Plano de expansão: é melhor fazer sozinho ou contratar empresa?

6 minutos para ler

Quando uma organização alcança seu ponto máximo de desenvolvimento e procura por novas opções para obter lucros, começa a pensar em um plano de expansão empresarial. Isso inclui questões como: oferta de novos produtos e serviços, abertura da instituição em outro local, adição de franqueados, entrada em novos mercados e fusão ou aquisição de outra empresa.

Vale destacar que o plano de expansão é adotado quando a companhia chega a um ponto em que deseja se desenvolver mais. Desse modo, o principal pensamento é aumentar o escopo tanto para conquistar clientes quanto para atrair novos campos de mercado ou tecnologias.

Continue a leitura para descobrir se é melhor preparar o plano de expansão sozinho ou contratar uma empresa!

estratégia de expansão

Qual é a importância do plano de expansão?

Uma organização pode pensar no plano de expansão por vários motivos. O primeiro deles seria para continuar a importância de sua existência em um mercado cada dia mais acirrado. Isso precisa ser sempre avaliado pelos empreendedores. Especialmente porque os produtos e serviços em relevância hoje muito provavelmente vão perder sua importância no comércio.

Assim sendo, ao desenvolver diariamente novas ofertas e produtos, a instituição não corre o risco de perder sua utilidade no comércio. Ao elaborar um plano de expansão, é importante olhar para quem faz a empresa ser rentável e lucrativa, compreendendo suas reais necessidades.

É primordial manter os atuais clientes, mas é preciso buscar por novos. Nesse contexto, crescer também pode significar atingir um público-alvo ou mesmo mercado inédito. Para tanto, os setores de controle e planejamento necessitam estar bem atentos à questão, já que novos consumidores e mercados vão interferir diretamente em todo o orçamento empresarial.

Aspectos importantes sobre o plano de expansão:

  • sobressair-se no mercado competitivo;
  • elevar a lucratividade;
  • obter mais sucesso.

É preciso salientar que, mesmo que o investidor esteja satisfeito com o progresso atual do empreendimento, é fundamental continuar procurando formas de se desenvolver. Caso contrário, existem riscos de proporcionar espaço aos principais concorrentes. Assim, eles acabam crescendo e se destacando mais na área de atuação.

Caso a investidor deseje expandir seu negócio com a criação de franquias, precisa definir o perfil do franqueado. Dessa forma, ele deve responder aos seguintes questionamentos:

  • Qual é seu perfil?
  • Trata-se de pessoas que já têm outras franquias?
  • São franqueados profissionais, com mais de uma unidade ou multifranqueados, ou pessoas que nunca tiveram uma franquia?
  • São empresários que terão de se dedicar 100% ao negócio?

As perguntas acima são fundamentais para direcionar o ponto de expansão e a velocidade desse plano. Portanto, fique atento.

expansão de franquias

Quais são os benefícios de contar com uma empresa especializada?

É muito importante contar com uma empresa especializada no momento de elaborar um plano de expansão eficiente para sua empresa. Ter a ajuda de bons profissionais é estratégico para que você conte com mais experiência, dados e conhecimentos ao tomar as melhores decisões.

Lembre-se de que existem diversas questões muitas vezes conduzidas por um feeling (ou sentimento) que, na prática, não demonstra aquilo que você tem em mente. Por isso, é interessante contar com companhias experientes e que conheçam o mercado. Essas empresas oferecem dados importantes, como:

  • estudos de geomarketing;
  • detalhes sobre o potencial de consumo;
  • população economicamente ativa durante o dia;
  • polos geradores de fluxo, entre outras informações.

No estudo de geomarketing, por exemplo, há mais de 250 bases de dados que a Goakira pode utilizar. Sem contar que a empresa tem todo o know how, com o conhecimento de uma equipe que já faz isso no dia a dia e apresenta elevada experiência.

Tal ponto pode ser primordial para ajudar o operador na busca pelo plano de expansão, definindo-o de maneira eficaz e satisfatória a toda a empresa.

geomarketing

Benefícios de contratar a Goakira

O principal diferencial da Goakira é que se trata da única empresa de consultoria no ramo de varejo e franquias que utiliza as melhores ferramentas de geomarketing. Isso porque a companhia faz uso de dois recursos complementares para ajudar no processo.

Normalmente, as outras organizações de consultoria têm bases de dados no Excel. Nesse sentido, esses dados são úteis para fazer algumas estimativas e direcionamentos. Já a Goakira usa a Geofusion e a Economapas.

A empresa adota as duas ferramentas de maneira concomitante e segundo cada projeto. Toda essa estratégia é para poder definir melhor o plano de expansão do cliente. Então, a Goakira tem mais ferramentas e informações à sua disposição, além de uma equipe bastante especializada em geomarketing, geolocalização e entendimento sobre o mercado.

Como a Goakira pode ajudar no processo?

É preciso entender que a Goakira pode ajudar de três formas diferentes. No planejamento, você recebe auxílio para definir quais são as principais praças, o plano, como o processo vai acontecer e qual é o perfil do franqueado.

Sua segunda frente de atuação envolve promover a expansão junto ao franqueador, que pode terceirizar todo o processo com a equipe da Goakira. A empresa conta com um time específico que realiza esse trabalho de recrutamento, vendas, prospecção e negociação.

A terceira possibilidade é de que a equipe da Goakira capacite o franqueador para fazer isso. Ou seja: se o franqueado não desejar terceirizar a atividade, a organização pode capacitá-lo para um preparo do seu plano da melhor forma possível.

Nesse caso, a Goakira oferece uma solução eficiente, que se chama expansão in Company. Nela, é possível ajudar os empreendedores a estruturar, treinar e implantar as ferramentas ou os processos adequados para que se possa alcançar o resultado adequado.

Portanto, a Goakira é capaz de ajudar bastante nesse processo, já que consiste em uma consultoria empresarial com foco no crescimento e na estruturação do negócio. Além disso, apresentamos boas estratégias de inteligência de mercado às empresas que podem ou pretendem abrir franquias.

Consultoria de confiança

Assim, para os empresários que desejam criar um bom plano de expansão, a Goakira pode ser a escolha certa para ter auxílio durante toda a caminhada.

Nosso artigo foi esclarecedor e útil para você? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações sobre o plano de expansão? Entre em contato conosco. Será um prazer atender você!

Posts relacionados

Deixe um comentário