Qual o segredo para a padronização da franquia?

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Qual o segredo para o sucesso de uma rede? As respostas para essa pergunta são várias, mas uma delas é o poder de padronização da franquia. Por meio dela, é possível manter a alta performance e a qualidade da marca em todas unidades. Tendo assim franquias que mantenham a boa imagem da empresa no mercado.

Porém, essa padronização nem sempre é tão fácil de ser feita. O mais recomendado é contar com ajuda de uma consultoria especializada para fazer tudo certo na hora de realizar esse processo. Com ela, será mais fácil identificar e corrigir falhas, bem como explorar melhor o potencial da empresa.

Listamos alguns passos importantes para a ter ela na sua rede. Acompanhe a leitura!

Treinamento constante para fortalecer a padronização da franquia

O treinamento constante é importante para que haja uma boa padronização franquia. Ele é necessário pela necessidade de adaptação às mudanças do mercado.

Logo, uma empresa que se importa em ter um padrão de operação precisa treinar de forma igual ou similar os seus franqueados. Pois esse é o melhor caminho para que todos entendam, na prática, qual direção seguir.

Para que essa padronização não ocorra de maneira brusca, é fundamental passar a cultura da empresa para os novos franqueados e relembrada para os mais antigos. Assim, a repetição de processos fica mais fácil em todas unidades.

Além disso, treinamentos ajudarão a evitar a discrepância de qualidade entre uma unidade e outra. Fator que é bastante prejudicial para a imagem de uma marca. Ao oferecer a mesma experiência para o cliente em qualquer unidade, a empresa ganha muitos pontos, o que contribui para o processo de fidelização.

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Uso da tecnologia

A tecnologia é muito útil na busca por padronizar ações e também para melhorar a produtividade. O uso de softwares de gestão, por exemplo, facilita compartilhar informações entre franqueador e franqueado, e isso torna todo o processo mais fácil.

A extranet também é um outro exemplo, já que ela funciona muito bem para a distribuição de informações de um negócio específico e que exija acesso restrito.

Por isso, sempre que identificar uma ferramenta que seja útil, é importante torná-la parte do processo operacional, e tornar obrigatório o uso dela para que haja uma melhor padronização.

Estratégias de longo prazo para padronização da franquia

As estratégias de longo prazo visam criar uma padronização de franquia que não seja um tiro curto. Ter fatores organizacionais bem definidos é uma forma de fazer isso.

É claro que suprir essa necessidade não significa criar ações que não mudam. Afinal, os indicadores são importantes para entender os resultados do negócio, mas sim focar em um crescimento contínuo da franquia.

Por exemplo: se houver uma unidade que lucra muito mais do que a outra, talvez haja problemas de padronização, pois a ideia é que, mesmo que os locais sendo diferentes, não deve haver uma diferença muito grande.

Isso influencia bastante no próprio processo de expansão. Afinal, é difícil pensar em crescer quando as unidades que existem já tem problemas pela falta de padronização.

Além disso, a padronização dos processos contribui para gerenciar as operações melhor. Nesse sentido, a necessidade de dar suporte aos franqueados se torna muito mais difícil quando não há procedimentos padrões.

É válido mencionar, ainda, que quando há muitos problemas cotidianos, torna-se complicado criar estratégias de longo prazo. Pois resolver os problemas atuais vai exigir uma boa parte dos seus esforços.

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Suporte de fácil acesso

O suporte é fundamental para garantir o bom funcionamento das unidades. Caso ele não seja de fácil acesso, isso vai contribuir para que, em situações de urgência, cada um resolva os problemas do seu modo.

Uma rede não funciona se não estiver alinhada. A franquia que conta com um sistema de suporte bom, incluindo uma equipe devidamente preparada para tal, garante que os serviços prestados sejam realizados conforme os padrões estabelecidos.

Mesmo com os treinamentos constantes, é natural que surjam dúvidas. Especialmente em relação às situações imprevistas, as quais podem ocorrer em qualquer tipo de empresa.

Enquanto em outro formato de negócio o empreendedor teria que se virar sozinho, dentro de uma franquia é possível contar com a expertise do franqueado para encontrar uma solução conjunta que permita resolver o problema da melhor maneira possível.

Essa também é uma forma de aproximar ainda mais o franqueado do franqueador na busca por manter os valores e os princípios da marca. A força desse relacionamento passa por uma comunicação interna que funcione bem. E é essa sinergia que vai garantir o sucesso da parceria por muitos anos.

Importância do manual de franquias

O manual de franquias é um documento onde constam todas as informações referentes às operações e à gestão de uma unidade. Basicamente, ele é um recurso que visa oferecer mais inteligência estratégica para o empreendedor.

A constância na leitura e aplicação do conteúdo por parte do franqueado são fatores fundamentais. Bem como a devida atualização feita pelo franqueador. Para que assim o manual de franquias não seja mais um mero amontoado de informações.

E se você pensa que o manual é aquele livro cheio de regras, está muito enganado. Por mais que o formato tradicional ainda exista, é cada vez maior a busca por criar materiais mais dinâmicos. Especialmente com o viés da interatividade, favorecendo um acesso mais rápido e utilizando elementos como vídeos, infográficos, entre outros.

Os próprios treinamentos citados anteriormente podem ser incluídos dentro de um programa de capacitação que use como base o manual de franquias. Sendo assim, fica fácil perceber a importância que ele tem no dia a dia do negócio.

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Agora que você entendeu a importância da padronização da franquia, tem mais condições de criar um processo de gerenciamento eficiente, o que é fundamental para a sua rede conquistar resultados melhores.

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