Veja como escolher o melhor ponto comercial para sua franquia

6 minutos para ler

A determinação do ponto comercial pode ser o divisor de águas entre o sucesso e o fracasso de um negócio. Como envolve matérias estratégicas, financeiras e legais, o gestor necessita de uma atenção especial para realizar a análise de mercado e do empreendimento corretamente.

Amplamente falando, lugares seguros e com um bom fluxo de pessoas que se enquadrem no público-alvo são as localidades perfeitas para a instalação do ponto comercial. Apesar disso, é preciso observar uma série de diferentes fatores. Confira nosso artigo e não erre na escolha da localidade da sua franquia! Vamos lá? Boa leitura!

Público

Apesar de parecer óbvio, o número de empreendedores que não se atentam a esse detalhe é grande. Uma das etapas fundamentais no processo de escolha do ponto comercial e da gerência do território é determinar uma localidade em que o perfil do público da região seja similar e coincida com o perfil do público-alvo da franquia.

Em outras palavras, significa que não faz o menor sentido que uma marca que tenha como consumidores pessoas da classe alta instale um ponto comercial em uma região ou bairro de baixa renda. Isso simplesmente vai atrapalhar as vendas e o desempenho do negócio.

O mesmo vale para o fluxo de pessoas nos horários de operação da franquia. Por exemplo, é um investimento malfeito abrir um restaurante que funciona só no almoço em uma área tipicamente residencial. Principalmente porque nesse horário as pessoas estarão fora, estudando ou trabalhando. Uma área comercial poderia ser mais interessante nesse caso.

Portanto, pode ser útil para você identificar os hábitos de consumo do seu público-alvo. Identificar onde ele se localiza maioritariamente. E também quais são os horários em que ocorre maior movimentação na localidade do ponto comercial.

Movimento e acesso ao local

Instalar sua franquia em uma rua movimentada, apesar de ser importantíssimo, é apenas um fator no meio de uma grande equação que vai fazer a sua empresa crescer. Nela, o movimento e o acesso ao ponto comercial também exercem um papel fundamental.

Lojas localizadas nas esquinas ficam mais em destaque que as lojas que são instaladas no meio do quarteirão, por exemplo, já que conseguem captar a atenção de pedestres e motoristas mais facilmente, quando estes estão parados nos sinais de trânsito.

A respeito do acesso, lojas que têm convênios com estacionamentos ou possuem vagas próprias saem em vantagem. Esse é um diferencial que facilita a vida dos consumidores que estão em um automóvel.

Por outro lado, se instalar perto de pontos de transportes públicos também é um diferencial que simplifica o acesso e aumenta o movimento do seu ponto comercial. Além de tudo isso, facilita a vida de quem trabalha na sua loja. Nessa hora, inclusive, você pode utilizar o geomarketing como seu aliado.

Proximidade com os concorrentes

Apesar de ser contrário à crença popular, ter um ponto comercial próximo aos concorrentes, sejam diretos ou indiretos, pode ajudar no desenvolvimento do seu negócio. Como eles já estão no local, provavelmente o público da região consome seus produtos e está dentro das características do público-alvo procuradas por você.

Entretanto, a existência de duas ou mais unidades da mesma marca ou franquia próximas uma das outras é bastante inadequada, pois isso representa uma competição pelo mesmo público-alvo, o que não é benéfico para os negócios.

Viabilidade financeira

Escolher o ponto comercial do seu negócio é uma etapa que merece total atenção, já que influencia diretamente na eficiência e produtividade da sua empresa.

No momento da escolha, verifique os custos de locação e confira se seu orçamento é suficiente para arcar com esses gastos. É importante também analisar o tempo de retorno do investimento do projeto e planejar custos extras que podem ocorrer durante o processo, como luz, internet, telefone, IPTU, folha salarial e outros.

A indisponibilidade de imóveis nas áreas desejadas pode ocorrer. Caso isso aconteça, procure por pontos em pequenos bairros, centros comerciais ou shopping centers.

Estrutura do imóvel

A escolha do ponto comercial não se restringe apenas à localidade. É importante também se atentar à estrutura física do imóvel no qual você vai instalar seu negócio.

No mercado de franquias, é comum a padronização do imóvel de acordo com diretrizes da própria rede. Portanto, procure analisar se o imóvel escolhido tem estrutura para suportar às exigências impostas pela franquia.

Não são raras as ocasiões em que é necessário gastar uma quantia de dinheiro considerável para adequar o imóvel a essas normas. Por outro lado, o investimento no ponto comercial pode se tornar inviável financeiramente. Especialmente se o imóvel for muito antigo ou demandar a execução de obras para reparos.

Fique atento, também, ao tamanho do imóvel. Confira se ele não tem uma área útil maior do que a necessária. Investir na infraestrutura de um espaço que não será aproveitado pelo seu negócio pode comprometer seu orçamento inicial de maneira desnecessária.

Entretanto, caso você pretenda manter seu negócio naquele ponto durante muito tempo, procure pensar a longo prazo na expansão da unidade. É fundamental ter um planejamento do negócio e avaliar se o ponto comercial que você pretende escolher suporta esse tipo de mudança.

Além disso, é importante checar as restrições arquitetônicas da prefeitura local e do contrato de locação. Confira se o projeto do seu ponto comercial foi aprovado na prefeitura. Não se esqueça, também, de providenciar todas as licenças legais exigidas e a autorização para o funcionamento. Pois esse tipo de documentação é de responsabilidade do franqueado.

Segurança

A segurança da sua loja é um ponto fundamental na escolha da localidade. Afinal, nenhum cliente vai se interessar em ir a um estabelecimento que coloque em risco sua vida e seu patrimônio.

Certifique-se que o ponto comercial escolhido é seguro. Além disso, considere investir uma parte do seu orçamento em aparatos de segurança. Por exemplo, câmeras de vigilância e serviço de proteção privada. Dê preferência a locais bem iluminados, já que estes podem intimidar a ação dos criminosos.

Agora que você já sabe como escolher o seu ponto comercial, confira a importância da localização do ponto para o sucesso do seu negócio!

Posts relacionados

Deixe um comentário