Técnicas de geomarketing: descubra as 7 principais

5 minutos para ler

O geomarketing é conhecido como um estudo inteligente de dados geográficos para melhorar os resultados de empresas. Assim, existem diversas estratégias, benefícios e técnicas de geomarketing. Por isso, aprender a melhor forma de usá-lo é importante para quem quer otimizar as campanhas de sua marca.

O geomarketing existe desde o século passado com o que chamamos de geomarketing offline. Então, com o avanço das tecnologias digitais, essa estratégia de marketing possibilita cada vez mais melhores resultados.

Agora que essa análise de mercado está mais refinada, mais baratas e com soluções mais inteligentes, muitos empresários buscam saber mais sobre as técnicas que podem usar. Dessa forma, pensando nisso, trouxemos esse post completo para você entender melhor sobre o assunto! Então, boa leitura!

Posts do Goakira relacionados:

O que é geomarketing

O geomarketing são todas as estratégias feitas a partir da análise de localização das pessoas. 

As ações, que podem ser feitas com base em saber onde as pessoas estão, cria campanhas muito mais personalizadas. Assim, pode atingir o público certo, no lugar certo e na hora certa.

Nesse sentido, com os dados de endereço de IP dos computadores dos usuários ou até os GPS dos celulares, é possível entender melhor o comportamento das pessoas ao extrair informações sobre o mapeamento. Isso, então, permite a criação de conteúdos, campanhas, ações de publicidade e anúncios melhores.

geomarketing

Como usar técnicas de geomarketing

Ao usar o estudo de geomarketing, você pode focar em objetivos diferentes. Assim, você pode usar diversos deles a partir dessa inteligência de mercado que usa o big data. Nesse sentido, algumas delas são:

  • Buscar novos locais para expandir seu negócio;
  • Conhecer melhor o perfil de uma região;
  • Estabelecer metas para sua equipe comercial;
  • Analisar o potencial do seu negócio em uma cidade;
  • Direcionar melhor suas campanhas e ações de marketing de forma mais assertiva;
  • Delimitar territórios para evitar conflito de área com outros comércios.

Esses estudos são oferecidos por equipes de consultoria, que tem o melhor conhecimento de mercado para a sua empresa. Agora, a seguir, confira algumas das técnicas de geomarketing.

Técnicas de geomarketing

Existem muitas formas de uma empresa usar o Geomarketing para suas estratégias. Isso acontece pois existem diferentes formas de mapear e coletar dados geográficos das pessoas. 

Algumas das mais populares são:

1. Check-in

O Check-in é grátis e costuma ter bom engajamento, por isso é muito usado. Ele é feito quando uma pessoa vai a um local e faz a marcação nas redes sociais. 

Essa é uma divulgação espontânea, por isso pode aumentar a visibilidade do local. Além disso, é uma indicação do usuário para seus amigos, então serve como marketing de referência.

2. Geotargeting

O geotargeting, por outro lado, segmenta um público de acordo com dados de localização.

Dessa forma, a empresa pode atingir públicos de locais (país, estado, cidade, bairro) específicos em suas campanhas. As ferramentas de mídias pagas, como Facebook Ads e Google Ads, contam com essa técnica. Assim, o anunciante seleciona de forma fácil o público que vai atingir.

Se você é o dono de uma pizzaria no norte de São Paulo, por exemplo, pode fazer suas campanhas para moradores desse local.

3. SEO local

O nome já explica: é a união entre SEO e Geomarketing. Assim, essa ferramenta permite que a empresa otimize os conteúdos de acordo com a localização. 

Essa estratégia é muito importante no Google, pois tem a vantagem de ganhar destaque nas buscas feitas próximas aos locais. Ou, também, ganhar mais destaque quando alguém pesquisa um serviço em uma região.

4. Geofiltros

Essa estratégia ficou popular com o Snapchat e, hoje, pode ser usada no Instagram também. 

Ela diz respeito aos filtros que são usados em vídeos e fotos das pessoas a partir do seu local, que pode ser identificado com o GPS. Nesse sentido, as empresas podem criar filtros para o público usar quando estiver na loja, por exemplo.

5. Site personalizado

Você talvez já sabe o que isso é: sabe quando você entra em um website, e aparece um pedido de acesso à sua localização?

Ao saber o seu local, o site pode oferecer conteúdo personalizado e, em assim, melhor a experiência – fator muito importante no mercado nos dias de hoje.

6. Geofencing

Essa estratégia é um pouco mais avançada.

Ela funciona como se fosse uma notificação enviada em tempo real para a pessoa. Pode ser por mensagem no celular e e-mail, por exemplo.

Nesse caso, a tecnologia acompanha a mobilidade do consumidor e dispara a notificação quando nota que ele se aproximou da área de interesse. É tudo feito em tempo real, portanto é bem poderosa.

7. Geotagging

Por fim, o geotagging é usado nas redes sociais, como Instagram e Facebook. Ele é a ferramenta de marcar o local em fotos e publicações.

Semelhante ao check-in, funciona como publicidade espontânea do local, já que o cliente divulga de forma gratuita para seus contatos.

Quer saber dicas para não errar seu ponto comercial? Então, ouça o podcast a seguir:

Como visto, o geomarketing pode ser muito útil para empresários. Se você quiser saber mais detalhes sobre como usar da melhor forma para seu negócio, contate uma consultoria de especialistas com inteligência de mercado para te ajudar no processo.

ponto comercial

Se você gostou do conteúdo e quer saber mais sobre geomarketing e dicas do mercado, nos acompanhe nas redes sociais Instagram, Facebook, Youtube e LinkedIn!

Posts relacionados

Deixe um comentário