O que são royalties de franquias e como defini-los?

6 minutos para ler

Ter conhecimento sobre royalties de franquias é fundamental para compreender o funcionamento desse mercado. Isso é importante tanto para o franqueador quanto o franqueado.

Dessa forma, é possível garantir que as operações funcionem e o sucesso de novas unidades seja possível. Assim, facilita o processo de expansão de franquia tanto em qualidade quanto em quantidade.

Para detalhar mais o funcionamento dos royalties de franquias, criamos alguns tópicos sobre o tema. Acompanhe!

expansão de franquias

O que são royalties de franquias

Eles são uma forma de remuneração paga pela concessão do direito de usar o nome da marca. Esse pagamento é feito de forma periódica, conforme estabelecido no contrato.

Segundo a Lei 8955/98, conhecida como Lei da Franquias, os royalties são pagos pelo uso da marca e pelos serviços do franqueador ao franqueado. Entre eles, estão o suporte, apoio técnico/operacional, entre outros fatores importantes para uma franquia de sucesso.

Importância do contrato

Ainda sobre a Lei das Franquias, é preciso lembrar que cobrar royalties não é obrigatório.  Também, a lei não informa sobre como cobrar.

O único fator obrigatório é o COF (Circular de Oferta de Franquia), que deve ter informações claras sobre valores e taxas a serem pagas pelo franqueado. Além disso, deve incluir a base do cálculo e a finalidade do pagamento.

O contrato de franquia dispõe sobre as obrigações do franqueado, inclusive quanto ao cumprimento dos padrões de qualidade e os royalties de franquia. Dentro do contrato, existem as cláusulas pétreas, que não é possível alterar e outras que podem ser alteradas com aditivo contratual.

Os royalties de franquia estão nas cláusulas pétreas, até mesmo para não ser mudada muitas vezes. Dessa forma, fica mais fácil cumprir a o que a lei dispõe.

Entretanto, como há redes com mais de um modelo de franquia, a forma de cobrança dos royalties pode variar. Assim, tem como base os custos operacionais de cada modelo.

Como calcular royalties de franquias

Antes de falar sobre as várias formas de calcular e cobrar royalties de franquias, é importante mencionar que cabe ao interessado em franquear solicitar informações detalhadas. Por exemplo, sobre projeções de retorno, lucratividade e como adaptar o negócio à realidade local. Afinal, as variáveis regionais podem impactar na rentabilidade do negócio.

Contar com ajuda de uma consultoria especializada em franquias para analisar a viabilidade do investimento é sempre recomendado. Isso porque a rentabilidade será fundamental para garantir o pagamento dos royalties de forma a não pesar no orçamento da unidade.

Quando os royalties estão de acordo com a rentabilidade gerada, fica mais visível o custo-benefício do investimento. Assim, é possível saber se vale a pena investir e aproveitar os benefícios de utilizar uma marca já conhecida no mercado e ter todo o suporte da rede para isso.

Sobre as formas de calcular os royalties de franquias, existem algumas opções. Por isso, listamos as melhores. Conheça quais são elas:

Valor Fixo

Como o nome deixa claro, o valor fixo é aquele que não muda, sendo igual em todos os meses, sem depender dos resultados do franqueado.

As vantagens desse modelo é obter uma despesa fixa, o que torna mais fácil a gestão de contas, ainda mais quando houver expansão nos negócios, já que o valor pago continuará mesmo. Quando o faturamento estiver baixo, pode não ser tão vantajoso, pois a permanência do valor pode ter um impacto maior em períodos de poucas vendas.

Percentual sobre Faturamento

Nessa modalidade, a taxa é cobrada sobre o faturamento bruto da unidade. O que traz uma variação mensal, conforme o desempenho obtido pelo franqueado.

Caso a taxa acordada seja de 2,5%, em um faturamento bruto de 100 mil reais, o valor ficará em 2,5 mil reais. Se no mês seguinte cair para 80 mil reais, o valor ficará em 2 mil reais e assim por diante.

Logo, quanto menor for o faturamento, menos se paga de royalties e vice-versa. Nesse caso, não há um custo fixo como na modalidade anterior. Aqui, ressalta-se a importância do estudo de viabilidade financeira, porque uma análise bem-feita demonstra que, mesmo em meses em que o valor dos royalties a serem pagos é maior, a rentabilidade do negócio não será prejudicada.

simulação de viabilidade financeira

Na relação entre franqueado e franqueador, esse é um modelo interessante. Principalmente porque permite um crescimento conjunto, de forma que o sucesso de um representa o sucesso do outro.

Cabe mencionar também que é possível cobrar os royalties não fixos de outras formas que não sejam sobre o faturamento bruto como sobre compras feitas, vendas ou receita líquida.

Ausência de Royalties

Sim, existem franquias que não cobram royalties e se baseiam em outras formas de remuneração. Normalmente, essa remuneração está embutida em algum item essencial para o negócio. Dessa forma, a aquisição dele garante o lucro necessário para a franqueadora, e assim dispensa a cobrança dos “royalties tradicionais”.

A embalagem dos produtos é um bom exemplo disso. Nesse caso, a franqueadora pode atuar tanto como distribuidora quanto como fabricante desses insumos. É recomendado ter o mesmo cuidado que se tem com as cobranças de royalties citadas anteriormente. Por mais que esse modelo seja bastante atraente.

O estudo do modelo do negócio e da estruturação da franquia é essencial. Ainda mais nesse modelo no qual é necessário dispor mensalmente de um bom capital de giro para fazer a compra dos itens fundamentais para garantir as operações.

Quanto à franqueadora, mesmo que não haja cobrança de royalties, ela não deve eliminar o suporte ao franqueado. Pois, o suporte é fundamental para o sucesso da rede como um todo.

Sobra a taxa zero, algumas redes isentam o franqueado de cobrança de royalties no período inicial. Assim, ele pode se estabelecer e passar a fazer a cobrança após a estabilização do negócio.

Portanto, com esse guia, você tem todas as informações necessárias sobre royalties de franquias e as maneiras de defini-los. Agora, você pode utilizar este artigo como material de consulta sempre que necessário.

Que tal nos ajudar a levar essas informações para outras pessoas? É simples: basta compartilhar este post nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário