Portfólio de arquitetura: o que é, como fazer e exemplo ideal

24 minutos para ler

portfólio de arquitetura é um dos documentos mais importantes para o arquiteto. Entrar no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil para ninguém, mas cada área tem suas especificidades.

Na arquitetura, ter um ótimo portfólio apresentável é fundamental, principalmente nos momentos de procurar clientes ou oportunidades de entrada no mercado. O portfólio é o documento responsável por apresentar todo o seu trabalho e aquilo que você é capaz de fazer.

Para várias áreas, principalmente as criativas, ter um portfólio faz toda a diferença. Artistas, jornalistas, designers, escritores, decoradores e também arquitetos precisam mostrar trabalhos já feitos, para conquistar a credibilidade do cliente.

Além disso, o portfólio de arquitetura é responsável por mostrar o tipo de trabalho que aquele arquiteto oferece, para guiar as escolhas dos clientes.

Já que é um documento tão importante, todos os arquitetos precisam criar o seu próprio portfólio, porém, surgem algumas dúvidas no meio do caminho.

Se você quer saber como criar um portfólio de arquitetura que represente seu trabalho, e assim atrair clientes, conseguir colocações profissionais e valorizar suas habilidades, criamos este artigo para você.

Aqui você confere o que é portfólio de arquitetura, passo a passo completo para criar e um case de portfólio de arquitetura ideal como exemplo. 

portfólio de arquitetura

O que é portfólio de arquitetura?

O portfólio de arquitetura é um documento, que pode existir no formato físico ou digital, responsável por reunir os melhores trabalhos do arquiteto, demonstrando, assim, seu histórico profissional e sua capacidade.

O portfólio de arquitetura é geralmente usado para enviar para escritórios de arquitetura ou para clientes, no momento de conquistar oportunidades de trabalho. Valorizado pelos contratantes, o portfólio de arquitetura é capaz de apresentar o profissional, suas criações anteriores, estilo e habilidades. 

O portfólio de arquitetura é um recurso utilizado não só por jovens profissionais, mas também por empresas, estudantes e profissionais experientes.

Mesmo depois de conquistar espaço e credibilidade no mercado de trabalho, o portfólio de arquitetura ainda é necessário. Esse documento serve como um compilado das melhores obras, organiza os trabalhos, e funciona como um cartão de visitas, ou como um conjunto de diplomas na parede: todo mundo que conhecer aquele profissional ou empresa já vai ser informado da sua credibilidade e capacidade. 

Porém, muitas vezes aqueles que ainda estão começando, como estudantes de arquitetura, ficam na dúvida: qual é a diferença entre portfolio de arquitetura e currículo? Qual é melhor mandar para uma vaga de estágio ou emprego, por exemplo?

Na verdade, portfólio e currículo são documentos complementares. O currículo é um resumo do que, na teoria, você consegue fazer. Já o portfólio de arquitetura é a prova prática, que você já entrega pronta. Então, ao visualizar uma oportunidade de emprego, é sempre importante enviar os dois juntos. 

Se você está pesquisando por um projeto de arquitetura para a sua loja / empresa, mas ainda tem dúvidas sobre o que é um projeto executivo, ou qual é a importância de um projeto para a sua empresa, clique no botão abaixo e detalhe seu projeto para um arquiteto especializado em varejo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Botao-Quero-Falar-Com-Um-Arquiteto.png
Fale brevemente sobre seu projeto, e receba o contato de um arquiteto por Ligação ou WhatsApp

Para que serve um portfólio de arquitetura?

O portfólio de arquitetura serve como um grande diferencial para quem está pleiteando uma vaga de emprego ou a escolha de um cliente.

Na hora de selecionar, as pessoas e empresas sempre dão preferência àquilo que elas já conhecem, e sabem que vão dar certo.

Assim, o portfólio de arquitetura é uma forma de fazer com que elas já te conheçam bem, e vejam a credibilidade do seu trabalho. Então, esse documento serve para te alavancar nos processos seletivos, e para ser seu cartão de visitas.

O portfólio de arquitetura serve também para mostrar os melhores trabalhos já feitos pelo arquiteto, numa apresentação interessante e bem preparada.

Assim, o estilo com que você trabalha fica evidente, assim como sua experiência e histórico profissional, bem como a sua qualidade e capacidade como arquiteto. 

Além disso, o portfólio de arquitetura mostra um empenho e capricho do profissional que se candidata a uma oportunidade. Afinal de contas, construir um portfólio bem feito leva tempo, dedicação, e não é uma tarefa fácil.

O próprio ato de ter um documento de qualidade nas mãos já mostra ao contratante um empenho e um verdadeiro interesse do profissional da arquitetura.

Sem contar que as próprias técnicas de construção do portfólio de arquitetura já apontam para características importantes do arquiteto, como criatividade, organização e senso estético. 

Fale brevemente sobre seu projeto, e receba o contato de um arquiteto por Ligação ou WhatsApp

Tipos de portfólio de arquitetura

E se você, que leu até agora, decidiu construir já seu portfólio de arquitetura, saiba que o assunto não para por aí. Existem mais de um tipo de portfólio na área, e cada um deles vai ser mais adequado para alguns nichos mais específicos da arquitetura.

Além disso, o seu objetivo com o portfólio de arquitetura também são variáveis na hora de escolher o seu tipo desse documento super importante. Ficou curioso? Confira os tipos de portfólio de arquitetura a seguir: 

Acadêmico

O portfólio de arquitetura acadêmico é, na verdade, uma ferramenta para ser utilizada em um ambiente de aprendizagem, especialmente quando o arquiteto ainda está em formação, na faculdade.

Então, criar um portfólio acadêmico serve para mostrar suas experiências dentro da academia, como participação de cursos, palestras, programas de extensão, etc, como se fosse um currículo lattes.

Lá, você pode inserir imagens, fotografias e produtos que você desenvolveu nesses projetos. Pode anexar, também, certificados e comprovações das coisas que você fez.

Geralmente, o portfólio acadêmico serve para pleitear vagas dentro da academia, como mestrado, iniciações científicas, entrada em programas e pedido de bolsas.

Porém, ele também pode ser usado por alunos que estão tentando entrar no mercado profissional pela primeira vez, e ainda não acumulam experiências profissionais.

Nesse caso, você cria o portfólio acadêmico como se fosse um portfólio profissional, mas especificando que foram atividades feitas durante a faculdade. É sempre bom ter um portfólio de arquitetura acadêmico para procurar vagas de estágio, por exemplo. 

Empresarial

O portfólio empresarial é aquele portfólio de arquitetura feito por uma empresa, para mostrar seu trabalho para possíveis clientes. Esse documento precisa ser muito bem feito, pois uma má impressão é decisiva na escolha do cliente.

As empresas precisam de um portfólio de arquitetura, pois é o que comprova para os clientes sua confiabilidade, experiência e credibilidade para abraçar um projeto. 

Como as empresas criam com muito mais agilidade que um profissional solo, elas precisam atualizar seu portfólio de arquitetura com muita frequência.

É importante que ele esteja sempre atualizado, e com as informações mais relevantes sobre cada tema.

Sinta-se seguro com a execução do projeto da sua loja ou empresa.

Opte por trabalhar com arquitetos EXPERTS EM VAREJO, e que ENTENDEM como projetar uma loja que desperte impulsos de consumo no subconsciente do seu cliente.

Preencha o formulário abaixo e VAMOS FALAR DO SEU PROJETO ✅


Além disso, o portfólio de arquitetura é que é capaz de mostrar aos clientes qual o estilo de trabalho aquela empresa faz, e também é responsável por apresentar o grupo de serviços que a empresa se presta a fazer.

Para uma empresa, o ideal é criar um portfólio de arquitetura com fotos da equipe, uma lista dos serviços oferecidos, e os projetos, tanto na planta quanto depois de prontos, por meio de fotografias e recursos tecnológicos.

Além disso, vale acrescentar quais os principais clientes da empresa, se eles forem conhecidos e capazes de acrescentar credibilidade ao trabalho. 

Online

Depois da era digital, surgiu mais uma divisão entre portfólios de arquitetura: qual será o formato em que será apresentado. Antes, só existia o portfólio físico, impresso em papel, com fotografias e ilustrações.

Hoje em dia, é possível apresentar portfólios muito mais elaborados online, por meio de sites, modelos 3D, construções criativas e personalizadas, que são mais fáceis de distribuir e de ajustar conforme a necessidade.

Os portfólios de arquitetura feitos online são ideais para arquitetos que trabalham com áreas mais tridimensionais, tecnológicas, ou que conseguem prestar serviços à distância. Assim, eles podem enviar o portfólio pela Internet, e captar o maior número de clientes possível.

Além disso, o portfólio de arquitetura feito de forma digital pode ser construído em pdf, ou online, em formato de site, por exemplo.

Existem também muitas ferramentas eficientes que ajudam na criação de um portfólio de arquitetura. 

Físico

O portfólio de arquitetura físico é um modelo impresso, ideal para trabalhos mais tradicionais e facilmente demonstráveis em papel.

Ele geralmente é entregue para clientes em mãos, para verem como funciona o trabalho daquele arquiteto ou empresa.

Nesse documento, é possível ver fotografias dos resultados, cópias de plantas, e outros arquivos importantes dos arquitetos. 

É sempre bom ter um portfólio de arquitetura físico por perto, já que um cliente pode solicitar para ver a qualquer momento, e as plataformas digitais podem nem sempre estar disponíveis.

Quem quer realmente impressionar pode fazer um portfólio de arquitetura em capa dura, no formato de livro, ou de alguma outra forma criativa, que lembre elegância e qualidade. 

Algumas dificuldades, contudo, do formato físico são o preço da impressão, e a necessidade de fazer isso com frequência, já que novas obras são feitas sempre.

Então, uma dica é criar portfólios impressos de momentos comemorativos, por exemplo, no aniversário de uma empresa, ou um portfólio específico da criação de uma obra muito importante e decisiva na carreira do arquiteto.

Assim, é possível aliar tecnologia e tradição ao seu favor, com criatividade e inteligência. 

Um Projeto de Arquitetura de Varejo realmente pode aumentar as vendas da minha loja? Assista ao depoimento abaixo!

Escritório de Arquitetura  portfólio de arquitetura
Fale brevemente sobre seu projeto, e receba o contato de um arquiteto por Ligação ou WhatsApp

Passo a passo para criar o seu portfólio de arquitetura

Ok, agora que você já sabe tudo sobre um portfólio de arquitetura, decidiu qual o tipo ideal para o seu momento e perfil profissional atuais, e está pronto para começar a construir o seu, é importante saber como deve ser esse tipo de documento.

É preciso fazer o portfólio de arquitetura mais caprichado e compatível com o seu estilo possível, para que a impressão dos escritórios e dos clientes seja exata.

Alguns pontos na hora de fazer seu portfólio e também de distribuí-lo são fundamentais para criar uma experiência relevante.

Acompanhe, abaixo, o passo a passo completo para criar um portfólio de arquitetura ideal.

Defina o objetivo do seu portfólio de arquitetura

O primeiro passo para fazer um portfólio de arquitetura de sucesso é definir seu objetivo específico com ele.

Seu objetivo é conseguir seu primeiro estágio? Conquistar clientes para sua nova empresa? Mostrar seus novos trabalhos relevantes?

Alcançar um público novo? Ou conseguir uma vaga de emprego específica, em um escritório definido? Tudo isso importa. Porque, conforme seu objetivo principal, o portfólio de arquitetura terá uma cara diferente.

Por exemplo, se seu objetivo é conseguir uma vaga em um escritório de arquitetura modernista, que trabalha principalmente com escritórios, por exemplo, privilegie trabalhos seus que vão nesse sentido.

Vai ser pouco relevante mostrar criações de arquitetura em jardins, estilos minimalista, vintage, etc. Portanto, estabelecer um objetivo muito claro é o primeiro passo para construir um portfólio relevante.

É claro que seu portfólio de arquitetura, depois de pronto, poderá servir para diversas outras ocasiões além daquela definida como objetivo principal, mas esse objetivo precisa ser o foco.

Afinal de contas, em outras oportunidades poderá ser necessário ajustar, acrescentar ou mudar coisas nesse documento usado para uma ocasião específica. 

Escritório de Arquitetura  portfólio de arquitetura
Fale brevemente sobre seu projeto, e receba o contato de um arquiteto por Ligação ou WhatsApp

Pense em sua identidade visual

Depois de definir seu objetivo principal, é hora de construir uma identidade visual para seu portfólio de arquitetura. Lembre-se que esse documento precisa transmitir sua personalidade e sua essência como profissional, além do estilo com que você trabalha.

Assim, pense em cores, formas, tipografia e disposição dos elementos de forma que comunique exatamente o que você quer transmitir.

Por exemplo, é importante pensar, a essa altura, se seu portfólio será online ou físico, se será em um site, pdf, plataforma, etc. Além disso, defina se ele será em 3D ou 2D, e em como será apresentado.

A partir disso, é possível planejar qual será a impressão que seu cliente terá ao passear pelo seu portfólio de arquitetura, e escolher as cores que mais valorizam sua decisão.

Em um documento impresso, por exemplo, é interessante usar uma tipografia serifada. Já no online, é importante usar uma tipografia mais fácil de ler, e em tamanhos maiores.

Além disso, no papel pode ser melhor usar cores pastéis; já no online, é possível brincar com cores, inclusive, que mudam com o passar do tempo. 

Separe os trabalhos que você quer mostrar

Nem tudo que você já criou na vida deve entrar em seu portfólio de arquitetura. Nos primeiros anos de carreira, é comum tentar colocar toda a sua experiência em um compilado, mas, com o tempo, isso fica até mesmo inviável.

Além disso, ninguém quer passar horas folheando um documento que poderia ser resumido em algumas páginas. Para facilitar até mesmo a experiência do leitor, é importante selecionar.

Mostrar, por exemplo, suas primeiras criações do começo de sua formação como arquiteto pode até mesmo prejudicar suas possibilidades de sucesso. Selecione os melhores trabalhos, mais relevantes, e compatíveis com o objetivo central. 

É importante também ser capaz de organizar suas principais criações em uma ordem de prioridade: se o empregador só abrir o portfólio de arquitetura e fechar sem ler tudo, o que ele não pode perder? Essa deve ser sua primeira publicação. 

Insira também experiências acadêmicas

A grande dúvida de quem está começando é o que colocar no portfólio de arquitetura, se ainda não tem experiências o suficiente. E aí é que entram as experiências acadêmicas.

Durante a faculdade, mestrado ou especialização, você produz muito material importante e relevante, capaz de mostrar sua competência enquanto profissional. Todo esse material faz parte de sua bagagem, e a única diferença de uma experiência profissional é que você não foi pago por ela. 

Então, selecione suas experiências acadêmicas mais importantes e relevantes, e as insira também no portfólio de arquitetura.

É importante deixar claro que foram trabalhos desenvolvidos na academia, mas eles não perdem a validade por isso! Assim, você ganha mais volume e coisas para colocar no seu portfólio!

Fale de você

Uma coisa importante no portfólio de arquitetura é ter uma parte introdutória em que o arquiteto fala dele mesmo. Comenta sobre sua trajetória profissional, sobre sua formação, estilo de atuação favorita, e se apresenta de uma maneira geral. 

O portfólio de arquitetura, em si, é uma apresentação do trabalho do profissional, mas é importante que a pessoa por trás do documento seja identificada. Isso faz com que o leitor consiga criar uma identificação e compreender melhor o conteúdo do portfólio.

O mesmo também vale se se tratar de uma empresa. É fundamental que antes de mais nada, a empresa seja apresentada, que sua história, características, estilo, principais clientes e grandes feitos sejam colocados em evidência no portfólio de arquitetura. 

Crie uma experiência para seu leitor

Ver seu portfólio é muito mais que uma leitura, deve ser uma experiência. Sensorial, imagética, de conteúdo. É preciso que o leitor tenha contato com uma obra inteligente, criativa e bela com seu portfólio de arquitetura.

Isso porque o trabalho do arquiteto deve conter essas mesmas características, e a presença delas no portfólio torna mais fácil provar que você as possui. 

Além disso, para um recrutador, ou em uma situação de processo seletivo, é importante que o material seja capaz de prender a atenção. Caso contrário, seu portfólio de arquitetura pode simplesmente ser deixado de lado.

Por isso, pense no todo. No formato, nas cores, na navegação, na tipografia, na disposição dos seus trabalhos, e na sensação que eles causam. É preciso criar uma experiência que converse com o leitor, e que passe uma mensagem muito clara.

Além disso, é fundamental que a experiência seja pensada para coincidir com a personalidade do seu trabalho, e com a impressão que você quer passar. 

Revise

O último passo para finalizar seu portfólio de arquitetura é revisar! Nada de deixar imperfeições e erros para trás. Depois de todo o trabalho de pensar, criar, diagramar e construir, é importante revisar.

Afinal de contas, um pequeno erro pode descredibilizar todo o seu trabalho tanto como arquiteto como o portfólio de arquitetura. 

Separe algumas horas, depois de algum tempo de finalizar o portfólio, para revisar. É importante tomar uma distância para conseguir ver os erros. Também é interessante pedir para uma outra pessoa que entenda do assunto dar uma olhada, para revisar possíveis erros deixados para trás. 

Checklist: o que fazer no seu portfólio de arquitetura

Algumas dicas para saber o que precisa estar no seu portfólio de arquitetura, para você checar:

Mostre o que você tem de melhor

Nada de mostrar tudo, ou escolher sem pensar. O seu portfólio de arquitetura tem que revelar as melhores partes do trabalho e das características arquitetônicas do seu estilo. Portanto, em todas as partes, mostre o que você tem de melhor. Mais criativo, os melhores trabalhos, a melhor descrição do perfil, e a melhor forma de organizar o material. Tudo deve ser pensado para valorizar o que há de bom. 

Seja criativo

Para criar o portfólio de arquitetura ideal, é preciso ser criativo. Nada de seguir modelos padrão, nem de repetir o que já foi feito.

O portfólio de arquitetura precisa ser único para cada pessoa ou empresa, para representar exatamente aquilo que ela é especificamente. Para isso, vale usar e abusar da imaginação. Pensar fora da caixa e criar algo que realmente faça sentido é o ideal.

Então, invista na criatividade: desde a hora de planejar o que vai fazer no seu portfólio de arquitetura até a hora de revisar, o mais importante é ser autêntico, e a criatividade vai te auxiliar com isso. Afinal, criatividade é criar, e isso é importantíssimo para ter algo inédito. 

Use a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, pode ser muito mais fácil fazer um portfólio de arquitetura interessante e criativo – talvez até interativo. Com as tecnologias, programas de computador e automações digitais, é possível diminuir, e muito, o trabalho manual de criar esse documento.

A pessoa que está criando o portfólio pode simplesmente fazer as escolhas, pensar no tipo de material que quer produzir, e comandar a criação automática do seu portfólio de arquitetura.

Além disso, por meio das facilidades tecnológicas, é possível mostrar muito mais facetas do trabalho, de modo que ele fique mais interessante, apresentável e até impressionante. Assim, use a tecnologia a seu favor na hora de criar seu portfólio de arquitetura. 

Tenha mais de um portfólio

Você já pensou em ter mais de um portfólio de arquitetura? Essa é uma parte importante do checklist. Não adianta criar só um portfólio, porque assim, a cada vaga nova ou cliente novo que aparecer você terá que fazer de novo. 

Uma forma eficaz de resolver esse problema é criando diversos portfólios, para cada grupo. Se você vai mostrar seus trabalhos de arquitetura de interiores, tem um portfólio. Se é urbanismo, tem outro. Se é um estilo modernista ou vintage, você tem diferentes possibilidades, e está preparado para todas as necessidades. 

Mostre quem você é

É muito importante ser você mesmo nos processos seletivos e apresentações para clientes. Não adianta querer falar para agradar: o papel não se mantém por muito tempo. Assim, é muito importante mostrar quem você realmente é no portfólio de arquitetura, com pontos positivos e negativos, com disposição para trabalhar e para aperfeiçoar o que ainda precisa melhorar. 

O que não fazer no seu portfólio de arquitetura

Agora que você já criou seu portfólio de arquitetura seguindo nosso passo a passo e conferiu as coisas que precisa fazer, está na hora de descartar o que não pode fazer.

Abaixo, segue checklist do que não fazer num bom portfólio de arquitetura. 

Não envie um arquivo grande demais

Primeiro e mais importante de tudo: não adianta ter um portfólio incrível se ele não é possível de manusear. Tanto no formato físico quanto no online a máxima é a mesma, não se pode apresentar para o cliente um arquivo grande demais. No impresso, a necessidade de um livro leve é óbvia, mas no digital isso é menos óbvio. 

Não é possível nem enviar um arquivo pesado por e-mail, e muitas vezes os programas de visualização também não conseguem processar. Então, facilite a vida de quem irá te avaliar: envie um arquivo leve e fácil de manusear. Assim, seu portfólio de arquitetura será mais facilmente visualizado por mais pessoas. 

Erros de ortografia são imperdoáveis

Se você quer uma oportunidade de trabalho ou um novo cliente, é preciso ter credibilidade. E isso é perdido muito facilmente diante de erros de ortografia. É claro que é muito fácil cometer pequenos erros ao longo de uma escrita longa. Porém, não é possível deixá-los passar. É preciso que seus textos passem por uma rigorosa correção antes de serem apresentados para pessoas que podem decidir alguma coisa a seu respeito. 

O portfólio de arquitetura é um documento esperado de profissionais formados no Ensino Superior, com propriedade para escrever plenamente bem. Então, é muito importante deixar o documento muito bem corrigido antes de apresentar. 

Não coloque informação demais

Não adianta querer encher linguiça, escrever demais, colocar todas as suas experiências ou encher com imagens demais. É preciso que seu portfólio tenha o tamanho certo, apenas o necessário para caber a informação primordial. 

Muita informação pode ser vista como ‘entulho’ para quem está avaliando. Então, selecione só o que é importante e relevante. 

Não force a barra

Muita gente pensa que, para ter um bom portfólio de arquitetura, é preciso ter informações impressionantes, e para isso acaba forçando a barra. Isso não é bom, nem é necessário. Seja honesto, mostre aquilo que você tem e as oportunidades certas acabam vindo proporcionalmente. 

Não enviar seu portfólio para empresas

Um grande erro das pessoas, principalmente jovens, que estão em busca de novas oportunidades e criando um portfólio de arquitetura, é achar que ele nunca está bom o suficiente, e acabar nunca enviando. O portfólio reflete quem você é e seu amadurecimento profissional, e ele não serve de nada se nunca sair da gaveta.

Mandando seu portfólio de arquitetura para várias empresas e clientes, você saberá o que está funcionando ou não, e poderá aperfeiçoar. Além disso, nunca se sabe quando uma oportunidade vai dar certo! Então deixe o perfeccionismo e a insegurança de lado, e coloque seu portfólio para jogo!

Onde criar seu portfólio de arquitetura?

Se você decidiu criar seu portfólio de arquitetura online, por meio de plataformas digitais, talvez fique na dúvida de por onde começar. É possível escolher diversas formas de criar, por exemplo, automaticamente, em um site, em um programa 3D, ou então em um arquivo pdf.

Se você quer algumas dicas de locais para criar seu portfólio de arquitetura, seguem algumas:

Behance: plataforma online em que você consegue organizar imagens ilimitadas. 

Viva Decora: App gratuito e popular específico para projetos de arquitetura. 

Autocad: o mais comum dos programas do arquiteto, nele é possível fazer as plantas e desenhos, e exportar para mostrar em um portfólio. 

V-ray: Com o V-ray é possível transformar seu modelo 3D em uma imagem realista. 

Sketchup: bem intuitivo e fácil, é um programa de modelagem. 

Exemplo de portfólio de arquitetura: Goakira Design

Se você terminou este texto convencido de que precisa de um ótimo portfólio de arquitetura, mas ainda está inseguro sobre fazer o seu, o Goakira Design pode te ajudar. Somos um conglomerado de empresas voltado para o atendimento completo das necessidades dos empreendedores do franchising e do varejo, atendendo, inclusive, a serviços de arquitetura. 

Temos um time especializado em arquitetura, prestando serviços de consultoria e de assessoria em arquitetura. Assim, podemos te ajudar a criar um portfólio perfeito, capaz de atrair oportunidades e de mostrar seus diferenciais. 

Entre em contato. Teremos o prazer de te enviar uma proposta. 

Conclusão

O portfólio de arquitetura é um documento fundamental para profissionais, empresas e estudantes de arquitetura. Ele é responsável por apresentar todo o trabalho do arquiteto, seu estilo, suas experiências profissionais e suas criações anteriores, provando sua capacidade e credibilidade enquanto profissional. Assim, é importante que o portfólio seja bem feito e que represente a personalidade da empresa ou pessoa. 

Para criar um portfólio de arquitetura de acordo com as necessidades, é preciso, primeiro, pensar em qual seu principal objetivo, selecionar as principais criações e experiências que irão entrar no documento, e pensar também em uma organização visual.

A experiência de entrar em contato com o portfólio é muito importante, e é preciso que o cliente tenha uma boa impressão do documento. Com isso atingido, é muito mais provável que haja uma identificação e até mesmo o sucesso de uma contratação. Ter um portfólio de arquitetura é um ótimo sinal sobre o arquiteto, pois mostra dedicação ao construir esse documento. 

Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais para não perder os próximos posts! Instagram Facebook YouTube Linkedin 

Posts relacionados

Deixe um comentário