Como fazer um bom marketing para franquias?

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A comunicação das empresas precisa receber a atenção necessária para render bons frutos. Essa é uma tendência cada vez mais forte nos dias atuais. E o marketing para franquias é um ótimo exemplo, sendo um verdadeiro aliado na construção de imagem, fidelização de clientes e crescimento do negócio, fazendo com que a empresa se destaque entre a concorrência.

Por isso, investir nessa prática é, sem dúvidas, essencial para quem trabalha com franquias ou pretende entrar nessa área. Vale lembrar ainda que o mercado de franchising é um dos que mais crescem no Brasil, com estimativa de 9% a 10% só em 2018, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Ou seja, saber como fazer um excelente marketing para franquias se torna uma prioridade, certo? Por isso, confira abaixo algumas dicas que vão ajudar você nessa tarefa! Acompanhe!

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Aposte nas redes sociais

Que as redes sociais estão cada vez mais em evidência, ninguém duvida, não é mesmo? Mas olhar para essas ferramentas apenas como passatempo é perder uma ótima oportunidade de conversar com seu público. Pensando nisso, comece criando perfis nas redes que mais tenham a ver com o seu negócio — as mais usadas são o Facebook, Instagram e Twitter.

Depois, é importante que você faça um planejamento de posts para não deixar a página muito tempo sem interatividade. Você vai perceber que o seu público começará a participar. Eles vão trocar ideias e informações, sendo espontâneo e essencial para o seu marketing! Não deixe também de passar informações sobre seu negócio, promoções, datas especiais etc.

As redes sociais são ferramentas com grande potencial. Não deixe de apostar nisso, combinado?

Invista no SAC 2.0

Antes de mais nada, você sabe o que é o SAC 2.0? Ele é a evolução do SAC tradicional. Mas tem um enfoque mais moderno, envolvendo os canais digitais para atender os clientes. Com todas as ferramentas disponíveis hoje, usá-las a seu favor só tende a melhorar o seu relacionamento com os consumidores. Além de facilitar o contato em todos os meios.

Para você ter uma ideia, é possível investir em um SAC 2.0 em plataformas como as redes sociais. Por exemplo, por meio de chat online e página especifica para suporte e autoatendimento. Nela o usuário consegue tirar dúvidas frequentes que já foram respondidas e estão disponíveis neste local.

Outra boa prática é contar com a ajuda do e-mail. Apesar de corriqueiro, é extremamente usado por praticamente qualquer pessoa que usa a internet. Com ele, você vai conseguir estender ainda mais o contato no atendimento ao cliente!

Use o Inbound como aliado no marketing para franquias

Sim! O Inbound marketing é outra prática incrível e que veio para dominar o contato com o cliente e desenvolver um relacionamento a curto e longo prazos. Os resultados são muito bons e, realmente, apostar nessa ferramenta é contar com algo moderno e bem desenvolvido para auxiliar os consumidores.

Mas, afinal, o que o Inbound faz? Ele é uma forma de publicidade totalmente online, em que a empresa consegue se promover por meio de podcasts, blogs, e-Books, vídeos, newsletters, SEO e muitas outras opções de marketing de conteúdo. Se tudo isso estiver bem amarrado e andar junto, você verá como vai potencializar a sua presença na internet.

O mais bacana é que você deixa a sua franquia em evidência e reforça o quanto está conectado a todos os meios disponíveis de comunicação!

Faça anúncios tradicionais

Com todos os tópicos anteriores falando em ideias mais modernas e que envolvam a tecnologia, você deve estar se perguntando: mas por que investir em anúncios tradicionais? Esse questionamento é normal. Porém, a primeira parte da resposta vem para lembrá-lo de que nem todo mundo está conectado e que, para o varejo, a divulgação em massa é ótima!

Isso significa que ainda tem aquele público que não usa celulares ou computadores para conhecer novas marcas, ou seja, eles são conquistados mais no dia a dia e na forma como você presta os serviços. Então, a interação é outra! Por isso, fazer anúncios tradicionais, manter materiais de ponto de venda, como panfletos e outros, tornam-se uma boa forma de marketing.

Sem contar que, até mesmo para quem usa muito a internet, estar passando na frente da sua franquia e receber um material ali, bem rapidinho, vai fazer com que a pessoa pare alguns segundos para ler e saber do que se trata — gerando, assim, atratividade. E os comerciais para TV? São, também, ideias a serem consideradas.

Tenha uma equipe para gerenciar o seu marketing

Pense que, por mais que o uso das redes sociais pareça ser fácil e sem obstáculos, existem muitas ferramentas que potencializam os resultados. Será que você está pronto para isso, tem todo o conhecimento necessário ou, pensando ainda mais estrategicamente, tem tempo para se dedicar ao negócio e ao marketing?

Conte com especialistas no assunto. Eles serão, sem dúvidas, as pessoas certas para pensar em um bom planejamento, na comunicação com os clientes, na forma como melhorar os pontos de contato e até mesmo nas divulgações tradicionais, mencionadas no tópico anterior. Ter consultores à sua disposição é poder saber que profissionais competentes estão ali por você.

Mas será que isso é uma vantagem ou desvantagem? Pelo lado da vantagem, você perceberá que a equipe está realmente por dentro do que se passa nas redes sociais, por exemplo. Com o conhecimento desses profissionais, você poderá ter melhores resultados. A desvantagem é ter que gastar um pouquinho a mais — mas, no final, esse investimento valerá a pena.

Com essas dicas, ficou mais claro como você pode desenvolver o marketing para franquias, em especial a sua? Não tenha receios em contar com profissionais terceirizados, eles podem e devem fazer a diferença nesse trabalho para o seu negócio. Aproxime-se da sua equipe sempre que possível, e aprenda a desenvolver essa área importante para a sua empresa.

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