Como otimizar o marketing para franquias

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Quando se trata de marketing digital para as empresas, há várias estratégias parecidas e que podem ser adaptadas quando se trata de diferentes indústrias. Contudo, quando se trata de otimizar o marketing para franquias, as coisas mudam muito. Portanto, nesse artigo vamos falar sobre a importância do uso certo de marketing, com foco no marketing para franquias.

otimizar o marketing para franquias

Marketing para franquias e como otimizar

Primeiramente, vamos explicar como funciona na maioria dos casos o marketing para franquias.

Nesse caso, o franqueado não costuma ter liberdade de fazer ações de campanhas ou artes. Assim, caso possua, deve ter uma aprovação antes de divulgar. A padronização da marca é o principal motivo de não possuírem permissão da franqueadora.

Por isso, a padronização da marca é um fator do marketing que gera a força da marca e da identidade visual corporativa. Também, ajuda o comprometimento com a missão, identidade e valores.

Dessa forma, de forma geral, as ações e peças são programadas para o ano. Elas são preparadas de acordo com as datas comemorativas e os franqueados usam esse material a partir das orientações dadas.

Além disso, nas franquias existem dois tipos de ações do marketing. Um deles é o marketing institucional, que envolve a marca. Ele é aplicado pelo franqueador com o fundo de propaganda. O outro é o marketing local, com ações para aumentar o alcance de clientes e, por consequência, o aumento de vendas. Nesse sentido, o franqueado toma conta dos custos.

Otimizar o marketing para franquias: lista de tarefas e responsáveis

Alguns tentam contratar alguém responsável pelo marketing interno. Entretanto, por causa da alta expectativa, muitas vezes se decepciona. Afinal, uma pessoa ou até mesmo um time de marketing pode não conseguir atender as demandas, ao deixar passar muitos atendimentos e não aproveitando os seus conteúdos ricos.

Por isso, confira a seguir uma lista sobre tudo que deve ser feito para otimizar o marketing para franquias e quem é o responsável, o franqueador ou franqueado.

Marketing do franqueador:

  • Suporte de estratégia de marketing;
  • Criação da identidade visual corporativa;
  • Design e manutenção dos sites corporativos;
  • Suporte de consistência e Supervisão de marca;
  • Otimização de buscas no site corporativo;
  • Google Analytics;
  • Google Adwords no nível corporativo;
  • Social Mídia Marketing com a identidade corporativa;
  • Marketing de conteúdo local, nacional e global;
  • E-mail marketing;
  • Conteúdos visuais;
  • Relatórios de marketing.

Marketing Franqueados

  • Suporte personalizado à estratégia de marketing para a unidade franqueada;
  • Design e manutenção dos sites locais (páginas de destino);
  • Personalização local mantendo a consistência da marca;
  • Otimização de buscas para franquias;
  • Google Adwords à nível franqueado;
  • Mídia social com foco local;
  • E-mail marketing local;
  • Conteúdos visuais com permissão;
  • Relatórios de Marketing à nível franqueado.

Quais são os problemas na hora de otimizar o marketing para franquias 

Como já vimos, são muitas ações que devem ser feitas. Por isso,  o franqueador e franqueado precisam definir tudo bem, se não, pode haver problemas para os dois.

Além disso, as franquias podem ter problemas de:

  • Má geração de leads;
  • Pouca visão da marca;
  • Falta de dados;
  • Problemas de comunicação;
  • Falta de ferramentas digitais.
Má geração de leads

Isso acontece quando o marketing do franqueador não fornece um funil de conversão bom para os franqueados locais. Dessa forma, muitas redes ignoram a necessidade de gerar leads para os franqueados locais.

Visão da marca

Nem toda franquia investe o necessário para alcançar as metas locais e nacionais. Por isso, o plano de marketing nacional que é realizado pelo franqueador muitas vezes não consegue conectar uma estratégia de marketing local.

Assim, não direciona as ações de alcance, como também prejudica as vendas das franquias locais. Portanto, fica fácil, por exemplo, se o franqueador e o franqueado tiverem um portal da marca. Dessa forma, é possível a centralização de ativos digitais.

Comunicação e ferramentas

A comunicação entre franqueador e franqueado

A comunicação é importante para alcançar as metas, tanto locais quanto nacionais. E, claro, mesmo com as tecnologias atuais, a comunicação continua sendo muitas vezes ruim.

Por isso, uma plataforma de comunicados e de marca podem ajudar o envio de artes. Assim, todo o processo de avaliação e aprovação é o ideal.

Falta de ferramentas digitais

Ferramentas de automação de marketing e também de outras, como:

  • Softwares de criação de artes;
  • Fluxo de trabalho;
  • Comunicação interna;
  • Gestão de marca, distribuição de conteúdos.

Essas ferramentas podem resolver os problemas de gestão, bem como resolver os de comunicação, organização, distribuição, padronização, comunicação e muito mais.

Afinal, quando o marketing das franquias está fora dos padrões da marca, o marketing não atinge sua meta: o alcance de leads.

Além disso, é de extrema importância para o bom rendimento e alcance dos resultados centralizar informações da marca. Ademais, é importante a comunicação frequente entre franqueados e franqueador.

Dessa forma, é importante que franquias analisem seus problemas e busquem uma solução. Nesse sentido, uma das mais conhecidas é a otimização de marketing.

Otimização de marketing

A otimização de marketing é o processo de melhorar os esforços de marketing de uma empresa. Isso facilita alcançar os melhores resultados.

Otimização de marketing é realizada em cada tática de marketing individual. Bem como no ajuste da estratégia de marketing como um todo. Assim, faz uma campanhas assertivas.

Dessa forma, nessa linha de raciocínio, é importante ter um planejamento estratégico que aborde todas as áreas do negócio. Assim, desde o perfil desejado dos franqueados, até os canais de distribuição de conteúdo. 

COMO REALIZAR A OTIMIZAÇÃO DO MARKETING 

Ao otimizar seu marketing, o primeira a considerar é a experiência do seu cliente. Então, veja os 4 passos:

otimizar o marketing para franquias
1. Entenda o processo

O primeiro passo para otimizar o marketing é identificar o propósito e a visão do que você deseja para a sua franquia. Por exemplo: como os processos atuais são gerenciados e qual problema específico você está tentando resolver do seu marketing.

2. Alinhe a sua colaboração

O seu time de marketing ou o responsável pela produção de campanhas deve saber da sua intenção e das suas metas. Todos devem estar alinhados e engajados com a visão, estilo e resultados.

3. Centralize as suas informações

Para realizar as suas campanhas sem prejudicar a padronização, é necessário ter um portal da marca com os ativos importantes na hora da criação. Para isso, como por exemplo: a logo, o slogan, a paleta de cores… Nesse sentido, ferramentas como o Adobe Spark podem te ajudar a criar a comunicação visual da sua marca.

4. Invista na sua comunicação

Ainda, a comunicação entre franqueador e franqueado é essencial para a padronização da marca. Então, investir na comunicação é um passo relevante para a otimização do marketing para franquias.

Agora, após esses quatro passos, você pode aproveitar os benefícios da otimização do marketing.

Benefícios

Os benefícios da otimização são muito importante para os empreendedores de franquias. Pois, quando se realiza melhorias na criação, tanto na qualidade, quanto nas estratégias, beneficia toda a rede.

Portanto, para finalizar esse artigo, selecionamos os principais benefícios da otimização do marketing para franquias:

  • Eficiência;
  • Dados precisos;
  • Campanhas assertivas;
  • Padronização da marca;
  • Solidez de identidade visual;
  • Melhorias na comunicação entre franqueador e franqueado;
  • Maior alcance de leads por unidade;
  • Customização e personalização de campanhas.

Então, ficou interessado e quer saber mais? Continue lendo artigos que possam lhe interessar:

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