Riscos do modelo de franquias

3 minutos para ler

Muito se fala sobre os benefícios do modelo de franquias. Mas quais são os verdadeiros riscos que um franqueador pode ter ao longo desta jornada?

Segundo dados da ABF, o mercado de franquias brasileiro apresentou um resultado impressionante, um crescimento de mais de 250% nos últimos 10 anos. Em 2002, tínhamos 650 redes de franquias, e em 2012, atingimos a marca de 2.426, ocupando o segundo lugar no ranking mundial. Número que impressionam, não é mesmo?

ebook sobre rede de franquias

Posts do Blog Goakira que você pode gostar:

Mas quantas redes de franquias não tiveram sucesso? Quantos franqueados fecharam ou repassaram suas unidades devido ao baixo desempenho?

O fato é que o modelo de franquias, como qualquer outra atividade empreendedora, possui riscos inerentes a sua operação. Por isso, o franqueador possui papel fundamental para reduzir os riscos e maximizar a rentabilidade do negócio.

Veja algumas dicas para minimizar os riscos da expansão através do modelo de franquias.

Como fugir dos riscos do modelo de franquias

Replicar um processo ou modelo de negócios não adequado às necessidades do seu público alvo, pode custar caro. Por isso teste muito bem o modelo de franquias antes de realizar a formatação

Capacitação constante da equipe dos franqueados passa a ser atividade fundamental para que o cliente não tenha suas expectativas frustradas. Lembre-se que as franquias precisam ter padrão, então o treinamento corporativo será seu melhor aliado. 

Na obsessão de expandir o seu negócio, muitos franqueadores acabam esquecendo que o papel de visionário é dele, e não dos franqueados. Pensar no futuro irá permitir que o modelo de negócios esteja adequado às necessidades e tendências futuras, garantindo a longevidade da rede de franquias.

Quer saber mais? Ouça nosso podcast a seguir:

José Carlos Fugice

Posts mais lidos do Blog Goakira:

Gostou do nosso texto e quer ficar por dentro das dicas e novidades do setor de franquias? Então siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!

Posts relacionados

Deixe um comentário