Dicas de geomarketing: saiba as 7 mais importantes

5 minutos para ler

O geomarketing permite que uma empresa entenda os hábitos e comportamentos das pessoas a partir do estudo de sua localização.  Essa é uma grande tendência do mercado e que vai direcionar o consumidor do futuro, por isso elencamos algumas dicas de geomarketing nesse post.

Com o uso de técnicas de geomarketing, é possível saber os locais que as pessoas vão em dias e horários específicos; em que lugar consomem serviços e onde moram, por exemplo. A partir disso, a empresa pode otimizar suas campanhas. 

Quer saber tudo sobre geomarketing? Baixe nosso e-book gratuito!
ponto comercial

Técnicas de geomarketing

Muitas técnicas envolvem o geomarketing, que podem ser escolhidas para fins específicos. Dessa forma, a empresa decide quais delas são melhores de acordo com seus objetivos.

Entre elas, estão, por exemplo:

  • Geotargeting; 
  • Site personalizado; 
  • Geofencing; 
  • Check-in; 
  • Geotagging.

Se quiser saber mais a fundo sobre todas suas vantagens, leia aqui. Agora, confira as dicas que separamos para quem quer usar a estratégia de geomarketing. Então, continue lendo!

Melhores dicas de geomarketing

1. Use para apresentar sua marca

Aumentar a visibilidade da sua marca é possível a partir do uso de técnicas de geomarketing. Isso porque existem ferramentas boas, como o geofencing, que possibilita segmentar campanhas e anúncios para pessoas após o GPS ver que ela se aproximou do seu local.

Assim, ela pode, por exemplo, receber um e-mail ou mensagem no celular sobre seu negócio quando estiver no seu bairro, por exemplo. O geofencing é uma ferramenta poderosa que funciona em tempo real. 

Dessa forma, você pode apresentar sua marca para novos clientes.

2. Melhore o engajamento nas redes sociais

Em redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter, é possível usar hashtags para promover conceitos e também etiquetar seus posts. Dessa forma, como uma ferramenta para encontrar postagens temas e assuntos específicos.

Com isso, sua empresa pode incentivar o uso de hashtags para seus clientes. Assim, seus seguidores postam fotos da sua loja, comentam e curtem suas postagens.

3. Segmente para incentivar compras

Uma dica, também, é sempre segmentar campanhas e anúncios com o uso de técnicas de geomarketing, como o geotagging.

Assim, você consegue atingir pessoas que tem maior interesse no seu produto ou serviço. Dessa forma, incentiva as pessoas certas a comprar no seu negócio.

4. Incentive as marcações entre usuários

O perfil da sua empresa ser marcado por clientes é algo que pode ser bom para seu negócio. Por isso, é bom incentivar que façam isso. 

Então, é importante divulgar suas redes de forma adequada para que eles publiquem nas redes e compartilhem com os contatos.

Posts do Goakira relacionados:

5. Crie relacionamento

Com o geomarketing é possível saber sobre o comportamento do cliente. Assim, é possível melhorar os serviços e a experiência do cliente.

Dessa forma, fica mais fácil ter um relacionamento próximo com o consumidor, já que a empresa entende melhor suas necessidades e desejos.

6. Utilize estratégias de fidelização

O processo de melhorar o relacionamento do cliente já é um passo dado para fidelizar. Além disso, uma dica é usar estratégias de fidelização com promoções.

Você pode, por exemplo, segmentar campanhas para clientes que já compraram na sua loja, estimulando que ele volte. 

Além disso, pode oferecer descontos, vouchers ou brindes a usuários que fizerem check-in na sua loja. Também, pode usar o geofencing para lembrar a pessoa da experiência na sua loja quando estiver passando por perto. Assim, ele pode pensar em passar por ali de novo.

Essas ideias atraem aqueles que já compraram da sua loja e, com os benefícios, talvez se interessem mais na empresa.

7. Use para gestão comercial

Nós mencionamos todas as técnicas do geomarketing, mas também é possível usar o geomarketing offline. 

Para isso, a empresa pode montar estratégias baseadas na localização do consumidor, a fim de ajudar a gestão comercial da empresa. Nesse sentido, por exemplo, define melhor quais produtos vender naquele local ou como vender em cada unidade.

Se quiser saber ainda mais dicas para não errar seu ponto comercial, ouça o podcast a seguir:

Use o geomarketing e melhore seus resultados

Com todas essas dicas de geomarketing, você já pode começar a pensar nas suas estratégias. 

Elas podem ser muitos boas e importantes para ter os melhores resultados para suas campanhas. Afinal, informação é poder, não?

Então, aumente o poder do seu negócio com informação sobre localização dos consumidores. Para isso, você pode procurar empresas de consultoria com a melhor inteligência de mercado para auxiliar seu estudo de geomarketing.

geomarketing

Se você gostou do conteúdo e quer saber mais sobre geomarketing e dicas do mercado, nos acompanhe nas redes sociais Instagram, Facebook, Youtube e LinkedIn!

Posts relacionados

Deixe um comentário