observado. Por exemplo, caso um terceiro ofereça um valor de aluguel maior do que o valor atual estabelecido e o atual locatário não seja capaz de suplantar a proposta, este imóvel poderá ser alocado ao outro interessado. Ou ainda, se a proposta for insuficiente para o valor de mercado atual do imóvel, não contabilizando o valor da valorização causada ao imóvel pela criação do ponto comercial. Uma última situação à qual é permitido a finalização do contrato é para uso próprio do locador.

Portanto observamos que há ganhos para o comerciante que vier a marcar sua presença em um determinado local, pois aquilo que este conseguiu conquistar, está assegurado através da legislação brasileira e não lhe será tirado, ainda que este não seja o proprietário do imóvel.

Como já falamos, o direito ao ponto comercial é do dono do negócio, ainda que o endereço seja alugado e pertença ao dono do imóvel. No caso de o empreendedor precisar mudar de endereço, ou fechar o negócio, e passar o ponto comercial para outro nome, existem também algumas regras. Basicamente, pode existir a venda do negócio como um todo, para que outro empresário continue. Essa transação envolve a venda de todos os bens materiais e imateriais do negócio, como estoque, identidade visual, endereço, etc. Nesse primeiro caso, deve-se especificar em documento quais são esses bens, uma a um. No entanto, pode ser também que haja somente a venda do endereço, em que o novo dono não tem o compromisso de manter a mesma empresa, e o valor será basicamente em relação ao endereço que foi valorizado pela loja. Em ambos os casos, se o valor ultrapassa 30 salários mínimos, é necessário fazer uma escritura pública.

Passo a passo: como construir o meu ponto comercial?

Se você, pelo contrário, decidiu que vai construir um ponto comercial do zero, e quer saber como, confira, abaixo, uma lista feita especialmente para você! Saiba que a consolidação da imagem de uma empresa com sua localidade não é uma tarefa fácil e nem rápida, mas que deve ser desenvolvida ao longo de muitos anos de dedicação e trabalho de qualidade, conquistando clientes e mentalidades de diferentes gerações. São muitos os pontos importantes, que podem fazer toda a diferença na prática.

1) Ter uma boa identidade visual

Feche os olhos e imagine a cidade em que você mora. Pense nos estabelecimentos que você mais frequenta, e tente se lembrar do máximo possível de lojas, supermercados, clínicas, escolas, postos de gasolina, lanchonetes e restaurantes. Repare que, na imaginação, nunca nos lembramos dos nomes, ou forma como ele se escreve, mas principalmente das cores de cada empreendimento.

Esse é um recado importante para você que quer construir um bom ponto comercial. É imprescindível que você crie uma identidade visual, com logomarca, paleta de cores, imagens, fachadas, cartazes e propagandas alinhadas e pré-definidas. É importante que seu cliente se lembre de você facilmente, e ter cores vibrantes e marcadas é um dos primeiros passos para atingir isso. Quando estamos falando de ponto comercial, a população se lembrará de você pela forma como você se apresenta, e você tem a oportunidade de fazer isso da melhor maneira possível.

Quando for distribuir panfletos e cartazes pela cidade, bem como anúncios em revistas, jornais e nas redes sociais, mantenha a mesma identidade visual. Parece simples, mas você precisará contratar um profissional da comunicação social para realizar esse trabalho de maneira competente, pois é necessário escolher a tipografia de sua logomarca, as formas, cores, e até o discurso que sua empresa passa. Se você for usar anúncios em rádios ou na forma de áudios, é importante manter também a mesma voz e o mesmo padrão.

2) Atrair clientes

É claro, nenhum ponto comercial se forma sozinho, e é necessária a sua participação ativa na captação e na procura de clientes que terão o primeiro contato com a sua loja. Se você está começando agora, é muito importante ir até o público, seja por meio de promoções, seja por meio de propagandas, ou de abordagem de pessoas na rua, o fato é que você precisa sair da zona de conforto. Afinal, construir um lugar respeitado e reconhecido por todos também começa por conquistar os primeiros clientes de todos.

Para atrair clientes, você pode apostar, e muito, no marketing. O marketing é a forma como você se apresenta para o mundo e como seus clientes irão ver sua empresa. É importante que você tenha campanhas, que esteja atuando nas redes sociais, afinal, é por lá que as pessoas irão procurar informações a seu respeito. Para isso, contrate um pessoal para a comunicação social do seu negócio, para criar uma identidade visual, e invista também em anúncios em rádios, jornais e mídias da cidade.

Além disso, atrair clientes dependerá da sua proposta de valor. Qual é o diferencial da sua empresa? O que as pessoas ganharão que é diferente dos outros locais concorrentes? Pode ser a proximidade de casa, a hospitalidade e conforto do ambiente, os preços amigáveis, ou os produtos exclusivos. Seja qual for, deixe muito claro para os clientes qual é esse valor, e use disso para atrair o público.

3) Colocar placas na cidade que indicam a localização da loja

Você já viu aquelas placas que indicam a localidade de um estabelecimento, principalmente em cidades grandes? Essas placas são marcas de uma empresa mesmo longe dela, e ajudam a criar uma dimensão de espaço dos moradores e turistas quando andam por lá. Por isso, pode ser muito interessante contar com a presença desse artifício na construção do seu ponto comercial. Se for possível, entre em contato com a prefeitura da cidade, que irá supervisionar e autorizar a instalação de uma placa.

4) Permanecer no mesmo lugar pelo máximo de tempo quanto possível

O mandamento fundamental da construção de um ponto comercial é fazer com que os clientes associem uma localização física a um conceito comercial. Assim, eles terão familiaridade com sua empresa, e provavelmente serão consumidores dela. Para isso, é necessário que você permaneça num mesmo endereço por anos e até gerações. Vendo seu estabelecimento no mesmo lugar ao longo do tempo, as pessoas podem absorver a identificação com a sua empresa.

Sendo assim, a permanência num mesmo endereço é fundamental para a criação de um ponto comercial. Mesmo na legislação, como já apontado acima, é necessário que você esteja em um mesmo aluguel há, pelo menos, 5 anos, para que seja considerado um ponto comercial. Sendo assim, é fundamental que o local para instalar o seu negócio seja escolhido com muita certeza, para que os próximos anos sejam constantes.

5) Associar o local com a experiência do cliente

Depois de conquistar seus primeiros clientes, e de atendê-los ao longo de algum tempo, a fidelidade deles e a visão que eles terão do seu negócio diz muito respeito à experiência positiva ou negativa. Portanto, é importante, na construção de um ponto comercial, que as impressões das pessoas sobre a empresa sejam as melhores possíveis.

Trabalhe para que a imagem do estabelecimento seja associada à experiência positiva. Por exemplo, se você tem uma casa de massagens, em que as pessoas se sentirão relaxadas e leves, é importante passar essa sensação na faixada, na logomarca, e na decoração do ambiente. Se a pegada é mais divertida, a presença de cores e atividades de interação com o público são uma ótima oportunidade.

Quanto mais a sua presença for marcante e se destacar entre as outras lojas da cidade, mais forte será o seu ponto comercial. Foque em um design encantador, aliado a ótimos atendentes e a uma arquitetura envolvente. Com estes elementos combinados, certamente você terá um ótimo ponto comercial.

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Quer saber tudo sobre Geomarketing? Confira os posts abaixo:

Erros fatais: guia definitivo do que não fazer

Se, por um lado, escolher um ótimo ponto comercial pode alavancar seu negócio e te trazer muitos retornos em dinheiro e resultados, fazer uma escolha errada pode também significar perdas significativas e até a falência de uma empresa. Então atente-se: existem muitos erros que você deve evitar na hora de trabalhar para construir um ponto comercial. Acompanhe, abaixo, uma lista delas:

1) Não fazer análises ou geomarketing

A falta de planejamento é um erro, infelizmente, comum entre muitos empresários iniciantes, ou até mesmo em alguns casos que já têm experiência no mercado. É importante que você vá procurar um ponto comercial com um planejamento estratégico das suas ambições, metas e objetivos. É importante estar preparado para essa decisão tão importante, que pode significar muito no bom desenvolvimento ou não da empresa.

Assim, é importante realizar uma ótima análise da proposta da empresa, e associá-la ao que você busca em um ambiente físico. Não fazer isso pode acarretar em uma procura não objetiva, sem bons resultados, e também em uma escolha incompatível com a realidade do seu empreendimento. Esses erros, em alguns casos, até podem ser contornados, mas em outros, colocam em risco a própria sobrevivência da empresa.

O geomarketing, quando ignorado, também pode surpreender em resultados negativos. Você pode, por exemplo, alugar um local no centro da cidade, com ótimo fluxo de pessoas, mas não ter um número satisfatório de clientes, porque as pessoas que passam no local não têm interesse no tipo de produto ou serviço oferecido. Pontos como a concorrência, a demanda, e os hábitos da população local influenciam o sucesso do ponto comercial, e esses pontos só podem ser antecipados pelo geomarketing bem feito.

2) Fazer escolhas precipitadas

A ansiedade para começar logo o seu negócio pode te atrapalhar a escolher um bom ponto comercial antes de iniciar. É importante que você respeite todas as etapas necessárias para a saúde da empresa, e que elas sejam feitas de acordo com o tempo preciso. Pular ou acelerar uma etapa pode gerar uma inconsistência no futuro, em que será necessário voltar e refazer o que, atrás, foi mal feito.

Enquanto uma das principais coisas para abrir uma empresa, procurar um endereço para criar um ponto comercial deve ser uma etapa feita cuidadosamente, com seriedade e, se possível, com a ajuda de profissionais na área. Para isso, não se precipite, e não tome decisões sem a certeza embasada na lógica. Não vale se deixar apaixonar pelo primeiro local que visitar, e também não é aconselhado desistir de achar um bom lugar, só porque a procura está difícil.

Com paciência e persistência, embasadas em conhecimentos científicos, é possível achar o lugar perfeito para a sua empresa, não se preocupe. As cidades costumam ter uma rotatividade de empresas em locais, especialmente nas cidades grandes. Isso ocorre porque alguns negócios acabam crescendo e precisando mudar de endereço, além de, infelizmente, alguns acabarem falindo e abrindo espaço para novos varejistas ou franqueados. Sendo assim, a procura pode acabar demorando algum tempo, em que você pode se dedicar aos passos de toda a criação da identidade da empresa, e do seu planejamento estratégico ou formatação de franquia. Não se inquiete, continue persistindo!

3) Pensar só no dinheiro

Como já falamos anteriormente, é importante considerar aquilo que cabe ou não no seu bolso, porque nem só de ponto comercial vive uma empresa. São muitos os outros pontos que se sustentam entre si, e que justificam a importância de um ponto comercial bem firme. Portanto, é importante considerar aquilo que é viável e melhor financeiramente para a empresa.

Mas outro erro comum em empreendedores muito preocupados com dinheiro é só pensar nele, e esquecer de todo o resto. Se você procurar um ponto comercial pensando somente na economia financeira, provavelmente você deixará várias necessidades para trás, e não contará com profissionais que podem apoiar a escolha. Com isso, as chances de você fazer uma escolha errada e acabar com um prejuízo significativo é grande.

A escolha de um endereço para a criação de um ponto comercial, ou a compra de um ponto comercial já existente, é uma escolha multifatorial, que deve envolver questões científicas, financeiras, de marketing, arquitetônicas e administrativas. Tudo visa um mesmo objetivo, que é conquistar e fidelizar clientes, trazendo retorno financeiro para a empresa.

Dentro da questão do dinheiro que a compra de um ponto comercial envolve, é importante considerar também que nem só o aluguel ou preço do imóvel devem entrar na conta. É importante, também, considerar despesas como reformas, instalação de fachadas, transferência de documentos, entre outras questões importantes para que o endereço passe a pertencer à sua empresa. 

Geomarketing na Goakira

A Goakira Consultoria é um conglomerado de empresas que atua em toda a América Latina no ramo de franquias e varejo. Ela trabalha com várias frentes, sempre pensando na estruturação e no planejamento estratégico de empresas pertencentes a diversos setores. Atua com consultoria de franchising, assessoria jurídica, arquitetura comercial, live de e-commerce, marketing, estudos de geomarketing, entre outros serviços. A Goakira apoia as empresas desde a sua criação, até em questões jurídicas, administrativas e em crises, utilizando uma metodologia de trabalho inspirada em técnicas japonesas que são capazes de impulsionar negócios do mundo inteiro.

Dentro do geomarketing, a Goakira possui uma equipe especializada e profissionalizada em estudar a fundo quais são as melhores localidades para a abertura de um negócio especificamente. O geomarketing é feito especialmente para a empresa cliente, analisando as características dela dentro dos locais possíveis. Com ele, é possível descobrir quais são os pontos fortes de cada local para a instalação de uma empresa, e também ir eliminando aqueles que possuem pontos fatais, que impossibilitariam o êxito da empresa. Dentre as possibilidades, você poderá, com a ajuda da consultoria, descobrir qual é o melhor local para seu negócio crescer.

Esse estudo é muito importante porque, afinal de contas, você sabe qual é o preço de instalar um negócio num lugar errado? Essa prática pode ser fatal, e pode significar o fechamento da empresa nos primeiros meses após a inauguração, o que também acarreta diversas perdas financeiras e materiais, além de todo o desgaste físico e emocional aos envolvidos. Para evitar tudo isso, a Goakira te ajuda a saber qual é o lugar perfeito para criar o seu ponto comercial. Com um bom estudo de geomarketing, você irá não só poupar, mas também fazer muito mais dinheiro e resultados. Entre em contato conosco, teremos prazer de enviar uma proposta!

Conclusão

O ponto comercial é uma conquista muito importante para quem é dono de um empreendimento, pois significa uma marca consolidada e que faz parte do imaginário e das referências dos moradores locais. A partir dele, é possível contar com clientes sempre fiéis e engajados, além de um retorno financeiro satisfatório. Assim, construir um ponto comercial é desejo da maioria dos donos de negócio.

Mas não é uma tarefa fácil e nem rápida alcançar essa estabilidade. É necessário passar por anos de constância nos serviços e produtos oferecidos, além de investir esforços para conquistar a simpatia dos clientes, direcionada também à localização do ambiente. Para isso, é importante fazer uma boa escolha de endereço antes de abrir o negócio, e se atentar para o cumprimento da lei de inquilinato. Além disso, a divulgação e construção de uma identidade de marca é muito importante.

 Combinando todas essas etapas, é possível criar um ponto comercial, e fortalecê-lo ao longo dos anos. Não se esqueça que, na hora de passar para frente, os direitos ao ponto é sempre do dono do negócio, e não do dono do imóvel. O ponto comercial é, com certeza, um dos patrimônios dos empreendedores que trabalham no varejo e com endereço físico. E aí, gostou desse conteúdo? Nos siga nas redes sociais para não perder os próximos posts! Instagram, Facebook, Linkedin

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Um comentário em “Ponto comercial: confira dicas de como escolher e conduzir o seu

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