COMO OTIMIZAR O MARKETING PARA FRANQUIAS?

8 minutos para ler

Quando se trata de marketing digital para as empresas, há várias estratégias semelhantes e que podem ser adaptadas quando se trata de diferentes indústrias. Entretanto, quando se trata de marketing de franquia, as coisas mudam drasticamente. Portanto, nesse artigo vamos dissertar sobre a importância da otimização de marketing, tendo como foco o marketing para franquias.

MARKETING PARA FRANQUIAS 

Primeiramente vamos explicar como funciona, na maioria dos casos, o marketing de franquias.

Então, o franqueado, na maioria dos casos, não costuma ter liberdade de fazer ações de campanhas ou artes, e caso possua deve ter uma aprovação previa antes de ser divulgada.

Eles não possuem permissão da franqueadora para realizá-las, pelo principal motivo: a padronização da marca. 

A padronização da marca é um fator -do marketing em geral- que gera a consistência da marca, a solidez da identidade visual corporativa e o comprometimento com a missão, identidade e valores.

Portanto, o processo ocorre dessa forma:
Geralmente as ações e peças são programadas para o ano, de acordo com as datas comemorativas e os franqueados utilizam esse material de acordo com as orientações de sua unidade.

Nas franquias existem dois tipos de ações do marketing. Um deles é o marketing institucional, que envolve a marca, e é aplicado pela franqueador com o auxílio do fundo de propaganda. O outro é o marketing local, para ações que visem aumentar o alcance de clientes e, por consequência, o aumento de vendas; sendo custeada totalmente pelo franqueado.

O DIFERENCIAL DO MARKETING DE FRANQUIAS

Alguns franqueadores ainda tentam contratar um funcionário responsável pelo marketing interno. Entretanto, muitas vezes se decepciona, porque uma pessoa ou até mesmo um time de marketing não consegue atender as demandas, deixando passar muitos atendimentos e não aproveitando totalmente os seus conteúdos ricos.

Montamos uma lista para ter uma noção de tudo o que deve ser realizado de marketing e quem é o responsável – o franqueador ou franqueado-.

Marketing franqueador:

  • Suporte de estratégia de marketing
  • Criação da identidade visual corporativa
  • Design e manutenção dos sites corporativos
  • Suporte de consistência e Supervisão de marca
  • Optimização de buscas no site corporativo
  • Google Analytics
  • Google Adwords no nível corporativo
  • Social Mídia Marketing com a identidade corporativa
  • Marketing de conteúdo local, nacional e global
  • Email marketing
  • Conteúdos visuais
  • Relatórios de marketing a nível franqueador e franqueados.

Marketing Franqueados

  • Suporte personalizado à estratégia de marketing para a unidade franqueada
  • Design e manutenção dos sites locais (páginas de destino)
  • Personalização local mantendo a consistência da marca
  • Otimização de buscas para franquias
  • Google Adwords à nível franqueado
  • Mídia social com foco local
  • Email marketing local
  • Conteúdos visuais com permissão
  • Relatórios de Marketing à nível franqueado

QUAIS SÃO OS PROBLEMAS DO MARKETING DE FRANQUIAS 

Como já vimos anteriormente, são muitas ações, então, por consequência, se não forem bem definidas e realizadas entre franqueador e franqueado pode-se gerar sérios prejuízos para ambos.

As franquias geralmente possuem problemas relacionados a má geração de leads, pouca visão panorâmica da marca -principalmente de franqueados-, falta de comunicação, descentralização de dados e falta de ferramentas digitais. 

Má geração de leads: O marketing do franqueador não está esta conseguindo fornecer um funil de conversão completo para os franqueados locais. Dessa forma, muitas redes de franquias estão se esquivando da responsabilidade ou ignorando completamente a necessidade de gerar leads para os franqueados locais.

Visão panorâmica da marca: Nem toda franquia está investindo o necessário para       alcançar as metas locais e nacionais. O plano de marketing nacional que é realizado pelo franqueador muitas vezes não consegue conectar uma estratégia de marketing local. Assim não direcionando as ações de alcance, como também prejudicando as vendas das franquias locais. Portanto, se o franqueador e o franqueado possuírem um portal da marca que possibilita a customização, a centralização de ativos digitais

Comunicação e ferramentas

A comunicação entre franqueador e franqueado: a comunicação é crucial para conseguir alcançar as metas, tanto locais, quanto globais. E claro, mesmo com as tecnologias atuais, a comunicação continua sendo muito dispersa ainda e se perdendo em caixas de email, em whatsapp… Então uma plataforma de comunicados e de marca podem auxiliar o envio de artes e todo o processo de avaliação e aprovação seria o ideal.

Falta de ferramentas digitais: Ferramentas de automação de marketing e também de outras áreas como: softwares de customização de artes, fluxo de trabalho, comunicação interna corporativa, gestão de marca, distribuição de conteúdos, etc, podem lhe ajudar a resolver os seus problemas de gestão, bem como resolver os seus problemas de comunicação, organização, distribuição, padronização, comunicação e muito mais.

Isto é, quando o marketing das franquias está desalinhado, e também fora dos padrões da marca o marketing acaba não realizando a sua principal meta: o alcance de leads.

Além disso, é de extrema importância para o bom rendimento e alcance dos resultados almejados a centralização de informações da marca e um comunicação frequente entre franqueados e franqueador.

Dessa forma, sendo crucial que as franquias analisem os seus problemas e busquem uma solução. E uma das soluções, que é muito conhecida, e que vamos dissertar aqui é a otimização de marketing.

OTIMIZAÇÃO DE MARKETING 

A otimização de marketing é o processo de melhorar os esforços de marketing de uma organização. Isso em razão de maximizar os resultados de negócios desejados.

Otimização de marketing é realizada em cada tática de marketing individual empregado. Bem como otimizar o ajuste dessas táticas na estratégia de marketing como um todo. Assim visando promover campanhas assertivas. 

Nessa linha de raciocínio, é crucial possuir juntamente um planejamento estratégico que englobe todas as áreas do negócio, desde o perfil desejado dos franqueados, até os canais de distribuição de conteúdo. 

COMO REALIZAR A OTIMIZAÇÃO DO MARKETING 

Ao otimizar as suas práticas de marketing, a primeira coisa que você deve considerar -e deve ser prioridade- é a experiência do seu cliente.

Então, vamos citar 4 passos de uma equação para você otimizar o seu marketing:

mkt para franquias

1.Entenda o processo. O primeiro passo para otimizar o marketing é observar e identificar sobre o propósito e a visão do que você almeja para a sua franquia. Por exemplo: como os processos atuais da sua organização são gerenciados e qual problema específico você está tentando resolver do seu marketing.

2. Alinhe a sua colaboração. O seu time de marketing ou o responsável pela produção de campanhas deve saber da sua intenção e das suas metas. Todos devem estar alinhados e engajados com a visão, estilo e resultados.

3.Centralize as suas informações: Para ao realizar as suas campanhas a padronização não seja prejudicada, é necessário possuir um portal da marca para possuir todos os ativos de relevância na hora da criação. Como por exemplo: o logo, o slogan, a paleta de cores… Ferramentas como o Adobe Spark podem te ajudar a criar a comunicação visual da sua marca.

4.Invista na sua comunicação: A comunicação entre franqueador e franqueado é essencial para a padronização e solidez de marca. Então, investir na comunicação é um passo relevante para concretizar a otimização do marketing para franquias.

Agora, após esses quatro passos, você pode aproveitar dos benefícios da otimização do marketing.

BENEFÍCIOS 

Os benefícios da otimização são muito relevantes para os empreendedores de franquias. Pois, quando se realiza melhorias na criação, tanto na qualidade, quanto nas estratégias isso beneficia toda a rede.

Portanto, para finalizar esse artigo, selecionamos os principais benefícios da otimização do marketing para franquias:

  • Eficiência
  • Dados precisos
  • Campanhas assertivas
  • Padronização da marca
  • Solidez de identidade visual
  • Melhorias na comunicação entre franqueador e franqueado
  • Maior alcance de leads por unidade
  • Customização e personalização de campanhas

Ficou interessado e quer saber mais? Continue lendo artigos que possam lhe interessar:

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário