3 Tendências de Franquias para 2020

3 minutos para ler

Seja por envolver menos riscos ou ter facilidade de implementação, muitos empreendedores estão optando por abrir um negócio já consolidado no mercado. Por exemplo, existem diversas franquias para 2020 que podem se destacar. 

Confira quais setores estão fortes neste ano, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF)!

Aspectos das franquias para 2020

Existem dois tipos de franquias para 2020 principais: as tradicionais — ou seja, aquelas que sempre têm demanda — e os negócios que estão crescendo nos últimos anos, mas são novidade. 

Assim, além de observar os serviços mais buscados, os futuros franqueados também estão atentos a outros aspectos, como: 

  • faturamento; 
  • valor do investimento;
  • rentabilidade; 
  • maturidade da marca; 
  • apoio e suporte oferecido pelo franqueador. 
ebook sobre formatação de franquias

Saiba quais são as franquias para 2020

1. Alimentação

Considerado um dos setores mais antigos e consolidados do país, o segmento de educação continua sendo uma das apostas de franquias para 2020. Afinal, quem não gosta de comer fora, seja por comodidade ou mesmo preferência?

Entre 2018 e 2019, o setor de alimentação cresceu 5,3%, de acordo com dados da ABF. Desse modo, diante desses números expressivos e da possibilidade de trabalhar com algo que todos consomem, a expectativa é que seja uma das franquias mais buscadas. 


Nesse sentido, há várias opções de franquias, como as marcas Hakuna Batata e Dogueria Perdizes, por exemplo. A Dogueria Perdizes inclusive oferece dois tipos de modelo de negócios: delivery e loja de rua, com faturamento anual de até R$ 1 milhão para o franqueado.

2. Tecnologia

Por causa da transformação digital pela qual muitos setores estão passando, investir em tecnologia pode ser uma escolha. De acordo com os últimos dados da ABF, o faturamento do setor aumentou 8,3%, o que representou um dos maiores crescimentos no mercado de franquias. 

De acordo com os segmentos em maior evidência estão as empresas de marketing digital, segurança cibernética, realidade virtual e até o transporte de drones. Assim, se o seu produto for diferente ou novo, é bem provável que ele seja atraente para os novos empreendedores. Dentro da tecnologia existem, por exemplo, alguns negócios nichados, como marcas especializadas em marketing de eventos. 

3. Limpeza

Outro segmento que tem ganhado bastante atenção é o de limpeza e conservação. Conforme as pessoas deixam de ter tempo e até habilidade para limpar a residência e/ou espaço comercial, esse serviço é muito requerido. 

Nesse sentido, segundo a ABF, esse tipo de negócio cresceu 4,9% entre os anos de 2018 e 2019. Para este ano, a expectativas para ele se mantêm otimistas. 

Se interessou em algum segmento e pensa em adquirir uma franquia? Então, ouça nosso podcast a seguir, onde demos muitas dicas!

Quer saber mais sobre o segmento de franchising? Continue acompanhando o blog da Goakira para se manter informado sobre esse tema e nos siga nas redes sociais Instagram e LinkedIn.

Posts do Blog Goakira que você pode gostar:

Posts relacionados

Deixe um comentário