O geomarketing permite que uma empresa entenda os hábitos e comportamentos das pessoas a partir do estudo de sua localização. Essa é uma grande tendência do mercado e que vai direcionar o consumidor do futuro, por isso elencamos algumas dicas de geomarketing nesse post.
Com o uso de técnicas de geomarketing, é possível saber os locais que as pessoas vão em dias e horários específicos; em que lugar consomem serviços e onde moram, por exemplo. A partir disso, a empresa pode otimizar suas campanhas.
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Técnicas de geomarketing
Muitas técnicas envolvem o geomarketing, que podem ser escolhidas para fins específicos. Dessa forma, a empresa decide quais delas são melhores de acordo com seus objetivos.
Entre elas, estão, por exemplo:
- Geotargeting;
- Site personalizado;
- Geofencing;
- Check-in;
- Geotagging.
Se quiser saber mais a fundo sobre todas suas vantagens, leia aqui. Agora, confira as dicas que separamos para quem quer usar a estratégia de geomarketing. Então, continue lendo!
Melhores dicas de geomarketing
1. Use para apresentar sua marca
Aumentar a visibilidade da sua marca é possível a partir do uso de técnicas de geomarketing. Isso porque existem ferramentas boas, como o geofencing, que possibilita segmentar campanhas e anúncios para pessoas após o GPS ver que ela se aproximou do seu local.
Assim, ela pode, por exemplo, receber um e-mail ou mensagem no celular sobre seu negócio quando estiver no seu bairro, por exemplo. O geofencing é uma ferramenta poderosa que funciona em tempo real.
Dessa forma, você pode apresentar sua marca para novos clientes.
2. Melhore o engajamento nas redes sociais
Em redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter, é possível usar hashtags para promover conceitos e também etiquetar seus posts. Dessa forma, como uma ferramenta para encontrar postagens temas e assuntos específicos.
Com isso, sua empresa pode incentivar o uso de hashtags para seus clientes. Assim, seus seguidores postam fotos da sua loja, comentam e curtem suas postagens.
3. Segmente para incentivar compras
Uma dica, também, é sempre segmentar campanhas e anúncios com o uso de técnicas de geomarketing, como o geotagging.
Assim, você consegue atingir pessoas que tem maior interesse no seu produto ou serviço. Dessa forma, incentiva as pessoas certas a comprar no seu negócio.
4. Incentive as marcações entre usuários
O perfil da sua empresa ser marcado por clientes é algo que pode ser bom para seu negócio. Por isso, é bom incentivar que façam isso.
Então, é importante divulgar suas redes de forma adequada para que eles publiquem nas redes e compartilhem com os contatos.
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5. Crie relacionamento
Com o geomarketing é possível saber sobre o comportamento do cliente. Assim, é possível melhorar os serviços e a experiência do cliente.
Dessa forma, fica mais fácil ter um relacionamento próximo com o consumidor, já que a empresa entende melhor suas necessidades e desejos.
6. Utilize estratégias de fidelização
O processo de melhorar o relacionamento do cliente já é um passo dado para fidelizar. Além disso, uma dica é usar estratégias de fidelização com promoções.
Você pode, por exemplo, segmentar campanhas para clientes que já compraram na sua loja, estimulando que ele volte.
Além disso, pode oferecer descontos, vouchers ou brindes a usuários que fizerem check-in na sua loja. Também, pode usar o geofencing para lembrar a pessoa da experiência na sua loja quando estiver passando por perto. Assim, ele pode pensar em passar por ali de novo.
Essas ideias atraem aqueles que já compraram da sua loja e, com os benefícios, talvez se interessem mais na empresa.
7. Use para gestão comercial
Nós mencionamos todas as técnicas do geomarketing, mas também é possível usar o geomarketing offline.
Para isso, a empresa pode montar estratégias baseadas na localização do consumidor, a fim de ajudar a gestão comercial da empresa. Nesse sentido, por exemplo, define melhor quais produtos vender naquele local ou como vender em cada unidade.
Se quiser saber ainda mais dicas para não errar seu ponto comercial, ouça o podcast a seguir:
Use o geomarketing e melhore seus resultados
Com todas essas dicas de geomarketing, você já pode começar a pensar nas suas estratégias.
Elas podem ser muitos boas e importantes para ter os melhores resultados para suas campanhas. Afinal, informação é poder, não?
Então, aumente o poder do seu negócio com informação sobre localização dos consumidores. Para isso, você pode procurar empresas de consultoria com a melhor inteligência de mercado para auxiliar seu estudo de geomarketing.
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