Consultoria Goakira elabora lista de melhores cidades para se investir

4 minutos para ler

O ranking das 10 melhores cidades para se investir em franquia no Brasil feito pela Goakira Consultoria nada tem de óbvio, ainda que seja o esperado.

Embora as duas maiores capitais apareçam no topo, o que pode levar à ideia de que no caso em questão tamanho é documento, a lista das cidades mais promissoras para o franchising inclui centros urbanos a metrópoles. Ou seja, o perfil das melhores cidades para se implantar uma franquia é variado.

Para o ranking, considerou-se que o cenário econômico de crise no Brasil dos últimos anos afetou alguns municípios mais que outros.

Os cálculos levaram em conta as Taxas Geométricas de Crescimento Anual (TGCAs) populacional e de renda medidas de 2010 a 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

geomarketing; melhores cidades para se investir;

O ranking de melhores cidades para se investir em detalhes

Conforme análise, as TGCAs populacional e de renda mostram que há municípios que continuam em ascensão, ou seja, anualmente apresentam renda aumentando, enquanto outros apresentam diminuição da renda média.

“Primeiro, extraímos o potencial de consumo. A seguir, calculamos o share de cada município. São Paulo e Rio de Janeiro concentram a maior quantidade de dinheiro disponível nos domicílios, gastos de forma variada. Mas esses dados usados de forma isolada, não indicam se a cidade é boa ou não para investir”, explica Deborah Machado, consultora sênior da Goakira Consultoria.

Para a consultora, o passo seguinte para a elaboração do ranking foi a análise dos indicadores TGCA de renda e TGCA populacional com o share de consumo, uma vez que o ideal para o investidor é atuar em cidades com potencial real, aonde os residentes têm poder de escolha e de compra.

“Isso indica que há população e renda média domiciliar crescentes. Municípios com essas variáveis positivas, ou não foram impactados pela crise, ou estão em crescimento econômico”, conclui Deborah.

Sudeste concentra mais da metade do potencial de consumo do país

Conforme o estudo, o potencial de consumo total do Brasil em 2018 foi em torno de R$ 4 trilhões. Porém, esse potencial está disposto de forma desigual.

Juntos, os quatro estados do Sudeste concentram mais da metade (50,47%) do share nacional de consumo. Assim, as regiões Sul e Nordeste, somadas, totalizam 35,51%. Norte e Centro Oeste detêm os 14,02% restantes.

Além disso, as 10 melhores cidades para investir em franquia no Brasil detêm 20% do share nacional – todas mostram crescimento populacional e de renda média por domicílio no período da análise.

Por outro lado, algumas capitais que costumam destacar-se não foram ranqueadas, mostrando TGCA de renda média negativo.

Rio de Janeiro

Sobre o Rio de Janeiro, que apesar da crise do país e dos indicadores de violência, a consultoria aponta dois índices, que ajudaram a cidade a destacar-se no ranking.

A Barra da Tijuca mostra-se uma excelente região para negócios dependentes de fluxo de pessoas.

Já Ipanema tem uma das maiores rendas médias mensais do país (cerca R$ 50 mil).

“Mesmo com todas as crises, os TGCAs populacional e de renda do Rio são crescentes. Além disso, duas regiões acabam alavancando este TGCA”, explica Deborah. “Analisando todo o município, esses dois bairros são responsáveis por posicionar o Rio no topo do ranking.”

A concentração de renda e de pessoas aumentou muito ao longo dos últimos anos.

Este estudo foi realizado pela equipe de consultores da Goakira com base em dados do IBGE, Economapas e Geofusion.

melhores cidades para se investir
Posts relacionados

Deixe um comentário