A importância da pesquisa de mercado para alavancar resultados

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A pesquisa de mercado é essencial para garantir segurança a um negócio, principalmente quando o objetivo é abrir uma franquia. Ela pode dar sua maior contribuição quando a análise é feita com objetividade, de maneira imparcial e trabalhando com informações pertinentes aos objetivos definidos.

tudo sobre rede de franquias

Dentro das grandes redes de negócios, tem sido um instrumento altamente valioso nas tomadas de decisões com menor risco, para solução de inúmeros problemas e para alavancar resultados. Sempre que se colhe, registra, compila e analisa um fato, está se realizando uma pesquisa.

Atualmente, há diversas abordagens e métodos variados para a realização de pesquisas disponíveis no mercado, bem como empresas conceituadas e especializadas para esse tipo de trabalho.

Quer saber mais sobre a pesquisa de mercado e sua importância para redes de negócios e abertura de franquias? Confira os tópicos que listamos abaixo!

Metodologia de Pesquisa

Vale lembrar que, como o trabalho de pesquisa é, geralmente, baseado em amostra, há a possibilidade de erros. Por isso, se a metodologia de pesquisa for definida e realizada com atenção, com plena compreensão das possibilidades e limitações, pode se constituir em grande ajuda. Em redes de negócios, os principais objetivos de uma pesquisa são:

  • avaliar o melhor canal de venda e distribuição;
  • identificar e/ou validar o público-alvo;
  • avaliar o tamanho e comportamento do mercado (consumidor, preço, produto e marca) e concorrência;
  • diferenciar potencial de mercado;
  • verificar a atuação de metodologias, estratégias e políticas;
  • determinar a aceitação de novo produto pelos consumidores;
  • avaliar impactos e eficiência de ações de marketing;
  • avaliar pontos estratégicos de venda;
  • investigar pontos de melhoria nos processos e no relacionamento com os empreendedores;
  • determinar razões de insatisfação do cliente e avaliar melhorias;
  • avaliar o desenvolvimento de mercado em outras regiões nacionais e internacionais;
  • identificar novos indicadores de desempenho e novas oportunidades para o negócio.

Pesquisa para o mercado de Franquias

Pode-se tomar como um ótimo exemplo de realização de pesquisa dentro do canal de franquias a fase de expansão.

Se não houver uma boa averiguação para a identificação de pontos negativos e atuação nas melhorias do negócio atual, definição do perfil e seleção correta do investidor para o tipo de negócio, assim como a determinação correta da região de instalação do empreendimento, este está fadado a ter um curto ciclo de vida impactando, inclusive, no valor da marca.

Além disso, existem outras vantagens da pesquisa para abertura de franquia que você pode conferir a seguir.

Retorno do investimento

A pesquisa de mercado é essencial para mostrar o retorno de investimento para quem deseja abrir uma franquia. Isso porque é com base nela que esse dado tão importante poderá ser calculado. Afinal, antes de fechar negócio, o franqueado quer saber, ao certo, em quanto tempo ele terá o valor investido de volta, além de quando ele obterá lucro.

Por isso, evidenciar a ele como é o mercado, quais são as projeções de vendas, qual é o sucesso esperado para a franquia e em quanto tempo ele obterá o retorno financeiro faz toda diferença, além de ser vital para o projeto de expansão.

Aderência entre o modelo de negócio e o público-alvo local

Outro dado de extrema importância revelado pela pesquisa de mercado é a aderência entre o modelo de negócio e o público-alvo local. Afinal, não é porque uma empresa deu certo em São Paulo que ele deslanchará em Minas Gerais também, por exemplo.

O Brasil é um país peculiar e cheio de regionalidades. Por isso, para expandir com segurança, o franqueado precisa ter certeza de que o negócio e o público local tem afinidades. E tal questão importa também para o franqueador, que precisa que os estabelecimentos sejam um sucesso e deem retorno em razão do fortalecimento da marca, pagamento de royalties e lucros, expansão e conquista de mercado etc.

Identificação dos pontos fracos e fortes do negócio

A pesquisa é capaz de identificar os pontos fortes e fracos do negócio. Tais dados são estratégicos e determinantes para a tomada de decisão, podendo alterar os rumos da empresa em busca de maior identificação com o público, prestação de um serviço mais coerente e alinhado às necessidades, oferecimento de um produto cada vez mais diferenciado etc.

Mapeamento da concorrência

A pesquisa de mercado evidencia como é a concorrência. Ela fornece informações de extremo valor para quem deseja abrir uma franquia e para quem quer encontrar franqueados. Para ser melhor do que seu oponente você precisa conhecê-lo. É preciso reconhecer em que ele é melhor e buscar, pensando “fora da caixa”, superá-lo.

Além disso, é possível identificar falhas nos serviços e produtos dos oponentes, e supri-las para se destacar em um mercado tão competitivo.

Sobrevivência no mercado

Os executivos precisam, cada vez mais, de informações relevantes, a fim de alavancar resultados e manter seus negócios sustentáveis. A pesquisa realizada continuamente é fundamental para a sobrevivência diante de tanta concorrência. Principalmente em mercados que se encontram em um cenário de saturação. O executivo deve ser capaz de utilizar e avaliar a pesquisa com visão estratégica, a fim de tomar decisões inteligentes.

Como o mundo dos negócios está em constante transformação, é imprescindível gerar histórico das pesquisas feitas. Além de criar um centro de informações para analisar e alavancar resultados e ter uma base comparativa para futuras pesquisas.

Viu só como a pesquisa de mercado é essencial não apenas para alavancar resultados, mas também para abrir uma franquia e crescer de maneira escalável? Ela fornece informações cruciais e estratégicas que podem mudar os rumos do negócio e, portanto, conhecer o seu público e o que ele busca é a chave para o sucesso.

Agora você já sabe porque a pesquisa de mercado é tão importante para alavancar resultados na abertura de franquias. Que tal aprofundar os seus conhecimentos sobre os contratos nesse modelo de negócios? Explicamos tudo neste post, confira!

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