Fundo de propaganda: um excelente recurso para franqueados e franqueadores

8 minutos para ler

Muitos questionam o objetivo e os benefícios do fundo de propaganda. Porém, é possível dizer que é ele um dos responsáveis pelo alinhamento da percepção que o consumidor tem sobre a marca. Mesmo em diferentes unidades da rede franqueada.

Chamado com frequência de fundo de marketing ou fundo cooperado de publicidade, ela se trata de uma taxa legal prevista na Lei de Franchising (8.955/94). É formada pelo total das contribuições realizadas por franqueados. O objetivo é custear ações de marketing institucional de uma rede como um todo.

Ou seja, ações de médio a grande porte com foco na divulgação e valorização da marca. Cada empresa estipula quando e quanto será exigido, podendo ser um valor fixo mensal, um percentual sobre o faturamento. Ou ainda a aquisição de produtos da franqueadora.

tudo sobre rede de franquias

Se você chegou até aqui, é sinal de que deseja entender um pouco mais sobre o fundo de propaganda. Por isso, continue lendo e descubra o que é, como funciona e quais são as suas vantagens. Confira!

O que é o fundo de propaganda?

O fundo de propaganda é o montante utilizado por uma rede de franquia para a realização de ações de divulgação. Seu principal objetivo é o fortalecimento da marca.

O fundo é composto por contribuições dos franqueados. Normalmente são de 2 a 5% do faturamento mensal de cada unidade. Ou existe, ainda, a possibilidade de se definir uma taxa fixa por mês, igual para todas as unidades.

As ações de marketing e publicidade podem ser direcionadas à valorização da imagem da marca. Ou então, podem ter foco em produtos ou promoções sazonais válidas para toda a rede. Independentemente do tipo de ação, todas as unidades são beneficiadas por tais campanhas.

Daí a importância da existência do fundo. Basta pensar que, para uma única unidade, investir em uma propaganda em âmbito nacional, seria praticamente inviável. No entanto, ao custear a ação de marketing e publicidade em conjunto com os demais franqueados, ela se torna possível mesmo para quem tem estabelecimentos menores e com menos recursos.

Como funciona o fundo de propaganda?

Apesar de ser administrado pelas franqueadoras, este montante não faz parte de sua remuneração. Ele consiste em recursos a serem utilizados estritamente em favor dos interesses da rede, beneficiando todos os franqueados.

Por esse motivo, as franqueadoras devem atuar de maneira transparente, abrindo uma conta-corrente exclusiva para este fim. Elas também devem prestar contas periodicamente aos franqueados sobre o saldo e sua aplicação. Algumas redes contam com a participação dos franqueados ou de seus representantes nas tomadas de decisões para que as ações sejam mais efetivas.

Nesse caso, geralmente são realizados encontros para entender e discutir suas sugestões e opiniões, além de decidir como e onde será aplicado o fundo e, também, para formalizar o planejamento de marketing e o cronograma de implantação das ações padronizadas.

Essa estratégia costuma ser muito bem vista e aceita pelos franqueados, pois a grande maioria defende que é primordial ouvi-los para que uma rede prospere e agregue mais valor à marca. Afinal, são eles que geralmente têm o contato com o cliente final.

Os benefícios são muitos, principalmente, quando a gestão e a comunicação são eficientes. Assim como quando as ações são bem executadas e há o comprometimento de todos os envolvidos no alcance dos propósitos.

Qual a diferença entre fundo de propaganda, royalties e taxa de franquia?

Tanto o fundo de propaganda quanto os royalties são taxas cobradas mensalmente pela franqueadora e que estão relacionadas à marca. Já a taxa de franquia é cobrada uma única vez, na adesão do franqueado, e diz respeito à remuneração da franqueadora.

Porém, uma é destinada às ações de marketing e propaganda, enquanto a outra é destinada à pesquisa para criação de novos produtos, treinamentos, entre outras ações que visam o crescimento institucional.

Os royalties

Os royalties são uma cobrança mensal que dá ao franqueado a licença de uso da marca e da base de conhecimento da franqueadora, que, por sua vez, reinveste o montante arrecadado em ações de inovação para a marca — como a pesquisa para o lançamento de novos produtos e melhoria nos serviços.

Todo aquele suporte oferecido pela franqueadora, como os treinamentos das equipes de atendimento e lideranças, projetos de padronização de ponto de venda e de logística, entre outros benefícios de uma franquia, é custeado pela arrecadação da taxa de royalties.

O fundo de propaganda

Por outro lado, o fundo de propaganda é completamente direcionado às ações de marketing e publicidade, responsáveis por divulgar produtos, serviços, a marca propriamente dita e suas promoções, que muitas vezes são viabilizadas pela pesquisa realizada com a arrecadação de royalties.

Portanto, embora as duas taxas estejam de alguma forma relacionadas às ações voltadas a rede de franqueados, elas têm origens e finalidades diferentes.

A taxa de franquia

Agora falando em taxa de franquia, ela é a única que não tem relação com as ações voltadas ao crescimento da marca. Essa cobrança nada mais é do que a remuneração do franqueado pelo seu trabalho de criação e administração.

Embora seja uma contribuição que, em um primeiro momento, parece não gerar retorno nenhum para o franqueado, a taxa de franquia é o preço que se paga pela oportunidade de negócio, para ter o direito de uso da marca, suas metodologias e tudo o mais que o franqueador oferece.

Quais são as vantagens do fundo de propaganda?

Como você pôde ver, o fundo de propaganda é um excelente recurso para franqueados e franqueadores. Por isso, a seguir, separamos as principais vantagens que ele oferece. Veja!

Ações de marketing mais bem estruturadas

O fundo de propaganda favorece a franqueadora na prospecção de novos franqueados, pois os empreendedores costumam não ter dúvidas de que, fazendo parte de uma rede, terão logo de início estratégias de marketing melhor desenvolvidas, testadas, de maior abrangência e mais agressivas para divulgar a unidade, os produtos e serviços, do que se investisse em um negócio próprio.

Além disso, ele expande a marca e, principalmente, destaca os seus diferenciais, possibilitando o aumento de sua participação no mercado.

Ampliação do conhecimento de mercado pelo franqueado

Por outro lado, o franqueado se dedica mais tempo e de maneira mais eficiente ao negócio. Ele amplia o seu conhecimento sobre o comportamento do mercado e população local. E ainda acompanha de maneira mais próxima as ações da concorrência.

Também monitora e oferece suporte com mais frequência para sua equipe, prestando um melhor serviço e, por isso, atinge as metas com o apoio da franqueadora.

Viabilidade econômica para grandes ações de marketing e publicidade

Uma única unidade franqueada não seria capaz de, sozinha, arcar com todo o investimento em marketing necessário para promover uma marca com a mesma abrangência de uma rede inteira.

Por isso, ao contribuir para o fundo de propaganda da franqueadora, o franqueado está ajudando a viabilizar grandes ações que o beneficiam muito mais do que pequenos investimentos isolados.

Manutenção do padrão de comunicação pela franqueadora

Já imaginou o desafio que seria para a franqueadora se cada unidade franqueada resolvesse investir em sua própria publicidade, utilizando estratégias e abordagens de comunicação diferentes? A marca, no mínimo, perderia a sua identidade e padrão de qualidade.

Por isso, ao administrar o fundo de propaganda, a franqueadora garante que os padrões de comunicação da marca serão cumpridos, nivelando todos os franqueados em um mesmo patamar de oportunidade de negócios. Além disso, ela também se assegura de que toda a comunicação necessária para o crescimento da marca está sendo realizada corretamente.

Portanto, o fundo de propaganda deve ser considerado como um primordial investimento. Essa é uma estratégia em que todos, principalmente o cliente, só têm a ganhar. Sem ele, o crescimento da rede de franquia como marca e a sua aceitação seriam bem mais lentos e inconsistentes.

Como você pôde ver, o fundo de propaganda é algo bem diferente dos royalties e da taxa de franquia. Ele é totalmente revertido em benefícios para os fraqueados, uma vez que contribui para o fortalecimento da marca. Dessa forma, o questionamento sobre a sua existência e utilidade só deve ser feito quando for constatado que não está sendo bem utilizado.

E então, gostou deste artigo? Agora que você já sabe o que é e qual a importância do fundo de propaganda para a rede franqueada, que tal aprender também um pouco mais sobre o que deve ser feito antes de abrir uma franquia e, desse modo, garantir o sucesso de seu novo empreendimento? Acesse o post agora mesmo.

Posts relacionados

Deixe um comentário