Geomarketing: Como escolher o ponto comercial da sua empresa?

13 minutos para ler

Tudo o que fazemos na internet tem valor. Assim, muitas empresas utilizam os dados cedidos por clientes na internet em suas operações. Um dos principais são os dados de localização, utilizado pelo o geomarketing para que as empresas possam traçar estratégias que envolvam os locais onde estão os seus clientes.

Em uma época um pouco distante da tecnologia, era possível escolher o ponto para um negócio a partir de previsões de necessidades. Dessa forma, bares próximos de faculdades, papelarias ao lado de agências do correio e barracas de comida rápida em estações de trem e rodoviárias são exemplos simples de como análise do ambiente é ideal à visão empreendedora.

O geomarketing é uma metodologia moderna, voltada ao uso inteligente dos dados, contribuindo para tomadas de decisões mais assertivas, por exemplo: como escolher o ponto comercial da sua empresa.

Já adianto: não é algo futurístico, pois já acontece agora. Por isso, para ver exemplos e entender como o geomarketing funciona da teoria até a prática, leia até o final!

O que é Geomarketing?

Em suma, podemos definir Geomarketing assim: qualquer tipo de estratégia de marketing que utiliza a geolocalização como ferramenta de análise.

Em outras palavras, é um estudo de estratégia para empresas que desejam expandir, melhorar performance ou sair de crises. Então: pode salvar negócios!

Desse modo, seu objetivo principal é pesquisar e avaliar espaços e suas questões, para embasar a tomada de decisão. A princípio, ele foi criado para analisar as ideias do público e do espaço de uma região, checando a localização ideal de uma empresa com base nas áreas mais rentáveis de vendas.

Uma das maiores dificuldades para as equipes de marketing é saber onde está e como chegar ao seu público-alvo. Por isso, o geomarketing vai além do mapeamento e segmentação geográfica do cliente, ele ajuda a entender o contexto do público-alvo, resultando em campanhas de marketing mais alinhadas ao perfil do consumidor.

ponto comercial

Por que investir em Geomarketing?

Antes de mais nada, é válido entender que o Geomarketing deve fazer parte de toda a estratégia de marketing e noção de mercado da sua empresa. 

Portanto, é feito um estudo geográfico, que envolve:

  • Mapeamento de áreas; 
  • Coleta de dados;
  • Pesquisa com clientes;
  • Benchmarking;
  • Análise de produtos/serviços

Todos esses dados são reunidos de forma estratégica, com uma base sólida para as próximas decisões do negócio, seja na hora de criar ou comprar uma franquia, vender mais ou salvar uma empresa que está falindo. Então, see quiser saber mais, assista o vídeo a seguir:

Quem deve usar o Geomarketing?

O geomarketing é uma estratégia poderosa que pode beneficiar uma ampla gama de empresas e organizações, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação. Se você deseja entender melhor seu mercado, alcançar seu público-alvo de forma mais eficaz e otimizar seus esforços de marketing, o geomarketing pode ser a solução ideal para você. Veja abaixo quais profissionais podem fazer uso da tecnologia:

  1. Empresas de varejo e e-commerce:

Empresas que atuam no varejo físico ou online, como as franquias, por exemplo, podem se beneficiar enormemente do geomarketing. Ao analisar dados de localização dos clientes, essas empresas podem identificar áreas com maior demanda por seus produtos, ajustar suas estratégias de precificação e promocionais de acordo com as características de cada região e até mesmo selecionar locais estratégicos para abrir novas filiais ou centros de distribuição.

  1. Prestadores de serviços locais:

Profissionais autônomos e empresas que oferecem serviços locais, como salões de beleza, clínicas médicas, restaurantes e encanadores, podem utilizar o geomarketing para segmentar sua audiência com base na localização geográfica e direcionar suas campanhas de marketing para áreas onde há maior demanda por seus serviços.

  1. Setor imobiliário:

Empresas do setor imobiliário, como corretores de imóveis e construtoras, podem usar o geomarketing para identificar tendências de mercado, avaliar o potencial de valorização de determinadas áreas e direcionar suas estratégias de vendas e marketing para os compradores em potencial que estão interessados em imóveis em locais específicos.

  1. Empresas de logística e distribuição:

Empresas que operam na área de logística e distribuição podem utilizar o geomarketing para otimizar suas rotas de entrega, reduzir custos operacionais e oferecer um serviço mais eficiente aos clientes. Ao analisar dados geográficos, essas empresas podem identificar os pontos de entrega mais eficazes e planejar suas operações de acordo com a demanda de cada região.

  1. Instituições de ensino e Ongs:

Instituições de ensino e organizações sem fins lucrativos podem usar o geomarketing para identificar áreas carentes de serviços educacionais ou sociais e direcionar seus esforços para atender às necessidades específicas dessas comunidades. Isso pode incluir o planejamento de programas educacionais, a abertura de novas filiais ou a oferta de serviços de assistência social em áreas com maior demanda.

O poder dos Smartphones

Basta que seu cliente atual ou potencial tenha um smartphone com o GPS ativado para que você tenha acesso a uma série de bons dados sobre ele, como seu local, os lugares visitados, etc.

Além disso, mesmo que você não perceba, a todo o momento fornece dados sobre os locais que frequenta, como quando faz check-in pelo Facebook em um estabelecimento ou publica uma foto no Instagram com a localização marcada, por exemplo. Por isso, até mesmo quando se viaja, os anúncios apresentados começam a ser alterados para os da nova localização.

Big Data e a Inteligência de Mercado

Os dados válidos para o avanço dos métodos de geomarketing são obtidos por meio do Big Data (grande volume de dados). Ou seja, o Big Data é feito pelo grupo de dados localizados nos bancos de diversos servidores e empresas, como os exemplos citados acima (internet) e outras bases (as redes sociais). 

Assim, o Geomarketing otimiza suas campanhas, para que todo conteúdo entregue ao cliente — seja em anúncios, notificações, mensagens ou e-mails — se torne mais preciso e relevante, atingindo o público-alvo certo.

Assim, os dados válidos para o avanço dos métodos de geomarketing são obtidos por meio do Big Data. Ou seja, o Big Data é feito pelo grupo de dados localizados nos bancos de diversos servidores e empresas, como os exemplos citados acima (internet) e outras bases. 

Alguns tipos de geomarketing

Você já viu um pouco de como o geomarketing funciona, mas, por se tratar de uma metodologia ampla, ele possui muitas estratégias específicas a diversas necessidades de marketing que valem a pena serem explicadas. Então, separamos algumas das mais utilizadas:

1. Geotargeting

Essa estratégia é voltada à segmentação do público a partir dos dados. Dessa forma, é possível atingir públicos específicos, fragmentando de bairros até países. Existem muitas empresas que utilizam o geotargeting para campanhas de marketing, pois usam critérios locais bem delineados (endereço de casa, de trabalho, de últimas visitas) para definir o conteúdo.

Além disso, apresentam um conteúdo baseando-se na posição geográfica do consumidor. Ou seja, se uma empresa internacional quer internacionalizar seu negócio, precisa que site e campanhas de marketing estejam no idioma do novo local.

2. Geofencing

Essa estratégia é de um marketing completamente ativo, pois faz com que notificações sejam disparadas ao cliente assim que ele adentra fisicamente o perímetro de ação da empresa.

Para coisa de filme, né? Mas isso acontece de forma até natural. Por exemplo, assim que o cliente sai do seu estabelecimento, recebe uma notificação no celular para avaliar o local. Isso é uma forma de geofecing.

3. Geotagging

Existe uma tendência atual de consumidores em marcar em publicações nas redes sociais os lugares que frequentam. Isso acaba criando um volume de dados muito pertinente para análise, pois, cada vez mais, as pessoas estão expressando seus comportamentos nessas plataformas digitais, sendo um mapa para entender o perfil dos consumidores.

Além disso, é possível utilizar o geotagging de forma ativa. Se sua loja estiver próxima de um evento e você quer repercutir isso ao seu público-alvo, basta publicar a campanha marcando a localização da loja mais próxima daquele evento.

Quais as Vantagens do Geomarketing?

Como você já percebeu, são várias. Mas vamos listar as mais válidas.

  • Auxiliar na escolha do local do estabelecimento ou ponto de venda;
  • Mapear territórios com alta concentração de perfis de interesse;
  • Avaliar tendências a partir da localidade dos clientes;
  • Melhorar o engajamento dos usuários e campanhas;
  • Direcionar o foco ao cliente;
  • Comparar regiões, melhorando a performance em diferentes locais;
  • Otimizar custos imobiliários.

O geomarketing oferece uma série de vantagens para as empresas que o utilizam de forma eficaz. Aqui estão alguns resultados e benefícios do geomarketing que você pode esperar:

  • Aumento de vendas e engajamento: ao direcionar suas campanhas de marketing para áreas específicas com base na localização geográfica dos clientes, você pode aumentar suas vendas e engajar melhor o seu público-alvo;
  • Melhora na imagem da marca: ao oferecer experiências mais relevantes e personalizadas aos consumidores, você pode melhorar a percepção da sua marca e fortalecer o relacionamento com os clientes;
  • Reforço do posicionamento: utilizando dados de localização, você pode destacar os pontos fortes da sua empresa em áreas estratégicas, reforçando o posicionamento da marca no mercado
  • Otimização e redução de custos com campanhas e imóveis: ao segmentar suas campanhas de marketing de forma mais precisa, você pode otimizar seus investimentos e reduzir custos desnecessários. Além disso, o Geomarketing pode ajudar na seleção de locais para novas filiais ou pontos de venda, garantindo um melhor retorno sobre o investimento imobiliário;
  • Maior retorno sobre o investimento: ao direcionar seus esforços de marketing para áreas com maior potencial de conversão, você pode obter um retorno mais significativo sobre o investimento em marketing
  • Maiores chances de sucesso: utilizando dados geográficos para tomar decisões estratégicas, você aumenta suas chances de sucesso no mercado, identificando oportunidades de crescimento e antecipando tendências do consumidor

Como fazer geomarketing

1º passo: Conhecer os conceitos e teorias

Usar dados geográficos não é tarefa simples — é preciso um estudo prévio e dados sobre o tema para que o projeto e a validez das estratégias sejam bem feitas.

2º passo: conseguir dados de qualidade

Caso os dados sejam ruins ou errados, a análise de Geomarketing não será útil para a empresa.

Quanto melhores forem os dados, melhor será o resultado.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), Ipea (Instituto de pesquisas aplicadas) e POF (Pesquisa de Orçamento Familiar) são bases de dados públicas. Nelas, constam diversos conteúdos demográficos, que podem servir como ponto de partida para seu método.

Além disso, as empresas de consultoria também é uma boa de dados, porque possui uma base confiável.

Assim, uma alternativa para levantar informações válidas é a base de dados desenvolvida pela empresa, como pesquisas de mercado, por exemplo.

3º Passo: adquirir um software para a gestão dos dados

Esse conjunto é feito por meio dos SIGs — Sistemas de Informação Geográficas. Eles são os responsáveis por entregar ao empreendedor os dados de forma simples e organizada.

No mercado, existem algumas opções de softwares para auxiliar a inserir o marketing geográfico na sua empresa, por exemplo. São eles: QGIS, ArcGIS, MapInfo, entre outros.

Entretanto, o melhor e mais utilizado software disponível no mercado é o OnMaps, produzido pela startup brasileira Geofusion.

4º Passo: conhecer os métodos de análise

Cada grupo de dados tem uma aplicação específica e defini-los vai indicar outros meios a serem seguidos.

serviço de geomarketing

Buffers, áreas de serviço, estimativas de densidade e concentração são apenas alguns dos métodos de análise possíveis.

5º Passo: tomada de decisão

A tomada de decisão, em todos os casos, se resume em apenas duas opções: sim ou não. Apesar da simples resposta, é difícil responder essas perguntas quando o assunto é a sua empresa.

Contudo, podem surgir dúvidas. Por isso, indicamos contar com a ajuda de especialistas no assunto

ponto comercial

Concluindo: importância da estratégia do ponto comercial certo

Uma das vantagens de utilizar o geomarketing na estratégia é pesquisar e avaliar espaços, checando a localização ideal para abertura uma empresa. Grandes redes de franquias, como o Mc Donald’s, Cacau Show e Ri Happy, utilizam da tecnologia para entender a fundo as regiões antes de investir.

Nesse artigo vimos formas de saber onde está o seu público-alvo e os tipos de estratégia de marketing que se pode utilizar para cada atividade específica. Mas, afinal, por que é importante ter uma estratégia antes de instalar um ponto comercial?

Obviamente é por questões financeiras. Ninguém quer que o seu investimento não tenha retorno. Porém, não é só isso, a visão empreendedora – aquela que falamos bem no início do texto – é um fator decisivo. Afinal, se você não tem o tempo para se planejar antes de investir, apenas será alguém com capital, porém sem conhecimento teórico e prático. E o que faz um empreendedor? Exatamente, aquele que está em ação.

Pense: faz sentido ir de terno para a praia? É claro que não. Dessa forma, também não faz nenhum sentido escolher o ponto comercial antes de qualquer estratégia e estudo de localização e expansão. Utilizar o geomarketing é um dos pilares de estratégia para três fatores importantes para uma boa expansão de negócio que o empreendedor deve se atentar:

Mercado consumidor
  • Onde está o seu público-alvo?
  • Como o seu público-alvo gosta de consumir o seu produto/serviço?
  • Quem é o seu público/alvo?
Mercado concorrente
  • Quem são os seus concorrentes?
  • Onde estão os concorrentes?
  • Quais são as estratégias de marketing que os seus concorrentes estão utilizando nas próprias operações?
Mercado comercial
  • Que tipo de estrutura comercial vale mais a pena?
  • Preços de aluguel;
  • Segurança e mobilidade;
  • Tipo de expansão: filial ou franquia?

Acaba sendo tantas coisas para prestar atenção que pode parecer muito, não é? Entre em contato com um de nossos consultores para inserir essa estratégia na sua empresa de forma descomplicada! A Goakira está pronta para levar seu negócio ao próximo nível, e você?

Quer saber o que fazer caso tenha errado no ponto da sua loja? Então, ouça o nosso podcast sobre o assunto:

Acompanhe nossas Redes Sociais e saiba mais sobre o assunto: Instagram, LinkedIn, e Facebook

Posts relacionados