Quais são os papéis e as responsabilidades do franqueador?

10 minutos para ler

Cada dia mais, o modelo de franchising cresce no país. Afinal, muitas mentes empreendedoras novas estão entrando no mercado testando diferentes modelos de negócio. O franqueador é, acima de tudo, um empreendedor que encontrou um modelo bom para atuar e viu a possibilidade de passar ele para outras pessoas. Ser um empresário desse tipo também contribui para que outros aproveitem a estrutura da empresa para abrir o seu próprio negócio de forma mais segura. Assim, existem diversas responsabilidades do franqueador.

Contudo, para chegar a esse modelo, o franqueador precisa ser bem-sucedido nas etapas anteriores. Elas são definir e desenvolver o conceito do negócio, testá-lo na prática e estabelecer regras, processos, políticas e padrões.

Para mostrar um pouco mais o que o franqueador precisa fazer e das vantagens em investir no franchising, criamos uma lista bem detalhada. Aqui, você encontrará tudo o que precisa saber sobre o assunto. Confira!

Transforme o seu negócio em uma franquia

Posts do Blog Goakira que você pode gostar:

Vantagens de ser um franqueador

Ser um franqueador é bom em muitos fatores, já que chegar a esse ponto significa ter passado com sucesso pela fase de estruturar a empresa para que ela aumente a sua linha de atuação. Confira as principais vantagens!

1. Expansão mais rápida

A primeira grande vantagem de franquear o seu negócio é que isso possibilita alcançar o êxito do plano de expansão mais rápido. E quando falamos nisso, não estamos falando em um processo feito de qualquer jeito. Pelo contrário, a criação de unidades da rede usa um estudo detalhado para analisar a viabilidade.

Quer um exemplo? Grandes redes de franquias utilizam de estratégias do geomarketing (podemos chamar de geolocalização, em português) para saber de forma mais assertiva onde se encontra o público-alvo que querem atingir. A ideia é entender a região, os concorrentes e os clientes com antecedência e assim efetivar uma expansão que gere resultados.

Esse é também o ponto que exige mais cuidado, sendo recomendado contar com uma consultoria de franquias para conseguir cumprir essa bem missão, já que será ela que guiará os resultados e garantirá ou não o sucesso da estratégia.

Consultoria de confiança

2. Ampliação do poder de negociação

Quando se tem uma rede maior, o poder de negociação é maior, especialmente com os fornecedores da matéria-prima (produtos ou serviços) usadas pelo seu negócio.

Comprar em maior quantidade gera um preço menor, esse é um movimento natural de mercado, mas que nem todas as empresas conseguem aproveitar capacidade de compra que têm. Fazer parte disso ajuda a ter custos menores e, assim, oferecer preços melhores aos clientes.

3. Fortalecimento da marca

O fortalecimento da marca é outra característica de uma franquia bem-sucedida, afinal, a expansão faz com que outros clientes conheçam a empresa e, com isso, ela conquistará cada vez mais espaço no mercado.

Olhe, por exemplo, as primeiras franquias de fast-food que surgem na sua cabeça aos citarmos o segmento. Foi Mc Donald’s, Burger King, Subway etc? A popularidade dessas marcas está atrelada ao fortalecimento delas no mercado.

Um estudo de franqueamento bem feito também garante as ações corretas para que esse fortalecimento se perpetue. Isso certifica a tão desejada segurança para os franqueados investirem no seu negócio.

4. Longevidade do negócio

Com estruturação bem-sucedida e o fortalecimento da marca, a longevidade do negócio é um efeito natural disso. Quando há padrões bem estabelecidos e franqueados aptos a seguirem o que foi disposto, a atuação passa a ser qualificada em todos os cenários, o que será reconhecido pelo público e permitirá à marca seguir se destacando no mercado por muito tempo.

Desvantagens de ser um franqueador

Assim como existem vantagens, há certas desvantagens de ser um franqueador. É importante frisar que essas desvantagens não são empecilhos, pois com o planejamento correto é possível minimizá-las. Porém, é nosso papel apresentá-las, já que elas fazem parte do desafio cotidiano de um empreendedor desse segmento. Confira quais são elas.

1. Exposição da estratégia a terceiros

Você entregaria a receita do seu sucesso para terceiros? Essa é uma pergunta que a maioria responderia não, mas no caso das franquias isso é necessário por garantir a expansão do negócio.

Porém, mesmo que isso pareça uma grande desvantagem, a realidade é diferente, porque mesmo que expor a sua estratégia seja um risco, os ganhos são muitos maiores, visto que será esse compartilhamento de informações que fará você ampliar a sua rede e garantir que as novas unidades sejam bem gerenciadas.

2. Risco de seleção inadequada

A seleção inadequada é mais um risco do que uma desvantagem de fato. Risco porque errar faz parte do processo e até mesmo os grandes franqueadores já erraram na seleção de um franqueado.

É importante minimizar as possibilidades de esses erros acontecerem buscando conhecimento e aplicando as melhores práticas de seleção de franqueados, as quais devem seguir critérios preestabelecidos conforme os objetivos do seu negócio.

3. Gerenciamento complexo

A complexidade que gerenciar diversas unidades apresenta é uma realidade que todo franqueador deve estar ciente. Esse monitoramento constante é exaustivo e não pode ser negligenciado por ser um dos elementos mais importantes para que uma franquia seja bem-sucedida.

Portanto, é preciso otimizar o processo de gerenciamento e investir seu tempo para tornar esse controle cada vez mais fácil e, ao mesmo tempo, mais completo de ser feito.

Responsabilidades do franqueador: pré-requisitos

Agora que você já sabe das vantagens e desvantagens de ser um franqueador, que tal conhecer os pré-requisitos para se tornar um e as responsabilidades do franqueador? É o que você vai descobrir logo abaixo.

Marca registrada

Todos os empreendedores sabem da importância de ter uma marca registrada. Porém, muitos não fazem isso e acabam tendo que correr atrás quando decidem franquear.

Para não passar por isso, é importante fazer o registro da marca de início e garantir maior segurança jurídica antes mesmo de começar o projeto de franqueamento.

Sucessão de bons resultados

A sucessão de bons resultados é o que vai ditar a possibilidade de replicar os negócios. Afinal, a criação de um modelo testado e aprovado é característica básica de uma franquia.

E quanto tempo caracteriza essa sucessão? O ideal é ter entre 2 e 3 anos de resultados positivos e crescentes. Afinal, esse crescimento mostra que o negócio é escalável e que há mais do mercado que pode ser explorado.

Análise de viabilidade de expansão

análise de viabilidade de expansão é o que vai dizer se o negócio pode ser franqueado ou não e, em caso positivo, de que forma esse franqueamento vai ocorrer.

Para se tornar um franqueador não basta apenas querer. É preciso ter elementos técnicos que mostram que isso é possível. A análise de viabilidade dá isso para você.

simulação de viabilidade financeira

Inteligência estratégica

A inteligência estratégica é o que vai permitir uma gestão qualificada, principalmente no que diz respeito a escolha dos locais certos para abrir as novas unidades e adaptação à realidade de cada mercado.

Por mais que haja padrões gerais, cada unidade precisa de uma estratégia específica. Assim o franqueador deve apoiar o franqueado para colocá-la em prática. Utilize um estudo de geomarketing para fazer a escolha correta.

Responsabilidades do franqueador

Toda os processos, padrões e automatizações criados pelo franqueador só funcionam se forem executados do modo como foram planejados. Dessa forma, é preciso se atentar às responsabilidades que isso acarreta – muitas delas são abordadas na Lei das Franquias. Veja quais são elas nos tópicos a seguir.

Oferecer treinamento e capacitação aos franqueados 

Transmitir os processos e padrões que do funcionamento de uma franquia é uma das principais responsabilidades do franqueador. Já que, se elas não forem passadas aos franqueados e suas equipes de modo certo, pode haver problemas.

Para o franqueador ter a certeza de que o franqueado agirá de acordo com o modelo de negócio criado por ele, é preciso que ele realize treinamentos.

Dar todo o suporte operacional necessário

Não basta ensinar ao franqueado o que fazer, é preciso que ele receba todo o suporte necessário para que o sua unidade funcione dentro do modelo. E isso inclui o relacionamento com os fornecedores, colaboradores ― até mesmo no que diz respeito às questões trabalhistas ― e, até mesmo, no atendimento às necessidades do cliente.

Se a marca da franquia promete ao consumidor alguma coisa, é preciso que o franqueador dê ao franqueado toda a estrutura necessária para que essa promessa seja cumprida.

Criar as ações de marketing

As ações de marketing de uma franquia precisam estar alinhadas em todas as unidades. Pois, apesar de terem donos diferentes, para o público, se trata da mesma marca. Por isso, não faz sentido que uma unidade oferecer uma promoção ou produto que não existe em outras unidades da rede.

Desse modo, o franqueador deve criar todas as ações de marketing e ter a adesão de todas as unidades da rede, o que não significa que as sugestões dos franqueados não sejam bem-vindas, principalmente porque, na hora da venda, eles têm um contato mais direto com o público e suas necessidades.

Aprovar o ponto comercial e acompanhar a operação da unidade 

A seleção do ponto comercial é outra responsabilidade do franqueado que deve ser observada. Certamente, é um detalhe que faz com que a unidade saia do padrão da franquia. Por isso, o franqueador precisa aprovar antes do franqueado fechar negócio com o ponto..

Além disso, ele também precisa acompanhar de perto toda a operação de cada uma das unidades. Assim, é garante que tudo esteja sendo feito de acordo com o que foi estabelecido no modelo de negócio.

Agora você já conhece os papéis e responsabilidades do franqueador! Aprofunde o seu conhecimento acerca desse tema. Afinal, ele precisa ser bem estudado antes de você investir em um sistema de franquias.

Conhecendo bem as responsabilidades do franqueador já se torna possível pensar em um plano de expansão.  Mas não esqueça de falar com um dos nossos especialistas antes!

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe nossas Redes Sociais e assista o vídeo a seguir:

Instagram    LinkedIn      Facebook

Posts relacionados

Deixe um comentário