Franquias de alimentação existem aos montes e, certamente, esse é um dos segmentos mais procurados por futuros franqueados. São mais de 760 marcas, o que representa 37,66% do mercado de franquias, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
O sucesso tem uma explicação simples, as franquias de alimentação são resilientes as crises. Apesar da recessão enfrentada pelos brasileiros em 2019, por exemplo, as redes de alimentação cresceram 5,6% em faturamento e 2,6% na abertura de novas unidades. Isso se repete em todos os anos críticos, como 2015, 2016 e agora em 2020. Nesse sentido, investir em franquias se torna cada vez mais interessante, visto que as projeções para o futuro também são otimistas.
Tendências para franquias de alimentação
Antes de mais nada, os menus devem contar, cada vez mais, com opções veganas e vegetarianas. De acordo com o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos. O que significa que mais de 33 milhões de pessoas diminuíram o consumo de carne, e esse número vem crescendo ano após ano.
Alimentos relacionados ao sabor, ao prazer e a compensação também fazem sucesso. Uma pesquisa da Technomic, empresa americana especializada em estudos para o setor de alimentação, apontou que 51% dos consumidores acredita que lojas que oferecem opções de alimentos indulgentes se sobressaem. Ou seja, hambúrgueres, doces e pratos salgados que façam as pessoas “comerem com os olhos”.
O uso de tecnologia na interação com o consumidor também deve se fortalecer. Só nos primeiros meses de 2020, com o surgimento da pandemia, a rede de franquias de delivery RapidãoApp reportou crescimento de 70%, por exemplo. Com os efeitos do isolamento social, vendas online de alimentos serão ainda mais comuns nos próximos anos. E quando tudo isso passar, totens de atendimento e equipamentos como tablets também devem ser adotados pelos estabelecimentos que ainda não passaram pela transformação digital.
O mercado é promissor e está cheio de novidades, por isso a Goakira listou 6 oportunidades de franquias para investir em 2020, 2021, 2022 e 2023!
1. Booleria
A Booleria é uma rede de franquias de self-service de bolos, com uma estrutura simples, mas focada na experiência do consumidor e na personalização. O franqueado pode colocar a estrutura no porta-malas de um carro e vender os bolinhos em eventos corporativos e sociais, o que torna a operação mais fácil e mais rentável. O investimento inicial parte de R$ 45 mil.
2. Hakuna Batata
A Hakuna Batata ganhou o coração do interior de Minas Gerais com as batatas no cone e as mais diversas opções de lanches e pratos para qualquer horário do dia. A marca agora está expandindo para outros estados do Brasil. Vale lembrar que o mercado de hamburguerias está aquecido e movimenta quase R$ 700 milhões somente no ramo de franquias. Para embarcar nesse sucesso, basta desembolsar a partir de R$ 180 mil.
3. Xôk’s
A Xôk’s é uma franquia de alimentação voltada para a venda de chocolates artesanais, gelatos e cafés. Com o modelo 3 em 1, atinge públicos em qualquer estação do ano, driblando a sazonalidade. Além disso, o faturamento por unidade é bem atraente: cerca de R$ 80 mil por mês. São mais de 300 milhões de kilos de chocolates consumidos no Brasil por ano, você não pode perder essa chance. Para fazer parte da rede o investimento inicial parte de R$ 107 mil.
4. Dona Nuvem
Indo de encontro a tendência de produtos indulgentes e de encher os olhos, a Dona Nuvem é uma rede de sorveterias fora do comum. Com produtos divertidos que misturam sorvete e algodão doce, as unidades estão sempre cheias em qualquer época do ano. A integração entre o ambiente da loja e os clientes de forma digital, faz com que a marca seja um sucesso nas redes sociais. Com R$ 190 mil você pode abrir a sua própria unidade.
5. Dogueria Perdizes
A Dogueria Perdizes é uma rede de franquias de cachorro quente que se consolidou na pandemia com o modelo de delivery. A marca também oferece o modelo de loja de rua, mas a tendência é que o modelo delivery seja o preferido dos franqueados. O faturamento médio gira em torno de R$ 62 mil, com payback de 12 a 18 meses.
6. Franquias de alimentação: Green Station
A Green Station é a primeira e maior rede de fast salad do Brasil. Portanto, o mix de produtos da marca contempla saladas, wraps e sucos no formato fast food. As saladas são fáceis de preparar e feitas na hora, bem na frente do cliente. O faturamento anual da rede é de R$ 8 milhões e a partir de R$ 110 mil já é possível abrir uma franquia de alimentação que atenda a demanda de vegetarianos em ascensão.
E então, gostou do post? Em breve traremos mais tendências e opções para você que seja comprar uma franquia e ser dono do seu próprio negócio.
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